Cananéia

Cananéia-SP
banner

Bem-vindo a Cananéia!

banner

Comece planejando a sua viagem para Cananéia utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Cananéia e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Cananéia.


Cananéia é uma cidade paulista localizada a sudoeste da capital do estado. Tratando-se de um dos municípios mais procurados de São Paulo pelo setor de turismo, a cidade oferece aos visitantes trilhas ecológicas, eventos culturais e festas locais durante todo o ano. Cananéia já chegou a receber o título de “melhor roteiro ecológico do mundo” por uma revista especializada no setor de turismo e costuma não decepcionar os turistas.

Na cidade não existe praias, mas atravessando o canal por balsa ou através da nova ponte

Prefeito Laércio Ribeiro, em Iguape, chega-se à Ilha Comprida que oferece inúmeras praias.

Cananéia foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Por lá, diversos atrativos culturais e históricos podem fazer parte do roteiro dos visitantes, já que pontos de interesse não faltam. A Praça Martim Afonso de Souza e as ruas Dom João III e Pêro Lopes são alguns desses locais que merecem a visita de qualquer pessoa que passe pelo local.

Com excelente estrutura para receber os turistas, em Cananéia existem excelentes hotéis e pousadas super agradáveis, que oferecem todo o tipo de serviço necessário para uma estada tranquila e aconchegante. Além disso, a cidade dispõe de maravilhosos restaurantes e bares, onde é possível experimentar os pratos locais e contar com boa comida, para bons dias de descanso em uma cidade admirável. A arquitetura local e as casas construídas no século XIX são outras peculiaridades que merecem a atenção.

Por fim, em Cananéia ainda é possível visitar o segundo maior tubarão já encontrado no mundo. Para os curiosos, o animal fica em exposição no Museu Municipal de Cananéia, já que foi encontrado em águas que pertencem ao município, tratando-se de uma grande atração para os turistas que se impressionam ao ver o tamanho do animal que se encontra taxidermizado.

