Araras

Araras-SP
banner

Bem-vindo a Araras!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Araras, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Araras. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Araras para programar a sua viagem.

A cidade de Araras, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1871. A localidade está em uma altitude de 629m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 101.046 habitantes. A área total de Araras é de 645,1km², e sua densidade demográfica é de 156,64hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araras-SP é 13600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araras

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras referências sobre Araras datam do princípio do século XVIII, quando foi iniciada nesta região a divisão das terras em fazendas. O início da formação da cidade pode ser tomado a partir de 19 de maio de 1865, quando foi doado um terreno para o patrimônio da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade.
Por isso, em Araras, dia 15 de agosto - Dia da Padroeira - é feriado municipal. A povoação foi elevada à categoria de Vila em 24 de março de 1871 e a Cidade em 1879. Em 1892, foi instalada a Comarca. 

Significado do Nome

Em função das inúmeras Araras que habitavam o Ribeirão das Furnas.

Aniversário da Cidade:

24 de Março

Gentílico:

Ararense

População:

11.8898 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente, chuvas concentradas no verão e inverno seco 

Temperatura Média:

32° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Piracicaba 

Limites:

Ao Norte: Leme.
Ao Sul: Limeira e Cordeirópolis.
A Leste: Artur Nogueira, Mogi-Guaçu e Conchal.
A Oeste: Rio Claro e Santa Gertrudes. 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) 

Distâncias:

Da Capital:

189 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo sob várias formas tem se mostrado crescente em Araras, apesar de a cidade não ser privilegiada com aspectos geográficos, mas ainda assim, ser considerada uma das mais belas cidades do País.
A vocação turística de Araras está se desenvolvendo através da Saúde, já que a cidade possui instituições referenciais e de altíssima resolutividade de casos complexos.
O turismo do conhecimento também se expande constantemente, visto que nossas instituições de ensino, notadamente as de nível superior, atraem todos os anos milhares de estudantes de várias partes do País.
Mas a cidade em si, e sua zona rural, também tem seus encantos, próprios de uma cidade do interior formada no final do século 19, com seus imensos cafezais, nas fazendas com sedes belíssimas, muitas bem conservadas.
Iniciativas de aproveitamento desses imóveis para o turismo rural são metas locais.
Há também o rio Mogi Guaçu (região da Cascata) onde de Araras se chega mais facilmente pela estrada municipal Fábio da Silva Prado.
Bucólicos núcleos rurais também são boas opções para quem gosta de vivenciar momentos tranqüilos, numa atmosfera com o velho, bom e conhecido espírito interiorano.

Principais Pontos Turísticos:

Biblioteca Municipal Martinico Prado

Na zona urbana de Araras há boas opções para quem busca um turismo que mistura cultura, história e contato com a natureza, gastando-se pouco ou nada, uma vez que os principais pontos turísticos têm acesso gratuito ao público.
Uma boa sugestão de roteiro começa, sem dúvida, pela Biblioteca Municipal Martinico Prado, que fica na Praça Dr. Narciso Gomes, Centro.
Construída na primeira metade do século passado e totalmente restaurada em 2003, a Biblioteca tem um acervo com mais de 43 mil volumes e é dotada de um laboratório de informática com 20 computadores conectados à internet, para pesquisas e estudos gratuitos.

Casa da Cultura

Um dos cartões postais da cidade, a Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff é parada obrigatória para quem visita a cidade. A Casa da Cultura fica na Praça Barão de Araras, no Centro. Projetada por Vitor Dubugras, ela foi construída em 1896, e já funcionou como Fórum Municipal, Cadeia Pública e Câmara.
Dessas épocas, guarda raridades como celas solitárias feitas em madeira. Demais celas, ainda com suas pesadas grades, hoje abrigam o acervo permanente da Casa da Cultura, com belas obras, entre as quais muitas telas, gravuras e esculturas.
O visitante pode aproveitar também para, no andar superior do prédio, conhecer trabalhos de artistas locais que sempre expõem no local. A entrada é franca e informações sobre exposições podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5763, ou neste site, no ícone Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, opção Agenda Cultural.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio

