Riachão do Dantas

Riachão do Dantas-SE
banner

Bem-vindo a Riachão do Dantas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Riachão do Dantas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Riachão do Dantas.

A cidade de Riachão do Dantas, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 185m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.319 habitantes. A área total de Riachão do Dantas é de 528,4km², e sua densidade demográfica é de 34,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Riachão do Dantas-SE é 49320-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Riachão do Dantas

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sertão das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Riachão do Dantas, distante 99 quilômetros de Aracaju, foi tema de reportagem na Revista IstoÉ e no Fantástico, por ter em sua comunidade um bode carola, o Bito. Ele acompanha todo tipo de manifestação religiosa no município. Assim que ouve o sino tocar, imediatamente se dirige à Igreja. Mas o bode não é exaltado na cidade por falta de personalidades importantes. Além de ser a terra de Lourival Fontes, o pai do DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - e um dos tutores do Governo de Vargas, Riachão tem ainda como filhos ilustres Francisco Dantas, Ibarê Dantas, Arivaldo Fontes, João, Luiz Eduardo e Terezinha, todos Oliva, e tantos outros.
O comendador Dantas teve uma grande influência na criação do município, porém, foi João Martins Fontes, parente dele, um dos principais fundadores da povoação então pertencente à Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto. As primeiras casas que formaram a cidade foram construídas nas suas terras, às margens do Limeira. 

Significado do Nome

O nome da cidade originou-se de um grande riacho, o Limeira, que passa próximo à cidade, conforme o livro ‘A Cidade do Riachão do Dantas’, do desembargador João Dantas Martins dos Reis. A princípio, no começo do século XIX, a povoação chamava-se apenas Riachão. Em 1943 ganhou o complemento ‘do Dantas’, por efeito da legislação federal que regula o uso dos nomes das cidades brasileiras. Antes disso os habitantes já chamavam a localidade de ‘Riachão Dantas’, em homenagem a João Dantas Martins dos Reis, o comendador Dantas, um dos maiores benfeitores daquelas terras. Além de chefe político de grande prestígio no tempo do Império, chegando a ser vice-presidente da Província de Sergipe, ele foi proprietário do maior engenho da região, o Fortaleza. Foi também um dos doadores do patrimônio da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. 

Aniversário da Cidade:

09 de Maio 

Gentílico:

riachãoense

População:

19.394 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município do Agreste Sergipano  

Limites:

Lagarto, Tobias Barreto, Simão Dias, Itabaianinha, Boquim  

Acesso Rodoviário:

SE-104 - SE-220 

Distâncias:

Da Capital:

73 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Novembro

- Último Domingo - Festa de Nossa Senhora do Amparo, a santa padroeira da cidade. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHÃO DO DANTAS

E-mail:

Telefones: (79) 3643-1503

Sites: http://www.riachaododantas.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO:
 
Av. Dr. Luiz Garciaa, 26
Riachão do Dantas-SE - CEP: 49320-000
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.infonet.com.br

http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Riachão do Dantas

Cidade hospitaleira,limpa organizada,educação,saúde nota 10,calma sem violência
Por: America Macedo

riachao e um cidade maravilhosa que conhecer riachao nunca esquece eu conheco nunca vou esquecer de vc riachao vc esta no meu peito sempre obrigado riachao cometario de saopaulo
Por: robelvan costa de almeida

Sou nascido em Minas Gerais, mas o meu pai nasceu nessa simples e aconchegante cidade. Já fiz várias passeios a Riachão nos meses de julho e adoro as pessoas que nela residem. Abraços a todos.
Por: Gilson Oliva (Timba)

Já fui a Riachão três vezes, mas essa última foi a melhor. festa de Nossa Senhora do Amparo, todo o povo riachãoense se mobiliza. Dia da festa: semana próxima ao dia 21 de novembro. Podem ir, é muito bom. Bandas, novenas,...e também a gastronomia.
Por: Mário Lúcio da Silva Lima

oi sou Rita nascir emAlto do cheiro muni de Riachao do Dandas moro em salvador ha 25 anos fui a passeio uma unica vez mas sinto saldades da minha terra sou suspeita em falar mais acho esta cidade mito aconchegante e linda
Por: ryta santos

a cidade de riachao do dantas e maravilhosa.possui divrsos póntos turistico como rios epaisagem belissimas
Por: jecifrank

ESTA É A CIDADE ABENÇOADA POR DEUS. CIDADE PACATA LUGAR MUITO CALMO SEM VIOLENCIA POUCA INDUSTRIALIZAÇÃO MUITA PECUARIA, VASTA AREA DE PLANTIO DE VARIOS TIPOS DE CEREAIS E FRUTAS COMO, ABACAXI MANGA LARANJA ETC. ESTA É A NOSSA RIACHÃO DO DANTAS/SE.
Por: SDINIZ SILVA SANTOS

NA SUA CULTURA EXISTE NA CIDADE UMA DAS MELHORES BANDA DE MUSICA DO ESTADO, SE NÃO A MELHOR, FILARMONICA LIRA NOSSA SENHORA DO FUNDADA EM 1959 AMPARO PADROERA DA CIDADE NOVEMBRO.
Por: SDINIZ SILVA SANTOS

Conheci o municipio de riachâo atraves de um dvd,da banda cavaleiros do forro na 10 cavalhada,quero parabenizar a organização da festa e atoda a população com fe em Deus vou conhecer esta linda cidade de um povo pacato. Parabens..
Por: manoel silva

Riachao ta de parabéns tem uma otima adminstração ando em riachao ha uns 9anos e riachao nunca teve tao bem...
Por: natalia

Tenho orgulho de ter nascido em Riachão,no povoado Tanque Novo,um abraço para todos os cidadãos Riachçaoense.
Por: Marcos Oliveira Santos

CONHECI RIACHÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA CALVOGADA GOSTEI MUITO E FIQUEI ADMIRADO COM A ORGANIZAÇÃO DA CIDADE TA DE PARABENS E ESPERO VLTAR LA EMBREVE GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI SER A PROXIMA CALVOGADA DE RIACHÃO POI NÃO QUERO PERDER.
Por: WELLIS

Conheço e Amooo! Essa cidade linda! Além de ter parentes e amigos queridos residentes ai, considero um dos municípios de Sergipe mais bem visitados em época junina. Abraço e até sábado Na CAvalgada!
Por: Thiciane Costa Marques

Eu mooro prooximo a essa ciidade. Goosto muiito das pessaos ki nela convivem, Eh uma cidade simples, mais é muiiito acochegante! Venham Visitar-noos! Esperamos-te!
Por: Annie Aklla

um beijao para meus conterranos. ela é a minha cidade natal. quanta saudade sinto da minha terra natal!!!
Por: vera lucia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riachão do Dantas
Fundação:
1870
Altitude:
185m
População:
18.319 habitantes
Área:
528,4km²
Densidade Demográfica:
34,67hab/km²
CEP:
49320-000

Envie seu comentário sobre Riachão do Dantas