Informações de Cananéia

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Sul

Litoral Sul Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Portugal tendo suas conquistas ameaçadas de incurso piratas, sentiu-se impelido a protegê-las. Por tal motivo Martim Afonso de Souza, já em 1531, abordava por aqui cumprido ordens reais à costa brasileira, comandando uma esquadra. Para ancoradouro escolheu o navegante luso um lugar abrigado dos ventos e que a esquadra estivesse segura. Ancorou na enseada de uma pequena Ilha a qual denominaram Bom Abrigo (atualmente o Bom Abrigo acolhe também as embarcações que para lá se dirigem acossados pelo tempo em alto mar).
Ficaram surpresos os portugueses que vieram com Martim Afonso, ao depararem com patrícios seus, por estas plagas remotas ambientados ao clima tendo já os seus meios de vida e muito mais perfeita harmonia com os aborígenes da região.
A caça e a pesca abundavam naquelas paragens tendo então os recém chegados, verificando que de fato a região oferece a excelentes meios de subsistência e ainda mais, que esta parte da costa brasileira era abrigada de ventos e temporais. Entre os habitantes do lugar, achava-se o sempre citado “BACHAREL” (cujo o nome foi dado ao Porto de Bacharel, até hoje existente em Cananéia), que seria Cosme Fernandes, o qual se casara com filha do Cacique Ariró.
Cananéia, considerada a cidade mais antiga do Brasil, surge de um povoado de castelhanos e mestiços fundado antes dos portugueses chegarem à região em 1531, com Martim Afonso de Souza, a cidade guarda algumas relíquias dessa época, sendo a mais antiga, a Igreja de São João Baptista, datada de 1577, verdadeira fortaleza, com parede de enorme espessura, tendo as seteiras por janelas, para se defender dos ataques dos índios bravios e estrangeiros. Este monumento construído de cal de berbigão calcinado e azeite de baleia, punchadas e derretidas na Ilha do Bom Abrigo e hoje o único baluarte, ao lado dos canhões do extinto forte da Praia da Trincheira, que testemunha uma história linda e que precisa ser divulgado porque confirma aos que desconhecem que, ali iniciou-se a civilização brasileira, e na face sul do Morro de São João, há um Marco Histórico: os argolões, onde Martim Afonso de Souza atracava suas caravelas. Foi colocado na Ilha do Cardoso, a mando de Martim Afonso, um marco de pedra em forma de cruz, assinalando a posse do lugar pela coroa portuguesa. Este marco, por ser de pedra e ter inscrições em cores, foi que deu origem ao nome ITACOATIARA, uma vez que anteriormente, o lugar não tinha denominação. O mesmo marco encontra-se hoje no Museu Histórico do Rio de Janeiro. Dele também originou-se o nome de uma das mais belas praias da região, a praia do Itacuruçá, que em Tupi também significa CRUZ DE PEDRA. Por ser difícil a comunicação e o acesso ao continente, não foi escolhido a Ilha do Cardoso para Fundação da vila, a primeira fundada oficialmente pela coroa portuguesa. Foi escolhida então a Ilha Comprida (que pertencia à Cananéia), esta achava-se mais perto do continente, embora oferecesse menos condições de vida para os habitantes, no que concernia em caça permanente, porém havia pesca em abundância. Esta vila foi fundada, provavelmente, no sítio que atualmente se denomina Boa Vista e teve o nome do cacique do lugar: MARATAYAMA (do Tupi Guarani – valoroso guerreiro). Durante o decorrer de setenta anos o povoado de Maratayama permaneceu na Ilha Comprida, sem grandes pretensões de cidade colonial. Com o desenvolvimento da vila, a população sofreu com a escassez de água potável e de terreno mais amplo e seco, para desenvolvimento de suas pequenas culturas. Mudaram-se então para a Ilha de Cananéia, entre aquela e o continente. Ignora-se da data da elevação do povoado a freguesia, por provisão de 13 de Julho de 1600 foi criada a Vila (Município). São João Baptista de Cananéia, a qual foi elevada à categoria de Cidade em 06 de julho de 1892. A Lei n.º 975 de 20/12/1905, abreviou seu nome para “CANANÉIA”. Em 21 de Julho de 1907, foi incorporado ao município o Distrito de Paz do Ariri. Consta atualmente de 01 de Distrito de Paz, a sede de Comarca foi extinta em 31/10/1969, data em que passou a pertencer à Comarca de Jacupiranga, que é de 1ª Estância, sendo que em 1983, retornou à Comarca para Cananéia.
O colonizador e povoador quinhentista Martim Afonso de Souza, teve notícia de “grandes minas de ouro e prata que havia naquelas paragens”, e os quais Francisco de Chaves se propunha trazer a bandeira galgando o planalto por aquelas “Varedas Naturais”, que o afastamento da Serra do Mar sempre facilitou e deste tempos pré-cabralino eram conhecidas e utilizadas pelos aborígenes. A expedição comandada por Pero Lobo levava como guia o próprio Francisco de Chaves e mais quarenta besteiros e quarenta espingardeiros, isso em 1º de Setembro de 1531. Embora seu retorno estivesse previsto para 10 meses, e que possivelmente voltaria com 400 escravos carregados de ouro e prata, esta primeira bandeira, a de Pero Lobo não mais regressou. Foi trucidado pelos indígenas Carijós nas nascentes do Iguaçú. Entretanto a de Pero Lobo não foi a única dessas expedições que daquele sítio partiu. Segundo alguns historiadores, teria Aleixo Garcia, também dali saído, pelo chamado “Caminho do Paraguai” (Peabirú) em busca do Peru, país que logrou alcançar entre Misque e Tomina (na Bolívia).
Demorou-se Martim Afonso de Souza naquelas terras, quarenta e quatro dias, levantou ferros. Porém, não sem ter tido o cuidado de plantar na Ilha do Cardoso os Celebres “Padrões” do Itacuruçá dada a presença de tantos Castelhanos em terras de Portugal, pois pelo Tratado de Tordesilhas havia, a divisão das terras do novo mundo, a do domínio Luso e a de Castela. Daí a afirmativa de Américo Vespúcio, que de Cananéia para o Sul – “Todos lo mas és de Castella”. Estas circunstâncias como era natural, foram origem de sérias desinteligências entre portugueses e espanhóis, por intermédio de Rui Mosqueira, a fundar em 1533 ou 1535, um forte na Ilha Comprida no local chamado hoje “Poço do Bicho”, como base de operações contra os moradores de São Vicente, povoação esta, que atacou e saqueou, bem como Iguape e mesmo Cananéia, ceifando vidas, queimando casas, e destruindo muitos documentos importantes. 

