Caiabu

Caiabu-SP
banner

Bem-vindo a Caiabu!

banner

Nessa pgina voc vai encontrar muita informao e principalmente vrias opes de pousadas em Caiabu, alm de fotos e outros servios, incluindo camping e hotis em Caiabu.

A cidade de Caiabu, localizada no estado de So Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade est em uma altitude de 520m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 3.541 habitantes. A rea total de Caiabu de 252,6km, e sua densidade demogrfica de 14,02hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Caiabu-SP 19530-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Caiabu

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Era o início de século XIX. A região entre os rios Paraná e Paranapanema e Peixe era habitada por grupos de índios guaranis, xavantes e caigangs. O primeiro desbravador do sertão do Paranapanema foi José Teodoro de Souza, que se apossou de uma porção de terra. Com a convocação da guerra do Paraguai, muitos mineiros migraram para o oeste, povoando a região.
As terras de Caiabu pertenciam ao município de Regente Feijó e foi no mesmo ano (1935) que Henrique Pedro Ferreira, morador de Indiana, estabeleceu-se em Caiabu, com o objetivo de cultivar algodão. A derrubada da mata - inicialmente os agricultores faziam a derrubada da mata com machados e, depois, a limpeza do terreno com técnica herdada dos índios - o fogo -, e as atividades agrícolas aliadas à notável fertilidade do solo, conquistaram muitos agricultores que se estabeleceram em Caiabu, formando, assim, um núcleo, ao qual, batizaram como Santo Antônio.
O senhor Marzino Machado [FOTO], foi um dos primeiros agricultores a se instalar no referido núcleo. Marzinho ajudou na derrubada da mata, na abertura de ruas e estradas, utilizando enxadas, além de organizar passeios e festas. O tempo passou e ele viria a se tornar vereador e o primeiro presidente da Câmara.
No ano de 1944, o desenvolvimento se expressa na região, e o patrimônio de Santo Antônio se transforma em distrito. Passa, então, a denominar-se Caiabu. Há uma lenda em Caiabu que reza que o nome da cidade originou-se das queimadas. Segundo moradores, como os antigos tinham o hábito de atear fogo sobre a mata derriçada, o que acabava deixando a terra queimada, daí a origem do nome Caiabu, que na língua indígena significa terra queimada. Essa época coincide com a chegada no município de Tiharu Itimura, proveniente de Álvares Machado, depois de ter comprado uma grande quantidade de terras, onde cultivava algodão. Como o solo era excelente, as colheitas também correspondiam. Isso atraiu muitas famílias que foram morar na fazenda para ajudar na colheita de algodão. O grande número de crianças fez com que o senhor Itimura construísse uma casa, onde durante a semana funcionava uma escola e aos domingos era celebrada uma cerimônia religiosa.
Com o passar do tempo o senhor Itimura doou um terreno para a construção da capela e outro para a escola do bairro Graminha. Nesta fazenda, morou durante 49 anos, vindo a falecer em 1993, aos 86 anos.
A emancipação do distrito ocorreu em 30 de dezembro de 1953 pela lei nº 2.456 e a instalação solene do município em 1º de janeiro de 1955.
A Delegacia de Polícia de Caiabu foi inaugurada em 1955, sendo o primeiro delegado o senhor Mário Kawano e como segundo suplente o senhor Jaime José da Silva. É desta data que também constam registros de sepultamento, inaugurando, assim, o cemitério municipal.
Naquela época não havia agências bancárias no município e o comércio era exercido por 35 estabelecimentos comerciais varejistas. As maiores transações eram feitas com as praças de Presidente Prudente, Martinópolis e São Paulo. As principais atividades eram a agricultura, a pecuária e a produção de leite. Em 1956, a produção agrícola alcançou níveis muito altos, sendo o algodão o destaque nesta época, quando a população total somava-se 12.725 habitantes, destes, 96% radicados na zona rural.
Na década de 60 foram inauguradas a agência do Correio (1960) e a casa da agricultura (1961). Em 1970, a população era de 7.041 habitantes, sendo 86% radicados na zona rural.
A cidade de Caiabu faz limites com os municípios de Presidente Prudente, Mariápolis, Martinópolis, Regente Feijó e Indiana. Suas coordenadas geográficas são as seguintes: 22º2 de latitude sul e 51º14 de longitude W.Gr. Sua área é de 252 km2, sendo que o município, além da sede municipal, conta com os distritos de Esperança DOeste e de Iubatinga.
 

