Ibirá

Ibirá-SP
banner

Bem-vindo a Ibirá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ibirá, fotos, informações, os principais hotéis de Ibirá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ibirá, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1921. A localidade está em uma altitude de 446m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.780 habitantes. A área total de Ibirá é de 271,3km², e sua densidade demográfica é de 36,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibirá-SP é 15860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibirá

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antonio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá. Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira; posteriormente, Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.
Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.
Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº 13.157, de 30 de dezembro de 1942.
A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. O efeitos curadores permanecem e tais curas, tem comprovação.
Fontes de Água: Fonte Saracura, Fonte Carlos Gomes, Fonte Seixas,  Fonte Jorrante, Fonte Ademar de Barros. 

Significado do Nome:

A denominação “Ibirá”, é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como “fibra” ou “IMBIRA”, retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios. 

Aniversário da Cidade:

12 de Dezembro  

Gentílico:

ibiraense

População:

10.896 habitantes - censo IBGE/2010 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Ibirá passou à ser considerada Estância Hidromineral. A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças, banhando-se nelas. Os efeitos curadores permanecem e tais curas tem comprovação.

Clima:

Ameno 

Temperatura Média:

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

Potirendaba, Cedral, Uchoa, Catanduva, Catiguá, Elisiário e Urupês. 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-402/310 (Rodovia Angêlo Motta) / Rodovia Municipal Termas à Ibirá 

Distâncias:

Da Capital:

420 km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Ao chegar a Ibirá, os visitantes se deparam com um estilo característico de vida, baseado nos costumes típicos do interior paulista, enriquecido pela tradicional Estância Hidromineral do município.
À apenas 6 km da cidade, encontra-se o pitoresco núcleo urbano, onde está localizado o Parque das Termas de Ibirá, que conta com serenos lagos, a pequena ilhota e a mini-península que, servem de habitat para os gansos nativos.
Os visitantes organizam piqueniques no bosque, usufruem das piscinas,da pista de Cooper,que proporciona a prática e atividades físicas em contato com a natureza, em uma paisagem que une a variedade da fauna e da flora à antiga e singela arquitetura local.

Principais Pontos Turísticos:

-ÁGUAS TERAPÊUTICAS

A estrutura do Balneário "Evaristo Mendes Seixas"oferece os tradicionais banhos de imersão nas águas vanádicas, única com propriedades que proporcionam maior bem-estar ao indivíduo, por contarem com poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. Os banhos e a ingestão dessas águas vêm sendo utilizados de forma associada aos tratamentos direcionados às áreas da estética,fisioterapia,massoterapia,acunputura e a outras técnicas, desde as milenares às mais avançadas.

-CINCO FONTES COMPÕEM O CONJUNTO HIDROMINERAL DAS TERMAS:

Nas termas de Ibirá, encontram-se as águas minerais vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas, entre outras qualidades, distribuídas pelas fontes: Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara-Cura e Seixas. Uma fonte-mestra disponibiliza àgua mineral medicional da fonte Ademar de Barros ao sistema de banhos, com capacidade para oferecer até 500 banhos por dia.

-COMPOSIÇÃO DA ÁGUA

Não há registro de que existam outras águas brasileitas semelhantes às encontratadas em Ibirá. São águas bastante alcalinas, com PH próximo a 10, ressaltando que nessas águas não se encontra o anidrido carbônico livre ou semi-combinado.
Além desta propriedade que lhe é peculiar, apresentam outras que lhes empresta o íon sufídrico em pequena quantidade, fazendo com que elas dissolvam a matéria graxa proveniente da exudação do corpo e que lhe fica aderente, bastando friccionar o corpo em contacto com a água para que fique completamente limpo e liso, devido a ação do sulfidrato de sódio e provavelmete, também,pela de outros elementos alcalinos, tornando-se desnecessário o uso de sabão.

-VANÁDIO 

São raríssimas as situações em que foram identificados locais com águas em cuja composição se encontra o vanádio.Em toda crosta terrestre, está presente em apenas 0,02% de toda a superficie. O caso mais conhecido, além de Ibirá, ocorre em Vichy na França.