Significado do Nome

Canahan ou Canaã = Terra da Promissão 

Aniversário da Cidade:

12 de Agosto

Gentílico:

cananeense

População:

12.226 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cananéia de uma beleza encantadora, lugar ótimo pra passar as férias, um lugar de beleza exuberante sem comparação. Quem ainda não a conhece, não sabe o que está perdendo!

Clima:

Quente com inverno menos seco 

Temperatura Média:

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Litoral Paulista  

Limites:

Iguape, Ilha Comprida, Pariquera- Açu, Jacupiranga, Barra do Turvo e Guaraqueçaba (PR) 

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) / SP-459/230 / SP-226 / Rodovia Municipal de Ligação da SP-226 à Cananéia 

Distâncias:

Da Capital:

272 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Cananéia apresenta certos atrativos e tem suas antigüidades, como a Igreja de São João Baptista, um Obelisco e dois canhões antigos, os argolões argolas grandes de bronze encravado na pedra que serviu para amarrar as Caravelas da Expedição de Martim Afonso de Souza. Há belezas naturais da região, como o Morro de São João, as praias de Itacuruçá, Ipanema, Praia da Ilha do Cardoso, Praia da Ilha Comprida, etc... Há no Município o Parque Balneário Estadual da Ilha do Cardoso através de Decreto n.º 40.319 de 03/07/1962 localizado em Cananéia, nas coordenadas geográficas Lat. 25º 05’ a 25º 15’e Log. 47º 53’ a 48º 6’ W. Possui uma área de 22.500 hectares * e uma altitude média de 400 metros. Vegetação Florestal Latifoliada Tropical úmida de encosta. Fauna: - Onça Pintada, Onça Parda, Jaguatirica, Guaxinins, Capivara, Paca, Porco do Mato, Queixada, Boto, Macuco. Possui o Centro Estadual de Pesquisas dos Recursos Naturais da Ilha do Cardoso. * (um hectare = 24.200 metros).

Principais Pontos Turísticos:

Centro Histórico de Cananéia

O Centro histórico da cidade de Cananéia, conta com construções antigas, tombadas pelo CONDEPHAAT, entre elas um conjunto de casarões da época do descobrimento, chamam a tenção dos turistas.

Museu Municipal Victor Sadowsky

O Museu Municipal conta com várias espécies de animais típicos da região, em sua maioria peixes, porém sua principal atração é o grande tubarão branco e se encontra taxidermado, o 2º maior tubarão branco do mundo, em exposição. 

Rua do Artesanato

A Rua do Artesanato conta com vários quiosques, onde é possível encontrar artesanatos indígenas e regionais, cheios de criatividade caiçara, podendo encontrar peças feitas com os mais diversos materiais, como bambu, ossos, pedras, madeiras diversas, penas e até mesmo escamas de peixe. 

Rua do Mar

Centro da Cidade, onde a vida noturna acontece, é dotada de uma danceteria e vários barzinhos e sorveterias.

Ponte General Euclides Figueiredo

A chamada Ponte da Redenção, ligando o Continente à Ilha de Cananéia.

Farol do Bom Abrigo

Sentinela avançada de Cananéia.

Sambaquis

Sítios arqueológicos (Cemitério Indígena).

Igreja de São João Batista

Construída pelos jesuítas na metade do século XVI, é a matriz da cidade e, possui a imagem de São João Baptista.

Argolões e a Gruta de Nossa Senhora de Fátima

Os argolões foram colocados em pedras para serem utilizados pelos navegadores para prender seus navios.

