Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória-SE
banner

Bem-vindo a Nossa Senhora da Glória!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Nossa Senhora da Glória, informações e fotos da maravilhosa Nossa Senhora da Glória. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Nossa Senhora da Glória, recomendadas por internautas.

Informações de Nossa Senhora da Glória

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Aracaju - Xingó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A ‘Boca da Mata’, como era conhecida a cidade de Nossa Senhora da Glória, a 126 quilômetros da capital, originou-se de uma parada para descanso de viajantes. Como existia uma densa mata naquele local, os boiadeiros, que passavam tangendo o gado, preferiam esperar o dia chegar para continuar a viagem. Então, por volta de 1600 a 1625, os ranchos deles acabaram formando a povoação.
A primeira denominação, dada justamente pelos viajantes, só foi mudada pelo pároco Francisco Gonçalves Lima, quando fez campanha com a comunidade para comprar a imagem de Nossa Senhora da Glória. O município, que ficou conhecido como a ‘Capital do Sertão’, tem a maior feira da região e acabou atingindo um desenvolvimento muito maior que a sua antiga sede, Gararu.
A evolução política de Boca da Mata iniciou-se em 1922, quando a povoação passou a ser sede do 2º Distrito de Paz de Gararu, já com a denominação de Nossa Senhora da Glória. Seis anos depois, no dia 26 de setembro, passou à condição de vila e foi desmembrada de Gararu. Nessa época o município passou a pertencer à Comarca de Capela.
No dia 1º de janeiro de 1929, a vila teve como primeiro intendente João Francisco de Souza, que construiu a prefeitura. Ele foi eleito para o período de 1930 a 1934, mas teve o mandato interrompido pelo movimento revolucionário de 1930.

Significado do Nome:

O nome Nossa Senhora da Glória, segundo informam as pessoas mais antigas do lugar, foi iniciativa do Pe. Francisco Gonçalves Lima, seu primeiro capelão, que trouxe a imagem da referida santa, consagrada então padroeira do lugar, e o sino para a primeira capela.

 Aniversário da Cidade:

26 de Setembro

Gentílico:

gloriense

População:

32.514 habitantes - censo IBGE/2010 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades econômicas - Pecuária (bovinos e ovinos) e agricultura. Fabrica móveis, queijo, requeijão e manteiga. Fornece madeiras de aroeira, baraúna, angico e peroba para a construção civil, e caatinga de porco, pereiro e marmeleiro para lenha

Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Sergipano  

Limites:

Carira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Monte Alegre de Sergipe  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

85 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Barragem

Ponto do Bode

Casa do Doce da Dona Nena

Palácio das Artes

Museu do artesão Véio (peças em madeira) 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa de Santos Reis

Rock Sertão

Forró da praça 15 de novembro

Festa Religiosa da Padroeira de Nossa Senhora da Glória (Festa de Agosto)

Exposição Agropecuária e Feira do Leite

Carnaforró

Vaqueijada 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

E-mail:

Telefones: (79) 3411-1713

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA:

Praça D. José Tomaz, n°39, Brasílian. Sra da Glória /SE
Telefone: (79) 3441-1632

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Manuel Cardoso dos Reis - Fundador do Colégio Nossa Senhora da Glória e Educandário São Francisco de Assis,implantou o segundo grau na Escola Municipal ¨Tiradentes¨ grande colaborador quando da fundação da paróquia de N.S. da Glória (que em 2009 completa 50 anos), Ex vereador, Secretário de Educaçao, Cultura, Esporte e Lazer do Município por seis anos,Secretário Municipal de Assistência Social. Grande baluarte da Educaçao e Cultura de Nossa Senhora da Glória.

- Sergival - Cantor e Compositor, desenvolve trabalhos na área da literatura, tatro e fotografia. É membro do Mac da Academia Sergipana de Letras e da Asafoto. Em 2000 esteve em Cuba representando o Estado em encontro internacional de cultura popular. Conquistou o prêmio “O Capital” como o músico do ano, e também recebeu a Comenda do Mérito Cultural Ignácio Barbosa.

- Artesão Véio - Um dos mais importantes artistas populares do Estado de Sergipe. Seu trabalho em madeira corre o mundo e boa parte está exposto em museu ao ar livre num terreno que pertence à sua família em Nossa Senhora da Glória.

- José Augusto de Andrade Lima - Médico Veterinário, funcionário do ministério da Agricultura.

- José Carlos Souza - Ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do estado e ex-Deputado Estadual.

- Eraldo Aragão - Presidente do Pronese (Projeto São José) Boguito Jogador profissional. Jogou no Itabaiana, Sergipe e Vitória.

- Tailson - Nasceu em Monte Alegre de Sergipe, foi para Glória ainda bebê. Foi revelado no Dorense, jogou no Vitória, 15 de Piracicaba, fora do Brasil e no Botafogo do Rio.

- Pedro Alves Feitosa - Foi o primeiro tabelião do município e delegado de polícia.

- Milton Menezes - Coronel do Corpo de Bombeiros.

- Padre Leon Gregório - Apesar de ser natural da Bélgica, foi para Glória na década de 70 e fez um grande trabalho assistencialista no município. Construiu asilo, escola, creche, mantendo fardamento, material escolar e alimentação.

- Boquinha - Mais conhecido como "Bohina", é um grande comedor de Texe.

