Itabaianinha

Itabaianinha-SE
banner

Bem-vindo a Itabaianinha!

banner

As melhores pousadas em Itabaianinha podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Itabaianinha, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 223m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.449 habitantes. A área total de Itabaianinha é de 480km², e sua densidade demográfica é de 69,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itabaianinha-SE é 49290-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itabaianinha

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sertão das Águas

"Princesa das Montanhas"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Itabaianinha passou a ser conhecida como ‘Princesa das Montanhas’, por estar localizada numa área bastante montanhosa, a 225 metros acima do mar. Fica entre as serras do Babu, na divisa com Riachão do Dantas; dos Cavalos, Ilha e Catramba, divisa com Tobias Barreto; Pilões, Antas, Ovelhas, Flor da Roda, Pedra Branca, Brejo, Bica e o Alto do Urubu, a leste da sede do município.
Há uma versão popular de que essa localidade foi fundada no século XVIII por tropeiros de Itabaiana, que teriam colocado o nome de Itabaianinha por acharem que as duas localidades tinham semelhanças. Já os historiadores Laudelino Freire e Clodomir Silva afirmaram em seus escritos que o município teria sido primitivamente uma aldeia de índios.
Essa povoação passou à condição de freguesia em 6 de fevereiro de 1835 com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha, sendo desmembrada da de Nossa Senhora dos Campos, hoje Tobias Barreto. Logo depois, em 19 de fevereiro, transformou-se em vila, compreendendo a freguesia de Nossa Senhora do Tomar do Geru.
Foi em 19 de setembro de 1891, através da lei nº 3, que Itabaianinha passou à categoria de cidade, mas só em 19 de outubro de 1915, através da lei nº 680, foi realmente emancipada.
Significado do Nome
A povoação de Itabaianinha, distante 118 quilômetros da capital, surgiu embaixo de um pé de tamarindo, onde os tropeiros, principalmente de Itabaiana, descansavam. Por isso eles acabaram batizando a localidade com o mesmo nome da cidade em que viviam, acrescentando o diminutivo ‘inha’. Foi nesse local que teve início uma pequena feira, onde eles comercializavam seus produtos. Apesar de rico e promissor, nos últimos anos o município estacionou no tempo. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

19 de Outubro 

Gentílico:

itabaianinhense

População:

38.886 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itabaianinha, cidade hospitaleira, pois têm a alma e é constituída pelo povo sergipano.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

35º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Moita Bonita e Ribeirópolis (N); Campo do Brito e Itaporanga d'Ajuda (S); Areia Branca e Malhador(E); e Campo do Brito, Macambira e Frei Paulo (W) 

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

118 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANINHA

E-mail:

Telefones: (79) 3544-2499     

Sites: http://www.itabaianinha.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO NOTAS E PROTESTOS: 
 
Rua Marieta Costa Monteiro, 28 - Bairro: Guilherme Campos    
Itabaianinha-SE - CEP: 49290-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (79) 3544-2480 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br 

www.agencia.se.gov.br

www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Itabaianinha

quando criança,morei em itabaianinha,a maior parte de minha familia ainda reside nesta cidade acolhedora,tenho boas lembranças de minha infancia,atualmente moro em mairipora,sp mas nunca esquecerei minha,nossa pacata itabaianinha,um abraço,aos moradores do povoado riacho seco.
Por: geiza de jesus

nao sou itabaianesse mais amo esta pequena cidade,uma cidade pequena porem grande de riqueza,humana,fantastica de pessoas com culturas diferentes e o melhor foi de la quer consruir minha linda familia,pois conheci minha esposa e hoje tenho dois lindos filhos,jenifer e nicolas que nasceram em aracaju eu sou baiano de salvador e o melhor e que sou nordestino,hoje vivemos em ipatinga minas gerais,mais juntos temos muitas saudades de iabaianinha,se voce nao conhece va ate aracaju e passe em itabaianinha,tenho certeza quer nao vai se arrempeder,so se arrempederar se nao for,a nao esquesca de conhecer os lindos artezanato de itabaianinha como tambem os anoes mais simpaticos do brasil,,,,,,,,,,,
Por: jacivaldo lima

