Elias Fausto

Elias Fausto-SP
banner

Bem-vindo a Elias Fausto!

banner

Comece planejando a sua viagem para Elias Fausto utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Elias Fausto e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Elias Fausto.

A cidade de Elias Fausto, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 605m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.141 habitantes. A área total de Elias Fausto é de 202km², e sua densidade demográfica é de 65,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Elias Fausto-SP é 13350-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Elias Fausto

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1875, margeando o ribeirão Carneiro no município de Monte Mor, existia um povoado cujos fundadores pertenciam às famílias Almeida Leite e Leite de Oliveira. Nesse local, foi instalada a estação de Monte Mor, ramal de Piracicaba da Estrada de Ferro Sorocabana. Porém, o fato de a estação possuir o mesmo nome da sede do município trouxe certos embaraços.
Foi então, em homenagem ao Dr. Elias Fausto, engenheiro e superintendente da Sorocabana Railway Company, que a região passou a se chamar, em 1890, Vila Elias Fausto. Nesse mesmo ano, José Rodrigues Cardeal, com espírito progressista, adquiriu uma área nas proximidades da estação, construiu algumas casas, estabeleceu-se com uma casa comercial e mandou erguer uma capela, inaugurada em 1896, tendo como patrono São José das Palmeiras.
Pouco tempo depois, em 3 de novembro de 1925, a vila de Elias Fausto passou a distrito do município de Monte Mor. Em 30 de novembro de 1944, tornou-se município autônomo, com território desmembrado de Monte Mor, Capivari e Salto. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro 

Gentílico:

elias-faustense

População:

15.796 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Elias Fausto tem sua economia voltada basicamente para a agricultura, predominando a produção de cana de açúcar e lavouras irrigadas, como o tomate, beringela, pimentão, etc. Há também uma produção considerável de uva de mesa.
A pecuária atinge boa parte das propriedades rurais e predomina a criação de gado bovino para corte e produção de leite para consumo na propriedade.
A Casa da Agricultura, municipalizada por Convênio da Prefeitura com o Governo do Estado promove a administração agrícola e fornece apoio e orientação técnica aos agricultores.

Clima:

Quente e úmido 

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas 

Limites:

Capivari, Monte Mor, Indaiatuba, Salto, Itu e Porto Feliz 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-075 (Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia) / SP-308 (Rodovia do Açúcar) 

Distâncias:

Da Capital: 

50 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rota de Fé e Aventura

curso do Caminho do Sol, no interior de São Paulo, lembra Santiago de Compostela e, em dois anos de existência, já atraiu duas mil pessoas dispostas a caminhar mais de 200 quilômetros.
Coincidentemente ou não, a grande maioria das pessoas que percorrem o caminho de Santiago de Compostela, entre o sul da França e o oeste da Espanha, retorna da viagem com revelações a serem contadas em livro. Só para citar os casos mais famosos no Brasil, foi assim com o autor Paulo Coelho, que escreveu O Diário de um Mago, e com a hoje cantora gospel Baby do Brasil, que na volta mudou o nome, Baby Consuelo, e escreveu Peregrina - Meu Caminho no Caminho.
Já com o consultor José Palma, a história foi um pouco diferente.   Em 1996, durante o trajeto de Santiago, ele também teve uma revelação, porém mais prática do que mística. A mochila foi a grande revelação da minha vida, conta. Logo na primeira parada, na França, me deparei com bolhas no pé, cansaço e uma mochila enorme para carregar. Aprendi a trocar o acessório pelo essencial. Levei sapatos a mais, camisas a mais e o que não era de extrema necessidade significava peso extra na mochila. Deixei muita coisa no caminho, conta.
Tal vivência lhe deu uma idéia: fazer um percurso parecido ao caminho de Santiago de Compostela no Brasil, para servir de preparo físico e psicológico aqueles que desejassem enfrentar os 750 quilômetros (a partir da cidade francesa de Roncesvalles) em território europeu ou para quem quisesse reviver, em parte, a experiência de Santiago.
 O local foi traçado entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Em dois de funcionamento (comemorados no último dia 15 de julho), o Caminho do Sol, como foi batizado, recebeu mais de dois mil peregrinos.
Em 227,6 quilômetros de percurso, o Caminho do Sol ainda atravessa trechos das cidades de Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho e Piracicaba. A maior parte do caminho é feita entre propriedades rurais, junto à natureza e o percurso todo leva, em média, 11 dias - de bicicleta, três. Os mais apressados conseguem completar o percurso em menos dias, mas recomendo que cada um faça a caminhada dentro do seu limite, dia Palma.
Ele conta que os idosos são os peregrinos que menos dão trabalho: Eles sabem até onde podem ir. A caminhada não é recomendada para menores de 14 anos e para embarcar na viagem é preciso senso de aventura e disposição física.   Além de ânimo para andar, é preciso lembrar que existe uma mochila a ser carregada, com roupas, produtos de higiene e medicamentos, entre outras coisas. Importante: o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do peregrino. 

