Capão Bonito

Capão Bonito-SP
banner

Bem-vindo a Capão Bonito!

banner

As melhores pousadas em Capão Bonito podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Capão Bonito, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 705m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 45.516 habitantes. A área total de Capão Bonito é de 1.644,7km², e sua densidade demográfica é de 27,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capão Bonito-SP é 18300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capão Bonito

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Capão Bonito começou por volta de 1700, quando foi transferido para o Arraial Velho e depois para a freguesia Velha, na margem direita do rio das Almas.
Em 1840, Pedro Xavier dos Passos, vulgo Sucury, comprou parte das terras da fazenda Capão Bonito, de propriedade do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fez uma doação a Nossa Senhora da Conceição e providenciou a construção da capela nas terras de Itapetininga.
Em 02 de abril de 1857, o povoado foi elevado a vila com a denominação de Capão Bonito do Paranapanema. Voltou à condição de freguesia em 26 de março de 1866, incorporada ao município de Itapetininga, e retomou sua condição de vila em 14 de março de 1868, com o nome atual, Capão Bonito, sendo adotado em 21 de fevereiro de 1889.
O município se manteve estagnado durante um longo período em virtude de dificuldades financeiras, precariedade de transporte e de assistência à agricultura. Essa situação, entretanto, foi superada com a construção de uma estrada de rodagem que se dirigia para o sul, fazendo da cidade um ponto de passagem e de trânsito intenso, e a economia local se concentrou na atividade agropecuária. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Capão-bonitense

População:

46.178 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical

Temperatura Média:

21°C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Cuesta Alto do Paranapanema no Estado de São Paulo 

Limites:

Buri, Ribeirão Grande, Guapiara, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Taquarivaí, Sete Barras, Itapeva e Eldorado

Acesso Rodoviário:

SP-127
SP-181
SP-250
SP-258

Distâncias:

Da Capital:

181 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira dos Alves

Possui aproximadamente 70 mts de altura, com pouco fluxo de água, há muitas pedras o que faz desta cachoeira ter potencial de realização de rapel técnico e mais abaixo o rapel para iniciantes.

Cachoeira do Apiaí-Mirim

Cachoeira de 06 metros com grande volume de água, para observá-la há um trecho de pedras de acesso um tanto difícil, depois desta queda existem as corredeiras e vários poços para banho. Mata secundária preservada, existe plantação de eucalipto no começo da trilha.

Cachoeira do Mariano

E uma cachoeira de aproximadamente 25mts, localizada a poucos minutos da cidade, é possível a realização de cascading.

Sete Quedas do Sakamoto (Fazenda Sakamoto)

Uma caminhada em matas totalmente preservadas de aproximadamente 5 horas visitando várias cachoeiras do Paranapanema e tendo a oportunidade de ver sua maior cachoeira com 20 metros de altura. O passeio total tem um tempo estimado de 8 horas
 
Rio Paranapanema

A Canoagem neste Rio exige do aventureiro um certo cuidado e atenção. O passeio transcorre em meio a uma floresta totalmente fechada sem acessos exceto pelo ponto de entrada de saída do Rio.      Os barcos serão canoas infláveis com capacidade de duas pessoas. O Rio é totalmente preservado, pois não existe nada além de Florestas protegidas pelo Estado e ONGs desde a nascente até o ponto de saída. É um Rio que preferencialmente deve ser feito em épocas de chuvas (outubro a março). Com muitas corredeiras e alguns saltos de 3 e 4 metros o Rio é considerado de nível IV.
É um passeio muito apreciado por amantes da natureza e apaixonados por adrenalina, pois tem a possibilidade de navegar em um Rio excitante e em áreas praticamente intocadas pelo homem além de estarem correndo o risco de poder observar animais em seu meio natural. É um passeio que lhe dará ótimas lembranças e com certeza uma idéia real do que é uma Floresta de Mata Atlântica.

Rio Conhas

No Rio Conchas o passeio só é possível ser feito em época de chuvas (outubro a março), pois a caixa do rio é pequena.
O trecho a ser percorrido, esta em sua maior parte em áreas preservadas de Mata Atlântica fechada sem acesso por terra onde a floresta se encontra por sobre o rio tornando o passeio sombreado.
O Rio possui cachoeiras de até 5 metros onde o aventureiro poderá sentir o verdadeiro sentido do termo frio na barriga.