Itabaianinha cidade de mulheres bonitas, lugar de passeio ,lugar de amizade.
Por: david

amoessacidadefoiondeeunacibeijopratodosmeusirmaosdeitabaianinha
Por: terezinhamariasantana

Estive em Itabaianinha recentemente é uma cidade hospitaleira, adorei passar minhas férias lá. Um pequeno comentario: Eu sou paulista e não consegui me adaptar ao transito, pois na cidade não existe semaforos e a gente fica perdida no meio de tantas motos e carros sem nenhuma sinalização para atravessar as ruas. Semaforo faz parte da educaçao no transito e ajuda a vida do povo.
Por: rosilene ferreira de souza

adoro minha cidade itabaianinha, estive lá em2005, volto final de ano, moro em sp á 13 anos + não esqueço esta cidade,pois toda minha familia mora lá no bairro conviniencia, abraço á todos de lá. beijos.
Por: luciana carvalho

Nasci e me criei em Itabaianinha. Conheço vários lugares e pontos historico nessa cidade. Atualmente moro no Rio de Janeiro, mas não esqueço dessa cidade! Itabaianinha, eu te amo! e o mundo também!!!!!! bjos.
Por: jose milton alves guimaraes

princesa das montanhas terra adorada por todos,terra dos anões do tijolo,bloco,ceramicas,artefatos de barro e pessoas ospitarelas e com grande empresa de roupa a GRIPON grande empresa com mais de 50 lojas,o cras mais perto de voce.
Por: leonardo

sou filho de itabaianinha, e lá morei por exatos trinta anos, após ir embora obtive notiçias que a cidade creçeu, inclusive seus mine-habitantes, os anões, que levaram o nome da cidade a todo o país. itababaianinha a cidade dos anõs. essa é a minha terra natal.
Por: valdenilson alves

Ainda não tive o prazer de conhecer, mas gostaria muito. Abraços
Por: Edson Santos Sales

FUI CONVIDADA POR UM AMIGO QUE CONHECI NA NET E MORA EM ITABAIANINHA PARA CONHECÊ-LA,ACEITEI O CONVITE E NÃO ME ARREPENDI.A CIDADE PACATA DE PESSOAS SIMPLES ME ENCANTOU.AGORA VOU SEMPRE QUE POSSO,TENHO UM MOTIVO A MAIS,ESSE ITABAIANINHENSE QUE CONHECI.
Por: JACIARA

Itabaianinha é a melhor cidade do Brasil para se morar!!!!!!!!
Por: Jean Marcel Monteiro Bergamin

hoje moro em sao paulo, mas nasci em itabaianinha, uma cidade maravilhosa que amo tanto. sinto saudades da minha cidade..
Por: josiane de sousa santos

qero conhecer a praça do quiosque da igreja matriz
Por: creusa evangelista dos reis

NASCI AÍ. AMO DE CORAÇAO E ANTES DE MORRER AINDA PRA FICAR.
Por: ADAILTON (TICO)

Itabaianinha, cidade famosa e conhecida no Brasil inteiro, por ser a cidade dos anões. È uma cidade hospitaleira, pois têm a alma e é constituída pelo povo sergipano.
Por: Anderson Garcia

