Ibiúna

Ibiúna-SP
banner

Bem-vindo a Ibiúna!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ibiúna, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ibiúna.

A cidade de Ibiúna, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 31/12/1857. A localidade está em uma altitude de 860m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 61.980 habitantes. A área total de Ibiúna é de 1.062,1km², e sua densidade demográfica é de 58,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibiúna-SP é 18150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibiúna

                           

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Ibiúna esta intimamente ligada ao Bandeirantismo no Brasil. Estrategicamente colocada na rota dos desbravadores, sua trajetória histórica remota aos idos de 1618, quando partia de São Paulo a maior bandeira, vindo com 4.000 homens, além de religiosos, cuja a missão era a catequese e conquista de índios. Assim amestrados, tornavam-se braços aprisionados para o trabalho em novas conquistas e escavações minerais.
As Bandeiras tinham três marcos para pontos iniciais de suas penetrações: Parnaíba, Cotia e São Roque, pois esses lugares com serras já possuíam caminhos de penetração, ainda que rudimentares.
A explicação da escolha dessa rota é simples: os primitivos habitantes, nômades por excelência, usavam o dorso das serras para suas procuras de vendas litorâneas. Eram os peabim (caminhos de índios). Nesse triângulo de sede de partidas de Bandeiras, havia as serras de São Francisco, contraforte de Paranapiacaba e pequenas serras de penetrações curtas. A Bandeira que partiu em 1618 encontrou em Cotia dois peabim, sendo o da direita (São Francisco) e mais para a esquerda a extensão de Paranapiacaba que alcançava Una e avançava rumo ao litoral atlântico. O caminho de São Francisco, mais extenso, tinha já em Itapeva (Pedra Chata) um preador de índios, Brás Esteve Leme, que se fixara na região, caçando índios, num ponto estratégico de passagem desses pelo peabim.
A curta extensão de peabim que seguia até Una, por assim ser, não tinha continuidade ou ligações que levassem os nômades primitivos até o litoral do Paraná, Santa Catarina, etc. O caminho seria a serra de São Francisco, mas ali já havia um branco caçando e aprisionando. Em função disso, o peabim rumo a Una servia como fuga e desvio temporário do implacável caçador Brás Esteve Leme.
Os Bandeirantes que partiam de Cotia para São Roque fundaram Sorocaba. Os que fizeram a rota de Cotia, serra de São Francisco alcançaram até Cuiabá, fundando esta Cidade. Mas no caminho de partida de Cotia, as serras de São Francisco e o contraforte de Paranapiacaba formavam um gigantesco v, cujo interior era um enorme lago.E esse enorme alagado formado pelos rios Soroca-Assu, Soroca-Mirim e Una, colocados em um enorme vale, provocava um fenômeno climático. É que as chuvas constantes, A influência litorânea e a própria conotação geográfica, mantinham o vale envolto num enorme lençol de neblina, ofuscando a presença do sol, outra razão para os índios não se fixarem no local, preferindo o peabim da serra de São Francisco. Essa constante neblina daria a denominação indígena ao local: Una escuro ou escura, mais tarde com o adendo de Ibi (terra) formaria a definição dos primitivos ocupantes: Terra escura.
Verdade que alguns historiadores definiam o termo significando a terra, propriamente dita, como sendo preta. Julgavam que os índios estavam qualificando a terra e não o lugar. Elimina-se a qualificação da terra, pois os indígenas não a usaram para suas paupérrimas lavouras e nem tampouco o lugar possui terras dessa coloração em quantidade extensa que pudesse chamar a atenção dos primitivos.
Essa própria conotação climatérica talvez tenha impedido uma colonização a partir das primeiras bandeiras (1518 e 1618). No relato histórico, há apenas menção de fixação de colonizadores em Araçariguama, Itapeva (Serra de São Francisco), São Roque, Inhaíba, Parnaíba, etc. Note-se que a fixação foi sempre em redor da terra escura de Ibiúna. Mas no atual leito da barragem de Itupararanga, divisória com o Município de Votorantim, em 1640 esteve Pascoal Moreira Cabral, com homens e índios. Nesse enorme descampado consta haver uma tribo indígena. Esse é o único relato datado do século XVII, onde consta o primeiro contato com Una.
Ao pé da letra ou traduzindo as sábias definições indígenas, Ibiúna significa lugar escuro. Reforça-se esse detalhe no fato de o índios acuados e caçados preferirem aquela pequena extensão do vale para ocultarem dos seus algozes. Retrocedemos no fato de haver há pouco mais de 20 km, na serra de São Francisco (Itapeva), um caçador de escravos indígenas. O vale de Una, ainda que por pouco tempo, era uma fuga para quem nasceu e queria permanecer em eterna liberdade.
Um outro fator importante é que o Governo provincial doou sesmarias aos desbravadores pioneiros, caso de Pascoal Moreira Cabral, mas elas divisionavam com a Serra de São Francisco, deixando Una do outro lado. Do Sítio da Penha, onde os padres já haviam erigido a capela do mesmo nome, eles se embrenharam Una adentro, tentando catequizar e trazer índios para o reduto montado na serra de São Francisco. Essa capela esta até hoje na referida serra. Assim, quer por desbravadores, índios e religiosos, a situação de Una impedia uma fixação colonizadora.  

