Espírito Santo do Turvo

Espírito Santo do Turvo-SP
banner

Bem-vindo a Espírito Santo do Turvo!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Espírito Santo do Turvo, fotos, informações, os principais hotéis de Espírito Santo do Turvo, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Espírito Santo do Turvo

Roteiros do Brasil

Região Centro-Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Primeira parada: fundação e desenvolvimento

Foi ainda na época do Império, no ano de 1842, que, a mando do Imperador D. Pedro II, José Teodoro de Souza chegou à região para fazer o levantamento das terras do Rio Turvo. Ele veio acompanhado de mais dois: seu cunhado José Antônio Pereira de Lima e Antônio Lemes Silva. Feitos os levantamentos, José Teodoro seguiu até Porto Epitácio para novos levantamentos e morreu assassinado por indígenas. Os outros dois estabeleceram residência na região do Rio Turvo. Alguns anos mais tarde (1853), Manoel Antonio Pereira de Lima e sua mulher, que possuíam terras na região, fizeram uma doação ao Divino Espírito Santo de uma área de 30 alqueires, local onde já havia alguns casebres e logo se formaria uma pequena vila. Esse ano marca a fundação da cidade, quando recebeu o nome de “Espírito Santo do Turvo”. Dois anos mais tarde, foi construída a primeira igreja, feita em madeira, na praça central (mesma da atual igreja). Nessa época, a vila pertencia a Botucatu, o que permaneceria até 1870.
Foram tempos de grande desenvolvimento para Espírito Santo do Turvo, já que o local servia de passagem para tropeiros que cortavam o território com suas boiadas, tropas muares e suínas. Com isso, o comércio ganhou força na região e a população cresceu bastante na região. Em conseqüência, no ano de 1887, Espírito Santo passa a ser distrito e, logo em seguida, município.
Uma nova igreja é construída, agora de tijolos, em substituição à anterior. Também são feitas a primeira escola, a cadeia pública, a câmara, a prefeitura, muitas casas e, dois anos mais tarde, Espírito Santo já tem até um serviço postal: podia agora se corresponder com regiões bem distantes. No período da Proclamação da República, o progresso aumentou ainda mais, o município, que já tinha cerca de 80 casas, ganhou dois hotéis e iluminação pública à base de querosene em nas ruas principais.

Desacelerando: E. S. do Turvo é distrito novamente

Mas por volta de 1892, a passagem de tropas pela região já não era a mesma, a população diminuiu e, em decorrência, Espírito Santo perde o título de município e volta a ser um distrito - agora da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. Por volta de 1910, a situação fica ainda pior: chega à região a Estrada de Ferro Sorocabana. O distrito perde grande parte da população, que segue acompanhando a ferrovia, em busca de novas oportunidades de trabalho. Também fica difícil para Espírito Santo do Turvo concorrer comercialmente com outros vilarejos que estão mais próximos da linha do trem. Como o não possuía um solo favorável para o café, que era o produto mais valorizado do momento (hoje, a acidez do solo da região pode ser contornada, mas naquela época não) e o comércio não ia nada bem, muitos se foram em busca de ganhos maiores em outras regiões. 

Força total: nasce uma cidade

O pequeno distrito de Espírito Santo volta a ganhar força na década de 80, agora com a expansão da cana de açúcar no estado do São Paulo. A instalação da Usina e Indústria de Álcool Sobar e as plantações de cana atraem muitos novos moradores para a região e, em pouco tempo, o número de eleitores passa de 600 para 4 mil. O crescimento do número de habitantes faz com que a população se fortaleça e comece a se mobilizar pela emancipação política e administrativa, ou seja, para deixar de ser distrito de Santa Cruz do Rio Pardo.
E a mobilização teve um ótimo resultado: no dia 5 de novembro de 1992, após um plebiscito, Espírito Santo do Turvo torna-se, finalmente, uma cidade autônoma! A partir de então, passa a gerenciar seus próprios recursos, a ter a sua prefeitura, suas instituições e a administrar o seu próprio futuro. Tudo isso graças à sua gente!
Parabéns a todos que fazem parte da história da cidade, seja os que participaram no passado, os que atuam no presente ou aqueles que estão tentando construir o futuro!

O primeiro prefeito: Sérgio Vilela Pinto

O nosso Serginho Vilela, como era conhecido entre nós, mineiro, nascido em Itanhandu, mas de coração espiritosantense, pois foi esse o lugar que ele escolheu para fazer a sua maior realização.
Seu primeiro contato com o município foi em 1981 quando aqui chegou para trabalhar na Usina Sobar e muito se identificou com o lugarejo. Amante da vida simples, do povo e da música sertaneja, foi o idealizador da 1ª Festa do Peão. Participou do movimento para a fundação da Associação dos Amigos do Espírito Santo do Turvo a qual iniciou o processo de emancipação do então Distrito.
Com seu jeito simples conquistou a população que o aclamou e o carregou no dia em que venceu a 1ª eleição do Município e que também chorou de dor no triste dia em que o trágico acidente o levou desta vida.
Foi ele que lançou as bases da estrutura desta cidade deixando projetos e sonhos que hoje, muitos já se tornaram realidade.
Hoje estamos na 4ª gestão municipal e podemos observar que a cidade teve grandes transformações desde a sua emancipação.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

 

População:

4.246 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º4132 sul e a uma longitude 49º2549 oeste, estando a uma altitude de 520 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.037 habitantes.

Clima:

Subtropical temperado

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Assis 

Limites:

Paulistânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Agudos  

Acesso Rodoviário:

SP-225
SP-280
BR-369 

Distâncias:

Da Capital:

300 km 

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPÍRITO SANTO DO TURVO

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3375-9500

Sites: http://www.espiritosantodoturvo.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rua: Francisco José Martins, 4-10 CEP: 18935-000
Espírito Santo do Turvo-SP

Contato: (14) 3375-9506                                       

E-mail: [email protected]
 
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Manoel Rodrigues Trasnportes S/A.

SAC: (14) 3732-0415
Avaré-SP

Site: http://www.manoelrodrigues.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua José Afonso do Nascimento, 1-151 - Bairro: Centro   
Espírito Santo do Turvo CEP: 18935-000
 
Município: Espírito Santo do Turvo
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3375-1303
 
Obs: Guarda o acervo dos Cartórios de Registro Civil dos distritos de Caporanga e Clarínia.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Espírito Santo do Turvo.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

- Livro "Espírito Santo do Turvo" - Sua história e seus filhos , de José Joaquim Gonçalves.

Comentários de Espírito Santo do Turvo

já morei , meus pais ainda moram e se deus quizer ainda eu vou voltar para minha terra. marcos , guarujá sp
Por: marcos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Espírito Santo do Turvo

Envie seu comentário sobre Espírito Santo do Turvo