Brotas

Brotas-SP
banner

Bem-vindo a Brotas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Brotas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Brotas.

A cidade de Brotas, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1859. A localidade está em uma altitude de 647m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.991 habitantes. A área total de Brotas é de 1.104,3km², e sua densidade demográfica é de 17,2hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brotas-SP é 17380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Piscinas naturais, aventuras diferenciadas, parques, cachoeiras, tirolesas e muito mais loucuras. Só podia mesmo ser Brotas, cidade do estado de São Paulo e considerada a capital paulista para os aventureiros de plantão.

Quando o tema da conversa se direciona para esporte radical, logo a cidade já é lembrada, e os motivos não são nada limitados: são variados os esportes lá praticados graças ao auxílio do rio da cidade, o Jacaré-Pepira, que é banhado por mais de 30 diferentes e fantásticas cachoeiras. Entre as possíveis aventuras dentro da água, aqui vão alguns esportes: o canyoning, bóia-cross e rafting. Porém, para os que não gostam de esportes radicais aquáticos, podemos também destacar o trekking, off-road, rapel de paredão, mountain-bike, e por aí vai, nas extensas trilhas da cidade rural de Brotas, repletas de muita aventura, mata nativa e vales belíssimos.

De uma forma geral, a cidade é procurada pelos que adoram uma adrenalina, mas outros tipos de atividades também são encontradas com frequência, além dos atrativos naturais que o local oferece, como campos naturais para a prática de arvorismo, caminhada e outros, o que torna a cidade uma mistura entre famílias e aventureiros.

Um dos principais atrativos da cidade é a Cachoeira de Água Branca, que forma uma piscina natural ideal para mergulho, banhos e muita paz de espírito. Além dessa, outras cachoeiras são muito procuradas pelos turistas, como é o caso da Astor (geralmente para a prática de canyoning) e Cassorova, que possui duas gigantescas quedas!

Dica: como a maioria das atividades da cidade não é realizada em locais públicos, mas em estruturas privadas, vale a pena destacar que, talvez, o ideal antes de viajar para Brotas seja conhecer e entrar em contato prévio com essas propriedades ou com empresas que realizam os passeios em grupos por preços mais em conta.

Outra atração de prestígio na cidade é a “areia que canta”, uma piscina natural em meio à mata que possui uma área de quartzo ao fundo. Ao pegar essa areia e esfregá-la no meio das mãos, você pode escutar um som que muito se iguala com o de uma cuíca.

Informações de Brotas

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Por volta de 1839 foi construída uma capela dando origem à primitiva povoação local. O território inicialmente pertencia à sesmaria da região de  Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do Estado.
Os primeiros a se fixarem na região foram famílias mineiras Gente que estava apenas abandonando o sonho das minas para substituí-lo pelo sonho da permanência do plantio da fixação a terra - BUSSAB(1992).
Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 sendo em 1853 transferido para Rio Claro e tornou-se município em 22 de agosto de 1859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 03 de maio por ocasião de uma antiga comemoração católica a de Santa Cruz.
Brotas teve sua fase de maior desenvolvimento na década de vinte e trinta época da expansão do café para o interior paulista. Viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram influência nos rumos políticos da cidade.
A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa anual de crescimento da população tornou-se positiva à partir da década de oitenta.
Atualmente o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola onde destaca-se também a agroindústria da cana que hoje abriga a maior parte da mão-de-obra.
Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município cachoeiras matas preservadas e serras a atuas administração municipal junto com a população tem desenvolvido uma economia turística com base no ecoturismo (turismo rural turismo aventura como caminhadas arborismo esportes de aventura e várias atividades praticadas junto à natureza) que visa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o município.

Significado do Nome:

A origem do nome Brotas recebe três hipóteses: Brotas de olho dágua; Brotas de broto de capim (mato que brotava após pousadas de trilheiros) e a mais provável vem das origens da fundadora de Brotas sendo Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas teria prestado uma homenagem à Santa dando seu nome à cidade.  

Aniversário da Cidade:

03 de Maio  

Gentílico:

brotense

População:

22.959 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Brotas é um lugar maravilhoso sem contar que os passeios radicais são ótimos e as pessoas são muito hospitaleiras! Vale a pena conhecer esse lugar!

Clima:

Tropical   

Temperatura Média:

22º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-225 (Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano)

Localização:

Centro do Estado de São Paulo  

Limites:

ao Norte – Ribeirão Bonito;
ao Noroeste – Dourado;
ao Nordeste – São Carlos;
ao Sul – Torrinha;
ao Sudeste – São Pedro;
ao Leste – Itirapina;
ao Oeste – Dois Córregos.

Distâncias:

-Brasília/DF - 866 km

-São Paulo/SP - 247 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-C.E.U.

  -Centro de Estudos do Universo o maior complexo atronômico da América Latina.

-Represa

  -Uma ampla área de lazer recreação e esportes náuticos no bairro do Patrimônio

-Parque dos Saltos

  -O atrativo natural do centro da cidade é uma bela formação de quedas de água.

-Areia que Canta

  -Nascente de água com areias sonoras e as belas corredeiras na Fazenda Tamanduá.

