Ibirarema

Ibirarema-SP
banner

Bem-vindo a Ibirarema!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ibirarema, informações e fotos da maravilhosa Ibirarema. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ibirarema, recomendadas por internautas.

A cidade de Ibirarema, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 483m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.830 habitantes. A área total de Ibirarema é de 229km², e sua densidade demográfica é de 25,46hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibirarema-SP é 19940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibirarema

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O atual Município de Ibirarema, teve início numa pequena povoação denominada Pau DAlho, que se estendia ao longo da margem direita de um pequeno rio com esse nome, ao meio de exuberantes e fertilíssimas terras onde havia abundância de pau d alho que talvez emprestasse o nome ao rio que as banhava e à povoação que surgia.
Em 1913 quando as primeiras explorações para a futura passagem da Estrada de Ferro Sorocabana, que acompanhando o Rio Paranapanema rumava para o Estado do Mato Grosso, naturalmente teve que passar pelas terras que circundavam a pequena povoação de Pau D Alho, os moradores da região, eles João Correa e Nadario Marana transferiram-se junto à picada da futura ferrovia , abandonando o povoado e formando um outro com o nome de Ibirarema.
Em 12 de fevereiro de 1914, foi inaugurado a Estrada de Ferro Sorocabana e o novo povoado começou a progredir extraordinariamente, até que em 1922, pela Lei nº 1.889, de 11 de dezembro de 1922, foi elevado a distrito de Pau D Alho (atual Ibirarema), e como tal instalado no dia 03 de maio de 1923, no Município e Comarca de Salto Grande. Foi elevado a Município com o nome de Ibirarema pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944 e instalado a 1º de janeiro de 1945 e incorporado à Comarca de Palmital. Como Município ficou constituído dos Distritos de Paz de Ibirarema e Nuretama (atual Campos Novos). Em 1948, Nuretama foi desanexado pela Lei nº 233, de 24 de dezembro. Consta atualmente de um único Distrito de Paz, o da sede do Município. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro

Gentílico:

ibiraremense

População:

6.725 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente com inverno seco

Temperatura Média:

24,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Assis

Limites:

Norte com o Município de Campos Novos Paulista, tendo como limite geográfico o Rio Novo e Ribeirão Santa Rosa; Sul com o Estado do Paraná, tendo como limite geográfico o Rio Paranapanema; Leste com o Município de Salto Grande e Ribeirão do Sul, tendo como limite o Rio Novo e Ribeirão Azul; Oeste com o Município de Palmital e Município de Platina, tendo como limite geográfico o Ribeirão Pau DAlho e Água das Onça. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) 

Distâncias:

Da Capital:

488 Km 

Outras:

Palmital .....................................022 Km
Salto Grande ............................ 015 Km
Campos Novos Paulista............. 027 Km
Ribeirão do Sul ......................... 014 Km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 11 de Dezembro

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAREMA

E-mail:

Telefones: (14) 3307-1422 / 7202 / 1471 / 1472 / 1473

Sites: http://www.ibirarema.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
SAC: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Ministro Salgado Filho, 105 - Bairro: Centro    
Ibirarema-SP - CEP: 19940-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3307-1105

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 12 às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Ibirarema

Sou filha de Ibirarema, mas hoje moro em na Vila dos Cabanos no município de Barcarena - Pará, meus familiares continuam morando nesta cidade que eu amo muito, tenho muitas saudades. Quando saio férias vou com minha família prá lá, rever minha mãe, meu pai, minha avó, meu irmão, cunhada e agora o sobrinho. Adoro ir pescar no rancho, comer pamonha e tudo o que esta terra abençoada pode oferecer; diga se de passagem aqui não tem jabuticaba, fruta deliciosa que encontro por lá. Tenho muitas ótimas lembranças de minha infância, meu colégio, Francisco Duarte, a piscina municipal que era ótima, a praça da matriz, meus amigos que deixei por lá; e hoje todos já tem suas famílias como eu tenho a minha, meu esposo Paulo, minha filha Letícia emeu filho Caio. espero em breve passar um bom tempo de descanso por lá.
Por: Carla Cristina Montgnili Melero

EU ADORO ESTA CIDADE É MARAVILHOZA EM BREVE ESTAREI AÍ TENHO IRMÃO MORANDO NELA MORRO DE INVEJA ESTA CIDADE É O MEU SONHO PARABENS EU MORO EM PEDREIRA TERRA DA PORCELNA ENTRE EM CO TATO COMIGO
Por: ALDEVINA RODRIGUES

