Itabi

Itabi-SE
banner

Bem-vindo a Itabi!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Itabi e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Itabi.

A cidade de Itabi, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 172m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.860 habitantes. A área total de Itabi é de 202,9km², e sua densidade demográfica é de 23,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itabi-SE é 49870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itabi

Roteiros do Brasil

Região Pólo do Velho Chico

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Itabi, a 138 quilômetros da capital, começa em 1821, quando os caçadores José Ferreira de Góis e Antônio José dos Santos, da Fazenda Sítios Novos, em Canhoba, saíram para caçar e encontraram uma lagoa, mantida até hoje no centro da cidade. Eles a denominaram de Panelas - nome que foi dado posteriormente à povoação - por terem encontrado diversas panelas de origem indígena nas proximidades.
Os dois caçadores encontraram também diversas pedras enormes. Uma delas - partida em duas - chamou-lhes a atenção e eles a chamaram de Pedra da Paciência, que derivou o nome de Itabi.
Sete anos depois, em 1828, Quinca Palatem saía acompanhado de escravos e zabumbas - para espantar os animais selvagens, principalmente as onças que existiam na região -, com interesse de desbravar o local. Chegou junto com sua família e fixou morada. Construiu seu sobrado no alto, onde denominou de Fazenda Panelas, hoje a Rua Boa Vista.

Significado do Nome

Palavra tupi-guarani que significa Ita: pedra; e bi: duas. Eles espalharam a novidade na feira de Propriá e o senhor de engenho Manuel Quinca Palatem, do Povoado Cutia, em Capela, se interessou pela notícia e resolveu conhecer o local.

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro

Gentílico:

 

 

itabiense

População:

4.972 habitantes

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

 

Clima:

 

Tropical 

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Sertão Sergipano

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

87 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cultura popular é diversificada em Itabi. Suas manifestações mais conhecidas são a Cavalhada, Reisado, Bumba-meu-boi, Festa de São Gonçalo, Corrida de Jegue, Vaquejada e as festas de Natal e São José.
O itabiense que mais vivenciou essas manifestações foi Francisco Pedral do Couto, 84 anos, que implantou o Reisado no município. Ele lembra que ficou fascinado quando os Guerreiros, de Capela, chegaram lá. “Era muito bonito. Eu gostei muito das cantigas e da dança”, lembra ele.
Outro ponto interessante da história de Itabi é que o bairro Matia foi formado por negros, criando uma espécie de ‘apartheid’ no município. Eles fugiram da discriminação, se aglomerando e criando sua própria comunidade, onde criaram a Festa do São Gonçalo.

 Setembro

- A festa do jegue de Itabi, idealizada por Antônio Valdione de Sá, começou em 1979 e também projetou nacionalmente o nome da cidade. Chegou a aparecer no Fantástico e Globo Rural em 84, permanecendo por algum tempo na vinheta de abertura desse programa.
Segundo Valdione, que foi prefeito no município, nessa época a maior festa era o Natal. “No início eu pensei nas férias de julho, porque não havia nada, mas depois me preocupei com o crescimento da festa e mudei para setembro”, lembra ele.
Valdione fez 18 anos de festa, realizada a partir de 84 no 2º final de semana de setembro. “O prefeito (Rubens Melo - de 1997 a 2004) tomou o evento, que já estava consagrado. A festa era uma olimpíada: com corridas de jegue, de cavalo, de pedestre, vaquejada, ciclismo, motocross e luta de box”, lembra ele.
O jegue de Valdione, Desafio, foi seis vezes campeão do Brasil em Panelas (PE); depois o jegue Leopardo, também dele, tomou a posição. Agora o campeão é o filho de Leopardo, que pertence a Eduardo Torres. “Eu criei a festa para impedir que os jegues virassem charque e eles passaram a ser adorados em Itabi”, afirma ele.
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABI

E-mail:

Telefones: (79) 3314-1260

Sites: http://www.pmitabi.xpg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:
 
Av. Manoel Alves de Souza, 321 - Bairro: Pingo de Ouro    
Itabi-SE - CEP: 49870-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (79) 3314-11313

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
 
Área Abrangência: Município de Itabi.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas, Protesto de Títulos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.agencia.se.gov.br

www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Itabi

O mistério das pedras...a famosa pedra da paciência encanta quem por ali passa.
Por: Maria de Fatima Souza Mota

Itabi, eu amo essa terra. José Paulo Aragão Lima
Por: José Paulo Aragão Lima

Caros amigos(as) sou de Cascavel Pr, tenho 49 anos, sou bachareu em Direito, sou Presidente do DCE Diretorio Central dos Estudantes da universidade UNIVEL, olha eu nasci em Itabi Se mas ate o momento ñ conheco minha terra natal, me fale sobre esta cidade qquer dia deste irei aí conhecer, abraços.
Por: Avelar Alves dos Santos

o e como gosto terra boa k me dá saudade mais dô uma espiada aqui de goias. abraços sou filho Hunaldo e Geruza
Por: fabio

nascir em itabi hoje moro em salgado fiquei muito feliz em poder ver fotos de minha cidade natal
Por: geilson alves de sa

