Rosário do Catete

Rosário do Catete-SE
banner

Bem-vindo a Rosário do Catete!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Rosário do Catete, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Rosário do Catete

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Se não fossem os vendedores de milho, o viajante que corta a BR-101, de Aracaju a Propriá, não se perceberia a entrada de Rosário do Catete. Quem passa por ali jamais imagina que aquele município já foi um dos mais importantes palcos da história de Sergipe. Foi em terras rosarenses que nasceu João Gomes de Melo, o Barão de Maruim. Em Rosário foi assinada a ata de mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju. Saíram de lá, Maynard Gomes, Leandro Maciel e Luiz Garcia, todos governadores de Sergipe, além de inúmeros políticos, juristas, professores e músicos. Rosário é pura história. E essa história começa em 1575, quando da primeira tentativa de conquista de Sergipe por Luiz de Brito, governador da Bahia. É a referência mais antiga. Bem próximo ao local em que a atual cidade se encontra, existia uma aldeia de índios. Eles viviam às margens de um rio e sob o comando do índio Siriry.

Significado do Nome

Historiadores dizem que o exército de Luiz de Brito não conseguiu vencer os índios. Mas em 1587, os invasores europeus, comandados por Cristóvão de Barros, retornaram e arrasaram com a resistência. Siriry não se rendeu ao fogo dos soldados nem à cruz dos jesuítas, e acabou sendo morto em luta. Aos vencedores, Cristóvão deu terras. Em 9 de abril de 1590, ele passou para seu filho, Antônio Cardoso de Barros, o território que ficava entre os rios Cotinguiba e São Francisco. Rosário estava dentro dessa faixa. Depois de sua morte, as terras foram repassadas. Boa para a plantação de cana-de-açúcar, essa cultura se instalou ali com força. Não existe uma data, mas se sabe que um grupo de negros que trabalhava nos engenhos encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário numa das matas da região. Ela teria sido deixada pelos jesuítas. O proprietário do Engenho Jordão, Jorge de Almeida Campos, acabou doando terreno para que uma capela fosse construída e colocada a imagem da santa. Nasce, então, a Aldeia de Nossa Senhora do Rosário. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

rosarense

População:

9.222 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades econômicas - Milho e feijão. Rosário tem a maior reserva de potássio da América do Sul.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

 24 Km

 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSÁRIO DO CATETE

E-mail:

Telefones: (79) 3274-1216

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO
 
Cartório Garcez
 
Av. Principal, 422
 
Centro - CEP: 49760-000

E-mail: [email protected]
 

Telefone: (79) 9996-1870

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.infonet.com.br

www.agencia.se.gov.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

Comentários de Rosário do Catete

Conheço bem esta cidade sergipana, e escolho todos os anos para passar as minhas férias junto de meus familiares que ai ainda reside. Estou por muito tempo vivendo longe desta cidade, quando um dia estiver aposentado retornarei se Deus quiser. Moro em Porto trombetas na cidade de Oriximiná no estado do Pára há dez anos. Onde constitui minha família e sempre que dá as levo juntas para curtir as festas juninas e as belas praias de nosso estado. Gostei da idéias inovadoras de divulgar nossa cidade parabéns pra todos idealizadores e todo o povo rosarense
Por: Edezio Alves de Mendonça Filho

esta cidade e muito boa alem de ser boa minha guerida sogra mora nela ....amei achei linda esta cidade gue e rosario do catete.....
Por: elaine barbosa

a cidade de rossario do catete não tem melhor minha cidade nasci ai sei que e linda
Por: valdemir dos santos junior

Morei nesta cidade por alguns anos e lá vivi boa parte da minha adolescencia. Gostei bastante de conhecer muitas pessoas e foram anos maravilhosos.
Por: Adjane

Nosso Sergipe tem muitas histórias que nao devemos despreza-las, sim devemos conhece-las para só assim poder contar para outras pessoas o que sergipe tem de bom. mostrando suas culturas raizes, valorizando o que é nosso. mostrando que a gente tem Histórias tao belas quanto as das outras cidades do nosso País. Antes de conhermos outro estado devemos primeiro conhecer o nosso, parasó depois darmos o verdadeiro valor a cada um.
Por: Ana Maria da Cunha Cardoso

SÓ AMA O QUE SE CONHECE,E QUEM CONHECE PROTEGE, AME E CONHEÇA ROSARIO DO CATETE. O NOSSO SERGIPE MERECE.
Por: ANA MARIA DA CUNHA CARDOSO

A Cidade de RoSario e rica em histo parabens e tambei uma cidade linda
Por: MariaCLEDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rosário do Catete

Envie seu comentário sobre Rosário do Catete

banner