Carira

Carira-SE
banner

Bem-vindo a Carira!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Carira, informações atualizadas sobre a cidade Carira, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Carira.

A cidade de Carira, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 351m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.433 habitantes. A área total de Carira é de 634,6km², e sua densidade demográfica é de 27,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carira-SE é 49550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carira

 

Roteiros do Brasil

Região das Serras Sergipanas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XIX, o território que hoje compreende o município de Carira era chamado Mata de Itabaiana, fazia fronteira com o município de Bebedouro, hoje Coronel João Sá e Pedro Alexandre(Bahia).
A população, nas proximidades do Rio Vaza-Barris, era formada por habitantes de Lagarto. Os proprietários de terra recebiam influências da fazenda Caritá, de João Dantas dos Reis. Daí os Dantas de Bom Conselho (atual Cícero Dantas) serviam de “vaqueiro da guia” e com eles chegaram os primeiros moradores de “Mãe Carira”, através do rio do peixe.
Deve-se portanto a João Martins, o início do povoamento da região de Mãe Carira, uma índia que chefiava uma tribo localizada entre o atual Tanque do Carira e Saco Torto.
Da aldeia de mãe Carira,a uma distância de dois quilômetros para o nascente, na Sesmaria do Varjado (na bacia dos rios Vaza-Barris e Sergipe), João Martins edificou a primeira casa em 1865. Nesse local, foram construídas as residências dos seus filhos Joaquim e Gonçalo. 

Significado do Nome

A história de Mãe Carira confunde-se com a história do município, e permanece na vida da cidade. Segundo o registro histórico, os moradores da localidade de Barra Larga (hoje, Cel. João Sá), fizeram uma grande roça de milho, onde hoje é Varjada (Atual município de Carira). Sempre eram enxotados para mais distante de seu primitivo habitat, e se vendo sem suas terras para plantar, os índios começaram a desfrutar secretamente da referida plantação. Os novatos ocupantes daquelas terras, notando os constantes desfalques, começaram a tocaiar os indígenas. Mas, sem êxito, resolveram fazer um acampamento escondido no roçado.
Em 25 de novembro de 1865, os Índios, como de costume, foram buscar algumas espigas, e a Mãe Carira estava com eles. Quando cuidavam de colher as espigas, os donos do roçado incitaram cães ferozes sobre os Índios, que fugiram em debandada. Os mais jovens conseguiram escapar, mesmo muito feridos. Foi terrível o corre-corre entre a caatinga cheia de plantas espinhentas, como macambira, mandacaru e outros. Mãe Carira, a mais velha da tribo, ferida e perdendo muito sangue, por causa das mordidas dos cães, caiu pesadamente próximo a um pé de Jequiri, ao lado da casa de João Martins. E foi naquele local que os cães a atacaram novamente até quando veio a falecer. A chefe da tribo Carira foi sepultada no mesmo lugar em que tombou, pelo Sr. João Martins. Sobre sua cova, fixou-se um cruzeiro.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

carirense

População:

19.990 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Durante o início do século XX, nas décadas de 20 e 30, o algodão era a principal atividade econômica, tendo proporcionado grande desenvolvimento a Carira, sendo que o município chegou a ter 6 fábricas para desencaroçar o produto, foi a época do “ouro branco”. Atualmente as atividades econômicas de Carira estão distribuída nas produções agrícolas, Pecuária comercial e artesanal-cerâmico, rendas e bordados. No comércio local, encontram-se padarias, farmácias, mercearias, boutique, bares e bodegas.

Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

34º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município do Sertão Sergipano  

Limites:

Ao norte: Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora Aparecida;
Ao Sul: Pinhão. 

Acesso Rodoviário:

Ao oeste: estado da Bahia (municípios de Paripiranga, Coronel João Sá e Pedro Alexandre). 

