Itabaiana

Itabaiana-SE
banner

Bem-vindo a Itabaiana!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Itabaiana, informações e fotos da maravilhosa Itabaiana. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Itabaiana, recomendadas por internautas.

A cidade de Itabaiana, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1698. A localidade está em uma altitude de 188m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 78.330 habitantes. A área total de Itabaiana é de 338,4km², e sua densidade demográfica é de 231,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itabaiana-SE é 49500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Itabaiana é a quarta maior cidade do estado do Sergipe e fica a pouco mais de 50 quilômetros da capital, Aracajú. O município é muito conhecido pelas expressões de religiosidade e pelas ricas manifestações folclóricas que lá acontecem. A música também tem uma presença forte, na verdade, a cultura de modo geral é um dos pontos centrais de Itabaiana.

Tanto do ponto de vista de natureza quanto de cultura, Itabaiana recebe os seus turistas com várias opções de atrações. Veja quais são as principais delas e programe a sua próxima viagem!

Não tem como ir até Itabaiana e não visitar o Parque dos Falcões, principalmente se você gosta de entrar em contato com a natureza. Só pra começar, ele fica na Serra de Itabaiana, que por si só já é um local incrível. Lá, acompanhado por um guia, você vai poder chegar bem pertinho de várias espécies diferentes de aves que, em sua maioria, não podem voltar para a natureza por alguma razão. A experiência é indescritível.

Outra ótima opção de lazer é o Museu da Cultura Itabaiana, que contém um rico acervo que conta a história dessa bela cidade e mostra aspectos peculiares dela. Além disso, quem quer admirar ou saber mais sobre a cultura nordestina como um todo também vai aproveitar muito a visita a esse museu. Não deixe de visitar.

Agora, voltando para a natureza privilegiada que marca essa cidade, os turistas costumam adorar o Parque Nacional Serra de Itabaiana. A vegetação é preservada em toda a extensão do parque e as pessoas conseguem apreciar de perto alguns animais silvestres, como águias, corujas, gaviões e outros. Além disso, existem várias cachoeiras por lá e roteiros para trilhas. O melhor é fazer o passeio na companhia de um guia, para que ele seja mais proveitoso e seguro.

O nordeste brasileiro tem locais encantadores, que todo mundo que mora nesse país deve conhecer. Um deles é a cidade de Itabaiana que, embora não esteja entre as mais famosas, certamente é uma das mais lindas. O município é muito acolhedor e vai receber você de braços abertos! Visite e tire muitas fotos!

Informações de Itabaiana

 

Roteiros do Brasil

Região Aracaju - Xingó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 O início da colonização das terras itabaianenses remete-se a 1590, quando a expedição de Cristóvão de Barros liquidou os indígenas e iniciou o processo de colonização de Sergipe. Datam dessa época as primeiras notícias de terras doadas a sete lavradores para colonizarem as circunvizinhanças do Rio Sergipe. A primeira sesmaria é dada a Ayres da Rocha Peixoto, casado com uma neta de Caramuru. Suas terras atingiam áreas compreendidas entre os rios Japaratuba e Sergipe, correspondendo, dentro de um mapa atual, aos municípios de Itabaiana, Riachuelo e Santo Amaro das Brotas. É nesse período que ocorre o povoamento e colonização de Itabaiana em grande escala, com a distribuição de terras, notadamente aquelas situadas às margens do Rio Jacarecica. Os colonos contemplados com tais sesmarias, se espalhando em sítios pelas margens do rio, vão fundar o Arraial de Santo Antônio, a primeira povoação de Itabaiana. Esse local hoje é conhecido por Igreja Velha, a uma légua do atual centro da cidade, erguendo-se uma capela, fundando a Irmandade das Santas Almas. Esta capela é registrada no mapa de Barleus, durante a invasão holandesa, datado provavelmente de 1641, data em que os holandeses pesquisaram ouro na Serra de Itabaiana. O local onde se encontra hoje a sede do município, conhecido no século XVI como Catinga de Ayres da Rocha, era primitivamente um sítio de propriedade do pároco de São Cristóvão, padre Sebastião Pedroso de Goes, que vendeu em 9 de julho de 1675, por ‘Rs 60$000’, à Irmandade das Almas de Itabaiana, sob a condição de nele ser reedificado um templo sob a invocação de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Segundo o historiador Sebrão Sobrinho, a intenção do padre Sebastião era ver a concretização da criação da Freguesia de Santo Antonio e Almas de Itabaiana e, para tanto, se fazia necessário que a igreja fosse edificada em terreno próprio. Como a capela de Santo Antonio estava edificada numa fazenda de propriedade particular, jamais a freguesia poderia ser criada. Com a venda da Caatinga de Ayres da Rocha à Irmandade, foi edificada a Igreja, passando este lugar a sede da vila, que até então funcionava na Igreja Velha. A povoação foi crescendo e já pelo ano de 1678, Itabaiana era distrito, possuindo paróquia desde 30 de outubro de 1675, permanecendo a invocação de Santo Antonio. A paróquia foi criada pelos governadores do Arcebispado, na ausência do arcebispo dom Gaspar Barata de Mendonça. A Vila foi levantada pelo ouvidor d. Diogo Pacheco de Carvalho, em 1698, sob a denominação de Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Em 1727, aparecia como já possuindo sua Câmara representando o município.

