Adolfo

Adolfo-SP
banner

Bem-vindo a Adolfo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Adolfo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Adolfo, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 443m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.437 habitantes. A área total de Adolfo é de 211,4km², e sua densidade demográfica é de 16,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Adolfo-SP é 15230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Adolfo

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1936 Vitorio Voltolini, Pastor Protestante, que aqui havia adquirido uma gleba de terra, resolve lotear parte de sua propriedade para formação de um povoado, que a princípio teve o nome Jericó, nome dado pelo próprio fundador. Coube a Esequiel Vieira construir  a primeira casa localizada onde é hoje a Rua Santos Dumont nas proximidades da Igreja Matriz, na altura da Rua Castro Alves, e ali se estabeleceu com ramo comercial para servir aos moradores das fazendas, que já eram em número bastante elevado. Com esta construção Esequiel Vieira e Vitório Voltolini, lançavam a semente que viria a germinar, transformando-se em vila, que após receber os nomes de Jericó, e Maitinga viria a desenvolver-se sob a denominação de Adolfo.
Do ano de 1936 ao ano de 1941 a pequena vila não passava de umas poucas casas, pois a gleba cedida por Vitorio Voltolini compreendia apenas três quadras localizadas entre as ruas Duque de Caxias e Santos Dumont.
Em 1941 os moradores católicos da região, solicitaram ao Senhor Adolfo do Amaral Mendonça, permissão para construírem uma capela em sua propriedade nas proximidades da Vila fundada por Vitorio Voltolini e Esequiel Vieira. No dia 15 de Agosto deste mesmo ano o Padre João Nolte celebrava a primeira Missa, dando por inaugurada a capela que fora erguida pela população tendo como Padroeiro o Santo São José.
Em 19 de Outubro de 1941 os moradores protestantes também inauguravam seu templo construído em terras de Vitorio Voltolini. Este templo que fora erguido muito antes da Igreja Católica vinha funcionando como escola Primária tendo como professoras Dona Odila Bovolenta de Mendonça e Edit Assis.
Com a construção da Igreja Católica iniciou-se a abertura das ruas nos terrenos de propriedade do Senhor Adolfo Amaral Mendonça, expandindo-se assim a pequena vila Jericó, cabendo ao Senhor Sebastião Volpe esquadrejar os quarteirões iniciando-se em seguida a venda dos lotes. Com o prolongamento da Vila Jericó em terras de Adolfo Amaral Mendonça, levantou-se uma questão sobre a denominação da Vila. De um lado os protestantes mantinham o nome de Jericó, e de outro lado os demais habitantes queria por nome Maitinga, surgindo então o nome de Adolfo para por fim a questão.
Naquele mesmo ano de 1941 o Senhor Fernando Danielli Mendonça, que instalará uma serraria em sua propriedade, constrói a primeira estrada uma rodagem ligando sua fazendo a Vila Mendonça que mais tarde foi melhorada pela população local que se uniu e deixou a estrada em condições transitáveis.
Em 30 de Novembro de 1945 é instalado o Distrito de Adolfo, conforme Decreto 14.334.
Em 22 de Setembro de 1945 é instalado o Distrito, em solenidade realizada na residência da Senhora Julia da Costa Mendonça, local em que passaria a funcionar o Cartório, tendo como titular a Senhora Julia da Costa Mendonça. Nesta mesma data é empossada as primeiras autoridades locais.
Estava assim realizado o sonho de Vitorio Voltolini em formar aqui um povoado, que já deixará de ser vila para ser o distrito de Adolfo.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro  

Gentílico:


População:

3.557 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar muito lindo, agradável, pessoas maravilhosas de se conviver, vale a pena conhecer.

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-355 

Distâncias:

Da Capital:

401 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A Cidade de Adolfo é privilegiada pela exuberância da natureza, conta com 5 rios, caudalosos e piscosos que somados, a fauna e a flora local conferem ao município grande potencial turístico. Estando situado a 8ª região administrativa do estado de São Paulo, distante da capital a 500 km, recebe grande numero de  visitantes, especialmente nos finais de semana, feriados prolongados, e principalmente, nos dias das festas tradicionais, quando o numero de visitantes ultrapassa e muito o numero da própria população.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

O Centro de Lazer dos Trabalhadores, mais conhecido como “Prainha”, situado as margens do rio Fartura, juntamente com o Jacarandá Náutico Clube, constituem nos destaques do turismo local que se complementa com a imensa quantidade de ranchos existentes nos loteamentos situados as margens dos rios. A esse panorama oferecido pela natureza juntamos a realização de grandes festas, destacando junina, São Cristovão, Peão de Boiadeiro e Quarter Horse, que projetam o município no cenário regional. Para hospedagem o município dispõe de 01 hotel tipo: pensão (08 leitos), camping (capacidade para 200 barracas) e ainda 70 quiosques locados na Prainha de Adolfo. Existe ainda no município, a oferta de locação de ranchos situados as margens do rio Tietê, Sobradinho e Barra Mansa. Este tipo de hospedagem é muito procurado na região pelo contato com a natureza. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADOLFO

