Japaratuba

Japaratuba-SE
banner

Bem-vindo a Japaratuba!

banner

Comece planejando a sua viagem para Japaratuba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Japaratuba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Japaratuba.

A cidade de Japaratuba, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1859. A localidade está em uma altitude de 79m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.025 habitantes. A área total de Japaratuba é de 374km², e sua densidade demográfica é de 37,5hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Japaratuba-SE é 49960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Japaratuba

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quem trafega pela BR-101 no sentido norte de Sergipe, a 54 quilômetros de Aracaju, vai avistar dois campanários pintados de branco. São as torres da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde de Japaratuba, que sobre uma verdejante colina abençoa os moradores e os viajantes que cortam o Estado. É assim que o historiador japaratubense Eduardo Cabral, o Dudu do Cartório, apresenta sua terra.
Conta a história que, por volta de 1590, quando Cristóvão de Barros chega definitivamente para se apossar de Sergipe, muitas guerras foram travadas contra os índios. Sabedor que as fortes colunas de Cristóvão tinham dizimado nações inteiras no sul do Estado, o cacique morubixaba Japaratuba teria se rendido ao português antes de qualquer conflito. Essa versão também é contestada. Mas se sabe que depois da ‘adesão’ de Japaratuba às tropas de Cristóvão de Barros, o cacique Pindayba, um exemplo de resistência, foi trucidado na Ilha de São Pedro de Porto da Folha. 

Significado do Nome

A história desse município é contraditória até na definição do nome. Para alguns historiadores, como Pirajá da Silva, Japaratuba vem de yapara + tupa, que quer dizer “sítio onde existe abundância de arcos”. Para outros, como Pascoal D’Ávila, o nome quer dizer “rio de muitas voltas”. Já outra corrente, inclusive a do historiador japaratubense Antônio Wanderley, o nome quer dizer “muito terreno arenoso à beira mar”. Escolha a sua e vamos adiante. Duas certezas: Japaratuba vem do tupi e é o nome do rio. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Japaratubense

População:

16.874 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Sub-úmido  

Temperatura Média:

29º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

Muribeca (noroeste); Japoatã (ao norte); Pacatuba (a nordeste); Pirambu (a leste); Carmópolis (ao sul); Rosário do Catete (ao sul), Capela (a oeste)  

Acesso Rodoviário:

BR-101  

Distâncias:

Da Capital:

54 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Artesanato

O artesanato de Japaratuba é conhecido no Brasil e no exterior pela qualidade, preço e diversidade. É uma tradição passada de pai para filho. Os artesãos produzem peças das mais variadas como telas, rendas, tricôs, crochês, bordados, rendendê, ponto de cruz, crivo e linho, tecelagem, rede de pesca e jererê. Alguns artesãos se destacam pelos trabalhos em tábua, bambu e cipó, criando bolsas, vassouras, cestos, chapéus, covos e peças com material reciclado.

Igreja Matriz

Antes de chegar na cidade, ainda na BR-101, o visitante pode avistar a igreja matriz Nossa Senhora da Saúde, lá no alto. É o maior monumento artístico e cultural da cidade. Inaugurada em 1882, foi erguida nas santas missões, quando os missionários iam até as pedreiras e voltavam em procissão, trazendo pedras para a construção da Igreja.

Pedreiras

As pedreiras ainda são bastante utilizadas na região e em uma delas estão sendo encontradas verdadeiras preciosidades da paleontologia: fósseis marinhos que, segundo estudos, têm cerca de 100 milhões de anos. Uma curiosidade é que esses mesmos fósseis foram encontrados em Guiné Bissau, do outro lado do Atlântico, na África. A semelhança é mais uma prova de que os continentes estavam unidos nessa época e que no local havia mar.

Alto do Lavradio

É o ponto mais elevado da cidade. Em 1968, alguns frades tentaram catequizar os índios, entre eles frei Antônio da Piedade. Por volta de 1704, chegaram àquelas terras religiosos da Irmandade dos Carmelitas Calçados, liderados pelo Frei João da Santíssima Trindade. Logo houve uma epidemia de varíola e os índios, religiosos e colonos sobreviventes mudaram-se para o local. Os religiosos ergueram um convento e algumas casas foram construídas, surgindo a Missão de Japaratuba, que deu origem à atual cidade.

Banho do Prata

Nos fins de semana o ponto de encontro é o Banho do Prata, a 6 Km da sede, uma nascente de águas cristalinas. Recomenda-se saborear a moqueca de peixe em um dos quiosques ou acampar com amigos, familiares e fazer piquenique. As águas do Prata também abastecem a cidade e logradouros da região.