A Figueira Centenária

Há muito tempo (tanto que nem se sabe exatamente quando), um pássaro, voando no âmago da floresta, trouxe no bico pequenina semente de figo silvestre e abandonou junto do velhíssimo pilar construído no ano de 1531 em Cananéia, quando ali andava nas Lides Colonizadoras, o reinol Martim Afonso de Souza.
A semente em contato com o limo úmido que revestia a pedra, germinou a princípio, medrosa e tímida, lançando para o azul em anseios de vida, duas ou três folhinhas, tenras e frágeis. Ao depois encorajada, transformou-se em arbusto e tomou corpo, deitou raízes solo a dentro, haurindo da terra, ferras na sua virgindade, a seiva vivificante.
Fez-se afinal, com o correr dos anos gigantesca árvore, potente e denominadora, qual Hércules Vegetal, a vigiar as costas sem fim da “MARATAYAMA” dos silvícolas. E seu caule cresceu, enorme, em torno do pilar que lhe servia de Berço, envolvendo-o completamente, como se o quisesse defender da fúria iconoclasta dos que viriam depois... e hoje pelas fendas e olhos naturais do tronco podem ver-se vestígios da Pedra, ali zelosamente guardada como um relicário.
Verdadeira maravilha a Figueira de Cananéia, deverá ser por isso mesmo cuidadosamente conservada , para que a sua já longa existência se estenda por muito tempo ainda, surpreendendo a quantos a conheçam.

Igreja de São Batista

Construída em 1.517 e restaurada no século XVII. Possui uma imagem de São João Batista em madeira policromada com bandeira e resplendor de prata do século XVIII ( Arquivo do CONDEPHAAT).
Localização: Pça. Martim Afonso de Souza
Fone: (13) 6851-1223

Praça Martim Afonso de Souza

Onde se encontra atualmente os canhões que guarneciam o Forte do Bicho (1.820). O Obelisco é reverência ao início do povoamento.

Argolões de Bronze

Utilizado para ancoragem das caravelas, localizada de costa para o mar, na parte sul da cidade.
Onde se encontra atualmente os canhões que guarneciam o Forte do Bicho (1.820). 

Museu da Base de Pesquisas do Instituto Oceanográfico

Onde pode ser visto os mais variados exemplares de fauna da região. Tubarão embalsamado de 3500 kg.
Localização: R. Tristão Lobo, 78
Fone: (13) 6851-1476

Núcleo Urbano

As construções são do século XVIII ( final) e começo do XIX.
São casas baixas de pedra e cal, arquitetura da Metrópole adaptada às condições da Colônia, feitas pelos primeiros povoadores. Desse núcleo conservam-se as ruas e os becos desalinhados , em forma de H deitado, seguindo o caminho do Rio Olário, que adentra a cidade e as ruas que cortam o rio subindo o cais, em direção oposta ao mar Pequeno.
Tombado pelo CONDEPHAAT

Ilha Comprida

Com seus 74 km de extensão forma uma única praia. A 15 minutos de balsa, ao sul: Pereirinha. Ipanema, Itacuruçá, Lajes e Marujá.

Ilha do Cardoso

Fica a três horas e trinta minutos de Cananéia ou 1 hora de lancha. Para cruzar o canal do Mar Pequeno, de águas mansas e de chegar á ela é necessário onde se avistam botos, aves marinhas e sambaquis - depósitos arqueológicos de conchas e objetos utilitário de indígenas.
Fica a 15 minutos de balsa do Camboriú, 20 minutos de barco da casca (Viveiro com criação de ostras) e do castilho (povoada de pássaros e boa para caça submarina) e 25 minutos de barco do Bom Artigo, onde avista-se os sambaquis.

Rio Jaguari

Propício a banhos, natação e pesca. A paisagem ao redor é muito bonita.

Rio das Minas

Bom para pesca, bela paisagem.

Cachoeira das Palmeiras, Saco do Mandira e Saco do Rio das Minas

Parque Estadual

Localizado na Ilha do Cardoso. Foi tombado pelo CONDEPHAAT.
Maciço da Juréia. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Carnaval

Cananéia possui um carnaval de rua dos mais belos e tranquilos, tudo começa na sexta-feira à noite com a saída do Bloco Rafaelo, no sábado, domingo, segunda e terça outros blocos desfilam na avenida Beira Mar durante toda à noite. Na segunda à tarde a grande atração é o tradicional bloco das virgens, o mais antigo bloco da cidade. Outra opção é o palanque montado no Centro da cidade com música ao vivo durante toda a noite.

Festa do mar

Realizada no meio de junho, com comidas típicas, apresentações culturais, exposições, shows, entre outras atrações.