EU MORO EM PEDREIA MAS FUI CRIADA EM IBIRAREMA CIDADE QUE EU AMO MEU IRMÃO DORFINO RODRIGES CASADO COM MARINA RAMALHO RODRIGUES APELIDO DELE É VEU OBRIGADO MANTENNHA ENFORMADA DESTA LINDA CIDADE
Por: ALDEVINA RODRIGUES

tenho boas lembranças desta cidade ,pois nesta terra passei parte de minha juventude estudei no francisco duarte e iniciei minha carreira de professora,hoje moro em cur´iuva-pr,onde construi minha familia estou feliz,mas não me esqueço deste lugar.
Por: ROSANA ONÇA r

minha cidade épequena mas o seu povo é honesto e trabalhador, me orgulho de ter nascido aqui.
Por: silvio muraro

eu moro aqui esa cidade é boa mas ñ tem muito movimento só tem quando tem baile ai ferve mais eu não tenho que falar nenhum um mal nasci aqui e vivo aqui e sempre irei viver não tem muitos pontos turisticos mas tem rios pra se banhar adorro ir basta vir aqui e conferir de perto as belezas de ibirarema amo essa cidade do fundo do coraçaõ cidade tah aqui no meu peito cidade pequena mas tenho orgulho de viver aqui com minha familia e tbm com meus amigos!!!!!manos da quebrada é nois só na zuaçao ficar aqui tem varias garotas bonitas mais não vo falar mais nada venha conferir se gostar é bom pq eu tbm gosto!!!!!!!!!
Por: Junior

É muito bom ver esta maravilhosa cidade mesmo que seja na internet esta é minha cidade natal, morro de vontade visita-la pois sai dai era muito pequena, mas anida tenho lembranças deste maravilhoso pedacinho de terra abençoado por Deus.
Por: Maria Lucia Rocha da Silva

Está Cidade é muito importante em minha vida, fui criado em um sitio, local é conhecido como Guarujá, que também ficou conhecido como Sitio do Sr.Josias, meu falecido pai, existe o Rio Agua das Pedras e Rio Pau D!alho, quando chegava sabado e domingo, os jovens que era morador na cidade, dirigiam para lá , para se banhar, nas aguas limpidas do rio Pau D!alho hoje infelismente, está poluido pelas mãos do homem, que muitas vezes em busca do desenvolvimento e dinheiro, esquece do mais importante, o bem estar do ser humano . Nesta cidade, iniciei meus estudos, Colegio Francisco Duarte, deixei muitos amigos, não irei sitar nomes, pois poderei deixar alguem de fora . Nos finais de semanas, iamos pescar, faziamos apostas para ver quem pescava maior quantidade de peixes, jogavamos bola, a noite iamos àPraça da Cidade, aos sabados tinha os bailes da jovem guarda,tudo é inesquecivel. Nesta cidade tenho também a minha querida espôsa, que em 1967 nos conhecemos e 1973, casamos, somos falizes temos nossa familia, três filhos e um neto. No ano de 1971, sai de ibirarema , vindo para São Paulo, em busca de trabalho, fui muito feliz no sentido de conquistas, mas meu coração nunca deixou de pulçar com o ritimo desta amada cidade e seu povo hospitaleiros. Sempre que tenho um tempo vou para está cidade que mora em meu coração. Que "Deus" continue abençoando este povo, eluminando seus caminhos, com muita paz e prosperidade, criando muitos empregos,para que não tenham que sair desta cidade a busca de outros horizontes.
Por: Irineu Parra de Lima

eu morei um bom tempo em ibirarema, tenho saudades desta cidade, aonde eu passei bons momentos da minha vida; tenho saudades dos meus amigos de escola! gostei muito de estudar no francisco duarte, uma escola nota 10! hoje eu moro no rio de janeiro, estou atuando em novelas e esotu muito faliz é isso !!!!
Por: doni ferreira

com certeza irei retornar a IBIRAREMA! ABRACOS
Por: nelson kenji yamamoto

e sa cidade e linda de+ meu pai jose machado sobrinho nasido em ibirarema estado de sao paulo a 48 anos atras
Por: guilherme henrique machado

Gostaria de conhecer a cidade de ibirarema, pois estive ai bem proximo, na usina CESPT, onde o meu marido trabalha, o meu marido Donizete, conhecido como pato branco, me levou pra conhecer ourinhos, ribeirão do sul, são pedro do turvo, achei muito bonita todas estas cidades, espero conhecer outras inclusive ibirarema, bjs a todos.
Por: rosa sampaio leite

morei nessa região,conheço tudo sobre ibirarema.atualmente moro em indaiatuba,aqui mora muitas pessoas dessa região,todos gostam muito da região.
Por: claudia damasceno

Nasci nessa cidade em 1936, nunca mais estive por ai, não queria morreu sem saber dai
Por: Luiz Bueno

nasci em ibirarema, fui morar em São Paulo, mas nunca esqueci da minha cidade hoje estou morando em Jundiaí, sinto muitas saudades, se eu pudese voltaria morar nesta cidade onde a paz e tranquilidade.
Por: Sebastiana Aparecida Rosa

Ibirarema é uma bela e pacata cidade,as pessoas são hospitaleiras e gentis,tenho muitos parentes na cidade,minha mãe já foi moradora e eu sinto uma grande simpatia por esta cidade,
Por: Rose Irene de Oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibirarema
Fundação:
1944
Altitude:
483m
População:
5.830 habitantes
Área:
229km²
Densidade Demográfica:
25,46hab/km²
CEP:
19940-000

Envie seu comentário sobre Ibirarema