Guarantã

Guarantã-SP
banner

Bem-vindo a Guarantã!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Guarantã, informações atualizadas sobre a cidade Guarantã, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Guarantã.

A cidade de Guarantã, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 505m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.584 habitantes. A área total de Guarantã é de 463km², e sua densidade demográfica é de 12,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guarantã-SP é 16570-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guarantã

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Guarantã/SP é constituído na sua maioria de terras férteis, localizadas entre os rios Tietê e Feio; tem a sua sede no quilômetro 110 da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e pertence à Comarca de Pirajuí.
A Origem da cidade é interessante, pois, mais ou menos em 1921, a Companhia Telefônica Brasileira, necessitando de postes para as suas linhas, adquiriu a mata onde hoje se acha a cidade de Guarantã, conseguindo da Noroeste a construção de um desvio para o embarque dos postes.
Do mencionado desvio para embarque de postes nasceu Guarantã, que foi fundada em 1921 por Altino Cardoso, já falecido. Merecem destaques como cooperadores na fundação da cidade e nas plantações de grandes cafezais, os senhores: Francisco Martins, José Siqueira, Morotomi Maquizo, Batista Zacarin, Guerino Picheli, e Ricieri Ricci, e na parte do comércio os senhores: José Assunção Meier, Antônio Guzela e José Bertoli.
A origem do nome foi devida a grande quantidade de madeira rija existente na região. A escolha do nome de Guarantã foi feita pela própria direção da Noroeste ao construir ali, uma primeira estação.
O progresso da povoação surgida em plena mata virgem foi tão acentuado, que o então deputado estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal em 1924, apresentou na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei n° 50, por força do qual foi baixada a Lei n° 2025, pelo Presidente do Estado Dr. Carlos Campos, criando o distrito de paz de Guarantã, cuja instalação se deu no dia 11 de maio de 1925.
O município foi criado pelo Decreto-lei n° 14334, de 30 de Novembro de 1945. Compõe-se de um distrito: Guarantã.
Desde o desbravamento do sertão da Noroeste foi a igreja acompanhando a exploração rápida desta zona fértil e quando aqui se aglomeraram algumas casas o povo recebeu assistência religiosa da paróquia de Cafelândia. No início eram apenas visitas, que se concentravam ao pé de um cruzeiro, que foi bento no fim do mês de maio de 1921. Ao pé desse cruzeiro era celebrada a missa. No decorrer do ano de 1925 foi iniciada a construção da primeira capela tendo como padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus. A paróquia foi criada a 19 de abril de 1936, sendo o Padre Hermano Kulïner seu primeiro vigário.  

Significado do Nome

A Origem do município e do seu nome é bastante interessante. Por volta do ano de 1921, a Companhia Telefônica Bragantina, necessitando de postes para erguer as suas linhas, adquiriu a mata onde hoje se localiza a sede do município. A maior parte das linhas telefônicas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foi construída com estes postes, cuja madeira era o Guarantã. Do mencionado desvio para embarque dos postes nasceu o município. 

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro 

Gentílico:


População:

6.400 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude com inverno frio e seco e chuvas no verão  

Temperatura Média:

de 18º à 22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situa-se na região fisiográfica do Estado de São Paulo, denominada CENTRO-OESTE  

Limites:

Cafelândia; ao sul: Pirajuí; a leste: Pongaí e a oeste: Júlio Mesquita e Álvaro de Carvalho. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-333 (Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira) 

Distâncias:

Da Capital:

425 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Lagoa do Rio Feio

Pelas suas características e pela bela paisagem natural é um excelente local para fins de semana, pescaria, caçada, passeios de botes e natação, sendo muito frequentada pelos turístas das localidades vizinhas.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

As festas juninas são muito comemoradas na zona rural. Na cidade são festejados os dias de Santa Terezinha, padroeira da paróquia e de Nossa Senhora Aparecida ( 8 de setembro). As efemérides mais comemoradas são: 7 de setembro e 15 de novembro.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANTÃ

E-mail:

Telefones: (14) 3586-1219

Sites: http://guaranta.hpg.ig.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

 Saída  Chegada Prevista  Paradas  Frequência
 23:30          5:10              2*         diária

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_825.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. Brasil, 92 - Bairro: Centro    
Guarantã-SP - CEP: 16570-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3586-1221 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira das 8h às 11h e das 13h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Guarantã

Sim. Amo Guarantã, é minha terra natal. Em Guarantã vivi bons dias. Tenho saudades dessa cidade acolhedora.
Por: Sidnei da Costa Tessari

Guarantã é lindo,,sempre que posso vou pra lá.....
Por: Elisangela Felix Fernandes

tive a felicidade de nascer nesta cidade em 1949.Meu saudoso pai,Pedro Martins Campoio, foi um modelo de ferroviario responsavel, ele e outros.Referencia para mim e a ESTAÇÃO FERROVIARIA
Por: Heli Martins

Ja passei muitas ferias ai em Guarantã e sinto muita saudades dessa epoca , e sempre estou entrando em sites procurando fotos e não encontro muitas fotos e sempre que vou para Dracena a Trabalho entro na cidade para dar uma volta e matar a Saudades.
Por: junior Bertoli

Guarantã é uma cidade pequena porem muito acolhedora, ocorrem muitas festas na praça, população hospitaleirae muito amigavel...nas proximas ferias concerteza voltarei
Por: Mara

eu conheço porque sou nacido ai ..moro em goias mas AMO GUARANTÃ.
Por: Claudio de Mello

conheço a cidade de guaranta e sou apaixonado por este lugar. gosto de sossego e nao suporto a cidade de sao paulo . estou propenso em mudar para esta maravilha. atenciosamente.
Por: paulo de godoy ferreira ribeiro

Me chamo Julia,morei em Guaranta 1 ano a cidade e muito tranquila,e cada vez que vou ai ela esta mais linda, hoje moro em Bauru mas sempre que posso vou ate ela vejo meus sogros que se chama Bento e Irani (obrigada por dar este espaço para falar de Guaranta)
Por: maria julia cardoso

Guarantan, é corruptela italiana, de 40 ani, soando assi: quarantani, porque a madeira dessa árvore duraria 40 anos ao relento, sob trolhos, como dormentes. Eram imigrantes italianos que trabalharam tambem... nas ferrovias. Liliam
Por: Liliam Enid Rezzara

Oi desde meus 8 anos de vida moro em Guarantã SP mas sou nascido em Bauru SP mas Guarantã SP está no meu coração pois vivo e moro nessa cidade.
Por: Nórton Leandro Ferrari

nasci na fazenda nova italia em 59, bem na saida de Guarantã, morei em muitas fazendas da região com minha familia, em 70 mudamos para SP, más até hoje me lembro com muito carinho desta cidade equena,porém, maravilhosa VIVA GUARANTÃ
Por: amauri mariano

Meu nome é Mario Guilherme de Cayres, nasci na fazenda Guaiuvira no municipio de Guarantã em 22/09/1936, portanto, sou guarantaense de nascimento. Hoje moro em Bauru. Um abraço à todos desta ci- dade. Mario.
Por: Mario

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guarantã
Fundação:
1944
Altitude:
505m
População:
5.584 habitantes
Área:
463km²
Densidade Demográfica:
12,06hab/km²
CEP:
16570-000

Envie seu comentário sobre Guarantã