A Padroeira de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio, cujo dia é celebrado em 15 de agosto, tem lugar de honra no cenário urbano. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, construída em 1897 e totalmente restaurada recentemente, com esforços da própria comunidade.
A igreja, que inclusive disputa o título de Basílica Menor, com processo em andamento na Santa Sé, no Vaticano, é praticamente uma cópia em dimensões menores da Basílica de São João do Latrão ou, Basílica di San Giovanni in Laterano, de Roma, Itália.
O templo católico que domina a paisagem da Praça Barão de Araras (outra atração, por si só, com seu paisagismo, coreto e fontes luminosas) é de uma beleza e primor impressionantes, inclusive porque sua restauração foi realizada por profissionais experientes, com currículo que inclui muitas restaurações de imóveis e obras sacras nas cidades históricas de Minas Gerais.
Uma vez restaurada, a Matriz é alvo de cuidados constantes por parte da Paróquia, preocupada em preservá-la sempre impecável para as futuras gerações.
Visitando a matriz também se pode viajar um pouco através do tempo e dos ritos católicos pois, com apoio dos voluntários da Paróquia, logo após a restauração, foi também inaugurado um pequeno museu sacro, com objetos, paramentos e relíquias usadas nas celebrações da igreja.
Outras informações sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-2145.

Praça Monsenhor Quércia – Casarão

Na Praça Monsenhor Quércia, no Centro, fica o “Casarão Rosa”, como é popularmente chamado, e que também tem muita história. Construído no início do século passado, o prédio funcionou como hospedaria de imigrantes, sobretudo italianos, que chegavam em grande quantidade ao interior de São Paulo para trabalhar, principalmente nas fazendas de Café. O casarão abrigou sedes de órgãos públicos e, em meados dos anos 90, estava fechado e com boa parte de sua estrutura ameaçada.
Restaurado em 1999, o Casarão foi reaberto ao público e hoje suas salas servem para ensaio de grupos musicais mantidos pelo município, e abrigam a sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Araras, além de cursos, exposição e venda de artesanato.

Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo

Ele se destaca na paisagem e, quando se fica sabendo quem o projetou, tudo está explicado: como toda obra idealizada por Oscar Niemeyer, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo impressiona pelas linhas arrojadas, pela aparente simplicidade que na verdade se mostra um espetáculo à parte.
Localizado na avenida Dona Renata (marginal), o Teatro foi construído em 1991 e é considerado uma das mais importantes casas de espetáculo do Estado, abrigando inclusive, atrações da Secretaria de Estado da Cultura.
Seu auditório principal tem 466 lugares, acústica elogiada por especialistas e muito conforto. O anfiteatro acomoda até 150 pessoas sentadas e também dispõe de ótima estrutura.
Artistas locais, regionais e um grupo de teatro próprio dão vida ao Teatro, onde também já pisaram monstros sagrados da dramaturgia, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran.
O Teatro também é o local preferido para realização de simpósios, eventos empresariais e educacionais. Informações extras sobre o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5969.

Parque Municipal Fábio da Silva Prado

Também conhecido como “Lago”, fica na região central e oferece, como atrações, um belo paisagismo, espaço para atividade física – em especial caminhadas, com calçamento demarcado, ciclovia e espaço para alongamento.
O Lago tem dezenas de pedalinhos que podem ser ocupados por um adulto e duas crianças a R$ 5,50, por meia hora. No preço estão incluídos coletes salva-vidas.
Em seu entorno, além de jatos d’água que periodicamente ativados embelezam ainda mais o cenário, podem ser vistos cisnes e gansos que acompanham os visitantes, nadando em bando próximos aos pedalinhos. Totalmente aberto ao público 24 horas por dia, o Parque é, sem dúvida, o maior cartão postal de Araras.

Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto

Localizado no acesso à região leste da cidade, o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto pode ser acessado pelas avenidas Loreto ou Washington Luiz/Av. da Saudade/Av. Melvin Jones.
Parte dos seus milhares de metros quadrados é conhecida pela estrutura especialmente construída para abrigar a Festa do Peão de Araras, sucessora da Facia (Feira Agro Comercial e Industrial de Araras). A Festa do Peão acontece sempre no mês de agosto.
Nessa parte do parque, há arena de shows e rodeios, estandes de exposição, amplo espaço para praça de alimentação, sanitários e todos os itens indispensáveis para bem acomodar público que já ultrapassou 15 mil pessoas, numa só noite de evento.
No Parque Ecológico também são realizadas festas beneficentes como a Feira das Nações (feita pela Apae de Araras) e a Festa Italiana (realizada pela Sociedade Italiana de Araras).
Eventos religiosos, esportivos, feiras do varejo, entre outros, também encontram espaço nesse parque municipal.
Na chamada “porção verde” do parque há dois lagos, arborização e muito espaço para a prática de exercícios físicos. Tanto que diariamente seus 2,5 km de entorno calçado são tomados por pessoas de todas as idades, que aproveitam o local para caminhadas.

