Capivari

Capivari-SP
banner

Bem-vindo a Capivari!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Capivari e muitas outras opções de hospedagem na cidade Capivari. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Capivari.

A cidade de Capivari, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 636m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.270 habitantes. A área total de Capivari é de 324km², e sua densidade demográfica é de 124,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capivari-SP é 13360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capivari

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro documento da nomenclatura geográfica do planalto, tem sua origem vinculada à histórica proclamação de Thomar (1581), unindo sob a coroa de Felipe II, os territórios metropolitanos e ultramarinos, de Espanha e Portugal.
Em 1628 Capivari figura, pela primeira vez, nos documentos cartográficos de São Paulo, encontrado em um velho roteiro existente noArchivo General de Las Índias, de Sevilha, Espanha e da lavra do então Capitão-General do Paraguai, Dom Luiz de Céspedes y Xéria.
Em 1718, ricas jazidas de ouro foram descobertas nas cercanias de Cuiabá, para onde afluiu grande número de aventureiros. A viagem eram feitas por via fluvial, pois a mata virgem era muito cerrada. A fome e as lutas com os gentios dizimavam as caravanas, espalhando-as e formando acampamentos às margens dos rios. Uma das monções que saiu de Porto Feliz, por ordem do Marquês de Pombal ao Capitão General Morgado de Mateus, fora dizimada em grande parte pelos índios, e na volta, explorava um dos afluentes subindo até um formoso salto. Conhecedores desse fato e do quanto era penosa e difícil a viagem a essa p aragem, os governadores das capitanias serviam-se desse local para o degredo das pessoas que caíam no seu desagrado.
Querendo voltar aos seus lares, os degredados abriam picadas pela floresta procurando encurtar o caminho, outros receosos de novas perseguições, estacionavam em pontos onde a topografia, água e clima eram favoráveis, e aí passavam a residir. Porém, deve-se ressaltar que Capivari não foi fundada por criminosos mas, por perseguidos políticos que queriam ver a Pátria livre do jugo português. Em fins do século XVIII, um grupo de ituanos degredados em fuga, resolveu estacionar alguns dias e por notar grande quantidade de peixes e caças, principalmente capivaras, passaram a residir pois o local era muito agradável. Corria o ano de 1800, e na colina às margens do Rio das Capivaras, florescia uma pequena povoação, que mais tarde seria chamada de Capivari. Em 1813, com a iniciativa do Cônego João Ferreira de Oliveira Bueno, Tesoureiro-Mór da Sé de São Paulo, foi proposto ao Príncipe D. João, o estabelecimento de um novo povoado, uma freguesia, nos sertões de Itu, junto ao Rio de Capivari, distante das Igrejas de Itu, Porto Feliz e Piracicaba, sob a invocação de São João Baptista de Capivary. Em 5 de junho de 1820, o pequeno povoado possuía grande número de casas e uma capelinha, onde foi celebrada a missa com o primeiro sacerdote, o padre João Jacinto dos Serafins.
Sendo escolhido São João Baptista padroeiro da povoação. O imperador D. Pedro I, por Alvará de 11 de julho de 1826, elevou a Capela para Freguesia, sendo vigário nesse tempo, o Padre Inácio Francisco de Moraes. Pelo Alvará de 10 de julho de 1832, foi oficialmente denominada a povoação de Vila de São João Baptista de Capivary de Baixo ( dizia-se de Baixo para distinguir do Capivary de Cima, povoado vizinho, hoje Monte Mor), sendo elevada a categoria de Vila. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

capivariano

População:

48.573 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Não deixe de se surpreender quanto à riqueza e a diversidade do local.

Clima:

Ameno  

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Piracicaba  

Limites:

Rafard, Elias Fausto, Monte Mor, Tietê, Indaiatuba, Santa Bárbara dOeste, Piracicaba, Rio das Pedras, Cardeal, Mombuca. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-075 (Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia) / SP-308 (Rodovia do Açúcar) 

Distâncias:

Da Capital:

108 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3491-2761

Sites: http://www.capivari.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

VB Transportes S/A

SAC: (19) 3733-5000

Site: http://www.vbtransportes.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 

 

Rua Saldanha Marinho, 470, Centro, Capivari-SP, CEP 13.360-000

(19) 3492-1441  e-mail:

[email protected] 


TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:
 
R Tiradentes 390 - Centro
Capivari, SP | CEP: 13360-000
Telefone: (19) 3491-5656

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (19) 3492-9450

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Adriana Ferrari 

Adriana Aparecida Ferrari, (Capivari, 28 de outubro de 1971), é uma atriz, apresentadora de televisão e modelo brasileira.

Alexandre da Silva Mariano

Conhecido por Amaral (Capivari, 28 de fevereiro de 1973), é um futebolista brasileiro.

Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado

(Capivari (hoje Monte-Mor), 6 de novembro de 1875 — São Paulo, 24 de outubro de 1929) foi um poeta, folclorista, filólogo e ensaísta brasileiro.

Amadeu Amaral

Poeta

Francisco Grillo Filho

(Quico) - Cantor, intérprete e artista plástico

José Grillo

Zé Grillo - (Cantor e artista plástico)

Luiggi Roggieri 

Motocross

Ricardo Raschini

(Capivari, São Paulo) - É um atleta olímpico pioneiro nos esportes de inverno no gelo

Benedito Luís Rodrigues de Abreu

(Capivari, 27 de setembro de 1897 — Bauru, 24 de novembro de 1927) - Foi um poeta brasileiro.

Tarsila do Amaral

(Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) - Foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Capivari

nossa q cidade maravilhosa muito acolhedora e fantastica tudo por lah tem mais brilho a poesia passeia por entre as moradias e me tocou profundamente ter passado por lah muito bom recomendo a todos otima opçao para se passar as ferias e quem sabe viver por lah...
Por: fabio

sai de capivari ha 15 anos mas se me perguntassem hoje se quero voltar eu diria sim
Por: sandra canavesi dalbo

boa noite , ainda não conheço mas parece linda adoraria conhecer
Por: patricia

Capivari-sp Cidade dos poetas, como tambem é chamada, aqui até tempos araz prevqaleciaa cana de açucar.agora coom a cooperativa COSAN foram fechadas 4 usinas de açucar, então esta sendo industria lizada, mas ainda os agricultores plantão cana para a Cosan.A nossa cidade tem aprocimadamente 50.000 habitantes, graças a DEUS ela ainda é uma cidade pacata, com indeces pequenos de violencia.Poderia mandar mais detalhes, porque tenho livros do passado que contão a estoria de nossa Capivari.
Por: Antonio Guaraciaba Souza Martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capivari
Fundação:
1832
Altitude:
636m
População:
40.270 habitantes
Área:
324km²
Densidade Demográfica:
124,26hab/km²
CEP:
13360-000

Envie seu comentário sobre Capivari

banner