Gabriel Monteiro

Gabriel Monteiro-SP
banner

Bem-vindo a Gabriel Monteiro!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Gabriel Monteiro e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Gabriel Monteiro.

A cidade de Gabriel Monteiro, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 436m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.305 habitantes. A área total de Gabriel Monteiro é de 138,9km², e sua densidade demográfica é de 16,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gabriel Monteiro-SP é 16220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Gabriel Monteiro

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1909, a bordo do navio Toko Maru, proveniente do Japão, como imigrante, a família de Pedro Massakishi Kassawara chegou ao Brasil e desembarcou no Porto de Santos. Daí seguiu para o município de Olímpia, deste Estado de São Pau!o onde se fixou na condição de trabalhar na agricultura. Com o fruto do trabalho de longos anos, conseguiu deslocar-se para esta região, conhecida internacionalmente como Fazenda Jangada, onde conseguiu adquirir uma gleba de terras para a plantação de café.
Com a idade avançada de Pedro Massakishi, assumiu a liderança da família o filho mais velho, ou seja, António Kassawara Katutok que, juntamente com seus irmãos, conseguiu desbravar as matas e fundar uma próspera e produtiva propriedade agrícola.
Com o êxito dessa família, que encontrou terras férteis e ecológicas ao plantio de café, outras famílias vieram e aqui se radicaram também. Daí, o desenvolvimento do núcleo foi rápido, com muita esperança e idealismo.
Mais famílias vieram e formou-se um aglomerado populacional cheio de atividades. Com o desenvolvimento regional, o senhor Antônio Kassawara Katutok achou por bem destinar dez alqueires de sua gleba para o loteamento destinado a uma futura cidade. Assim sendo, a 03 de novembro de 1938 foi lavrada a escritura e, com uma Missa em Ação de Graças, celebrada numa clareira da floresta, nasceu a Vila de Nova Olímpia, cujo nome foi uma homenagem à cidade de Olímpia, berço acolhedor da família dos fundadores.
A prosperidade continuou e até o ano de 1947, 60% dos lotes foram ocupados por prédios residenciais e comerciais, todos em alvenaria de tijolos sendo que, para tanto, foi instalada uma olaria na periferia da Vila.
Com o crescimento constante da Vila de Nova Olímpia foi que através da Lei n° 233/48 a Vila passou à categoria de Distrito, com a instalação de um Cartório e um Posto Policial. Por sugestão de políticos que tiveram grande influência na aprovação dessa lei, entre eles Ulysses Guimarães, Castro Carvalho e Antônio Silvio da Cunha Bueno, o Distrito foi denominado Gabriel Monteiro, em justa homenagem ao grande municipalista Gabriel Monteiro da Silva, falecido na época, cuja personalidade ocupava o importante cargo de Chefe do Departamento das Municipalidades do Estado de São Paulo, hoje transformado em Secretaria de Estado dos Negócios do Interior. Como distrito, Gabriel Monteiro confinou com muito desenvolvimento, com a instalação de casas comerciais, máquinas de benefício de arroz e café, com a agricultura formada por pequenas propriedades agrícolas, prósperas e produtivas, Com a união do povo e muita luta, o Distrito de Gabriel Monteiro foi elevado à categoria de Município, através da Lei n° 5.285, de 18 de fevereiro de 1959 a 02 de janeiro de 1960, foi instalada a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e daí, o município passou a desenvolver-se com a autonomia conseguida. 

Significado do Nome

Homenagem a um municipalista, chefe do Departamento das Municipalidades do Estado de São Paulo. 

Aniversário da Cidade:

Gentílico:

monteirense

População:

2.705 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Ameno 

Temperatura Média:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araçatuba  

Limites:

Guararapes, Araçatuba, Piacatu, Clementina, Bilac. 

Acesso Rodoviário:

SP-461  

Distâncias:

Da Capital:

460 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Pedro 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GABRIEL MONTEIRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3602-9022

Sites: http://www.gabrielmonteiro.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Pç. São Pedro, 33 - Bairro: Centro    
Gabriel Monteiro-SP - CEP: 16220-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (18) 3602-1229

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Gabriel Monteiro.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Gabriel Monteiro

Sou nascido ai na Bié, tenho muitos parentes e amigos nessa terra abençoada, hoe resido no MS na cidade de Anastácio, ao lado da cidade de Aquidauana, cidade onde passa o rio aquidauana "GOSTAM DE PESCAR? SAUDADES.
Por: Luiz Carlos Galhardo

visitei a cidade de Gabriel Monteiro e achei a cidade mas linda que ja fui. visitei junto com um time de futebol daki de Grajaú Maranhao. gostei muito parabens pela essa cidade maravilhosa.
Por: hugo deleon

amo esta cidade,breve voltarei.Desejo rever amigos e parentes e passear na cidade.
Por: iracema dos santos

eu moro em sao caeatano do sul tenho muitos parentes nessa cidade adoro passar ferias ai abracos para o sergio jair doca lula nego neusa marli
Por: douglas da silva

amo esta cidade,onde passei minha infancia.Pretendo um dia visita-lá,para matar a saudade.
Por: Yracema

As festas de Sao Joao e Sao Pedro sao o que há de melhor na minha opiniao.
Por: Marco Antonio Martins Ribeiro

eu estudei no katutoki....eu conheco muito bem Gabriel Monteiro!!!!!
Por: Rugno Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gabriel Monteiro
Fundação:
1959
Altitude:
436m
População:
2.305 habitantes
Área:
138,9km²
Densidade Demográfica:
16,59hab/km²
CEP:
16220-000

Envie seu comentário sobre Gabriel Monteiro

banner