ADORNOS DE FANTASIA

Do roteiro de minas de Belchior Dias Moreyra, que andou por Itabaiana logo no início da colonização da capitania, deduz-se que naquela serra se encontravam jazidas de grandes riquezas minerais, sobretudo de metais preciosos. Em seis ensaios ele fazia menção “à prata, ao salitre e ao ouro da Serra de Itabaiana Assu”. Mas de concreto, nada se pôde colher, tendo Clodomir Silva, no ‘Álbum de Sergipe’, de 1920, se referido como ‘adornos da phantazia’. De fato, segundo o historiador, os informes a respeito da existência das minas baseavam-se na versão do povo e nas informações de parentes e afeiçoados da família do explorador. A Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana foi elevada à categoria de cidade em 28 de agosto de 1888, na presidência de Francisco Paula Prestes Pimentel. Na divisão administrativa do Estado, vigorante no ano de 1920, o município continuava como sede da comarca e se compunha de um único distrito. Eram termos da comarca de Itabaiana os municípios de Campo do Brito e Frei Paulo. Os primeiros documentos que tratam da região apresentam denominações diferentes para o lugar. Os nomes mais freqüentes são Itanhama ou Tabaiana. A forma Itabaiana, parece que se definiu no século XVII. Os holandeses, de quem não se poderia esperar uma grafia muito correta, registraram a forma Itapuana. Itabaiana, nome indígena, é o resultado dos sufixos Ita (pedra), Taba (aldeia), e Aone (alguém). Tudo junto significa ‘naquela serra tem uma aldeia onde mora alguém’, a palavra pedra refere-se à Serra de Itabaiana. A lenda de Santo Antônio Fujão Santo Antônio ‘vivia’ numa casa que não era sua: a primeira capela construída no Arraial de Santo Antônio pelos colonos, na região hoje conhecida como Igreja Velha, fora erguida em propriedade particular. O pároco de São Cristóvão, Sebastião Pedroso de Goes, vendeu o sítio ‘Caatinga de Ayres da Rocha’, em 9 de julho de 1675, à Irmandade das Almas para que nele erguesse a igreja própria para a morada de Santo Antônio. Segundo comentários, algumas pessoas da comunidade que queriam a mudança da sede para o arraial, retiravam às escondidas o Santo Antônio e conduziam até a Caatinga de Ayres da Rocha, de noite, deixando-o num dos galhos da quixabeira. Para os colonos, era fácil descobrir o paradeiro do santo, já que propositalmente se deixavam pistas. A ‘fuga’ verificava-se com freqüência. Depois de cada uma delas, a imagem era levada, em procissão, para a capelinha. Não se tem data exata do início da construção da nova Igreja, sabe-se que a Igreja velha funcionou até 1737, mas já sem grande freqüência, porque a transferência do padroeiro significou também mudança da sede do arraial para o outro sítio. Ficou, porém, a lenda do Santo Fujão.

Antiga instituição musical do Brasil

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é um desdobramento de uma agremiação musical instituída em meados do século XVIII, denominada Orquestra Sacra. Era um instrumental e Coral da Igreja Matriz da Freguesia e Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, da Capitania de Sergipe Del Rey. O grupo foi criado pelo vigário licenciado Francisco da Silva Lôbo e, originariamente, destinava-se principalmente aos atos religiosos. A maior glória da orquestra foi ter como um dos seus membros, como cantor e flautista, o então professor de Latim, Tobias Barreto de Meneses. Em fevereiro de 1879, o professor e compositor Samuel Pereira de Almeida mudou o nome da orquestra para ‘Philarmônica Euphrosina’, da qual fizeram parte o general José Calasans e um dos mais influentes políticos da região, o coronel José Sebrão de Carvalho. Em outubro de 1897, o maestro Francisco Alves de Carvalho Júnior trocou o nome da instituição para ‘Philarmônica Nossa Senhora da Conceição’. Na época já era considerado como o conjunto musical mais antigo do Brasil, fundado há mais de dois séculos, sem descontinuidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 
28 de Agosto