Significado do Nome

A etimologia do nome Ibiúna é indígena. Una é um vocábulo tupi-guarani que significa negro, escuro, preto e ybi significa terra. Assim sendo, Ibiúna na linguagem tupi-guarani significa terra-preta.
O rio que banha a Cidade o rio Una é que lhe deu o nome primitivo de Una. Trata-se de uma corruptela do Y Una, que em tupi-guarani significa Y=água e Una=preta. Portanto, Y Una significa água preta. Os mais antigos, ao pronunciarem o nome anterior do Município, usam a expressão Yuna e apenas uma parte da população usava a pronúncia Una. 

Aniversário da Cidade:

24 de Março  

Gentílico:

Ibiunense

População:

71.228 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

26º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista 

Limites:

Alumínio, Cotia, Juquitiba, Mairinque, Miracatu, Piedade, São Lourenço da Serra, São Roque, Tapiraí e Votorantim. 

Acesso Rodoviário:

SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-250 (Rodovia Bunjiro Nakao) 

Distâncias:

Da Capital:

70 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Una 

O rio Una é um rio brasileiro do estado de São Paulo, pertence à bacia do rio Tietê.
O rio Una nasce entre os municípios de Ibiúna e Juquitiba.

Rio Sorocabuçu 

Rio Sorocamirim  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUBNICIPAL DE IBIÚNA

E-mail:

Telefones: (15) 3248-9900

Sites: http://www.ibiuna.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (15) 3248-9914

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_1079.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones: (15) 3248-3262

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.camaraibiuna.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Ibiúna

A cidade tem um clima ótimo, mesmo no verão as manhãs são frias e gostosas... sem falar da natureza, que precisa ser preservada!
Por: Eliandro Vieira Cardoso

Ibiuna é o melhor lugar para se passear , la tem matas virgens uma otima represa um povo maravilhoso , cidade com varias grutas cachoeiras arvoredos e um povo acolhedor eu amo Ibiuna para mim é o melhor lugar do mundo concerteza Deus tem parada ali sempre pq é um pedeço do ceu , morei nesta cidade desde meus 2 anos de idade ate os 19 anos hoje ja estou com 26 casada e moro na cidade que conheci meu marido em bandeirantes pr mais as minhas ferias sempre tem lugar garantido é em ibiuna com minha familia e amigos , alias amigos como em ibiuna so em ibiuna mesmo
Por: graziela aparecida alves

ibiuna terra de gente maravilhosa sou grato por ter ibiuna como a minha cidade natal,sou radialista e desde 1985 que milito no radio e tudo começou em ibiuna.
Por: eli martins

A cidade de Ibiúna, é belíssima... É um lugar magnífico e aconchegante, de gente amiga e hospitaleira. É uma cidade cultural e turística... Gosto muito...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

É uma cidade otima , clima adoravel, e lindas cachoeiras... etc.
Por: claudia

morei ai adoro esta cidade.oclima,as pessoas, a represa tudo e´maravilhso.espero visitar em brevi.
Por: vera lucia teixeira de oliveira costav

eu adoro essa cidade foi ai que naci,um grande abraço para ibiumence, me mande um recado
Por: gustavo cesar de souza

Ibiuna terra de montanhas com clima maravilhoso e natureza esplendida;tão perto de são paulo e ainda tão natural.
Por: valter canateli mazzer

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibiúna
Fundação:
31/12/1857
Altitude:
860m
População:
61.980 habitantes
Área:
1.062,1km²
Densidade Demográfica:
58,36hab/km²
CEP:
18150-000

Envie seu comentário sobre Ibiúna

banner