Estação Ferroviária

Cia. Ytuana (1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c. 1990)
ELIAS FAUSTO (antiga MONTE-MOR)
Município de Elias Fausto, SP
Ramal de Piracicaba - km 173,781   SP-0134
Inauguração: 1875
Uso atual: Câmara Municipal    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1899 
 
HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: Embora conste em algumas fontes o ano de 1873 como sendo o da inauguração da estação original, o mais provável é que a chegada do ramal que deveria ir até São Pedro tenha ocorrido somente em 1875, com esta estação sendo um terminal provisório. O seu nome original foi Monte Mor, pois, embora distante desta vila, o local da estação pertencia a este município na época. Recebeu o novo nome somente em 1890, como uma homenagem ao então Diretor-Superintendente da Ituana, dr. Elias Fausto. A estação deu origem à vila que mais tarde se tornou município com o mesmo nome. Em 1899, o prédio foi reconstruído, e, em 1908, ampliado. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido e o ramal foi sendo desativado, para cargas, com o passar dos anos. Por volta de 1990, os trilhos foram retirados. Hoje a antiga estação serve de sede para a Câmara Municipal de Elias Fausto. 
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ELIAS FAUSTO

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3821-8899

Sites: http://www.eliasfausto.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua 24 de Fevereiro, 140 - Bairro: Centro 
Elias Fausto-SP - CEP: 13350-000
 
E-mail:
[email protected] 

 
Telefone:
(19) 3821-2615

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados das 9h às 12h.
 
Área Abrangência:
Município de Elias Fausto(incluindo o bairro de Cardeal).
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Elias Fausto

Tenho vontade de conhecer a cidade. Tenho parentes aí
Por: Marli Sozin Fontes Possari

Já morei em Elias Fausto há uns 12 anos atras, confesso que foi uma parte da minha vida que nunca esquecerei, tenho muitas lembranças legais embora minha passagem por aí foi um pouco rapida, meu sempre esta aí na cidade levando amigos para pescar.Espero um dia poder voltar aí para ver como a cidade ficou.
Por: telma

Esta cidade com o nome de Elias Fausto, é bem pequena, tranquila e charmosa. Pena que não tem nenhuma pousada.
Por: jean ponce

MINHA FAMILIA RESIDE NESTA CIDADE,RESIDI AI AOS 8 ANOS ATRAS MAS AS VEZES QUE ESTIVE VISITANDO AI VI UM DESEMPENHO DE CRESCIMENTO...PARABENS PELA ADIMINISTRACAO TRABALHANDO COM AFINCO PARA OBTER GRANDES SUCESSOS ,,,,
Por: CLAUDINEI AZEVEDO SANTOS

Muitos dos meus antepassados viveram aí.Franco de Oliveira,Malaquias e Gonçalves são alguns deles.Amo a cidade e o povo.
Por: GloriaBarroso Soares

tenho uma chacara em Elias Fausto, moro em São Bernardo do Campo mas nos fins de semana e feriados corro para este pequeno paraiso. Valeu a pena o investimento que fiz a 15 anos atrás.
Por: valmir silvestre

Quando nasci, minha família morava em Elias Fausto, inclusive na época, meu avô, que hoje já é falecido, foi prefeito de 1969 à 1972, mudamos para São Paulo, depois de alguns anos, mas meus avós continuaram morando no interior,minha infância foi baseada em todas as férias, irmos para a casa do vô e da vó, comermos todos os dias os famosos pasteizinhos da vó Martinha. Elias Fausto, Cardeal, Salto, Indaiatuba, Piracicaba, etc... Quanta saudade, era uma coisa maravilhosa. ps´ a Vó Martinha continua firme e forte, com seus longos 97 anos e pelo andar da carruagem, caminha fácil para os 100 anos. Beijo Vó.
Por: Marcos Guedes Leite

morei la em 2009 e achei uma cidadezinha muito calma e gostoza pra se viver
Por: isabella formenton sales de noronha

amo Elias fausto moro ai a mais de 25 anos estou fora a quase 2 anos mas ja tou votando ai e a minha casa abraço a todos da minha cidade
Por: Hhlio teixeira alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Elias Fausto
Fundação:
1944
Altitude:
605m
População:
13.141 habitantes
Área:
202km²
Densidade Demográfica:
65,05hab/km²
CEP:
13350-000

Envie seu comentário sobre Elias Fausto