Américo Brasiliense

Américo Brasiliense-SP
banner

Bem-vindo a Américo Brasiliense!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Américo Brasiliense, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Américo Brasiliense, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 715m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.593 habitantes. A área total de Américo Brasiliense é de 123,8km², e sua densidade demográfica é de 214,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Américo Brasiliense-SP é 14820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Américo Brasiliense

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

"Cidade Doçura"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No século XVIII, a província de São Paulo dividia-se em duas regiões. A margem esquerda do rio Piracicaba, ao sul do Estado, uma região agrícola e povoada; e com a descoberta das minas de ouro em Cuiabá, Mato Grosso, no início do mesmo século, começou a ocupação das terras na margem direita do rio, ou seja: a região norte, tida como um grande sertão.
A distância contribuiu para que esta região ficasse por um longo tempo isolada e habitada somente por índios. Mas, como ela era o caminho às minas de ouro da região central do país, despertou-na o interesse de aventureiros. Os primeiros contatos entre “brancos” e índios não foram documentados. O reconhecimento de grupos indígenas que ocuparam a região é bastante obscuro.
Existem afirmações de que o povoamento da região ocorreu de forma violenta. Segundo tese defendida pelo sociólogo, Florestan Fernandes, há três hipóteses com relação à reação do índio diante da invasão branca: primeiro, preservando a autonomia tribal por meios violentos, expulsando o branco; segundo, passivamente tornando-se “aliado” ou “escravo”; e, terceiro, em defesa da autonomia tribal o índio teria se deslocado para áreas onde o branco não pudesse exercer um domínio efetivo.
Ao que tudo indica, sendo a região muito pobre, a segunda hipótese é a mais provável devido ao tipo de economia que havia: plantações de feijão, de mandioca e de milho; utilização do mel, da cera e outros. Então, a dominação do branco imposta pela violência elimina qualquer possibilidade de uma colonização passiva.
No início da década de 60 os políticos da época lutavam pela emancipação político - administrativa do município, nomes como o de Caetano Nigro, Paulo Abi-Jaudi, Salvador Carmen Romania, secundo Della Rovere, João Alves Carneiro, João Onofre, Aroldo Bombo, Antonio Pavan, Novenio Pavan, Benedito Nicolau de Marino e demais.
Através do deputado Federal PACHECO CHAVES, foi encaminhado à Assembléia Legislativa Estadual toda documentação necessária a realização do plebiscito, que teve aprovação unanime da população, hoje ameriliense.
Em 21 de março de 1965,  foi instalado, sob a presidência do Senhor Doutor Francisco Loffredo Junior, Meritíssimo Juiz de Direito da 1ª Vara e Diretor do Forum da Comarca de Araraquara, o MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE.

Significado do Nome

A cidade leva esse título devido à atividade canavieira predominar no município, sendo essa a principal fonte da economia. 

Aniversário da Cidade:

21 de Março

Gentílico:

ameriliense

População:

28.287 de habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade acolhedora, bastante aconchegante, tranquila e com belos locais para passear. Passe suas férias e tenha dias agradáveis na cidade de Américo Brasiliense, serão dias inesquecíveis.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região central do Estado de São Paulo  

Limites:

Araraquara, São Carlos e Santa Lúcia.

Acesso Rodoviário:

SP-310  

Distâncias:

Da Capital:

280 Km 

Outras:

Araraquara (13 km)

Ribeirão Preto (70 km) 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária
   
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998)
AMÉRICO BRASILIENSE
Município de Américo Brasiliense, SP
Linha-tronco - km 265,442 (1958) - SP-0903
Inauguração: 01.04.1892
Uso atual: seção da Prefeitura - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Américo Brasiliense foi aberta em 1892, com seu nome homenageando um dos Presidentes (hoje chamados de Governadores) do Estado de São Paulo. Assim era descrito o local em 1897, cinco anos depois da abertura da estação: "Americo Brasiliense é uma bela povoação com cerca de cinquenta casas, construídas de tijolos e gosto moderno (...)" (Anna Maria Martinez Corrêa: Araraquara, 1720-1930 - Um capítulo da história do café em S"ao Paulo, Ed. Cultura Acadêmiva, 2008)A estação já foi desativada há muitos anos, embora embarcasse e desembarcasse passageiros até 1997. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA: MUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3393-9600

Sites: www.americobrasiliense.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Cruz Ltda.:
 
Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

Viação Garcia:

Av Brasil, 1360 box 9 Rodoviária - Vila São Jorge
Presidente Prudente-SP - CEP: 19013-000
Telefone: (18) 3223-2793

Site: http://www.viacaogarcia.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL E ANEXOS AMERICO BRASILIENSE:

R Manoel Borba 728 - Núcleo Residencial S Poço Guimarães
Américo Brasiliense-SP - CEP: 14820-000
Telefone: (16) 3392-1457

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (16) 3392-2992

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (16) 3392-1112

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.camaraamericobrasiliense.sp.gov.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Américo Brasiliense

Poxa, gostaria de ver fotos da cidade, pois soube que é uma belissima cidades.... Soube sa Bahia,cidade de Caetite.
Por: Léia

oi adorei as fotos de americo,parece ser uma cidade muito aconchegante! muito em breve conhecerei a mesma pois vou sai de feira de santana BA, para visitar alguns parentes,valeu!!!
Por: leonerdo silva cintra oliveira

Visitei recentemente meus parentes, Dr. Zbeidi. Sou filho de Araraquara mas estou em Ourinhos há mais de cincoente anos. Américo está crescendo de forma positiva, tem um povo legal. Sou fã de Américo
Por: roberto hage

essa cidade é maravilhosa eu adoru morar nela jamais vou deixa-la.Moro aqui a exatamente 21anos enunca passou pela minha cabeça ir morar em outro lugar!!!!
Por: tatyany spioni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Américo Brasiliense
Fundação:
1964
Altitude:
715m
População:
26.593 habitantes
Área:
123,8km²
Densidade Demográfica:
214,81hab/km²
CEP:
14820-000

Envie seu comentário sobre Américo Brasiliense