Gentílico:

 

itabaianense

População:

86.981 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS: 


Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

24,7° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Aracaju: BR-267

 

 

Localização:

Agreste Sergipano

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

BR-235  

Distâncias:

Da Capital:

45 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Serra de Itabaiana

Situada entre os municípios de Areia Branca e Itabaiana e a 50 quilômetros da capital,fica a Serra de Itabaiana.Caracteriza-se pela sucessão de elevações atingindo 670 metros no topo;preserva remanescentes de Mata Atlântica e diversos ecossistemas.
Com atrações irresistíveis na região como:a Gruta,
o Poço das Moças, a Sala do Rio Negro, a Capela, a Cachoeira, Véu de Noiva e a Trilha do Caldeirão. Transformada em Parque Nacional Em 2005.

Poções da Ribeira

Localizado no povoado Ribeira, formações rochosas que proporcionam

Ruínas da Igreja Velha

Povoado Igreja Velha

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

Praça Fausto Cardoso

Parque dos Falcões

Povoado Gandu

Feira de Itabaiana

A feira de Itabaiana é realizada na quarta-feira e no sábado, onde as pessoas da região circunvizinhas deixam seus trabalhos e residências e deslocam-se para Itabaiana. Com o objetivo de visitar a feira. Esta pela sua imensidão e variedade modifica, em seus dias de acontecimento, parte de uma vida social urbana cotidiana, ou seja, por causa da feira a cidade muda em alguns aspectos suas características comuns de todos os outros dias.

O comércio, principal atividade econômica da cidade, volta-se para a realização da feira no sentido em que muda alguns de seus comportamentos provocados pela feira livre. Onde os estabelecimentos comerciais funcionam durante todo o dia, inclusive aos sábados, então fecham seus estabelecimentos durante o horário do almoço que cor responde entre as 12:00hs e 14:00hs, pois este fato não ocorre durante os outros dias. Pessoas são contratadas para trabalhar apenas nos dias da feira-livre, e todos os funcionários trabalham em um expediente de duração mais longa

Castanha do Carrilho

O povoado Carrilho fica a 6 km de Itabaiana, na região centro-sul do munícipio.Povoado por pessoas humildes ,ali é guardado um grande tesouro:a castanha.Cerca de 10 toneladas  de castanhas são torradas e levado para todo o país.O trabalho é feito de forma artesanal.

Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas

Praça Fausto Cardoso

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3431-1172

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Rua Augusto Maynard, 155

Telefone: (79) 3431-2281

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

 

 

Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis
 
Pç. Fausto Cardoso, 20
 
Centro    
 
Itabaiana CEP: 49500-000

Telefone: (79) 3431-2527

Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis
 
Pç. Fausto Cardoso, 20 - Centro    
 
Itabaiana-SE - CEP: 49500-000

Telefone: (79) 3431-2527  

E-mails: [email protected]

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Itabaiana

Amamos Itabaiana, mas estamos no Rio de Janeiro, a 20 anos, com grande satisfação e amor agradeço a todos por me ensinar a amar essa cidade, um enorme abraço a todos, e especialmente á Lila do Fumo, Zita do posto de saude, Tatiana da farmacia e Cida da barraca Vanessa. Amo muito vocês. Rio de Janeiro, 10 de abril de 2009.
Por: Ramos

EU GOSTO MUITO DE ITABAIANA CONHECO VARIOS PONTOS TURISTICOS CURTU MUITO itabaiana
Por: HOSANA

sim ja morei atualmente moro em sao paulo mais sempre q dar vou passear a doro essa cidade o q tem de melhor e a simplicidade do povo
Por: marlene de souza

Sou de Santos/SP e fui 2 vezes à Itabaiana, ago/05 e dez/06. A família do meu marido mora no povoado próximo à esta cidade linda! Quero voltar à Itabaiana, eu amei a feira, a sorveteria kiola e principalmente as pessoas hospitaleiras.
Por: Regina

itabaiana é uma das cidades mais bonitas do estado de sergipe,sou ceboleira com muito orgulho.
Por: jussara

moro em sao paulo a quase 25 anos meus parentes moram em itabaiana viajo sempre que posso, conheço totalmente a cidade e aracaju ,capitam do estado gosto muito dos balnearios e das praias um clima agradavel , um lugar bo de se viver. i love you itabaiana........
Por: tony batista

quero conhecer itabaiana?tenho curiosidade de ver os lugares bonitos da cidade,
Por: josilene

