Bom Jesus dos Perdões

Bom Jesus dos Perdões-SP
banner

Bem-vindo a Bom Jesus dos Perdões!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Bom Jesus dos Perdões e muitas outras opções de hospedagem na cidade Bom Jesus dos Perdões. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Bom Jesus dos Perdões.

Informações de Bom Jesus dos Perdões

 

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O núcleo de Bom Jesus dos Perdões começou com a construção de uma capela, em 22 de maio de 1705, em terras de uma fazenda com o mesmo nome, pertencente a Bárbara Cardoso. Foi transformado em freguesia de Nazaré Paulista, em 25 de abril de 1873, e, quando elevado a distrito, em 30 de dezembro de 1916, desse mesmo município, seu nome foi reduzido para Perdões.
Antes de ser elevado a município autônomo, em 18 de fevereiro 1959, teve seu nome modificado por mais duas vezes: em 30 de novembro de 1944, para Ajuritiba, que significa “Colina dos Pássaros”, e, em 24 de dezembro de 1948, para Bom Jesus dos Perdões.
A cidade faz parte do ciclo das bandeiras que partiam de São Paulo com destino aos sertões brasileiros a procura de esmeraldas e pedras preciosas. Fernão Dias Paes, em sua última bandeira, deixou por ali sua prima, Barbara Cardoso, que estabeleceu-se no local, dando início ao povoado do qual se originaram as cidades de Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista (cidades irmãs). A fundadora é responsável pela construção da capela que deu origem ao atual templo religioso, em estilo barroco mineiro, que no início do século XIX foi reformado pelos discípulos do grande mestre Aleijadinho. em 1913 a capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões foi elevada a Santuário Arquiepiscopal, hoje, um centro religioso que recebe anualmente a visita de milhares de turistas e devotos vindos de todas as partes do país. 

Significado do Nome:

Conforme o nome de sua capela, fundada em 1.705, e seu padroeiro.

Aniversário da Cidade:

22 de Maio

Gentílico:

perdoense

população:

25.982  habitantes - estimativa IBGE de 2020  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pequena, mas que supre as nescessidades da população, tanto na área econômica quanto de lazer e bem estat. 

Clima:

O clima é tropical de altitude, tendo invernos relativamente frios e secos e verão quente e chuvoso. - Como diz o povo de Bom Jesus dos Perdões, Quem bebe da água de Perdões, vai embora, mas volta novamente. 

Temperatura Média:

21°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Macro Metropolitana Paulista  

Limites:

Nazaré Paulista
Atibaia
Piracaia
Mairiporã

Acesso Rodoviário:

SP-65
SP-36 

Distâncias:

Da Capital:

91 km   

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Artesanato

Chegando em Bom Jesus dos Perdões, você não pode deixar de visitar a feira do artesanato e adquirir, a preços convidativos, o artesanato regional, em madeira e bordados.
A Feira, é aberta ao Público diariamente no saguão do Prédio da Prefeitura Municipal.

Turismo Gastronômico

Nos finais de semana, à noite, instalam-se redor da Igreja Matriz, diversas barracas, onde é possivel degustar diversos pratos típicos da região, além de lanches e diversos outros doces e salgados. Mais tarde, a diversão fica por conta das caminhadas nos calçadões, onde o povo Perdoense se reúne em volta da igreja, para conversar e se divertir.

Igreja Matriz

A Mais bela atração de Bom Jesus dos Perdões, é sem dúvida, a Igreja Matriz, um dos mais belos exemplos arquitetônicos do Barroco Mineiro, e ainda na Igreja é possível assistir a um excelente Grupo Coral da cidade regido pelo maestro José Roberto. Muitas são as paisagens pitorescas do lugar. 

Atartivos Naturais

Existem em Bom Jesus dos Perdões, diversas cachoeiras, e locais tranquilos para caminhadas, com pássaros cantando, e um contato muito íntimo com a natureza. Para aqueles que gostam de esportes radicais, temos ao lado a Pedra Grande, um local nacionalmente conhecido pelos amantes do vôo Livre.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade também é conhecida por suas manifestações folclóricas, especialmente pela reza de São Gonçalo, realizada por violeiros que exibem a CATIRA, (espécie de dança), e onde é servido o afogado, ensopado com carne bovina e batatas servido com arroz e farinha de milho e alface. O principal grupo folclórico nessa modalidade é o Nossa Gente, que faz diversas apresentações durante o ano, pela cidade.   

 Janeiro

- Último fim de semana - Festa de São Sebastião com missas, procissões num ato de fé, e corrida de pedestres em homenagem ao Santo. Reza e dança de São Gonçalo em praça pública, trazida de Amarante - Portugal, realizada por Homens e Mulheres, através de suas canções e reverencias , ritmadas com batidas dos pés e palmas, em tradução viva ao Salmo 150 da Bíblia.