Festa da tainha

Realizada no meio do ano na Vila do Marujá, já é tradicional no município e, conta com muitos pratos típicos da região, incluindo, é claro, a tainha.

Festa de agosto

Em 12 de Agosto é comemorada a fundação da cidade,, juntamente com a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 15 de Agosto, uma semana antes nota-se o fluxo de forasteiros, principalmente das regiões vizinhas e da capital do Estado, a cidade torna-se movimentada com as ruas repletas de barracas de mascates e de guloseimas; todas as manhãs a Banda de Música Local executa a alvorada, o encerramento dos Festejos realiza-se no dia 15 de agosto, com imponente Procissão Marítima para a qual são convidadas todas as embarcações, de qualquer tipo. A embarcação maior encabeça a procissão, levando o Andor de Nossa Senhora dos Navegantes , seguem-lhes as demais por ordem de tamanho, conduzindo seus santos padroeiros e os romeiros. Enfeitadas com capricho as embarcações desfilam pela baía ao som da Banda de Música, do rebentar de foguetes e rojões até o anoitecer profusamente iluminadas. Shows musicais, atrações culturais, esportivas, religiosas e tradicional queima de fogos também fazem parte da festa. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANANÉIA.

E-mail: [email protected]

Telefones: (13) 3851-5100

Sites: http://www.cananeia.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Serviço de Informação ao Turista:

Fone: (13) 3851-1753
E-mail:  [email protected]

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Intersul Transportes e Turismo S/A.

Telefone:  (13) 3455-7790

Site: http://www.intersul-transporte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TITULOS DOCUMENTOS CIVIL:

Av Independência 1391 - Rocio
Cananéia, SP | CEP: 11990-000
Telefone: (13) 3851-1388

CARTÓRIO ELEITORAL:

36ª ZONA ELEITORAL:

R Paulo de Almeida Gomes 106 - Centro
Cananéia, SP | CEP: 11990-000
Telefone: (13) 3851-3421

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Cananéia

´eo paraiso lembro que no carnaval no amanhecer eu atravessava a balsa ia p/ praia de apé no caminho amhanhecendo o dia avistava os papagaio da cara rocha aquilo era tão lindo que eu esquecia a ressaca e quando chegava na praia tomava auele banho deitava na areia e dormia acordava tres horas deois todo vermelho queimado do sol era aquele sofrimento pense todo queimado mas valia a pena tenho muita saudade daque tempo que não volta mais,lembro tambem da praia do maruja aquilo eo paraiso pura naturesa simplesmente demais
Por: Alex pontes

conheci cananeia e achei-a linda. otima para ferias e pesca. recomendo a todos.
Por: liessbeth leite reis gomes dias

fui passear e me apaixonei por esse paraiso.esse lugar realmente foi criado por Deus.....
Por: rosana

Esta cidade de Cananéia/SP, é um verdadeiro paraiso, criado pela mãe natureza. Nas minhas andanças, tenho também usufruido, de lugar tão lindo, importante e aconchegante...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Conheço muuuuuito CANANÉIA!! Minha avó nasceu lá, meu bisavô foi prefeito de lá e posso garantir que quem bebe água de Cananéia, não esquece nunca mais...rs...é uma ilha simplesmente MARAVILHOSA. Se você não conhece, vale a pena!!!
Por: Vivi

Fui a Cananeia ano passado e adorei, estou voltando este ano novamente.
Por: rosangela

Visitei Cananeia em 2009 gostaria de saber se vai ter o Bloco Marazul me diverti muito com o Carnaval de rua de la , muito tranquilo povo muito recpitivo ... Ate la Cananeia
Por: claudia oliveira

essa cidade e linda vake apena conferir os moradores muito prestativo tudo de bom essa cidade
Por: luana

Ahhhh, Cananéia é td de bom! Uma ilha cheia de encantos mil. Cercada pelo mar pequeno e rodeada de grandes ilhas, que a separam do oceano. Rica em belezas naturais, com suas matas, rios, cachoeiras, trilhas...vale a pena conferir...lugar para curtir uma bela pescaria, belas praias...cultura, artesanato, e a hospitalidade do povo cananeense...visite Cananéia, você vai gostar
Por: rosa moutinho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cananéia

Envie seu comentário sobre Cananéia

banner