itabaiana e uma cidade bela e muito bonita; de pessoas acolhedoras e gente boa. tem um carnalval fora de epoca que e no mes abril que e bom demais.saudades ITABAIANA.....
Por: alysson braga oliveira

ai que linda ITABAIANA É FIXON MESMO ESTOU EMOCIONADA DE MORAR AQUI!.
Por: maR

EU AMO ESSA CIDADE TEM COISAS DIVERSAS QUE LEGAL!
Por: LAVYNIA;MAR,ISA.QUASE ANJOS ISA TKM E ISA TK+

Esta é a minha cidade natal,sinto saudades de lá, já faz 5 anos que não vou lá, muiiiiiiiiiiiiiiita saudades!
Por: Josefa Maria de Melo

oi pessoal venha comece minha cidade que é muito linda tem uma serra maravilhosa par curtir a natureza.
Por: mary

itabaiana, cidade jardim, linda em tudo, povo maravilhoso tudo de lindo tem ai,,, adorei te conheser itabaiana a melhor ciadade de sergipe. sou filho de itabaiana pereira de andrade. grande amigo que se foi( arrojado) itabaiana tudo de bom......amo voce,,,,,
Por: ivo de andrade

povo de itabaiana voces estão de parabens de morar nesta cidade ., cidade maravilhosa. linda e gostosa.sou primo de djalma lobo. sou filho de filadelfo pereira de andrade moro em pres prudente sp..... viva itabaiana,,,,,
Por: ivo de andrade

itabaiana, cidade jardim, linda em tudo, povo maravilhoso tudo de lindo tem ai,,, adorei te conheser itabaiana a melhor ciadade de sergipe. sou filho de itabaiana pereira de andrade. grande amigo que se foi( arrojado) itabaiana tudo de bom......amo voce,,,,,
Por: ivo de andrade

amo esa cidades e muito linda é uma das minhas cidades preferida de segipe morro e sp mais quando vou pasiar ai esegipe sempre fico em itabaiana
Por: fabricia

se for a itabaiana , visite a serra de itabaiana, la tem tudo de bom,lindas cachoeiras.
Por: ivo de andrade

Sou de Itabaiana, moro emSantos- sp Que tem de melhor a hospitalidade e a feira de Itabaiana sem duvida
Por: Maria Helena de Menezes

Minha amada terra, feliz eu estava aí. Belezas naturais de encantar quem chegar nessa linda cidade. vallleu!!!
Por: CARLOS EDUARDO DOCINHO

Amo esta cidade,é minha terra natal, já faz 3 anos que não visito, não vejo a hora de viajar até ai. Bjs
Por: josefa maria de melo

se voce ainda não conhese itabaiana por favor corra e va conheser as maravilhas que la existe...
Por: ivo de andrade

em itabaiana tem uma serra muito bonita ,aguas cristalinas, cachueiras, possos da aguas... posso das moças.linda demais.só vendo.... a feira de itabaiana é a mais linda que eu já vi... em itabaiana tem as melhores festa . animada demais da conta....eu tenho muito parentes ai OS ANDRADE , OLIVEIRA ,OS MENESES,OS PEREIRAS,,,,,,
Por: ivo de andrade

E AI POVO DE ITABAIANA, GENTE BOA E HOSPITALEIRA, AMO VOCES, ABRAÇO A TODOS ..... ABRAÇO AO MEUS PRIMOS .... ALMIR MENESES ANDRADE, GILSON DE OLIVEIRA ANDRADE, DIJALMA LOBO, E OUTROS .....SAUDADES.
Por: ivo de andrade

ITABAIANA, É IGUAL TUBAINA,BONITA E GOSTOSA TI AMO CIDADE
Por: IVO DE ANDRADE

nasci em itabaiana eta lugar maravilhoso estarei indo para la dia 08 01 2011 vou curtir as ferias e estarei levando meus filhos para conhecer la abracos a todos cidadoes itabaianenses
Por: altemar menezes martins

itabaiana cidade ,maravilhosa. amo voces.....e tudo que ai existe, abraço a todos de itabaiana,, saudades...
Por: ivo de andrade

Cidade maravilhosa...já estive ai três vezes, com certeza queria morar nessa cidade.Parabéns pela hospitalidade de todos.
Por: Silvana

Itabaiana onde tem os homens mais LINDOS E GOSTOSOS dese mundo AMOoOoO essa cidade bjos
Por: Marri

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itabaiana
Fundação:
1698
Altitude:
188m
População:
78.330 habitantes
Área:
338,4km²
Densidade Demográfica:
231,47hab/km²
CEP:
49500-000

Envie seu comentário sobre Itabaiana