Anhembi

Anhembi-SP
banner

Bem-vindo a Anhembi!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Anhembi, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Anhembi. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Anhembi para programar a sua viagem.

Informações de Anhembi

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Anhembi foi fundado pelos Bandeirantes, à margem esquerda do Rio Tietê. A história da cidade começou com a criação da capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, em 2 de fevereiro de 1862, uma referência não só à padroeira do arraial como à existência de uma ponte, que ruiu há mais de 80 anos, que se localizava sobre o rio Tietê e era utilizada por tropeiros, vindos do estado de Minas Gerais em direção ao Paraná, para o transporte de produtos.
O desenvolvimento do povoado foi marcado por esse comércio interestadual feito pelos tropeiros, e inaugurou o processo político-administrativo local. Inicialmente, passou a freguesia em 20 de fevereiro de 1866, do Município de Botucatu, e mais tarde, em 8 de julho de 1867, foi transferida para o Município de Constituição, atual Piracicaba. A freguesia voltou a ser incorporada ao Município de Botucatu em 9 de julho de 1869, e em 15 de abril de 1891 foi transformada em Vila. Em 12 de junho de 1934, a sede do município foi transferida para Pirambóia e a cidade retornou à condição de Distrito, o que perdurou até 24 de dezembro de 1948, quando o Município adquiriu definitivamente sua autonomia. O Município de Anhembi foi elevado à categoria de Distrito da Paz, pela Lei nº 3 de 20 de Fevereiro de 1.866.

Significado do Nome

 Era como os índios se referiam ao rio Tietê, o rio dos inhambus, um termo de origem tupi-guarani, anhambu, uma “ave galinácia”, inhambu.

Aniversário da Cidade:

15 de Abril 

Gentílico:

anhembiense

População:

5.766 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua economia baseia-se na agropecuária, com destaque para a criação de gado nelore e para o cultivo de cana-de-açúcar.

Clima:

Quente com inverno seco 

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru 

Limites:

Botucatu, Conchas, Piracicaba, Bofete, São Pedro e Santa Maria da Serra. 

Acesso Rodoviário:

SP-147 - SP-191  

Distâncias:

Da Capital:

174 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 Rio Tietê

O Rio Tietê proporciona várias atividades de lazer e turismo como: a pesca, a prática de esportes náuticos, passeios de barcos, observação de pássaros que vivem a margem do rio e é principal elemento para a realização da Tradicional Festa do Divino, que é um importante atrativo turístico do município.

Cachoeira Duas Quedas

Localizada a apenas 9 km do centro da cidade um espaço ideal para banhos, piqueniques, e lazer com a família e amigos nos dias de verão, propicio para tirar fotos e passar momentos agradáveis. O nome Duas Quedas é porque possui duas quedas, formando na segunda queda uma piscina natural, onde poderá se refrescar nos dias mais quentes.

Água Sulfurosa

Localizada a poucos km do município, a água sai de um cano formando uma piscina natural de água sulfurosa ótima para a saúde, circulação e para a pele. Próxima a água sulfurosa encontra-se uma cachoeira com aproximadamente 30 m de queda.
Localização: Estrada da Sherp, 3 km.

Lagoas do Tietê

Além de proporcionar uma paisagem maravilhosa às margens do Rio Tietê, as lagoas por natureza fazem desse local uma grande área de lazer a céu aberto para os turistas e comunidade local.

Igreja Matriz N. Sra. dos Remédios

Construída em 15 de maio de 1955 é a única igreja católica do município, rodeada por uma praça com muito verde das árvores e flores, sendo também local de encontro da população.
Localização: Praça Pref. Ismael Morato do Amaral, s/n° - Centro.

Casa do Divino Espírito Santo

Sede da Irmandade do Divino onde acontecem as festas religiosas, bingos leilões de gado. Neste local também encontramos um acervo de quadros com fotos retratando toda a história da Festa do Divino e o Altar do Divino com suas bandeiras.

Casa das Canoas

Localizada as margens do Rio Tietê, abriga as canoas utilizadas pelos irmãos durante a peregrinação, para viagens pelo rio Tietê, que são dois batelões. Também se encontram guardados dois barcos antigos, feitos de um único pedaço de madeira (feita com um tronco de árvore), foram às primeiras canoas utilizadas nas peregrinações. Antigamente as canoas eram deixadas nas margens do rio dias antes do Embarque para que a madeira se dilatasse e não houvesse vazamentos.

Os Gêiseritos

São formações semelhantes aos gêiseres, aqueles cones com um duto interno por onde jatos de água quente saem do interior da terra e chegam até a atmosfera. As estruturas de Anhembi (a cerca de 160 quilômetros de Campinas) eram conhecidas da literatura científica desde 1972, mas passaram a ser estudadas mais profundamente a partir de 2003, por meio de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(Fapesp).O que encontramos em Anhembi é talvez o único registro geológico no mundo de atividade hidrotermal muito intensa no período Permiano, afirma o diretor do Instituto de Geociêcias da USP e coordenador da pesquisa, Jorge Kazuo Yamamoto. A pesquisa  poderá ainda auxiliar os cientistas a identificar, por exemplo, quais eram as bactérias que viviam naquele ambiente, para serem comparadas com as atuais, que têm aplicação industrial.O trabalho dos pesquisadores da USP resultou num artigo que foi publicado em 2005 na revista Nature.