Rio Guapiara

O passeio do Rio Guapiara é ideal para pessoas inexperientes em canoagem e pessoas que gostam de observar a natureza sem se preocupar com grandes riscos.
O Rio nasce na Serra de Paranapiacaba e desce fazendo a divisa dos municípios de São Miguel Arcanjo com Capão Bonito. Grande parte do Rio atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho e fazendo divisa com propriedades em áreas de APA sendo assim suas águas sem poluição e Florestas totalmente preservadas.
O Rio é considerado de Nível II sendo assim com saltos de no máximo de 1 metro e corredeiras não maiores que 200 metros e médio desnível.

Museu de Arte Sacra

Em local histórico – Prédio da Ação Católica podemos encontrar peças sacras, jornais e recortes datados de 1908 a 1946. Imagens do começo do século XX, uma biblioteca somente com títulos de religião, vitrines com alfaias (vestes sacerdotais), cálices, ostensórios, exposições de fotos antigas contando a história da paróquia, uma sala em homenagem ao São Bom Jesus, fazem parte deste cenário repleto de muita paz e sem dúvida de muitas curiosidades.

C.P.P.

Faz parte de um projeto que atende crianças carentes e lhes ensina um ofício. O Centro de Produção e Profissionalização – CPP, está localizado na Avenida Amazonas, onde funciona há 19 anos e atende 180 crianças na faixa de 07 a 14 anos, que ali produzem e aprendem, além de praticar esportes e receber noções de higiene, responsabilidade e cidadania. O CPP dispõe de uma área com tear, marcenaria, campo de futebol, quadra de esportes, refeitório e área para cultivo agrícola. As crianças freqüentam a entidade em meio período, tomam café da manhã e almoçam no local e a única exigência para a freqüência é de que estejam cursando uma escola regular.
Trata-se de um belo trabalho com tradição, história e sucesso, a produção do CPP se resume em lindos bordados em cama, mesa e banho, além de tapetes e brinquedos e enfeites de madeira.

Praça Rui Barbosa

No início do séc. XX ainda apresentava uma cerca de arame separando o espaço reservado pertencente à Igreja.
Nos anos 1920 a 1930, iniciou-se a urbanização e houve a construção de canteiros, colocação de coreto, bancos.
Nos anos 60 foi remodelada pelo prefeito Oscar Kurtz de Camargo, tal como se apresenta até hoje.

Igreja Matriz N. Senhora da Conceição

No ano 1999 foi fechada para reforma. Reaberta em dezembro de 2001, continuam as restaurações nas pinturas internas pelo artista plástico Francisco Honorato de Almeida Filho e externamente, com reparos em sua fachada. Tudo isso graças ao auxílio do povo e os esforços do pároco Pe. Pedro Martins.
 
Ibama

A Floresta Nacional de Capão Bonito tem seu território distribuído entre dois municípios: Capão Bonito e Buri.
Ela dista de Capão Bonito 22,2 km, sendo 6,2km de estrada de terra e 16km de asfalto. Há em seu interior várias trilhas que podem ser realizadas de carro, e outras a pé, onde podemos observar vários lagos e nascentes, espécies de árvores como a araucária o eucalipto e é claro o pinus, além de algumas espécies nativas, todas formam um belo cenário que torna-se possível a pratica da educação ambiental, e do ecoturismo. Várias espécies de animais fazem da floresta seu habitat natural.
O Padroeiro da Fazenda é São João Golberto, ele possui uma igreja muito simpática e bem típica, que sem dúvida é outro grande atrativo.

Pesqueiro Água Amarela

Está localizado a 04 km da cidade, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 09 às 19hs e aos sábados, domingos e feriados das 09 às 21hs, é cobrado R$ 1,00 como taxa de entrada (menores de 05 anos não pagam). Possui bela estrutura capaz de encantar qualquer visitante. Há 08 quiosques com churrasqueiras, 03 lagos para pesca e 01 para recreação, 01 piscina de água corrente (com lanchonete e banheiro masculino e feminino anexos), restaurante com lanchonete e banheiros anexos, quadra de futebol e tênis (utilizado mediante a reserva), playground.
Tipos de peixes encontrados: Tilapia, pacu, piau, piau pará, bagre africano, tambaqui, patinga, lambari, bagre, cat-fish, carpa, carpa espelhada.
Formas de pescaria: pesque-pague, pesque e solte.