Significado do Nome

O vocábulo Caiabu é proveniente do tupi-guarani e significa “o estrondo da queimada”.

Aniversário da Cidade:

1° de Janeiro

Gentílico:

caiabuense

População:

4.072 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente  

Limites:

Presidente Prudente, Mariápolis, Martinópolis, Indiana, Regente Feijó.  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-284 (Rodovias Manilio Gobbi, Prefeito José Gagliardi e Prefeito Homero Severo Lins) / SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) / SP-431/425 (Rodovia Salim Farah Maluf). 

Distâncias:

Da Capital:

557 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIABU

E-mail:

Telefones:  (18) 3285-1113

Sites: http://www.caiabuprefeitura.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
Telefone: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

Viação Garcia Ltda.

Av Brasi, 1360 box 9 Rodoviária - Vila São Jorge
Presidente Prudente, SP | CEP: 19013-000
Telefone: (18) 3223-2793

Site: http://www.viacaogarcia.com.br

Viação Motta S/A:

Fone: (18) 3345-9898 - 24 horas
Fone: (18) 3355-9840 - h. com.
Fone: (18) 3223-5688 - h. com.

Site: http://www.motta.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXO: 

RUA HENRIQUE PEDRO FERREIRA, 156 - CENTRO
CAIABÚ-SP
TELEFONE: (18) 3285-1207

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentrios de Caiabu

Caiabu um cidade maravilhosa principalmente para quem quer paz e sossego.Repleta de verde (sitios e chacaras).Cidade melhor no h!!!!!!!!
Por: Dbora

meus avos moram em caiabu eu adoro muito l bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Por: karen regina

eu morei desde quando eu nasci ate os 9 anos e mudei para presidente prudente,esta cidade e otima eu sinto muita saudade de la,meus tios e minha vo de parte de mae moram la eu adoro aguela cidade
Por: vinicius da silva mazini

fui morador de caiabu muito tempo eu morei na fazenda do ciro bergmaschu sou parente do jorge ferreira conheo beto dona celina etc sou filho da dona carnozina
Por: luis carlos teixeira

fui morador de caiabu muito tempo eu morei na fazenda do ciro bergmaschu sou parente do jorge ferreira conheo beto dona celina etc sou filho da dona carnozina
Por: luis carlos teixeira

Caiabu no tenho palavras pra dizer dessa cidade amo,adoro de paixo pena q no posso mais viver a minha vida agora em So Roque mais sempre q puder vou visitar Caiabu pois a maioria da minha familia vive a em Caiabu... Caiabu a cidade q mais adoro visitar,adoro minha familia meus amigos q deixei em Caiabu. Caiabu uma tima para passar as frias, descansar,andar a cavalo enfim uma maravilhosa amo muito tudo isso muitas saudades de Caiabu. Caiabu nunca vou esquecer...
Por: Vanderlya Alves Marques

Eu sou morador de Caiabu fico muito feliz que a nosa cidade no esquecida por todos! Eu sou um morador de Caiabu
Por: Giovane da Silva Oliveira

Caiabu um timo lugar para se morar, o clima muito quente, possui algumas cachoeiras para poder se resfrescar, e as pessoas de l so muito ospitaleiras. um lugar para se admirar o nascer o pr-do-sol, os pssaros e a tranquilidade do campo. Existe na cidade uma igreja na qual a praa da cidade, apesar de ser uma cidade pequena tem tudo o que as pessoas precisam para sobreviver e bem, diga-se de passagem. No lugar tem posto mdico, comrcio, feira, postos de gasolina, escolas, apesar de no funcionarem 24 hs, como nas cidades grandes. isso um pouco de Caiabu a cidade ospitaleira.
Por: Domingos

quero mandar um abrao todos desta cidade e a Iubatinga minha cidade natal que apesar do tempo da distancia no os esqueci e cada vez que volto fao mais amizades. Hoje moro em Guaruj litor sul do Estado SP onde moro e recebo semore amigos dai os quais me do muita honra e alegria. Amo voces. Umbeijo ROSILDA
Por: Rosilda Cordeiro de Souza

Sou neta de Henrique Pedro Ferreira e moro em Campo Grande MS, ja estive algumas vezes em Caiabu e achei uma cidade encantadora e tranquila.
Por: CLAUDENICE FERREIRA GOMES

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Caiabu
Fundao:
1953
Altitude:
520m
Populao:
3.541 habitantes
rea:
252,6km
Densidade Demogrfica:
14,02hab/km
CEP:
19530-000

Envie seu comentrio sobre Caiabu

banner