Boituva

Boituva-SP
banner

Bem-vindo a Boituva!

banner

As melhores pousadas em Boituva podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Boituva, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1937. A localidade está em uma altitude de 637m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.655 habitantes. A área total de Boituva é de 249,6km², e sua densidade demográfica é de 126,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Boituva-SP é 18550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Boituva é um município do Estado de São Paulo, ele fica na região metropolitana de Sorocaba, a 116 quilômetros da capital do estado. Com uma área de mais de 249 quilômetros quadrados, o município tem população de mais de 54 mil habitantes. Boituva foi fundada em 1883, mas só foi elevada a vila no ano de 1906, e a município em 1938.

A cidade é conhecida como um importante ponto de encontro pelos amantes de esportes radicais e de aventuras nos ares, isso porque é ali que estão instaladas as principais escolas de paraquedismo do Estado de São Paulo.

O que fazer em Boituva

Se você chegar à cidade bem cedo, ou estiver passando um tempo por lá, os passeios de balão são os mais indicados. Os voos duram, em média, uma hora, e percorrem algumas fazendas, centro urbano e também campos da cidade. Os voos de balão podem ser feitos a 600 metros de altura, para aqueles que têm um pouco de medo e 1.500 metros para quem é mais aventureiro. No fim do passeio, os clientes podem tomar espumantes e se deliciar com um belo café da manhã.

Já para os mais radicais, o ideal é o Centro Nacional de Paraquedismo. Lá, é possível fazer um salto duplo, com instrutor e sentir toda a adrenalina do esporte. Os saltos são realizados em uma altura de quatro mil metros e conta com uma queda livre a 200 quilômetros por hora. O salto todo tem a duração de seis minutos e pode ser registrada por um cinegrafista exclusiva para cada salto.

Ao todo são três importantes escolas de paraquedismo na cidade, e todas elas são referências no esporte no País. Além disso, é possível ainda realizar um curso para que no futuro você possa saltar sozinho.

A cidade conta com uma série de hotéis e pousadas que apresentam os mais variados serviços, para todos os gostos e bolsos e que farão com que você aproveite cada parte de Boituva ao máximo. A gastronomia da cidade é também muito conhecida, porque a comida caseira do interior é o prato principal.

Informações de Boituva

Roteiros do Brasil

Região Cuesta-Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A área do município de Boituva era habitada antes do período da evolução progressista alcançada no século XIX, por indígenas da tribo Guaianazes nos arredores de Porto Feliz e pelos índios Carijós por Sorocaba. Os índios chamavam o lugar de M-Boituva, que na língua Tupi Guarani significa muitas cobras, devido ao grande número de espécies que havia no local. O local considerado lindo, com belas colinas, clima agradável era considerado uma área livre de enchentes. Cultivavam-se tubérculo, milho e algodão e suas colinas não concentravam muitos indígenas devido ao grande número de serpentes que viviam nas proximidades. Era uma região entre duas cidades muito importantes na época e a área pertencia aos dois municípios de Sorocaba e Porto Feliz. A população de Sorocaba nos meados do século XIX já era estimada em 25 mil habitantes. A cidade de Porto Feliz, ponto de partida das famosas monções que a princípio tinham funções administrativas, militares e científicas, se tornou ponto de partida de grandes expedições de aventureiros em busca de ouro. No meio destas duas cidades ficava Boituva já oficialmente com sua área reconhecida pelo nome. Mapas da época já apontavam os bairros de Corumbá, Pinhal, Sítio Grande e Pau Dalho onde já residiam moradores e pousadas de descanso para viajantes, tropeiros, mascates e várias mudanças já instaladas. Existiam também caminhos para carros de boi com a finalidade de recolhimento das produções da área. Várias sesmarias já haviam sido doadas nas áreas próximas. Primeiramente a José de Campos Bicudo, em 1726, quando foi oficializado o nome Boituva, e também outra, cedida a João Fernandes Maciel ainda no ano de 1766.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Boituvense

População:

48.323 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Tiête, entre o Planalto de Piratininga e a Serra de Botucatu

Limites: 

Cerquilho, Tietê, Iperó, Porto Feliz e Tatuí.