Estação Experimental

E uma unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Departamento de Descentralização do Desenvolvimento. Sendo então Pólo Regional do Sudoeste Paulista. Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Capão Bonito.
 Há 50 projetos de pesquisa em desenvolvimento, o número de experimentos anual é de aproximadamente 130. O público atendido por ano é de 1000 pessoas. As atividades de difusão são: dias de campo, cursos, reuniões e palestras técnicas.
Outros serviços prestados: atendimento a visitas, fornecimento de dados climatológicos, e classificação de solos da região, informações sobre aptidão climática e possibilidades de implantação de atividades agrícolas na região, informações gerais sobre preparo de solo, cultivo, identificação e controle de pragas e doenças, venda de publicações do IAC.
Existem mini trilhas que podem ser desenvolvidas a educação ambiental.

Passeio Tropeiro

Cavalgar por sobre as montanhas de serra do Paranapiacaba com travessia das águas geladas e cristalinas em meio a pedras e corredeiras. À medida que começa a subir, a comitiva divide a visão entre o rio e ao longe a visão panorâmica da Mata Atlântica que cobre toda a serra até a virada do sertão dos Agudos Grandes.
Local: Fazenda Rio das Conchas
 
Trekking das Três Barras

O Trekking das Três Barras consiste em uma caminhada de aproximadamente 12 km por trilha no meio da Mata Atlântica com travessias de rios e caminhada por dentro deles em uma floresta totalmente preservada com uma riqueza incrível de fauna e flora podemos observar, com alguma sorte, vários pássaros e animais em seu habitat natural tais como, azulão, saripocas (pequenos tucanos), sabiacica, tiziu, é uma região povoada por macacos mono carvoeiro (o maior primata das Américas) que esta em risco de extinção além de micos, antas, pacas, tamanduás. O local também abriga onças do tipo parda e pintada, porém de difícil observação.
Sua existência é comprovada mais por seus rastros e evidências e muito poucos encontros. Com relação à flora a região é riquíssima em orquídeas e bromélias além de palmito Juçara e uma gama enorme de plantas. O percurso pode ser vencido em um único dia, mas é recomendável que se faça em dois uma vez que existem cachoeiras no caminho.
Chama-se três Barras, pois é um lugar onde três rios se encontram em um mesmo ponto, sendo eles o Paranapanema, Barra do Meio e Barra da esquerda.
Os antigos caçadores da região tinham por costume chamar um o encontro de águas dos rios de “Barra” e por esse motivo o local passou a se chamar de Três Barras. Bem perto (1 Km) do local existe uma cachoeira de nome Salto de Escada onde a floresta se abre e convida o aventureiro a um belo e delicioso banho.
No passeio de dois dias o acampamento será no estilo selvagem. Barracas e equipamentos devem ser transportados em mochilas. O Bivak será feito nas proximidades das Três Barras.
Local: Fazenda Sakamoto
 
Trilha do Oito

Caminhada por trilha natural em áreas intermitentes de Mata Atlântica e pastos em meio a Serra do Paranapiacaba.
Durante a caminhada, poderão ser avistados animais silvestres. Podem também ser apreciadas diversas espécies nativas da flora da Mata Atlântica, inclusive algumas que se encontram em extinção.
A grande diversidade biológica nos propicia uma verdadeira aula de educação ambiental. Durante o percurso atravessa-se o Rio das Conchas em dois pontos com muita segurança, mas com um gosto de aventura.
A trilha passa pelo Lombo da Anta: uma estreita elevação de terra entre o rio e o seu pequeno afluente de um certo ponto desta elevação pode se ver ao mesmo tempo os dois.
Mais adiante, num outro bloco de Mata Atlântica, deparamos com a Garganta do Anjo, que se trata de uma fenda causada naturalmente pela ação da água de um pequeno ribeirão que corre em seu leito, tendo a mesma uma profundidade que varia entre 5 e 10 metros e largura variável entre 2 e 4 metros.
A certa altura 3 figueiras lançam suas raízes que descem pelas paredes até o fundo, nos proporcionando uma visão exótica do que a natureza é capaz de criar.
Local: Fazenda Rio das Conchas
Percurso: 6 Km

Trilha do Sorriso

Caminhada em que se inicia margeando o Rio das Conchas, até encontrar o córrego novo, passando por trechos de Mata Ciliar e pasto, mais adiante adentrando pelo mato espremida entre dois grandes morros, seguindo pelo córrego, subindo suas corredeiras, deparamos com a visão da exuberante Cachoeira do Sorriso, que tem um contexto singular de beleza, com seus 15 metros de altura, terminando em uma pequena piscina natural.
Local: Fazenda Rio das Conchas
Percurso: 4 km

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO BONITO

E-mail: [email protected]

Telefones: (15) 3543-9900

Sites: http://www.capaobonito.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transpen Trasnportes S/A:

 

