Guará

Guará-SP
banner

Bem-vindo a Guará!

banner

As melhores pousadas em Guará podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Guará, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1925. A localidade está em uma altitude de 573m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.173 habitantes. A área total de Guará é de 363,7km², e sua densidade demográfica é de 52,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guará-SP é 14580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guará

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

"GUARÁ TERRA DO SOL"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo as informações, pesquisas e dados colhidos, o povoado do futuro município de Guará teve origem precisamente em 1750, quando procedentes de Ventania e Jacuí, Estado de Minas Gerais, chegaram ao atual município os irmãos Joaquim, Manoel e Jerônimo Alves Figueiredo que se estabeleceram à margem de um córrego que eles chamaram de Laje, construindo aí suas rústicas habitações. Aventureiros que eram, conseguiram apossar-se de grandes porções de terra, ainda mata-virgem, entre os rios Grande e Sapucaí. Decorridos muitos anos de trabalho, desbravamento e conseqüente cultivo de terras ali existentes, tiveram os descendentes desses desbravadores, a iniciativa de fundar um pequeno povoado, distante 4 quilômetros do local primitivo denominado Laje.
No início do nosso século, quando a Companhia de Estrada de Ferro e Navegação procurava estender seus trilhos até as barrancas do Rio Grande, buscando o Estado de Minas Gerais, procurando atingir o planalto goiano onde se fixaria a Capital Federal, os senhores Cristino Ribeiro de Paula, José Pedro Figueiredo (Zeca Nogueira) e Lindolfo Ribeiro dos Santos efetivaram doações de terras, lavrando escritura particular, em 15 de setembro de 1902. Em tais terras foi construída a estação ferroviária, inaugurada a 1 de agosto de 1903. A escritura acima referida foi registrada sob nº 880, folhas 119, do livro 3 de Transcrição do Registro de Imóveis da Comarca. Com a inauguração da estação ferroviária, tomou grande impulso o povoado que aqui se formava, porque a ferrovia conduzia o progresso pela facilidade dos transportes e pela manutenção do telégrafo. Essa vila, a partir de 1905, passou a ser administrada por fiscais remunerados pela Prefeitura de Ituverava e mais tarde por um sub-prefeito, cuja nomeação recaiu na pessoa do Sr José Ribeiro Calazans, emérito cidadão. Dessa época em diante, Guará passou a receber os benefícios da limpeza pública e de outros melhoramentos urbanos. Assim, em desenvolvimento e tendendo a um maior progresso, não tardou que as autoridades criassem o Distrito de Paz com sede no município de Ituverava. Isso aconteceu a 7 de setembro de 1914, por força da lei estadual nº 1.431.
Graças à política dominante do Partido Republicano Paulista e principalmente aos esforços do então Deputado João de Faria, cujo nome se fixou na denominação da principal artéria da cidade, o distrito de paz de Guará alcançou a sua emancipação político-administrativa, com a promulgação da lei estadual nº 2.088, datada de 19 de dezembro de 1925, cujo teor é o seguinte: O Dr.  Carlos  de  Campos,   Presidente   do Estado de São Paulo, faço saber que o Congresso Legislativo decretou e eu promulgo a seguinte lei: Art. 1º - Fica criado, na comarca de Ituverava, o município de Guará. Art. 2º - As suas divisas são as seguintes, começando no córrego do Honório, continuando por este até a barra do córrego da Baixada; sobem por este córrego até a sua cabeceira principal e continuam pelo divisor que deixa, à direita, as águas do rio Sapucaí, e, à esquerda, as do rio do Carmo, até à cabeceira principal do córrego Santa Rita; descem este córrego, até a sua barra no rio Sapucaí, continuam por este rio abaixo até ao ponto em que tiveram começo. Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário. O Secretário dos Negócios do Interior assim o faça executar. Palácio do Governo do Estado de São Paulo, 19 de dezembro de 1925 - Carlos de Campos, José Manoel Lobo. Publicado na Secretaria de Estado de Negócios do Interior em 26 de dezembro de 1925.
Finalmente, a 28 de fevereiro de 1926 se realizava o primeiro pleito eleitoral, começando o município de Guará a caminhar por si, como uma nova unidade política do  Estado de São Paulo. A primeira Câmara foi instalada em 06 de Março de 1926.
Criação do Foro Distrital de Guará Lei nº 3.396 de 16 de junho de 1982, com funcionamento a partir de 15 de dezembro de 1984. Instalação da Comarca em 18 de março de 2005.

Significado do Nome

(Do tupi, gûará e agûará) O município recebeu este nome porque, perto da Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que estava sendo construída, havia uma lagoa, onde se encontrava uma grande quantidade de uma espécie de garça (o guará; em tupi, gûará) e por onde sempre rondava uma matilha de lobos-guará (em tupi, agûará).  

Aniversário da Cidade:

15 de Setembro 

Gentílico:

guaraense

População:

19.864 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de transição 

Temperatura Média:

22° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situa-se na zona fisiográfica de Franca  

Limites:

Ituverava, São Joaquim da Barra, Nuporanga, São José da Bela Vista, Ipuã e Ribeirão Corrente.  

Acesso Rodoviário:

SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) 

Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Museu Municipal

Informações: O prédio da antiga Estação Ferroviária, dará espaço as futuras instalações do Museu Municipal, que contará com um acervo histórico do município com fotos, publicações antigas, textos sobre famílias que participaram do desenvolvimento da cidade, entre outros itens que um museu necessita ter.

Centro Cultural

Informações: O Centro Cultural será um espaço voltado para exposições, apresentações e palestras. O prédio anteriormente foi o Cine Guará e passará por reformas para atender o lado cultural da população.

Praça 9 de Julho

nformações: A Praça 9 de Julho é um dos locais mais aprazíveis da cidade. Algumas festividades são realizadas nela, e durante toda a semana o movimento é intenso devido as opções de alimentação que se instalaram nela.
Um Coreto também foi construído na praça com o intuito de resgatar o passado e a cultura animando os finais de semana com apresentações de música. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 15 de Setembro 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3831-9800

Sites: http://www.guara.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Real Expresso Ltda.

SAC: geral
0800 888 0809
 
SAC:
para deficientes de
fala e auditivos
0800 880 0144

Horário de funcionamento 
24 horas 

Site: http://www.realexpresso.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Campos Sales, 380 - Bairro:     
Pioneiros CEP: 14580-000 - Guará-SP
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3831-1308

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Guará

SOU FILHO DE GUARA, MAS ME MUDEI A 17 ANOS, ESTOU EM COSTA RICA - MS. SOU PASTOR EVANGELICO, CASADO, DOIS FILHOS E SOU MUITO FELIZ. TENHO HISTORIA EM GUARA, CIDADE ABENÇOADA, ACOLHEDORA, SIMPLES E IMPORTANTE, PARA AQUELES QUE RECONHECE SUA HISTORIA E VALORES. UM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS OS GUARAENSES
Por: EURIPEDES CORREIA

é uma cidade que apesar de pequena é muito acolhedora. se tiver oportunidade visite-a. eu nasci lá e vivi até os meus vinte e três anos e só tenho boas recordações.
Por: antonio carlos pereira

sou guaraense ja a muitos anos que nao visito saudades parabéns
Por: luci helena borges da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guará
Fundação:
1925
Altitude:
573m
População:
19.173 habitantes
Área:
363,7km²
Densidade Demográfica:
52,72hab/km²
CEP:
14580-000

Envie seu comentário sobre Guará