NAÕ CONHEÇO NASCI NA CIDADE DE ITABI MEU SONHO É PODER CONHECER JUNTO C/ MINHA MÃE
Por: VÂNIA MARIA OLIVEIRA DE LIMA

É UMA CIDADE BOA PARA DAR UM PASSEIO.EU SEMPRE VOU LÁ NAS MINHAS FÉRIAS VISITAR A MINHA AVÓ,ALIÁS TENHO Q IR AINDA ESSE ANO!!!JÁ LEVEI ATÉ A MINHA FILHOTA PARA CONHECER!ELA SÓ TINHA 4 MESES DE IDADE!!!THAU,FOI UM PRAZER COMENTAR.
Por: manoela mendonça dos santos

Itabi uma cidade maravinhosa com muitas coisa boa muitas meninas linda é coisas historica.
Por: teninho

itabi e uma cidade maravilhosa, com varios pontos turisticos, uma cidade que eu jamais irei esquecer,porque eu morei ai 9 anos, pois eu sou filha de antonio biji e minha [mae] de criacao adelia e meus irmaos e amigos um grande abraco com muita saudades de todos pois sao14 anos sem poder ir air aaaa saudades so eu sei beijos a todos. deixo aqui o meu telefone para essas pessoas maravilhosas com aqual eu convivi 97895806 ou 35617203 saudades do meu [grande] homem pai so eu sei a saudade .
Por: maria de deus chagas guedes

Itabi é uma cidade pacata e agradável possibilitando aos visitantes contato com a natureza através de elementos como rochas as quais deu origem ao nome do municipio, vegetação, riachos, áreas de lazer e principalmente o acolhimento do povo itabiense bastante solidário. Sou filho de itabi e tenho muita satisfação.
Por: Geovan Siriaco dos Santos

OUVIR FALAR DA FESTA CULTURAL EM ITABI. FAREI ESFORÇO PARA VISITA-LO. ABRAÇO AO POVO DESSA CIDADE JOSÉ CARLOS SALVADOR-BA
Por: JOSÉ CARLOS SANTOS

Eu Silvio fili de Itabi sou da Familha dos Duquinho filho de Raimundo de Zé Duquinha sobrinho de Lula, Maneca, Juca, Tonho conhecido como bobe joia eu quando sai de Itabi Morava enfrente a Oficina de Neldo encostado a casa de dona Chica e dona Prazere o meu mair sonho é voltar para morar em Itabi eu tenho muito orgulho de Itabiense e um forte abrasso para todos dai.
Por: Silvio

ADORUUUUUUUUUU!DE MAIS ESSA CIDADE!SAUDADES IMENSA!! ITABI A CIDADE DA FELICIDADE!!
Por: MISLYNE

COM CERTEZA ITABI NÃO É UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MAS, UM LUGAR ACONCHEGANTE, ALEGRE E PACATO, POR ISSO, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA.
Por: ENAGIO SANTOS DA SILVA

essa e uma cidade maravilhosa ela e tao bonita,com pessoas gentis
Por: valeria leite

não conheço como nasci lá moro em goias á 19 anos mais sou apaixonado pela terrinha, brinquei muito na pedra da paciencia.
Por: Fabio de Hunaldo

Nasci e me criei ate os 15 anos depois espirito santo e agora em goias mais vou la sempre ..
Por: Fabio

conhecer Itabi foi uma maravilha, pois venha vc tambem conhecer esta cidade maravilhosa. Varios pontos turisticos como: A Pedra da mao de Deus, a pedra da pasciência... venha conferir eu adorei e vc vai amar muito.
Por: Everton Sotnas

Eu adorei esta cidade pequena, eu tive o prazer de ir ai com minha esposa e meus filhos. Minha esposa morava ai ela saiu dai com 10 anos hoje ela tem 24 anos14 anos sem voltar na cidade, eu pude realizar este sonho dela. Eu adorei esta ai um mês, obrigado pela reseptividade. Nois moramos no Rio de Janeiro ( Leblon)
Por: luiz fernando rosa dos santos

Terra hospitaleira, com tradições que vale a pena conferir, sem contar com pontos turisticos desenhada pela natureza. Amo de paixão essa cidade!
Por: Cremilda

eu nasir e fui criado ai e itabi fico muuuuuuuuuuuuto destante mas tem saudade da minha terra sou irmao de sidenho coiesido como mamadeira abraçor para toudos estou em sao pauio
Por: jose ademir da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itabi
Fundação:
1953
Altitude:
172m
População:
4.860 habitantes
Área:
202,9km²
Densidade Demográfica:
23,95hab/km²
CEP:
49870-000

Envie seu comentário sobre Itabi