- Véio (Artesão) - Cícero Alves dos Santos é artesão, mas todos o conhecem como Véio, nascido na cidade de Nossa Senhora da Glória, em 12 de Maio. O apelido surgiu desde que era criança por conviver com pessoas mais velhas. O artista continua esculpindo suas peças com criatividade, retratando a cultura de seu povo. O artesão Véio é um dos mais importantes artistas populares do estado de Sergipe. Seu trabalho corre o mundo e uma parte dele está exposta num museu ao ar livre, no terreno que pertence à sua família.

- Jorge Henrique Vieira Santos (Poeta e Professor) - É mais um ilustre filho de Nossa Senhora da Glória, nascido em 19 de Março, formado em Língua Portuguesa, Literatura e Redação, atuando em sala de aula desde 1989. Atualmente é mais conhecido por desenvolver poemas, como 'Sua Ausência', poema finalista do XI Concurso de Poesia Falada da cidade de Lagarto-SE, em 1999.

- Maria Barreto (Artista Plástica) - Quando menina, exatamente aos dez anos de idade a artista brincava com as cores no papel. Ela mesma fabricava sua própria tinta feita com papel de seda e crepom molhados. Seu diferencial era retratar a paisagem onde vivia de forma colorida, diferentemente de como realmente era. A partir daí nasceu à artista pástica, Maria Barreto, aspirando cores de seu ambiente sertanejo, recriando-o mais colorido e agradável.

- Júnior Leônio (Artesão) - Nascido em cinco de dezembro, o artista produz com bastante desenvoltura suas obras em aço. Desde menino foi obrigado a assumir precocemente a função de mestre em metalurgia. O jovem Júnior Leônio começou, ainda menino, sem grandes pretensões, a justapor peças de sucatas ferrosas, e, as soldando, formar estruturas figurativas curiosas. Acabou sendo observado por muita gente reconhecedora do seu talentoso trabalho. Mesmo por iniciativa própria, Júnior, seguia uma prática comum nos segmentos mais populares, reutilizando subprodutos da indústria de consumo para diversos fins.

- Sergival (Cantor e Compositor) - José Sergival da Silva, conhecido somente por Sergival nasceu em Nossa Senhora Glória, em nove de abril de 1965. Quando era pequeno, habitou em interiores de Sergipe, Pernambuco e Bahia. Com essa experiência, o artista engloba em sua carreira, elementos regionais que compõem toda a sua obra. Atrelado a música, Sergival interessou-se também pela literatura, onde iniciou suas atividades em 1990, conquistando alguns prêmios: primeiro lugar e melhor Declamador na II Semana de Arte da Petrobras. É membro do Mac da Academia Sergipana de Letras e da Asafoto.

- Iolanda Moura Natural de Nossa senhora da Glória, uma das mais importantes artesã em (Jornal e Papelão) da cidade, sua obra foi consagrada no ano de 2000 e apresentada em varias exposições, bem como em toda cidade e região e na Feira de Sergipe em Aracaju no ano 2003.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Nossa Senhora da Glória

gosto muito dessa cidade e para mim o melhor ponto turistico e o rio são francisco
Por: lenyr

Ja morei nessa cidade linda e estou fora ha mais de 20 anos...quantas saudades....da cidade ,do povo caliente desse lugar...abraços!
Por: Andrea Dantas de souza

conheo moro em são paulo mas naci em gloria amo essa cidade
Por: Bianca

gosto muito dessa cidade k e hospitaleira gosto de sua feira livre acontece nos sabados
Por: alex almeida

É UMA CIDADE MUITO BOA DE VIVER. VENHA PARA NOSSA SENHORA DA GLORIA!
Por: FDGFD

OI BOM DIA EM NOSSA SR DA GLORIA VISITEM A VOO VIAGENS E TURISMO LA VOCE ENCONTRARA OTIMOS PACOTES PROMOCIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS LIGUEM VISITEM-NOS 99143674 E SO FALAR COM ELISANGELA END: RUA ARMANDO ROLEMBERG,22 SEJAM MUITO BEM VINDOS A MAIS CHARMOSA CAPITAL DO SERTAO.
Por: ELISANGELA RAQUEL ALVES

eu amo muito aa nossa cidade que é glória,ela é maravilhosaaaaaaaaaaaaaaa,ela é demaissssssssssssss
Por: rafaela santos

essa cidade e maravilhosa parabens.o que deus criou o homem quer destruir mais deus nao deichara.parabens.
Por: GILVAN SILVA

A CAPITAL DO SERTÃO é uma GLÓRIA ! cidadee muiito massa . booa de FESTA que só !
Por: Driza Ruí

Bom dia! Ainda gostaria de ver uma homenagem aos senhores proprietários de carro de boi, responsaveis no transporte de material na construção do Banco do Brasil e vários calçamentos da nossa linda cidade. Um abraço.
Por: Rossemágne Alves

gosto muito da minha cidade,creio em Deus que breve estareir ai pois moro em roraima,mais meu sonho e voltar a mora em glória.vcs que deveriam mostrar mais nossa cidade na internete...abrsss glorienssessss......
Por: ediclei vieira

Glória é uma cidade muito rica, bonita, ótima para quem quer morar em um lugar tranquilo. O clima é maravilhoso. Estarei mudando para lá.
Por: Roseane

eu morei ja ai eu gostaria de rever minha cidade e ver meus parentes
Por: ricardo saroka

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nossa Senhora da Glória

Envie seu comentário sobre Nossa Senhora da Glória

banner