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) 

Distâncias:

Da Capital:

120 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Acampamento Radical

O Acampamento Radical de Boituva é uma opção para todos aqueles que gostam dos esportes radicais ou de passar por momentos inesquecíveis em contato com a natureza.
Localizado na Fazenda Mirante, que conta com 10 mil metros quadrados de área verde e uma capacidade para hospedar 100 pessoas em sua casa sede, o Acampamento conta com Tirolesa, modalidade de esporte radical, e paintball como suas principais atrações.

Balonismo

O vôo de balão é uma forma única de viajar. A visão de dezenas de quilômetros em todas as direções, através de um vôo tranqüilo e silencioso sentindo os ventos, propicia uma combinação fantástica entre paisagem e liberdade.
No município de Boituva, esta atividade começou a ser desenvolvida no ano de 2000, com o Clube de Balonismo, hoje já existem diversos profissionais na área. Os vôos podem ser feitos a qualquer dia desde que previamente agendados, sempre levando em consideração as condições favoráveis do tempo.
Não é necessário nenhum conhecimento ou experiência prévia, nem roupas especiais para voar, é exigido somente um piloto habilitado. Antes do vôo, o piloto oferece todas as instruções que leva cerca de 1 hora, cobrindo uma distância de até 30 quilômetros que vai depender da velocidade dos ventos.

Pára-Quedismo

O Centro Nacional de Pára-quedismo, conhecido como área de salto de Boituva, possui 34 anos de existência. É considerado referência nacional e internacional do pára-quedismo, conhecida como a Capital do Pára -quedismo.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOITUVA

E-mail: [email protected]

Telefones:  (15) 3363-8800

Sites: http://www.boituva.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (15) 3363-8800

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Vale do Tietê:

SAC: (15) 3263-2410

Site: http://www.valedotiete.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXO:

RUA NOVE DE JULHO, 191 - CENTRO
BOITUVA-SP
TELEFONE: (15) 3263-2878

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

Rua Guilherme Primo, 165  - Bairro: Centro 
Boituva-SP - CEP: 18550-000 

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (15) 3363-3033 Fax: (15) 3363-3033
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Boituva e Iperó.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Boituva

ADORO ESTA CIDADE , O BAIRRO D.LORENZI ENTAO NEM SE FALA
Por: LUIZ AMERICO BULGARI

gostaria de receber informacoes sobre a cidade sou paisagista gostaria de montar uma empresa de paisagismo atualmente moro em itapetininga sp na qual ja tenho uma empresa do ramo sem mais obrigado s[ ass ari rodriques vaz
Por: ari rodrigues vaz

Eu amo Boituva, Morei la no bairro parque das arvores, adoro aquela cidade de coraçao, Boituva é lindo demais.
Por: gabriel

cidade maravilhosa, minha cidade natal que eu tanto gosto.
Por: raquel

Conheço e já tive o previlegio de passar minhas ferias em boituva adorei pois é uma cidade linda com muitos eventos muitas coisas legais
Por: Bruna atanazio

Faz 10 anos que mudei para o Rio de Janeiro mais morro de saudades de tudo que tem nessa cidade. Boituva eu te amo.
Por: vanderleia da silva

Essa cidade é maravilhosa,gostei muito de visita essa cidade tao linda.gostaria de esta mudando pra esta cidade
Por: carlos

VI AS FOTOS DA CIDADE DE BOITUVA E AMEI ..........CONTINUA NESSA FORÇA BOITUVA
Por: ROSANGELA

sou de patos de minas M.G. e vou sempre em boituva,sou PQD DESDE A PRIMEIRA VEZ foi muito bem recebido, me hopedei no rafelli tratamento de primeira qulidade, O PESSOAL DA AREA DE SALTO super atenciosos e educados me senti a vontade. parabens prefeitura avante progresso.
Por: AGENOR PEREIRA NETO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Boituva
Fundação:
1937
Altitude:
637m
População:
31.655 habitantes
Área:
249,6km²
Densidade Demográfica:
126,82hab/km²
CEP:
18550-000

Envie seu comentário sobre Boituva