E-mail:

Telefones:  (17) 3814-9020

Sites: http://www.adolfo.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone:

Site: http://www.cidade-de-adolfo-sp.com/en/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE NOTAS: 
 
Av. Castro Alves, 652 - Bairro: Centro    
Adolfo-SP - CEP: 15230-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (17) 3814-1299 Fax: (17) 3814-1299
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (17) 3814-1213

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Adolfo

boa tarde, Nunca imaginei q, havia uma cidade com o meu sobrenome estou muito feliz por vcs existirem, abç de Recife, quem sabe um dia visitarei vcs,,,
Por: josafa adolfo

Eu me chamo Adolfo! Estou muito feliz de ter uma cidade em São Paulo com o meu nome! Vou visitar vocês em breve... Sou de Campinas e quero saber qual a pousada que tem o lugar para as barracas, porque a minha família vai junto! Um abraço! Adolfo Meneses Siqueira
Por: Adolfo

Um lugar muito lindo, agradavel, pessoas maravilhosas de se convier, vale a pena conhecer.
Por: Vera Lucia de Souza

nossa quanto tempo nao via adolfo nasci nessa cidade em 1965 to muito longe dela ficou muito bonita diferente qualquer dia vou fazer visita pra matar a saudade
Por: Rosangela

adoro essa cidade e muito tranquila tem bastante paz meus filhos adoram nos ja fazemos parte da cidade pois ja adiquirimos o nosso espaço na cidade parabens cidade de adolfo ate breve
Por: jose augusto

Boa noite , Adorei essa cidade . A PRAINHA, O RIO TIETÉ, O CLUBE Jacarandá, condominio Marina verde etc. a Educação do povo.pretendo ao aposentar comprar um imovel ou chacará e me mudar o mais breve possivél, se Deus quiser.abçs
Por: Sergio Marques Furlaneto

Estive 2 vzs em Adolfo , não resisti, comprei um terreno na rua Santos Dumont .pretendo construir minha casa mais urgente possivél. conheci e me informei a respeito da cidade. Parabéns pretendo ser um Adolfense muito em breve
Por: Sérgio furlaneto

adoro Adolfomeus parentes sao de la amoooooooooooooo vceeeeeeee
Por: guilherme de castro

Já morei em Adolfo, tenho amigos(as) na cidade até hoje, passei minha adolecencia lá e meu primeiro e inesquecível amor foi em Adolfo, amo esta cidade como jamais amei tantas outras que eu conheço. Meu forte abraço aos Adolfenses.
Por: Ana Maria de Castilho

conheço bem acho a cidade muito parada,mas no geral achei a cidade muito bonita
Por: jeferson aparecido de amorim

na verdade nao sou de adolfo ,eu sou de sales visinha de adolfo.Eu conheço adolfo ja faz tempo,e gostei muito de adolfo
Por: jeferson aparecido de amorim

o que tem de bom em adolfo sao os rios da cidade e a praça da matriz
Por: jeferson aparecido de amorim

Amei et pequena e grande cidade, passei uma semana na casa dos meus tios, quando puder se assim Deus permitir e eu conseguir transferência do meu serviço não penso 2 vezes , meu filho melhorou nestes dias a sua bronquite, até breeeeve bjs a todos Cristina de Santo André ABC Paulista
Por: cristina Candalo

Eu amo Adolfo, junto com meu esposo e com meu filho temos o nosso cantinho em Adolfo. Todo feriado estamos lá firmes e fortes. Estivemos lá nos dias 22 e 23 de janeiro e participamos da Folia dos Santos Reis foi maravilhosa, tinha muita gente que estava lá pela fé como nós e outros que estavam prestigiando a cultura do povo brasileiro.
Por: Cédia Ap. Mometti Prado

Et cada vez mais com saudades de adolfo, ainda aguardo o meu esposo decidir de morarmos nesta pequena grande cidade que eu amei e me contagiou muuuuito, meu filho também quer ir morar que é importante para saúde dele, até breve bjsss para todos voces e fiquem com Deus
Por: Cristina Candalo

Olá a todos de Adolfo Estou morrendo de saudades desta cidade maravilhosa, minha pequena grande cidadezinha. Talvez se Deus preparar irei no feriado da pascoa com minha familia na casa dos meus tios. Um beijo a todos com muito carinho Cristina de Santo André ABC SP
Por: Cristina Candalo

Olá pessoal de Adolfo et com mts sds desta pequena grande cidade, gostaria de poder estar neste paraiso, não sei qdo irei novamente, mas fiquem todos com nosso Deus Bjssssssssss!!!!!!!!!!
Por: Cristina Candalo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Adolfo
Fundação:
1959
Altitude:
443m
População:
3.437 habitantes
Área:
211,4km²
Densidade Demográfica:
16,26hab/km²
CEP:
15230-000

Envie seu comentário sobre Adolfo