Capela do Alto

Capela do Alto-SP
banner

Bem-vindo a Capela do Alto!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Capela do Alto e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Capela do Alto.

Informações de Capela do Alto

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A formação de Capela do Alto, de origem relativamente recente, foi impulsionada pela chegada de imigrantes alemães, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, mas contou também com famílias que já se encontravam fixadas na região.
O povoado era local de passagem de tropeiros procedentes do Sul do país. Tornou-se distrito em 30 de dezembro de 1953, do município de Araçoiaba da Serra, conquistando sua autonomia municipal em 28 de fevereiro de 1964.  

Significado do Nome:

Justificando o nome da cidade, sabe-se que os habitantes das margens do rio Sarapuí, usavam da expressão vamos à capela do alto, quando desejavam ir até a capelinha erguida defronte à Rua Santa Cruz (hoje Rua do Cruzeiro) parte mais alta do povoado. Esta expressão generalizou-se para finalmente denominar de vez a identidade do povoado que surgia. Segundo se sabe, houve uma eleição para a escolha desse nome, que teria também as seguintes opções:

Cruz do Monge
Capelândia
Guarapiranga
Duartinópolis
Itarassú
Ipanemápolis
Minerápolis
Menklândia
Capanema

Após a realização dessa eleição, sabe-se que o nome escolhido Capela do Alto, venceu por uma diferença de cinco votos entre os votantes, que não eram em grande quantidade. 

Aniversário da Cidade:

26 de Março 

Gentílico:

capelense

População:

18.933 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma cidade pequena mas que à cada dia cresce visivelmente. Um povo simples e humilde e de uma grande hospitalidadeUm clima ameno e agradável, sua natureza de exuberante beleza, aliada a uma posição geográfica privilegiada - distante a pouco mais de uma hora da capital paulista e próxima a importantes centros comerciais do interior paulista - tornaram Capela do Alto num local propício ao desenvolvimento.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-075 (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes) / SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-268 (Rodovia Vereador João Antônio Nunes)

Localização:

Macro Metropolitana Paulista

Limites:

Araçoiaba da Serra, Tatuí, Itapetininga, Iperó, Alambari e Sarapuí 

Distâncias:

-Brasília/DF - 992 km

-São Paulo/SP - 138 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cruz do Monge

  -Giovani Maria D'Agostini, natural de Piernonte (Turim), província da Itália, era um solitário Eremita, que veio para esta região exercer seu ministério. De estatura baixa, cor clara, cabelos grisalhos, olhos pardos, nariz regular, boca dita, barba cerrada e rosto comprido, o monge habitou uma gruta no Morro do Ipanema, entre 1844 e 1865. Consta que se alimentava de frutos silvestres, mel de abelhas nativas, raízes e também algum alimento que os visitantes lhe ofertavam, além de dormir em cima de tábuas depositadas sobre uma pedra. Dedicava-se a uma vida de duras penitências, entregava-se as meditações e fazia longas orações. O monge de vida santa e sublime teve um desaparecimento misterioso, no entanto, acredita-se que tenha sido vítima de homicídio ou devorado por alguma fera, a julgar o sangue envelhecido encontrado tempos mais tarde, nas tábuas que lhe serviam de leito, em sua gruta. Nesta época a Floresta do Morro Ipanema tinha grande onças. Todavia, a passagem do monge por Capela do Alto que coincide com o período do movimento do tropeirismo, conta-se que na mesma época houve um tríplice crime, erguendo-se nos locais dos fatos, três cruzes. Posteriormente, o monge italiano, ergueu na região outras 11 cruzes, totalizando assim 14 cruzes, que até 1960 serviram para a realização da Via Sacra durante a Quaresma. Esse local foi denominado por Cruzeiro, situando-se defronte à antiga Igreja nossa Senhora das Dores - hoje também conhecido como Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

-Santuário da Mãe Peregrina

   -Reinaugurado nos últimos anos, o Santuário Mãe Peregrina é o local onde antigamente encontrava-se a Igreja Nossa Senhora das Dores - marco inicial da cidade. O templo foi totalmente reformado e atualmente recebe muitos visitantes, por abrigar a imagem de Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, sendo um dos únicos templos que dedicam homenagem a santa no País. O local é aberto ao público todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. De fronte ao templo, em suas escadas, é possível visualizar a Cruz do Monge - popularmente conhecido como Cruzeiro - região central da cidade.