 Março/Abril

- A população se recolhe em clima de oração em respeito ao tempo da quaresma, preparando para reviver o mistério da Redenção, Paixão, Morte e Ressurreição do Cristo, que conta com Vias Sacras, Procissões, Sermão das Sete Palavras de Cristo, descimento da cruz e Festa Pascal , acompanhado por centenas de pessoas da cidade e região.

 Maio

- Semana de 22 de Maio - Aniversário do Município. Essas homenagens se realizam com a apresentação de Bandas e Fanfarras com desfile local e muita alegria na cidade. No mês de Maio, ainda, ocorre a Festa Mariana.

 Junho

- Corpus Chist e festas Juninas - Ruas enfeitadas, numa verdadeira obra de arte, que são feitas pelas mãos da comunidade, para que o cortejo de todas as irmandades e associações religiosas da paróquia junto aos fiéis conduzam em procissão o Santíssimo Sacramento, a qual nos quatro cantos deste trajeto são montados altares para a benção Eucarística.

 Julho

- Mês das Romarias da Região à Cavalo - Mês dos Romeiros / Cavaleiros em visita ao Santuário do Bom Jesus (nos finais de semana) e Cavalhada, a qual representa a luta Dramática entre Mouros e Cristãos da Idade Média. Atualmente, consta com desfile de animais de montaria e charretes traduzindo os hábitos da Cultura rural local. Festa do Peão de Boiadeiro , com a apresentação de Rodeios, Shows artísticos em homenagem à cultura rural.

 Agosto

- Festa do Padroeiro Sr. Bom Jesus dos Perdões (1705) - Comemora-se a bicentenária Festa do Padroeiro do Município. Nesta festa ocorre a maior concentração dos grupos Folclóricos da cidade, região e outros Estados, como: As congadas de origem africana sofreram mudanças para ajustarem-se à Igreja Católica, tendo como Santo Pátrono São Benedito os caiapós, tribos indígenas, encontradas em nossa região, após a catequização pelos Jesuítas, participaram das Festas religiosas Católicas trazendo um novo contexto na suas crenças e crédulos. As companhias de Moçambiques realizavam suas danças utilizando - se de Bastões e Paiás amarrados nas pernas. A Folia de Reis simboliza a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, os quais utilizam máscaras simbolizando os disfarces para não serem identificados pelo rei Herodes, o qual perseguia o menino Jesus. Suas músicas traduzem todos os acontecimentos do nascimento do menino Deus. A festa do padroeiro encerra-se conduzido a veneranda Imagern secular do Bom Jesus, doada por Dna. Bárbara Cardoso (1705), para que esta seja reverenciada por todos os fiéis e romeiros , a Qual deu origem a essa eterna, belíssima e aplaudida festa do Bom Jesus dos Perdões. A festa encerra-se com o transporte, pelas ruas da cidade da Imagem Secular do Bom Jesus, doada pela fundadora da cidade em 1705, para que seja reverenciada por todos os fiéis.

 Dezembro

- Festas Natalinas, com atrações nas praças como a Casa do Papai Noel, Presépios e ornamentação de alguns pontos de destaque da cidade. E no ultimo dia do ano, na passagem de ano, uma grande queima de fogos saudando o novo ano patrocinado pelos Munícipes, Comércios e Indústrias locais.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DOS PERDÕES/SP

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4012-7400

Sites: http://www.bomjesusdosperdoes.com

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Auto Viação Bragança Ltda.

Rua: Artur Siqueira, 650 - Jardim Europa
Bragança Paulista - SP CEP: 12916-000
Telefone: (011) 4481-9200

Site: http://www.viacaobraganca.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

R João Franco de Camargo 726 - Centro
Bom Jesus dos Perdões, SP | CEP: 12955-000
Telefone: (11) 4012-7523 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Bom Jesus dos Perdões

Eu nasci nesta cidade hoje eu moro em São Paulo mas se um dia eu voltooooooooooo
Por: Edvaldo

quando criança morei nesta cidade.tenho boas lembranças,lembro da cachoerinha,dos banhos no rio e outras coisas de crianças; meu sonho e um dia e passer ai pois na epoca eu tinha oito anos hoje tenho trinta e nove moro em Minas Gerais oitos horas dai.bjs a todos
Por: miriam

Adoro sua tranquilidade de interior e suas pessoas acolhedoras, hospitaleiras e atenciosas. Simples e simpática.
Por: Natália

Já morei em Bom Jesus, cidade igual ela não existe!!!Essa cidade é tudo de bom.Eu amooo Bom Jesus dos Perdões.
Por: Daniele Pomarico

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jesus dos Perdões

Envie seu comentário sobre Bom Jesus dos Perdões

banner