Gostei muito de encontrar este portal. Meu falecido avô JOSÉ JOSQUIM DE SANT´ANNA segundo consta nasceu nessa cidade, acredito eu lá pelos anos de 1900. Tenho muita vontade de conhecer Itabaianinha/SE. Um forte abraço a todos! Quem sabe se um dia eu chego aí?
Por: ABELARDO JOSÉ DE SANT´ANNA JUNIOR

minha cidade natal, adoraria morar lá mas de uns anos para cá tornou-se muito violenta, visto que o poder aquisitivo das pessoas melhoraram mas o aparato policial não, mas gostaria de ver minha cidade querida livre de violencia e muito festiva como nos meus tempos de criança.
Por: antonio jose de jesus

tenho residencia ai todo ano vou ai quando eu tinha us 22 anos muitos bailhe no acre no princesa na abb toma banho no bem amado festa de n s da conceicao f de reis muitas garota milton
Por: jose milton da cruz

cidade MARAVILHOSA recomendo para quem quer conhecer o que é bom e lindo.Visite itabaianinha e não se arependerá bjos!!!!
Por: cleuzilda c.s.ribeiro

ATUALMENTE ESTOU EM SP,MAS SOU NATURAL D E ITABAIANINHA,AMO DE PAIXÃO ESSA CIDADE EM BREVE VOLTAREI PRA LÁ.
Por: SAMAIANE

agradeso muito a Deus por ter muito amigos de itabaianinha, morando na cicade de buerarema sul da bahia
Por: jode reis de oliveira

ha muitos anos nao vou ai mas mim parece que mudou bastante pelo menos pelas fotos, sinto muita saldade tenho muitos parentes e amigos ai na cidade em breve irei ai ,desde de 1985 que sai dai hoje moro em pedro canario , mas nunca esquecemos da cidade natal .
Por: reginaldo alves

itabaianinha e muito linda e uma cidade maravilhosa ,,,eu tenho muita sauldades de la um dia eu volto
Por: silas ribeiro vieira

eu amo de paixao itabaianinha por isso morro aqui cidade conhecida como cidade dos anoes. cidade com qualidade de vida excelente beijo
Por: melquiade severo dossantos

eu amo de paixao itabaianinha por isso morro aqui cidade conhecida como cidade dos anoes. cidade com qualidade de vida excelente beijo
Por: melquiade severo dossantos

Em outubro de 2011 fui de SP para trabalhar nesta cidade, amei este povo e fui muito bem recebido.
Por: francisco

pra voce que deseja conhecer itabaianinha recomendo que và ate a pedra branca que voce vai se encantar
Por: melquiades severo dos santos

pra voce que deseja conhecer itabaianinha recomendo que và ate a pedra branca que voce vai se encantar
Por: melquiades severo dos santos

tenho um sonho a se realizar conhecer itabaininha pois ela tem muito oque me mostra e itabaininha é a paixao da minha vida.
Por: elenilza gomes dos santos.viçosa-al

ja visitei conheso e gosto inclusive do carnaval e tenhos parentes ai sou dointerior de sao paulo
Por: regina

Fui nascido e criado nessa terra maravilhosa desde Bebê até meus vinte anos. Itabaianinha, tem tudo de bom pra quem for vizita-la, principalmente em data comemorativa. O carnaval e uma delas e só alegria e diversão. E as festas junina muita comida tipica, a queima de fogos e fogueira, as dança de quadrilha sem fala no forrozão que come solto. E final de ano tem a procisâo dos motorista e super legal. E quando a santa nossa senhora aparecida faz o cortejo puxando aquela emensa fila de veiculo, motos. No outro dia tem a caminhada a pé com a santa que passa por varios bairro da cidade. Tem tambem as calvagalda. E entre outras festas e muita coisa melhor que itabianinha tem a lhe oferece. Eu so filho de uma pessa muito especial que varias pessoa conhese e meu pai, Gildazio sapateiro ele trabalha no calsadao da major enesto. Eu atualmente moro em, santo andre meu sonho e abre um comercio em inn, e mora ai perto de minha familha. Um abraço pra todos moradores de inn, um prazer imenso.
Por: José Emilsson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itabaianinha
Fundação:
1832
Altitude:
223m
População:
33.449 habitantes
Área:
480km²
Densidade Demográfica:
69,69hab/km²
CEP:
49290-000

Envie seu comentário sobre Itabaianinha