Graccho Cardoso

Graccho Cardoso-SE
banner

Bem-vindo a Graccho Cardoso!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Graccho Cardoso, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Graccho Cardoso. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Graccho Cardoso para programar a sua viagem.

Informações de Graccho Cardoso

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Graccho Cardoso, distante 118 quilômetros da capital, nasceu e cresceu ao redor de uma lagoa onde existiam bastante tamanduás. Por possuir muitos formigueiros, a região se tornava um paraíso para esse animal, principal predador da formiga. Em decorrência disso, a povoação ficou conhecida como Moita do Tamanduá, nome que foi mudado em 1958, mas até hoje os mais antigos insistem em chamá-la pelo nome primitivo. A nova denominação do município não agradou grande parte dos moradores, que queria a permanência do nome da fundação ou Nossa Senhora da Piedade, nome da padroeira da cidade, homenageada anualmente com novenas realizadas no último domingo de maio.
Mas a vontade do povo não foi respeitada. Prevaleceu um acordo político, feito entre o primeiro prefeito do município, José Eunápio dos Santos, e o seu cunhado Manoel Nicanor. A ex-Moita do Tamanduá surgiu com a chegada de dois irmãos, Luiz e Manoel Cristóvão de França. Por volta de 1776, após cometerem um assassinato por vingança, eles teriam se escondido por lá. Por causa desse crime, de fugitivos eles acabaram se transformando em fundadores de mais um novo município sergipano, onde passaram a criar gados bovino, caprino e equino. Passaram-se cerca de 20 anos para surgir a primeira casa do povoado, construída por Justino Vieira dos Santos, filho de Luiz de França. Ele casou-se e manteve a família na localidade, atraindo, assim, outros familiares e fazendeiros que contribuíram para o crescimento da pecuária no local. Somaram-se a ele, os fazendeiros Ireno Pacheco, Manoel Alcino do Nascimento, Ernesto Joaquim dos Santos. Aristides Gomes Aragão, João (Jason) Francisco de Aragão, Acelino José da Costa, entre outros.

Significado do Nome

Quiseram homenagear Maurício Graccho Cardoso, governador do Estado de Sergipe no período de 1922 a 1926, por ser o primeiro mandatário do Estado a visitar aquela povoação.

Aniversário da Cidade:

Gentílico:

 

graquensse

População:

5.648 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades econômicas - Pecuária, agricultura (abacaxi, mandioca, milho e feijão), comércio, artesanato. Na indústria, o município possui casas de farinha de mandioca, fábrica de queijo e requeijão, de tijolos, blocos e telha e de móveis.

Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Sertão Sergipano

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

77 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRACHO CARDOSO

E-mail:

Telefones: (79) 3319-1188

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Governador José Rollemberg Leite

Av. Tancredo Neves, s/nº - Aracaju - SE

Telefone : (79) 3238-3900

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

CARTÓRIO FREDERICO CIANNI

Rua da Glória, s/n - Fórum Juiz Félix Dias
 
Centro     
 
Gracho Cardoso CEP: 49860-000

Telefone:(79) 3319-1140

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.agencia.se.gov.br

www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 


Comentários de Graccho Cardoso

tive o previlegio de trabalhar nesta cidade como militar na decada 80 precisamente no ano de 85 onde me casei com uma jovem desta maravilhosa cidade, casamento que infelismente durou pouco mas foi maravilhoso enquanto durou,o qual me deu um filho que apeser de nao conhece-lotenho certeza que esta muito bem, quanto a cidade so tenho motivos p/ falar bem pessoas acolhedoras amigaveis te tratam c/ todo respeito sem contar com a animação desta povão que sabem se divertir, se vç nunca visitou G. C. visite vç vai adorar.
Por: jose elenilton da silva bispo

gostaria de resseber fotos atualisadas desta bonita cidade para um futuro passeio e degustar os doces feitos com ABACAXI.
Por: jose ferreira doria

Graccho Cardoso é uma cidade muito acolhedora. Seu povo é muito alegre e cativante. O melhor abacaxi do nordete você encontra em Graccho Cardoso. Venha conferir!!!
Por: Fátima