-Igreja de Santo Antonio dos Impossíveis

  -O templo situado no bairro do Iperózinho abriga uma imagem barroca e de grande valor histórico de Santo Antônio - que na verdade é o mesmo que nasceu em Lisboa e faleceu em Lisboa. Até onde se tem notícias, este é o único templo em que o santo recebe o título de Santo Antonio dos Impossíveis, sobre a qual cresceu uma devoção em torno da imagem. Os visitantes e membros da comunidade do bairro levaram a Paróquia local a ampliar o tamanho do templo, que em breve contará com um espaço maior para suas celebrações. A igreja do Santo Antonio dos Impossíveis é o ponto de acolhimento de um grupo de pessoas que realizam um ato chamado de "Trezena de Santo Antonio": durante treze terças-feiras seguidas, eles percorrem um trecho de aproximadamente 5 quilômetros, da região central da cidade até a igreja, onde eles realizam um momento de oração.

-Gruta da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

  -A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na parte alta da cidade, abriga uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, além de uma gruta dedicada a santa, que conta com uma fonte de água. Aos finais de semana, durante as celebrações dominicais, muitos fiéis da cidade e de outras localidades participam da missa. A exemplo do que ocorre em Lourdes, na França, sempre em fevereiro, durante os festejos da comunidade, é realizada benção das águas. A cada ano o número de pessoas vem aumentando.

-Rota dos Tropeiros

  -Capela do Alto é um dos municípios paulistas que recebeu fortes influências da cultura tropeira, por ser cortado pela SP 268 - conhecida popularmente como a antiga Estrada São Paulo/Paraná. Originalmente, entre o início do século XVIII até o início do Século XX, o trecho foi um importante corredor, por meio do qual circulavam as comitivas e tropas, oriundas do extremo sul do País e com destino a Sorocaba - onde era realizada a famosa Feira de Muares. Além de ser rota das tropas, o município chegou a contar ainda com uma pousada de tropeiros. Resgatando as tradições tropeiras, tradicionalmente no mês de maio, Capela do Alto cede pouso para uma comitiva formada por representantes dos municípios, quem integravam a rota paulista dos tropeiros. Uma oportunidade impar para que a população redescubra o conhecimento, a cultura, a história, a aventura e o encantamento do movimento tropeiro.

-Centro de Eventos e Tradições de Capela do Alto (CETECA)

  -A exemplo de outras cidades do interior paulista, Capela do Alto recebe fortes influências do movimento tropeiro e da cultura caipira. O Centro de Eventos e Tradições João Mori Lopes, em Capela do Alto - popularmente conhecido como CETCA - foi concebido justamente para preservar as tradições valorosas de nossa cultura e criar um espaço para a realização de eventos no município. Instalada numa área com mais de 50 mil metros quadrados, as margens da Estrada Municipal Juvenal Moreira de Lara, no bairro Itarassú, o CETCA conta com uma infraestrutura apropriada para a realização de eventos de grande porte, tais como competições de provas de laço, rodeios, feiras e exposições. O local é o palco de importantes acontecimentos da comunidade, como a Festa do Milho Verde e a Festa do Peão Boaideiro, que acontece todos os anos, durante o mês de março - por ocasião das comemorações do aniversário da cidade.

-Centro Cultural

  -O Centro Cultural Municipal de Capela do Alto está situado num importante ponto na região central da cidade, mais especificamente, na via de maior circulação e visibilidade: a Rua Coronel Guilherme Wincler - trecho urbano da antiga Estrada São Paulo/Paraná. No local são realizados eventos culturais, tais como, exposições, cursos, workshops e oficinas culturais, tais como, de Violão, Cinema, além de uma exposição permanente do Memorial de Capela do Alto, que reúne um acervo fotográfico que narra a história do município. Sua biblioteca reúne um acerco com mais de 3 mil títulos, onde estudantes podem realizar suas pesquisas e estudos, inclusive com apoio de uma sala do Acessa SP. O Centro Cultural também mantém arquivado o acerco da antiga Corporação Musical São Francisco - um dos orgulhos culturais da cidade.