-SERVIÇOS OFERECIDOS NO BALNEÁRIO

Atualmente o Parque das Termas disponibiliza os seguintes serviços:
   - Banhos de Imersão
   - Saunas Úmida e Seca
   - Duchas Escocesa e Circular
   - Hidromassagem
   - Chuveiro Agulha
   - Aluguel de toalha
   - Áreas de Lazer e Camping
   - Piscinas/Toboagua
   - Pista de caminhada

O Balneário conta com profissionais especializados nas áreas de Acumputura, Estética, Fisioterapia, Massoterapia e Podologia oferecendo os seguintes serviços, que podem ou não incluir seção de avalização:
   - Acumpuntura
   - Drenagem Linfática
   - Fisioterapia Neurológica
   - Fisioterapia Ortopética
   - Hidratação podal
   - Limpeza de Pele
   - Máscaras Facias
   - Massage Relaxante
   - Massagem Pedras Quentes
   - Pilates Clinico
   - Reflexologia podal
   - RPG/EPI
   - Terapia Manual Integrada
   - Tratamento Podológico

O atendimento a esse serviços são feitos através de agendamento antecipado pessoalmente na recepção do Balneário ou pelo telefone (17) 3551-1313. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Outubro

 -Programação

  -02/10 - Milionário e José Rico
  -03/10 - Lucas Lucco
  -04/10 - kleo Dibah e Rafael
  -05/10 - Thaeme e Thiago

  -Local: Recinto de Exposições "André Colombo" à partir das 20:00 hs.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: Fone/Fax: (17) 3551-9900

Sites: http://www.ibira.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Email: [email protected]

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Ibirá, 673 - Bairro: Centro
Ibirá-SP - CEP: 15860-000 

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (17) 3551-1956
 
Obs: Separação e divórcio - inventário e partilha 
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Ibirá

claro é muito bom Ibiurá e seu carnaval o melhor do interior
Por: Vania Mara Marconi

CONHEÇO IBIRÁ CIDADE MARAVILHOSA AINDA MAIS COM ESSAS AGUAS TERMAIS, RICA EM VANÁDIO, CONSIDERADO UMA DAS MELHORES AGUAS MINERAIS DO MUNDO, NÃO PERCAM MAIS TEMPO VENHAM CONHECER ESSAS MARAVILHAS que DEUS DEIXOU para que nos possamos administrar, com muito carinho, portanto preserve esta natureza, ok.
Por: EMERSON

nasci nessa cidade maravilhosa ! tudo aí e bom´, as pessoas... a calma... as termas... tudo,tudo,tudo..........!!!!!!!estou indo praí hoje !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: luzia mauro valente

gostaria de conhecer Ibira,estou em Indaiatuba...viajo muito e ñ conheço Ibira...através de um amigo q conhece e disse ser lindo demais...fiquei curiosa e gostaria de conhecer....grata Ana Laura
Por: ana laura vallieri

nasci e me criei nessa cidade filha do saudoso augusto mauro , o maior caçador de capivara da época !(hoje ñ pode mais) rs... adoroessa cidade é meu ponto de referencia de vida !um dia voltarei a morar aí............
Por: luzia mauro valente

Um lugar prazeroso, tranquilo, que necessita de investimentos e melhorias. Sabe muita gente visitaria Ibirá se houvesse melhor infra estrutura e divulgação destas melhorias. Espero que haja melhora, penso até em residir em Ibirá, mas precisa de investimentos.A cidade é muito bonita, precisa ser melhor explorada. Vale a pena.
Por: eliete thochi rossi

É UMA CIDADE LINDA COM SEU ENCANTOS PARTICULARTES.EX: AS TERMAS E MINHA FALIA QUE FOI E CONTINUA CENDO MORADORES.TENHO PLANOS P/ VOLTAR LOGO.ESSE É UM PROJETO PRIORIDADE QUE EU E MEU PAI SEBASTÃO CALCIOLARI IRMÃO MAIS NOVO DA FALECIDA TIA DICALCIOLARI.A CIDADE TEM LEMBRAÇAS MARAVILHOSAS QUE NÃO VIVI,MAS OUSO MEU PAI CONTAR TODO FINAL DE TARDE.HOJE SOU MORADORA DE BAURU.MAS FAÇO PLANOS DE MORAR EM UMA CIDADE QUE FAZ PARTE DO MEU PASSADO,PRESENTE E FUTURO.LEMBRAS A TODOS OS MORADORES DA CIDADE PÉROLA CÉLIA MARIA CALCIOLARI SOTERO DE CASTRO
Por: CELIA MARIA CALCIOLSRI SOTERO

SIM,TENHO BOAS LEMBRSNÇAS DE IBIRÁ.MINHA FAMÍLIA É DAÍ.TENHO VONTADE DE MORAR AÍ FUTURAMENTE.AS TERMAS´SÃO MARAVILHOSA.BREVE ESTAREI DE VOLTA.
Por: CELIA MARIA CALCIOLARI SOTERO DE CASTRO

sim conheço Ibirá inclusive nasci ai tenho orgulho disso, hoje moro em Sao Pauloj ja faz 7 anos mas sinto muita falta do socego de Ibirá e da minha familia que mora todos ai.
Por: vanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibirá
Fundação:
1921
Altitude:
446m
População:
9.780 habitantes
Área:
271,3km²
Densidade Demográfica:
36,05hab/km²
CEP:
15860-000

Envie seu comentário sobre Ibirá

banner