Conheço Graccho Cardoso, pois duas vezes fui passar férias aí. Sou neta de Francisca Dória Aragão e Vicente ( já falecidos). Sou sobrinha de Lindete e Joâo, e prima de Zé Roxinho. Minha mãe ( Neuza Aragão e minha irmã Maria Aragão acabaram de se mudar para aí).Se Deus quizer irei aí em dezembro/09. Moro no Rio de Janeiro, mais precisamente numa cidade chamada: São Gonçalo e quando conhecí Graccho gostei muito, pois é uma cidade de interior; o que eu gosto muito. Essa é a minha imprensão de Graccho. Até a próxima. Therezinha.
Por: Therezinha Felix Bento

moro lá há 21 anos acho ótima apesar de ser pequena mas calma.
Por: Sandriane

graccho e uma cidade bonita e organizada. merece ser visitada pelo o povo sergipano.
Por: lucas alves dos santos

nasci em gracho cardoso mas moro a 21 anos em sao paulo mas nunca esqueci a minha cidade e um dia volto a morar la
Por: MACIEL

Graccho Cardoso, cidade pacata e conhecida por sua hospitalidade, possue uma das melhores festas da região, a festa da padroeira que é rfealizada no último final de semana de maio. O maior açúde público de Sergipe encontra-se lá, no povoado Três Barras com suas belezas naturais em ótimo point de lazer. Visite Graccho Cardoso, vocês não irão se arrepender.
Por: Maria Anunciada

OI AMIGOS MINHA AMIGA NASCEU EM GRACCHO CARDOSO EM 1980 ELA SE CHAMA MARIA FABIANA BARRETO DOS SANTOS EU NEM SABIA QUE ESTAVA NO MAPA E ELA TB ,MAS ACHAMOS E AMAMOS SABER A HISTORIA PELO GOOGLE E ESTOU FELIZ ELZ TB PR SABER QUE ELA É UMA CIDADÃ GRAQUENSSE .OBRIGADA POR DEIXAR NOS CONTACTARMOS BEIJOS MANDE FOTOS POR FAVOR NO MEU EMAIL .ELA NAO TEM, PENSOU QUE NEM EXISTIA NO MAPA MAS ACHEI,, ADOREI BEIJOS UM DIA IREI CONHECER AIII. AGUARDO AS FOTOS ....CELINA VALINHOS .S.P.
Por: celina meggiato de camargo

Graccho cardoso é privilegiada por ter em seu interior o maior açude do denocs,talvez não sejaa o maior do estado ,mais com certeza é muito bonito.o que esta faltando é um pouco mais de divulgaçao e de infra estrutura para receber bem o turista.Mais é um belo lugar para ser visitado.Vai lá!
Por: Roni medeiros

eu adoro minha cidade natla um bom patriota um dia regreça a sua cidade natal assim sou eu pq eu amo graccho cardoso
Por: marcos

Há alguns anos tive a oportunidade deconhecer esta pequena e bonita cidade no interior de Sergipe, cidade natal de meu Pai Jósé Antonio de Andrade, filho de Otaviano de Andrade. Fiquei grata por conhecer pessoas tão hospitaleiras num lugar onde as pessoas representam o coração do Brasil por sua típica honrosa brasilidade nordestina. Abraços.
Por: Roberta Santos de Andrade

é um pedaço de mim essa cidade , é a melhor graccho cardoso de sergipe
Por: alberio

graccocardoso uma cidade onde eu nasci cidade de pessoas belas onde quer que eu va nao te esqueço linda cidade onde eu nasci e onde quero viver............
Por: brenno

graccho cardoso se cidade onde nasci e onde quero viver para desfrutar os resto da minha vida cidade onde mora meus familiares que hoje e umas das familias mai grande ai de graccho por isso eu amo a minhna terra querida.
Por: jose marccolino dos santos

e uma cidade pacata com poucos habitantes .A maioria das pessoas que la vive são pessoas simples humilde mas de bom coracão sou grato por ser de Graccho
Por: bomfim

eu sou jose augusto alvea dos santos moro no rio de janeiro esto u pensando em passa minhas ferias em graccho cardoso tenho amigos ai se a cidade for legal igual as pessoas eu vol me da bem bjss para todos
Por: JOSE AUGUSTO

É uma cidade linda com bastante ponto turistico
Por: EU AMO GRACCHO CARDOSO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Graccho Cardoso

Envie seu comentário sobre Graccho Cardoso

banner