Rua Coronel Guilherme Francisco Wincler, 103 - Centro

Capela do Alto - SP

CEP 18.195-000
Fone (15) 3267.1500

E-mail [email protected]

Atendimento: segunda a sexta-feira - (8h às 11h e 13h às 17h)

-Centro Ecológico e Caminhódromo

  -Em Capela do Alto preservação ambiental e saúde caminham juntas. A cidade possui um local apropriado, emoldurado num cenário belo e convidativo, aonde a população e seus visitantes se dedicam a saudável prática de exercícios ao ar livre, em contato direto com natureza. O local leva o nome de um dos maiores expoentes do esporte da cidade: Luiz Antonio Machado - o Brejeiro - que na década de 70 atuou como goleiro no futebol brasileiro, tendo passagens marcantes no Esporte Clube São Bento (Sorocaba) e Sport Club Corinthians Paulista. O Centro Ecológico conta com uma pista de caminhada de 1.200 metros, devidamente calçado com piso antiderrapante, construída no entorno de uma lagoa. Existe um playground no local, além de árvores no entorno da pista, garantido trechos com sombras para os freqüentadores. O espaço também é utilizado para ações de educação ambiental, tais como plantio de mudas e operações de limpeza, com estudantes da rede municipal de ensino.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Festa do Milho Verde, Peão e Boiadeiro

  -Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELA DO ALTO

E-mail:  [email protected]

Telefones: (15) 3267-8800

Sites: http://www.capeladoalto.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Auto Ônibus São Jorge Ltda:

Rua São Francisco, s/n - Centro
CEP 18195-000 - Capela do Alto - SP
Tel: (15) 3267-1194

Site: http://www.eaosj.com.br

E-mail: [email protected]

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Pç. da Matriz Cônego Cândido Sufia, 15 - Bairro: Centro 
Capela do Alto-SP - CEP: 18195-000
 
E-mail: cartorio@[email protected]
 
Telefone: (15) 267-1195 / 267-1547 Fax: (15) 267-1547
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://portal.mj.gov.br

-http://www.cidades.ibge.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

-José Monteiro Salazar

-www.capeladoalto.sp.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Capela do Alto

adoro a cidade de capela do alto tenho chacara e não fico um final de semana sem ir
Por: simone

muito boa, localizada ha 3o km de sorocaba, calma excelente lugar para morar
Por: adilson

AMO CAPELA DO ALTO,PARA MIM LA É COMO O PARAIZO!!!
Por: claudia

a educação não é lá aquelas coisas mais, é uma cidade umilde que cresce visivelmente a cada dia, sem contar com a ospitalidade e simpatia dos moradores , e um dos lugares que e mais gosto de visitar éo santuario que foi dai que surgiu esta cidadizinha do interior de São paulo vizitem tenho certeza que não se arrependeram ^^
Por: Daniely Abrame

Fui conhecer a cidade, é linda, tem muito verde e muitos lugares bonitos pra se conhecer.
Por: JOYCE CARVALHO

Capela é muito bonita, as menina são gata e os meninos são bonito, fui num bar muito legal, chamado Casão
Por: Tiburcio Donizete

Boa tarde, Capela do Alto, uma cidade que faz parte de minha infancia, fui criada em Capela ate os 12 anos, cidade rural, calma, onde todos se conhecem, se voce gosta da calma do interior, do sossego e da vida sem pressa, sem stress venha para Capela e aprenda junto aquele povo as coisas lindas da vida, como observar um Por de sol, ter contato com a Natureza e caminhar pelas ruas da cidade sem os barulhos ensurdecedor de uma gde cidade.
Por: REGIANE CARLA ALVES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capela do Alto

Envie seu comentário sobre Capela do Alto