Gruta do Capim Branco

Localizada próximo ao povoado São José, a Gruta do Capim Branco serviu de refúgio para os índios das redondezas no período da colonização dessas terras. O local também é conhecido como Gruta da Mulata. É muito interessante observar as raízes que caem dentro da caverna, com um formato que mais parece um provador de roupas. A luz que vem da superfície provoca um aspecto ainda mais surpreendente. Memorial Histórico e Cultural Drº Otávio Acciole Sobral

Memorial Histórico e Cultural Drº Otávio Acciole Sobral

Está instalado em um casarão do final do século XIX na praça da Matriz e foi fundado em 1996. Interiormente é decorado com pinturas que retratam paisagens rurais (afresco) de motivos diferenciados em cada ambiente. Nele encontramos um acervo de peças religiosas e das famílias dos antigos engenhos, fotos antigas da cidade, personalidades, quadros e roupas que representam as manifestações folclóricas. O Memorial está localizado na Praça Padre Caio Tavares e aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPARATUBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3272-1212 - ramal 324 

Sites: http://www.japaratuba.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO: 
 
Pç. Pe. Caio Tavares, 58 - Bairro: Centro    
Japaratuba-SE - CEP: 49960-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(79) 3272-1700 / 3272-1236 Fax: 
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Japaratuba e Pirambu.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br
       
www.infonet.com.br

www.agencia.se.gov.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Japaratuba

sou japaratubense e tenho muito orgulho da minha cidade
Por: adaylanne

Moro na Barra dos Coqueiros - SE, na minha ótica o que eu mais admiro em japaratuba é o São João, sempre me faço presente.
Por: Antonio Pereira Filho

japaratuba percisa desenvolver mais o turismo. v6 tem o banho do prata, explorar a historia de Arthur bispo do rosario, folclore a caverna qtem no pov, São josé, entre outros
Por: thiago

minha cidade querida , terra de cultura e alegria, eu estudo no colegio estadual josé de matos teles em japaratuba-se e moro na av. rio de janeiro
Por: maico silva dos santos

Minha terra querida que seu povo, que suas ruas respira cultura...Essa é a minha gente a minha terra...
Por: Bárbara Moura Ismerim

e a cidade do meu coraçao,nasci e fui para sao bernardo do campo-sp,mas as minhas origens jamais vou esquecer
Por: henrique santos nunes

japaratuba sempre foi uma linda cidade ,so preciza ter mais o seu turismo divulgado,porque tem muitas opcoes
Por: adelio hipolito dos santos

Adoro Japaratuba e o melhor e banho do rio prata e os povoados
Por: Geofran

bom ,eu nascir em japaratuba ,eu adoro minha cidade tenho orgulho dela
Por: amelia

essa é a terra de minha familia vou quase todos os finais de semana pra lá adorroo esse lugar e com fé em deus eu vou morar proximo ano de 2010 em japaratuba junto com minha familia toda adooorooo principalmente o rio do prata
Por: yanca tatiany

moro em sp mais a saudade da minha japaratuba emuito grande em especial da familia dos amigos e do colegio Emiliano.
Por: JEAN LOPES SILVA

É uma cidade pacata,ótima para aqueles que desejam viver com tranquilidade. As festas só acontecem com intermetência,no início(Santos Reis e São Benedito)no meio do ano(festas juninas) e na emancipação do município comemorando assim a desmembramento com o município de Capela. É, de fato, um festão. Uma das melhores coisas que eu amo na minha cidade é o Prata.Costumo dizer que é uma piscina natural. A cidade possui ainda aquele aspecto antigo mas sua população é bastante acolhedora como todo brasileiro. Minha cidade tem muito mais o que essas palavras podem exprimir.
Por: EVERALDO

a cidade de japaratuba e maravilhosa ,quem ainda nao conhece procure conhece-la ,nao vai se arrepender,das maravilhas desta cidade
Por: adelio hipolito dos santos

eu nasci em japaratuba sai de la com 5 anos de idade voltei la 45 anos depois quando entao reencontrei o meu irmao uma pessoa muito conhecida e querida na cidade o Gilbreto dos santos conselheiro da saude da cidade eu amo esta minha cidade maravilhosa eu moro aqui no guaruja baixada santista mas quem nao conhece japaratuba deve conhecer as dunas rio prata tud la e maravilhoso quem passar ferias por la nao vai se arrepender e tudo de boooooom
Por: maria aparecida barreto dos santos

conheco bem japaratuba estou com muitas saudades espero em breve visita-la sou de são josé mas moro em santos sp até breve minha querida cidade e a todos japaratubenses
Por: eugenio

gosto de mais e a minha cidade
Por: lais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Japaratuba
Fundação:
1859
Altitude:
79m
População:
14.025 habitantes
Área:
374km²
Densidade Demográfica:
37,5hab/km²
CEP:
49960-000

Envie seu comentário sobre Japaratuba

banner