-Água Branca

  -Uma agradável fazenda turística com cachoeira de 15 metros piscina natural e lanchonete

-Escorregador

  -Pequenas quedas formando um escorregador natural cascata e piscina natural.

-Cassorova

  -Sítio turístico com duas cachoeiras ideais para a prática do canyoning e banho natural.

-Astor

  -Seqüência de belas quedas de água entre 5 e 40 m boas para prática do canyoning e banho natural

-Martelo

  -Cachoeiras mais próximas da cidade boas para prática de canyoning e banho natura.

-São José

  -Pequenas quedas de água embelezam e formam boas piscinas naturais nessa fazenda.

-Rafting:

  -Muita adrenalina e emoção na descida de corredeiras e quedas de até 3 metros em botes infláveis!

-Canyoning:

  -A descida de cachoeiras de até 80 metros com técnica de rapel é uma aventura inesquecível!

-Arborismo

  -Circuito de obstáculos entre plataformas montadas nas copas das árvores.

-Bóia-Cross

  -Descida em bóias individuais por pequenas quedas e corredeiras.

-Mountain Bike

  -Passeios e trilhas longas passando por belas paisagens serras e cachoeiras.

-Acqua Ride

  -Descida de corredeiras e pequenas quedas com velocidade em botes individuais.

-Tirolesa

  -Através de um cabo de aço é realizada um descida veloz com muita adrenalina.

-Cavalgada

  -Tranqüilos passeios à cavalo por trilhas passando por várias belas paisagens.

-Esacalada (Indoor)

  -Praticada em paredões construídos em locais abertos ou fechados e dificuldades variadas.

-Duck (Canoagem)

  -Caiaques infláveis para 1 ou 2 pessoas dão emoção às descidas de rio.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro:

  -17 à 19 - Festa do Padroeiro do Bairro do Patrimônio de São Sebastião da Serra: A festa do Padroeiro acontece em louvor a São Sebastião e a Nossa Senhora Aparecida.

- Reiseiros da Pholia: Seguindo a tradição na madrugada do dia 06 de Janeiro os reiseiros percorrem as ruas da cidade. É um evento folclórico incorporado à cultura popular brotense há mais de 10 anos Bonecos dos reis magos músicos e dançarinos visitam os moradores para dar boas novas ao menino Jesus.

-Fevereiro:

  - Carnaval de Rua: Maior evento popular da cidade que envolve toda a comunidade. Acontece durante 4 dias e blocos escolas de samba tradicionais e trio elétrico descem a avenida apresentando um show único.

-Maio:

  - Festa de Santa Cruz: Principal festa da cidade onde se comemora o aniversário da cidade. Tradicionalmente realiza-se de 30 de Abril a 10 de Maio é uma festa de caráter religioso que faz parte da cultura local. Conta com o bar da festa procissão novena cerimônia do mastro bingo apresentação de banda shows musicais parque de diversões leilão de gado baile da festa além de barracas de variedades. Acontece também o Desfile de Cavaleiros o Desfile Cívico e encerramento com sensacional queima de fogos.

-Junho / Julho:

  - Festas Juninas: As festas juninas se realizam normalmente a partir de 13 de Junho e se estendem até o mês de Julho.

  - Festa de São João: Tradicional festa realizada pela comunidade num dos bairros da cidade com uma duração de 10 dias.

  - Forrobodó: Festa que resgata características das festanças caipiras inovada pela cultura moderna (banda de forró decoração típica fogos barracas de bebidas doces e salgados. Uma mistura para interagir a comunidade local e turistas.

-Agosto:

  - Festa do Folclore: realizada pelas escolas públicas da cidade.

  - Aniversário do Bairro do Patrimônio de São Sebastião da Serra: Acontece no segundo final de semana do mês de agosto uma festa popular com shows quermesse desfiles campeonato de futebol e manifestações religiosas.

-Setembro:

  -15 - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores: Festa religiosa acontece na Igreja Matriz.

-Novembro:

  - Festa de São Benedito: Acontece entre os dias 15 e 20 de Novembro 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BROTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3653-9900 / 1205

Sites: http://www.brotas.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Centro Cultural:
 
Av. Mário Pinotti, 584- Brotas - SP
Fone: (14) 3653-1122 / 3653-9900 - r: 9931 e 9934
Funcionamento: segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas
sábado das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas
domingo e feriados das 9 às 15 horas

E-mail: [email protected]

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

Estação Rodoviária de Brotas:

Telefone: (14) 3653-1538

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:  

Av. Mário Pinotti, 1120 - Bairro: Centro    
 
Brotas-SP - CEP: 17380-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (14) 3653-8224 Fax: (14) 3653-8224
 
Obs:
Notas: autenticações, reconhecimentos de firmas e procurações.
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas.
  
OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:
 
Av. Dante Martinelli, 60 - Cx. Postal 70 - Bairro: Santa Cecília II  
Brotas-SP - CEP: 17380-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3653-8007 Fax: (14) 3653-2633
 
Obs:
Ofício Distribuidor de Títulos e Documentos.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
 
Área Abrangência:
Municípios de Brotas e Torrinha.
 