Fazenda do Vovô

Uma fazenda típica rural com um lindo visual da serra para você. Recepcionamos Grupos de: Famílias, Escolas, Aniversários, Igrejas, Empresas. Nesses eventos a Fazenda fica exclusiva, visando assim à tranqüilidade e a segurança.
A equipe de trabalho são Professores de Ed. Física e Psicologia, trabalham com educação já a 18 anos. Estão realizando o turismo pedagógico rural a 5 anos com muita alegria.
Localizada na Rodovia Piracicaba - Anhembi - Samuel Casto Neves – a 8 km da cidade.

Fazenda Bacury

Uma fazenda antiga com 80 anos de história, utilizada para a pecuária, que se adaptou para receber turistas, a antiga sede foi transformada em um hotel fazenda com decoração rústica que representa o ambiente de fazenda, nela os visitantes podem observar um Cristo Redentor com 80 m construído em cima de um morro. Os visitantes podem vivenciar o cotidiano da fazenda, fazer observação de pássaros e animais encontrados numa grande extensão de mata preservada, passeios a cavalo ou a pé pela mata nativa, visita a gruta
Monte Belo e recreação e lazer, com piscina e campo de futebol. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Divino Espírito Santo - É uma festa religiosa e folclórica, que faz parte da história do município, pois acontece há 150 anos e atrai muitos visitantes. A Irmandade do Divino refaz todos os anos a penitencia de viajar de casa em casa levando a bandeira e cantando louvores ao Divino. Como os barcos foram muito usados para percorrer o Rio Tietê no início, hoje eles mantêm a tradição de usar dois batelões, que leva 120 irmãos do divino viajando por 9 dias. Os irmãos usam uniformes azuis durante a peregrinação e no dia da Festa eles se vestem de branco, a festa ocorre sempre no dia de pentecostes, no domingo os irmãos encenam o encontro que ocorria antigamente das canoas, que era o momento que eles voltavam da peregrinação. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANHEMBI

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3884-1144

Sites: http://www.anhembi.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.
SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIAO DE NOTAS DE ANHEMBI:

Rua Tanque 575 - Centro
Anhembi-SP - CEP: 18620-000
Telefone: (14) 3884-7101
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Anhembi

Hoje tenho 64 anos nos anos 60 convivi minha infancia no anhembi minha tia Anita Robles casada com meu tio Angelo Cosentino meus primos Lucia Jose e Cocheta passava todas as ferias possiveis nunca me esquecerei dessa cidade me traz recordaçoes maravilhosas
Por: Manoel Robles Neto

FUI PESCAR ,PEGUEI MUITO PEIXE,QUERO UM DIA VOLTAR SE DEUS QUISER!
Por: MADISON

OLÁ SOU A FRAN E GOSTARIA QUE A CIDADE DE ANHEMBI MELHORA-SE MUITO MAIS ,POIS ESTOU ADORANDO CONVIVER COM PESSOAS MARAVILHOSAS QUE A CIDADE TEM............. OBRIGADA..
Por: FRANCIELLI

adoro ir lá p pescar e acampar pois a natureza e as pessoas de lá sao maravilhosos. chego a ficar 12 dias acampado e n me canso.zoio
Por: zoio

adoro ir la para nadar e andar de chalana e tbm brincar de bilhar, e a lucia e o milton sao legais.té breve.
Por: pedrinho

Anhembi é uma cidade amigavel de gente simples, perfeita para diversão das crianças e o sossego de quem procura tranquilidade.
Por: Daniele

Pessoal esta Cidade é otima ,lugar muito tranquilo,
Por: Marcos V.Oliveira

parabens um lu xo , vou divulgar para todos meus amigos , estive ai me encantei
Por: DAURIO

Ola tudo bem?eu gostaria de paranabelizalos pelo eventos de todo ano que tem:sobre ha festa do DIVINO ESPIRITO SANTO.VCS TODOS ESTAO COMPLETAMENTE DE PARABENS..QUE DEUS OS ABENÇOE POR TODA HA ETERNIDA DE E SEMPRE..OBRIGADA EM 2011..ESTAREI NOVAMENTE TATIANA
Por: tatiana fernanda leme

Normalmente no final do mês de maio ocorre a festa do divino na cidade de Anhembi, é simplesmente nota 10. Como é gostoso ver a tradição religiosa da cidade nesta festa. O meu irmão Reinaldo tem um supermercado na cidade, o que valoriza ainda mais para mim Anhembi.
Por: LUIS CARLOS MOMI

SOU APAIXONADA POR ESSA PEQUENA CIDADE. HOJE MORO EM SP, MAS ESPERO VOLTAR A MINHA TERRA NATAL.
Por: DOROTÉIA

Quero agradecer a todos amigos de Anhembi pela hospitalidade que tive na cidade. Estive acampando nesta cidade e fomos muito bem cuidados agradeço a pm o senhor prefeito pelos cuidados com nossa higiene nos oferecendo banheiros extremamente limpos. Esta cidade ja mora no meu coraçao e em junho voltarei com meus amigos e parentes, Mesmo sem conhecer estes os meus sinceros agradecimentos.
Por: Douglas m da mata

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Anhembi

Envie seu comentário sobre Anhembi

banner