Monte Alegre de Sergipe

Monte Alegre de Sergipe-SE
banner

Bem-vindo a Monte Alegre de Sergipe!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Monte Alegre de Sergipe, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Monte Alegre de Sergipe.

Informações de Monte Alegre de Sergipe

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Aracajú-Xingó 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A conquista do território está ligada ao Morgado de Porto da Folha colonizado por Tomás Bermudes e seu filho Jerônimo Fernandes.
O primeiro núcleo populacional surgiu provavelmente, no final do século XIX, à margem de uma estrada carroçável, num local onde os viajantes pousavam, procedentes do Município de Porto da Folha com destino ao Estado da Bahia.
Até 1940 Monte Alegre ainda era um pequeno Povoado com cerca de oitenta moradias e pertencia ao Município de Nossa Senhora da Glória.
A Lei Estadual nº 525-A de 25 de Novembro de 1953, elevou-o à Cidade e Sede do Município de Monte Alegre de Sergipe, cuja delimitação foi feita através da Lei Estadual nº 554 de 6 de Fevereiro de 1954.
O Município de Monte Alegre de Sergipe teve seu território desmembrado do Município de Nossa Senhora da Glória e foi instalado no dia 31 de Janeiro de 1955.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro 

Gentílico:

montealegrense

População:

13.621 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

28° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

111 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Municipal

É uma das alternativas dos gestores para ajudar no desenvolvimento sustentável do município e ampliar possibilidades de geração de renda para as famílias de pequenos agricultores.
Projetado pela Prefeitura de Monte Alegre, para elaborar o projeto o município contou com o apoio de técnicos de instituições como o Ibama, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa Xingó. A propositura já está tramitando no Ministério do Meio Ambiente e aguarda aprovação. Dentre as solicitações, os gestores da administração municipal de Monte Alegre aguardam recursos para indenização da área e construção da estrutura física do futuro bosque público.
Localização - No projeto, o futuro Parque Municipal de Preservação do Meio Ambiente deverá ser implantado em um terreno denominado fazenda Olinda, que fica no povoado Taxas, a cerca de 5 km da sede do município de Monte Alegre. O parque está projetado para ocupar aproximadamente 400 tarefas de vegetação de caatinga. A área pertence a várias famílias de pequenos produtores. E segundo o secretário Municipal de Educação, Walfran Souza Lima, as autoridades têm realizado reuniões com esses grupos de moradores para que eles abracem a idéia.
Espécies - Na área de aproximadamente 400 tarefas, um dos objetivos da prefeitura é a preservação do bioma da caatinga, ou seja, garantir a reserva florestal para revitalizar um conjunto de seres vivos característicos dessa vegetação (plantas e animais). Nesse setor, o parque vai abrigar uma espécie de Centro de Capacitação de Convivência com o Semi-árido para desenvolver dentre outros projetos a criação de animais pequenos porte (cabra e galinha caipira).

Ecoturismo
 
Uma outra atividade a ser desenvolvida pelo parque é o ecoturismo. O poder municipal quer aproveitar os aspectos culturais, históricos e a natureza para potencializar a exploração turística. Na caatinga já são exploradas algumas trilhas ecológicas a que vai pela fazenda Olinda, passando pelo antigo casaréu de taipa, até a Pedra do Negro. A pedra é tida como um dos esconderijos de Lampião e bando, quando fugindo das tropas da polícia da época. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Maio

- Festa do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da cidade. A festa consiste de novenas, missa, procissão e celebrações eucarísticas organizadas pela Família, Apostolado da Oração, Grupo de Oração e Canto, Dízimo e Liturgia, Trabalhadores Rurais e Autoridades, Catequese, Coroinhas e Pastoral da Criança, Acolhimento e comerciantes, Motoristas, motoqueiros, ciclistas e missionários.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE

E-mail:  [email protected]

Telefones: (79) 3318-1687

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim

Atendimento ao Cliente
SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
SAC: 0800 726 0246

http://www.itapemirim.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:
 
Pç. José Inácio de Farias, 96 - Bairro: Centro
Monte Alegre de Sergipe-SE - CEP: 49690-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (79) 3318-1634
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cnm.org.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Monte Alegre de Sergipe

amo essa cidade onde tive o prazer de passar ai em dezembro . conheço M. Alegre porque os meus avós moraram ai por 30 anos hoje ja falecidos, mais não deixo de fazer uma vizita a cidade de um povo hospitaleiro e adimirado por mim. abraços .
Por: luiz carlos porto

u adoro minha cidade ela é muioto especial para mim! nas férias venham conhecela!
Por: jayne

oi pessoal de monte alegre tenho muitas saudade dessa cidade
Por: sebastiao machado

Já visitei e gostei. Gostei tanto que resolvir residir.. Visite-nos.
Por: WEDJAN

monte alegre é umas das cidades tranquilas tambem pela sua historia é um destaque no sertão pelo seu nome tradicional embora eu não conheca bem sua historia para mim é um praser podert morar nessa cidade pequena e abençoada e calma eu adimiro seu desenvolvimento com o governo atuante do momento ela é uma das cidades mais carente do sertão se tratando na area de desenvolvimento mais em visão ao passado dos governos é tem melhorado 98% na minha opinião eu moro aqui cerca de 20 anos e ja dar para ver esse desenvolvimento extraordinário meu desejo é que quem estiver no governo continue trabalhando pois quem trabalha merece a recompensa de seu salário continue assim vcs governantes um forte abrasso ao reverendo prefeito governo e deputado que coperam para o bem estar das familias monte alergense ...
Por: adriano oliveira

E uma cidade maravilhosa pois eu ainda volto a morar ai quando Deus permitir
Por: jose acacio silva freitas

essa cidade e muito boa, a maioria das pessoas que morra nela gosta muito, eu principalmente!
Por: aline souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Alegre de Sergipe

Envie seu comentário sobre Monte Alegre de Sergipe