Canas

Canas-SP
banner

Bem-vindo a Canas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Canas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Canas.

A cidade de Canas, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 530m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.118 habitantes. A área total de Canas é de 50,9km², e sua densidade demográfica é de 61,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canas-SP é 12615-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Canas

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Esses imigrantes eram principalmente italianos, que receberam terras com a finalidade de plantar cana para abastecer o Engenho Central de Lorena, em 1887. Em 28 de junho chegou em Lorena, a primeira leva dos imigrantes italianos fixando residência em Caninhas. Os italianos deixaram o país em busca de melhores condições de vida. De acordo com o Decreto de D. João VI, receberam propriedades territoriais para exploração agrícola em uma área a oito quilômetros distantes dos centros. A denominação Caninhas derivou do tipo de cana produzia no local, chamada crinolina, e que era mais fina do que a usualmente plantava na colônia. Os imigrantes tinham um contrato por cada lote recebido, no valor de quatrocentos mil réis, e um prazo de quatro anos para resgatar a dívida. Após o término de contrato, podiam plantar o que quisessem. A cana plantada era vendida ao Engenho Central de Lorena. Para a subsistência as famílias plantavam arroz, feijão, batata e verduras. Canas era mata fechada, não era só plantar, foi preciso desbravar. Muitos imigrantes não agüentavam e retornavam para Itália, os que ficaram foram os mais acostumados á lavoura, os que tiveram coragem de enfrentar a situação do sertão. As primeiras famílias italianas que vieram para Canas foram: Ligabo, Marton, Giordani, Bortolacci, Bellini, Sacilotti, Favalli, Guarisse, Ultramari, Albarello, Barsotti e Canitieri e as portuguesas foram: Andrade e Livramento, e de origem belga Bronchaim. Com a falência do Engenho Central de Lorena, os colonos foram obrigados a plantar diversos tipos de alimentos. Vendiam arroz socado no pilão. Trouxeram hábitos alimentares da Itália, tais como: macarrão, pão feito em casa, vinho e hatugue (bolinho de trigo feito com ovo). Os italianos faziam festa em homenagem a Santo Antônio de três em três meses. Após a missa das oitos horas, serviam café, pão com manteiga para todos os fiéis. A tradição continua até hoje na Igreja de Caninhas. Em 1904, construíram a Igreja de Caninhas sendo o padroeiro Santo Antônio.        Mais tarde construíram outra igreja no centro de Canas e a padroeira passou a ser Nossa Senhora Auxiliadora. A festa é comemorada no último Domingo do mês de maio.
A colônia de Canas foi iniciativa do Barão da Bocaina, comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo, um dos grandes incentivadores desse tipo de núcleos rurais agropecuários do Vale do Paraíba. Dentro da evolução Canas passou de Núcleo Colonial Agrícola (1890), para bairro, distrito, e finalmente Município. Em 1960, pela primeira vez o Bairro de Canas elegeu seu representante para Câmara Municipal de Lorena, Sr. João Neri Marton. Em seguida o Sr. Arthur Domingues Quintas eleito vereador na legislatura 63/67 e 68/72.
Posteriormente o Sr. Valderez Gomes de Lucena Filho representou o Distrito de Canas sendo eleito vereador na legislatura 89/92 e 93/96. Em 22 de março de 1992, foi realizado o PLEBISCITO POPULAR, que optou pela emancipação de Canas. O representante do Distrito na Câmara Municipal de Lorena até então era o vereador Valderez Gomes de Lucena Filho que após plebiscito foi eleito presidente da Frente Distrital Paulista de Emancipação. Em 30 de Dezembro de 1993, o Governador Luiz Antônio Fleury Filho assinou a Lei n° 8.550 que emancipou em definitivo o Distrito de Canas do Município de Lorena. Em 1996, foi eleito o primeiro prefeito de Canas Sr. Rynaldo Zanin que tomou posse a partir de 1° de Janeiro de 1997. 

Significado do Nome

A origem do nome Canas se deu em função da desapropriação por parte do governo de uma fazenda denominada Fazenda das Canas, de propriedade do Alferes Francisco Ferreira dos Reis para o assentamento das famílias dos imigrantes.  

Aniversário da Cidade:

22 de Março  

Gentílico:

canense

População:

4.387 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Temperado úmido 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Entre o eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais na Região do Vale do Paraíba, entre os Municípios de Lorena e Cachoeira Paulista. 

Limites:

A oeste com 06 quilômetros de divisa, e a leste: Cachoeira Paulista. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia Presidente Dutra. 

Distâncias:

Da Capital:

186 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Fazendas históricas:

Fazenda São Pedro

Local: Bairro Caninhas
Distância do centro: 2 Km
Data da construção: 1945
A fazenda antigamente explorava o gado leiteiro e ainda continua com a atividade. Permite o acesso público. 

Fazenda Santo Antonio

Local: Bairro Vassoural estrada para Cachoeira Paulista
Distancia do Centro: 3 Km
Data da construção: 1950
A fazenda antigamente produzia leite. Atualmente a fazenda Santo Antonio faz o reflorestamento de eucalipto já com 200 alqueires reflorestados.
Os proprietários pretende em breve transformar a fazenda em um Hotel Fazenda. 

Igrejas:

Igreja de Santo Antonio (Igreja Caninhas) 

Endereço: Bairro Caninhas
A Igreja foi construída em 1904 por imigrantes italianos que se instalaram na região. Todo ano é realizado no uma festa ao Santo. 

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora 

Endereço: Rua Nossa Senhora Auxiliadora s/nº - Centro
O prédio tem estilo colonial e está em ótima conservação. É utilizado atualmente para cultos religiosos. 

Igreja de São Benedito 

Endereço: Bairro do Cantagalo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

24 - Festa da Padroeira da Cidade - Nossa Senhora Auxiliadora.
 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAS.

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3151-6000 - Ramal: 213

Sites: http://www.canas.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. 22 de Março, 274 A - Bairro: Centro    
Canas-SP - CEP: 12615-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (12) 3151-1378

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Canas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canas
Fundação:
1997
Altitude:
530m
População:
3.118 habitantes
Área:
50,9km²
Densidade Demográfica:
61,26hab/km²
CEP:
12615-000

Envie seu comentário sobre Canas

banner