SAC: (15) 3532-8400

E-mail: [email protected]

Site: http://www.transpen.com.br

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA CEL. FREDERICO MARTINS, 44
CAPÃO BONITO-SP
TELEFONE: (15) 3542-3190

TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:
 
R General Carneiro 361 - Centro
Capão Bonito, SP | CEP: 18300-030
Telefone (15) 3542-1329
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Capão Bonito

Nasci e cresci em Capão Bonito, hoje moro em Tatuí. Capão Bonito é um dos melhores lugares do Sudeste para Turismo Ecológico com uma rica bacia hidrográfica, cachoeiras e cavernas. Show!!!!
Por: Eliane Lima de Oliveira Nascimento

Morei em Capão Bonito nos anos de 1965 à975. Passei parte da infância e adolescência nesta cidade. Foram anos que me deixaram saudades.
Por: Isabel C. Estival de Lara

A cidade é um show... um dia ainda vou ve-la de pertinho se Deus quiser é claro...
Por: Laissa Cristina Braz da Silva

moro em Capao Bonito a vinte anos amo esta cidade estou de ferias em feira de Santana BA estou louco para retornar para curtir as belezas da cidade
Por: Francisco Carlos Ribeiro Silva

O que dizer de uma cidade, que me abrigou, me acolheu, e me educou durante 30 anos, nascido em Itapetininga-sp, com menos de um ano de idade, essa MARAVILHOSA cidade me adotou como seu filho e em Capão Bonito, eu cresci, estudei e trabalhei muito, graças a DEUS
Por: Marco Aurelio

o que dizer de uma cidade, que me acolheu, desde pequeno, nascido em Itapetininga, com menos de um ano fui morar em Capão Bonito, minmha familia, é toda de Capão Bonito, e eu cresci, estudei e trabalhai nessa cidade, Maravilhosa, por trinta anos, Hoje morando em Sorocaba, uma cidade muito tbém, não tenho do que me queixar,, de onde vivo, mas não posso deixar de sentir saudades, de tudo e de todos, saudaes da Praça Rui Barbosa e das noiotes com os amigos, da Grutinha, do Sitio, onde morei por muito tempo, do Rio Paranapanema onde sempre ia pescar, nadar e e divertir com os parentes e colegas, das quermeçes, na São Judas Tadeu, Sto Antônio ou na vila São Paulo, enfim saudades tdos os dias, há quem diga que essa cidade, não têm nada, não têm graça, mas literalmente, quem beber água de Capão Bonito, não vai querer voltar, passear, mas vai quere ficar em minha cidade Preferida, Capão Bonito, se Deus me permitir, voltarei viver nesse chão onde, onde marcou minha vida, me traz só boas lembranças, abraços a tdos... E vc que não conhece, essa maraviljhosa cidade, não sabe o que esta perdendo. venha visitar Capão Bonito e seja mais feliz.
Por: marco aurelio

ola eu ja morei em capão bonito e acho que é 1 lugar muito bom e gostoso de morar hoje eu moro em mogi mas pretendo votar a morar la de novo se for da vontade de deus até breve e bom feriado.
Por: maria firmina

eu tive na cidade visitando i gostei muito ,e uma cidade muito acochegante espero voltar i quem sab ate morar em capao bonito e a cidade carinho parabens
Por: gilson antonio

BOM DIA ESTOU ENVIANDO ESTE E-MAIL: PARA DIZER QUE EU ESTIVE NA CIDADE E GOSTEI MUITO TAMBEM CONHECI O BOLINHO DE CAPOTE,VOCES ESTAM DE PARABEM MUITO OBRIGADO.
Por: SERGIO LUIZ PALMIRO

oi sou suspeito para falar da minha cidade ! mas posso garantir que é uma otima cidade , eu estou morando em são paulo mas e as vezes fico pensando na minha infancia que vivi em capão bonito otimas!!!!!! parabens capão das belezera !!!nas ferias estarei ai , OK!!!!!!!
Por: luiz batista da silveira neto

Morei em Capão Bonito na decada de 80, tinha + ou- seteanos de idade, nunca esqueci desse lugar tão especial,,, O lugar mais marcante p mim, foi o parque colonial e as duas escolas que estudei, Raul Venturelli e Jacira l. Istori.
Por: Ana Maria de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capão Bonito
Fundação:
1857
Altitude:
705m
População:
45.516 habitantes
Área:
1.644,7km²
Densidade Demográfica:
27,67hab/km²
CEP:
18300-000

Envie seu comentário sobre Capão Bonito

banner