Pedrinhas

Pedrinhas-SE
banner

Bem-vindo a Pedrinhas!

banner

Aqui voc vai encontrar inmeras pousadas em Pedrinhas, opes de hospedagem em hotis, campings e muito mais. Informaes atualizadas e fotos enviadas por usurios do site esto disponveis no menu lateral.

A cidade de Pedrinhas, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1953. A localidade est em uma altitude de 165m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 8.311 habitantes. A rea total de Pedrinhas de 39,9km, e sua densidade demogrfica de 208,3hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Pedrinhas-SE 49350-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Pedrinhas

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sertão das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A feira começou a progredir, atraindo novos moradores que construíam suas casas, contribuindo para a formação do arraial que recebeu o nome de Pedrinhas. Hoje a feira da cidade é realizada às segundas, em outro local. O aposentado Luiz Dias Sobrinho, 83 anos, lembra da época em que a feira ainda acontecia aos domingos. “A feira era pequena, só matavam dois bois e tinha poucas frutas e verduras, mas era muito animada”. Em 1893, Pedrinhas tinha cerca de 20 residências. Como havia um grande número de crianças, em 29 de novembro foi criada a primeira cadeira de ensino, que passou a funcionar no ano letivo seguinte. De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, em 1911 foram colocados os trilhos da Ferrovia Federal Leste Brasileiro. Como a povoação já estava bem desenvolvida, foi feita também uma estação, fato que abriu melhores possibilidades de progresso. 

Emancipação do Município

O deputado Elias Leite apresentou à Assembléia Legislativa um projeto que, convertido na Lei nº 641, de 9 de outubro de 1913, determinou novos limites para o município de Arauá, e toda área da povoação Pedrinhas passou a pertencer a Itabaianinha. Os trilhos da Leste Brasileiro foram os maiores responsáveis pelo desenvolvimento do povoado. Mas com o afastamento dos operários da construção da ferrovia para um local distante, o comércio de Pedrinhas passou a ter menos movimento. A pecuária e a citricultura nascentes levaram Pedrinhas a atingir em 1953 a autonomia municipal. A criação do município aconteceu através da Lei nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, mas a instalação só aconteceu em 6 de fevereiro de 1955. O primeiro prefeito foi Otoniel Silveira Nascimento, e o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Costa e Silva. Além da sede do município, Pedrinhas tem 17 povoados: Mutumbo de Cima, Mutumbo de Baixo, João Pinto, Bendó, Buenos Aires, Bela Vista, Caminhão, Barbosa, Areia, Mato Grosso, Baixão, Pau do Guiri, Tabuleiro, Mascarenhas, Siri, Nação e Domingos.

Significado do Nome

O nome da cidade de Pedrinhas, a 89 quilômetros de Aracaju, surgiu em decorrência do Engenho Pedrinhas, construído na segunda metade do século XIX em terras dos municípios de Arauá e Itabaianinha. O proprietário do engenho, Francisco Manoel de Goes, conhecido por Chico Perpétua, construiu também em 1876 uma casa para a reunião de uma feira livre. Nas proximidades da casa havia um grande cajueiro, e foi embaixo dele que os feirantes começaram a se reunir todos os domingos. 

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro 

Gentílico:


População:

8.821 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades econômicas: produção de laranja, mandioca, amendoim, mamão, limão, milho, feijão e pecuária.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Arauá, Boquim, Itabaianinha e Riachão do Dantas  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

89 Km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praça São José 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRINHAS

E-mail:

Telefones: (79) 3648-1210

Sites: http://www.pedrinhas.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:
 
Endereço: Av. José Alves de Andrade, 109 - Bairro: Centro    
Pedrinhas CEP: 49350-000

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (79) 3648-1257

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.pedrinhas.se.gov.br

www.infonet.com.br

www.agencia.se.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentrios de Pedrinhas

desde 2000 estamos trabalhando com o projeto"Pequenos pingos,grandes gastos"! queremos muito que incluq dentro do mais valioso tema na area ambiental. um abrao daa professora ctia e alunos colaboradores para o progresso do projeto.
Por: ctia lopes

a cidade de pedrinhas muito bonita e uma cidade colma boa para mora conheca pedrinhas que vc nunca vai esquecer dessa cidade colma como e pedrinhas cometario de sao paulo capital
Por: robelvan costa de almeida

Cidade maravilhosa em que nasci e moro ate hoje junto com a minha familia, graa a nosso bom pai saltoso Joaquim vinagre. que deu o melhor para nos que foi saber viver e respeita as pessoas como elas so e que Deus abenoe a todos.
Por: Jadinho moura

sou dessa terrinha maravilhosa ou terra que min traz saudades do povo das velhas amizades
Por: jorge ferreira

Cidade maravilhosa meu Deus tenho tanta saudades dai...
Por: Diana

No sou filho dessa terra, porm meus ps criaram raizes e o brilho desse povo amigo fizeram meu corao virar pedrinhense. Eu amo essa terra!
Por: Vanderlei Alves

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Pedrinhas
Fundao:
1953
Altitude:
165m
Populao:
8.311 habitantes
rea:
39,9km
Densidade Demogrfica:
208,3hab/km
CEP:
49350-000

Envie seu comentrio sobre Pedrinhas

banner