Guapiaçu

Guapiaçu-SP
banner

Bem-vindo a Guapiaçu!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Guapiaçu, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Guapiaçu, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 505m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.989 habitantes. A área total de Guapiaçu é de 326km², e sua densidade demográfica é de 42,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guapiaçu-SP é 15110-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guapiaçu

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antigo povoado de Ribeirão Claro, Guapiaçu ganhou título de Distrito de Paz em 1927, com a lei número 2215, mas só foi instalado em 18 de março do ano seguinte.
A história registra que os primeiros povoadores surgiram no final do século 19. Construíram casas de pau a pique em um pequeno descampado, mais tarde denominado Largo da Igreja. No local, ergueram um cruzeiro, ao lado do qual foi erguida uma pequena capela.
Os primeiros moradores deram ao lugar o nome de São Sebastião do Rio Claro, nome do rio que passava 500 metros abaixo do largo.
Nenhum historiador ou estudioso conseguiu, até hoje, precisar quem foi o fundador do povoado.
Aceita-se a versão, não comprovada, de que o fundador teria sido o coronel José Batista de Lima, grande proprietário de terras na época. Em sua homenagem, moradores antigos ergueram uma estátua de seu busto, na atual praça de São Sebastião.
Oficialmente, sabe-se que o doutor Álvaro Pereira Guedes, agrimensor que morava em São José do Rio Preto, conseguiu, por meio de carta de adjudicação, a posse do quinhão número 24, com uma área de 23 alqueires e 22.465 m², encravada na fazenda Ribeirão Claro, de Venturosa Maria de Jesus.
A carta de adjudicação foi registrada no Cartório Imobiliário da Comarca sob o número 13.193, em 15 de agosto de 1919.
Com o título das terras registradas, doutor Guedes elaborou uma planta de loteamento, reservando uma área no largo da igreja com 113 por 115 m² para doação ao Patrimônio de São Sebastião do Ribeirão Claro. As informações constam do registro número 14.441, de 10 de outubro de 1919.
O antigo largo da igreja é a atual praça São Sebastião, onde está a Igreja Matriz da cidade.
O povoado teve várias denominações desde então: Vila São Sebastião, Nova Petrópolis, São Sebastião do Ribeiro Claro, Ribeirão Claro e Guapiaçu. As denominações oficiais foram somente Ribeirão Claro e Guapiaçu.
Guapiaçu foi elevado à categoria de paróquia de São Sebastião do Ribeirão Claro por um decreto de 14 de fevereiro de 1931, em vigor desde 05 de julho de 1932. O decreto foi assinado pelo bispo dom Lafaieti Libânio. A paróquia foi entregue ao vigário Henrique Ronchant.
A Igreja Matriz foi inaugurada no final de 1938. O vigário era padre Ovídio Simon.
O lugar foi denominado Guapiaçu pela lei 4334, de 30 de novembro de 1944, em vigor a partir de 1.º de janeiro de 1945.
A elevação a município, na mesma comarca, com sede na vila de mesmo nome e com território desmembrado de respectivo distrito, aconteceu em 30 de novembro de 1953, com a lei 2456, em vigor a partir de 1.º de janeiro de 1955. Como município, foi constituído do distrito de Guapiaçu.  

Significado do Nome

Guapiaçu , em tupi-guarani, significa Águas Claras

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro 

Gentílico:

guapiaçuense

População:

17.885 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Guapiaçu é um município privilegiado. Tem o ar e a simpatia de cidade pequena do interior e possui equipamentos e patrimônios que pouco ficam a dever aos grandes centros. Se precisar, sua população de menos de 15 mil habitantes está próxima de São José do Rio Preto, o principal centro urbano da região. Faz divisa ainda com Onda Verde, Altair, Olímpia, Uchoa e Cedral.
O município fica distante da capital 456 km. Seus 323 km² abrigam indústrias de grande porte, extensa rede de comércio e prestadores de serviços e rica atividade agropecuária.
Na área de lazer, realiza uma das mais tradicionais festas do peão do interior paulista.
Para coroar, até o clima tropical ajuda. A temperatura média é de 22 a 23 graus. Conheça Gupiaçu. Vale a pena.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

24° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

Cedral, Uchoa, Onda Verde, Olímpia e São José do Rio Preto 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / Rodovia Municipal Cedra-Guapiaçu 

Distâncias:

Da Capital:

456 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Guapiaçu tem pelo menos três festas tradicionais, já incorporadas ao calendário da região: a do Peão Boiadeiro, a de São Sebastião, padroeiro da cidade, e a do Carnaval de rua.

Festa do Peão Boiadeiro   
                
- É uma das mais tradicionais da região noroeste paulista. Realizada pela primeira vez na década de 60, todos os anos em agosto atrai milhares de turistas para a cidade. Não é para menos. Além das atrações de montarias, inclui shows com grandes artistas nacionais e dá prêmios milionários, como carros e motos.

Festa de São Sebastião      

- A mais antiga festa do município, em homenagem ao seu padroeiro, São Sebastião, é realizada todo ano no mês de fevereiro. Reúne milhares de pessoas, incluindo turistas, em atos religiosos como procissão e animadas quermesses.

Carnaval   

- Guapiaçu festeja o Carnaval com festas de salão e de rua. O Carnaval aberto, realizado nas ruas centrais da cidade, atrai foliões de cidades vizinhas. Um dos blocos mais tradicionais é o Barões Libertos. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIAÇU

E-mail: [email protected]

Telefones: (17) 3267-9700

Sites: http://www.guapiacu.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua XV de Novembro, 33 - Bairro: Centro    
Guapiaçu-SP - CEP: 15110-000
 
E-mail: cartorioguapiaç[email protected]
 
Telefone: (17) 3267-1306

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Guapiaçu

Moro em Guapiaçu a 10 dias e estou amando! Nunca conheci um lugar com tanta gente educada e bem humorada. O pessoal daqui tem uma recepção muito calorosa. Tenho orgulho de morar em Guapiaçu.Se tiver oportunidade venha conhecer.Você vai adorar.
Por: Jéssica

falar de guapiaçu e façil eu amo esta cidade nao saio daqui por nada,nasci aqui e vou criar meus filhos aqui nesta terra abençoada.
Por: rosemeire d z

- moro aqi desde qe nasci , hoje tenho 15 anos , sempre goostei de morar aqi . As pessoas são super legais , os luugares pra passar tempo , fim de semana são bons ! não tenho o qe reclamar . . .
Por: daiane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guapiaçu
Fundação:
1953
Altitude:
505m
População:
13.989 habitantes
Área:
326km²
Densidade Demográfica:
42,91hab/km²
CEP:
15110-000

Envie seu comentário sobre Guapiaçu

banner