Atribuições:
Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Distribuidor Extrajudicial.
 
TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS: 
 
Rua José Pinheiro Piva, 161 - Salas 5 e 6 - Galeria Augusta - Centro    
 
Brotas-SP - CEP: 17380-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (14) 3653-2280 Fax: (14) 3653-2280
 
Obs: Guarda o acervo dos antigos 1º e 2º Tabelionato de Notas.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h. 
 
Área Abrangência
: Notas: município de Brotas Protesto: municípios de Brotas e Torrinha.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites DE fOTOS E iNFORMAÇÕES: 

-http://portal.mj.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Antônio Joaquim de Moura Andrade: 

  -(Brotas (São Paulo), 22 de dezembro de 1889[1] — São Paulo, 8 de fevereiro de 1962) foi um empresário brasileiro, fazendeiro e pecuarista.
Fundador de Andradina e de Nova Andradina. Na verdade seu nome era Antônio Joaquim de Andrade, o "Moura" era o sobrenome de seu sócio, a quem muito estimava por isso agregou ao seu próprio nome.
Filho de Joaquim Teodoro de Andrade e Maria Júlia das Dores Andrade, nasceu em família pobre num lugarejo chamado Varjão. Teve seis irmãs e um irmão — Octávio Moura Andrade, fundador de Águas de São Pedro. Era pai do senador Auro Soares de Moura Andrade.
Fundador de cidades e empresário criou o Frigorifico Mouran além de inúmeras outras empresas. Começou a vida como escriturario, foi comprador de grãos, comerciante de café e, de 1930 a 1960, o maior pecuarista do Brasil, o que lhe valeu a alcunha de "rei do gado".

-Daniel (cantor):

  -José Daniel Camillo (Brotas, 9 de setembro de 1968), mais conhecido como Daniel (da antiga dupla João Paulo e Daniel), é um cantor brasileiro de música sertaneja.

-João Paulo (cantor):

  -José Henrique dos Reis (Brotas, 28 de julho de 1960 — São Paulo, 12 de setembro de 1997), mais conhecido como João Paulo, da dupla João Paulo e Daniel, foi um cantor brasileiro.

-João Carlos Albuquerque - Jornalista e apresentador da ESPN Brasil:

  -João Carlos de Alburquerque Veronese (Brotas, 24 de junho de 1955) é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. É irmão do ator Rodrigo Veronese.
Começou sua carreira, aos 16 anos na Rádio Universal, em Santos. João Carlos cursou Direito na PUC-SP.
Trabalhou na Rádio Capital durante a Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Em 1981, foi para a Rádio Gazeta.
Em 1983, começou a trabalhar para a televisão, apresentando o Jornal do Esporte na TV Gazeta. Em 1986, cobriu a Copa do Mundo, no México pela Record. Também chegou a apresentar o Jornal da Record e o São Paulo à Tarde.
Em 1988, foi para a Rede Manchete onde apresentou telejornais. Voltou para o futebol em 1990 onde cobriu a Copa do Mundo, na Itália pelo SBT. Também trabalhou na TV Cultura.
Atualmente João está nos canais ESPN, onde apresenta programas como Bate-Bola, Limite (ESPN Brasil) e É Rapidinho (ESPN).

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Brotas

SOU MORADOR EM BROTASA 35ANOS PARA MMIM NAO TAEM MELHOR LUGAR LUGAR PARA SE VIVER. ESPERO ENCONTRALO POR AQUI
Por: waldemarbarissantos

oi sou l0orena trigo moro tb numa cidade turistica chamada de espera feliz mg nela se localiza o pico da bandeira o 3 pico maior do brasil e uma cidade linda parecida com brotas tenho muita voltade de conhecer brotas a cidade da cantor daniel ele fala muito ai de brotas , em 2004 ele veio aqui para cantar e amou a cidade bjs para todos ai
Por: lorena trigo

NASCI E ME CRIEI EM BROTAS,AMO MINHA CIDADE.APESAR DE MORAR EM CURITIBA, LINDA TAMBÉM.BROTAS VEM PRIMEIRO.
Por: aureadesouzafoches

Adoro Brotas uma cidade de varios pontos turisticos e de varios parentes de meu marido Edison que morou ai por mais de 15anos.
Por: renata

brotas é tudo de bom !! sem contar que os passeios radicais são ótimos e as pessoas muito hospitaleiras vale a pena conhecer brotas
Por: simone de carvalho

a praia de brota ea melhor praia para se diverti. ñ tenha duvidas conheça ja apraia de brotas vc tem mais de 4 dias antes das aulas retornaren então aproveite agora vc ñ vai se arpender de maneira alguma ja fui e aprovo.
Por: luanna

eu sempre morei embrotas esta cidade e muito legal,tem cachoeiras lindas.
Por: guilherme

eu moro em brotas e essa cidade é muito bonita e legal.
Por: leonardo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brotas
Fundação:
1859
Altitude:
647m
População:
18.991 habitantes
Área:
1.104,3km²
Densidade Demográfica:
17,2hab/km²
CEP:
17380-000

Envie seu comentário sobre Brotas