Cascata

A região conhecida como “Cascata” na verdade é um trecho do rio Mogi Guaçu que corta o município, repleto de ranchos e com alguns estabelecimentos que, aproveitando a bela paisagem, oferecem boa opção para descansar, conversar com os amigos e saborear um bom petisco à beira do rio.
Essa região é tão promissora para o turismo em Araras, que o poder público planeja ações de proteção, preservação e implantação de uma estrutura que sirva para melhor receber os visitantes e, ao mesmo tempo, preservar a natureza.
Chega-se à Cascata pela estrada municipal Fábio da Silva Prado.
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3547-3000

Sites: http:// www.araras.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

RODOVIÁRIA: (19) 3551-2214

AEROPORTO MUNICIPAL: (19) 3541-2755

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Danúbio Azul Ltda.
SCA: (11) 3950-8000

Site: http://www.danubioazul.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

PRAÇA OITO DE ABRIL, 73
ARARAS-SP
TELEFONE: (19) 3544-2488

CARTÓRIO ELEITORAL:

14ª ZONA ELEITORAL
Av Zurita 681 - Jardim Belvedere
Araras-SP - CEP: 13601-020
telefone: (19) 3541-24

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (19) 3543-5100

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (19) 3544-1959

CORREIOS: (19) 3541-2633

INTERVIAS: 0800-7071414

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Araras

passei aqui pra pegar umas fotos . sou ararense e moro em salvador ba . No orkut divulgo e declaro o amor que tenho pela minha cidade em um album exclusivo . ( meu orkut é o mesmo do email ) abraços e obrigado .
Por: valmir araújo

Sou cidadã ararense, hoje infelizmente moro em uma cidade que nao chega nem aos pés desta cidade encantamento!!
Por: Maria

Nossa muito linda eu amo ela eu agora morro em 'porto seguro Ba' mas tenho uma saudade enorme da minha cidade natal araras..... quero saber quanto custa uma passagem de porto a araras em promoção? bjs
Por: isabela

cidades muito maravilhosa eu nasi aqui em araras não larvo essa cidade por nada desse mundo eu amo minha cidadfe araras
Por: Ana Cintia SeverinoDe Brito

uma cidade muito linda meus filhos são de araras e meu espozo tamben morei durante 13 anos
Por: alessandra laurindo

Realmente esta cidade faz juz a ser conhecida como cidade encantamento.
Por: Maria

sou ararense,porem nao conheço a cidade,tenho muita vontade de conhecer,as fotos me ajudaram a ter ideia de como é a cidade,valeu. bjim
Por: raihane rodrigues

Nasci e morei nesta maravilha de cidade. Seu Deus permitir voltarei a morar neste paraíso. Pois Cosmópolis é uma cidade muito triste!
Por: Maria

Araras cidade maravilhosa orgulho de todos que nea habitam e já habitaram... Sou de Araras de corpo e alma
Por: Rafael henrique monteiro

Eu amo Araras eu ja morrei ai agora moro em goias quirinopolis mas vou voutar
Por: cristiane

UM DOS MELHORES LUGARES PARA PASSEIO QUE EXISTE EM ARARAS É O BAR DO CRIS A BEIRA RIO, LOCALIZADA NO BAIRRO CASCATA.
Por: Cristiano A. da Silva

Ararense nato declaro meu amor por esta cidade onde nasci e tenho muito orgulho em dizer esse meu lugar visite e se apaixone se vier naum vai querer ir embora !! 100% ARARAS-SP
Por: jefferson

morei nesta cidade 05 anos,(1968 a1973)estudei no INSA onde me prepararam para vida.devo muito a esta cidade.hoje casada,aposentada; me formei enfermeira volto semopre que posso
Por: CIDA ROCHA

eu nasci em araras mas moro em poços de caldas eu acho araras um cidade lida e maravilhosa
Por: felipe mateus de freitas oliveira

eu tive o prazer de conhecer essa cidade linda e fiquei muito emocionada em ver as novas fotos da cidade ja faz 10 anos que vim embora para aminha terra natal fortaleza -ce mas tenho fé que um dia volto em araras afinal tenho otimas lenbranças dessa cidade ah por favor alguem pode me dizer se ainda existe o supemercado BOM JESUS? trabalhei lá e foi maravilhoso bjs
Por: lana

moro em araras aqui é uma cidade muito pequena é dificil conseguir um emprego, aqui so´e´bom para passear!
Por: maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araras
Fundação:
1871
Altitude:
629m
População:
101.046 habitantes
Área:
645,1km²
Densidade Demográfica:
156,64hab/km²
CEP:
13600-000

Envie seu comentário sobre Araras