Distâncias:

Da Capital:

BR 235  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praças

Os principais pontos turísticos são a Praça Olímpio Rabelo, a Praça José Durval Matos, o BNB clube e o memorial de arte. Além desses, o turista e o povo contam com uma deliciosa gastronomia que está representada pelos pratos típicos locais: feijoada, buchada de carneiro ou fatada, sarapatel de porco ou carneiro, mugunzá, arroz doce e o famoso pirão de galinha caipira. O turista pode dispor ainda, de dois pequenos hotéis e uma pousada. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de Reis
 
- Festa de São João
 
- Festa do Vaqueiro
 
- Festa dos Padroeiros Sagrado Coração de Jesus e Santa Cruz
 
- Forró Folia

- Para abrilhantar o calendário festivo, existem a filarmônica João Alves de Oliveira, o repentista João Pereira da Silva e vários outros grupos musicais de seresta, além do Sanfoneiro Erivaldo de Carira.

- Muitas festividades de Carira estão nas lembranças das pessoas: Antonio Rodrigues e os penitentes; as homenagens a São Gonçalo do Amarante, comandadas pelo mestre Pelonho; o natal da década de 20 do século XX ficou marcado pela Marujada de Felício, os cavalinhos de Messias, Barrufo(jogo) de Ciriaco, os reisados de Chichio e o de Firmino Cambotá.

- As figuras populares são muito queridas no município: João de Pequena(comandante da volante) e Maria Conrado de Souza, Maria Tempero, a velha Mila, Manoel Hipólito, Maria Evangelista do Espírito Santo, a Maria da Areia (Doceira), Santo Venâncio, Antônio Moreno, Seu Dão, Manezinho, João das Aroeiras e Juca Lobisomem.

- A cidade ainda conta a lenda de “Os encantados”, um dos motivos do temor ao Alferes Manuel Hipólito era a crença de que ele era encantado. Acreditava-se que o referido Senhor podia envultar-se (tornar-se invisível), além de conhecer poderosas forças ocultas. A lenda do batismo diz que, no passado, quando morria algum anjo ou criança pagã, ao sétimo dia da sua morte, um padre ou uma pessoa idosa deveria ir ao túmulo batiza-la, se ninguém o fizesse, a criança podia chorar e virar bicho.

- Não se pode deixar de citar os filhos do município: Antonio Conrado de Souza, político; Aroaldo Chagas, político, agropecuarista e uma pessoa muito influente no município; Jecílio Soares de Lima; Neusa Chagas; Olímpio Rabelo, primeiro prefeito, lutou pela emancipação do município, Rosa Amélia, primeira professora, Erivaldo de Carira cantor e compositor de destaque no nordeste, Horácio, ex jogador de futebol profissional de destaque no estado.

 Maio

- As festividades do município têm início com as homenagens à mãe de Jesus.

 Junho

- Tem casamento caipira e apresentação de quadrilhas. Destaca-se a quadrilha forró na roça, criada em 1995.

 Setembro/Outubro

- Realiza-se a festa do vaqueiro.

 Novembro

- Acontece a festa dos padroeiros sagrado coração de Jesus e Santa Cruz (local onde morreu mãe Carira).

 Dezembro

As tradicionais festas de fim de ano. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3445-1791

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Carira:

AV. João Bosco Machado S/N
Centro - Carira-SE
CEP 49550-000
Telefone (79) 3445-1317

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO: 

Largo da Glória, 40 - Bairro: Centro    
Carira-SE - CEP: 49550-000
 
Telefone: (79) 3445-1216 Fax: 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Carira

EU JÁ MOREI EM CARIRA ,TERRA DE PESSOAS QUERIDAS E ACOLHEDORAS AMO ESSA CIDADE PENA Q NÃO MORRO MAIS LÁ
Por: joyce melo silvA

Sou filho de carira; da familia Oliveira de Maçaranduba; estou em SP à 50 anos, fiquei feliz de ver minha cidade na rede. Parabés
Por: josé

EU COMHEÇO BEM CARIRAMOREI LA POR MUITO TEMPO ALIA´FUI CRIADA LA E MORRO DE SAUDADE DE LA PRIMCIPALMEMTE DA FEIRA
Por: FIA

Nos gostamos de Carira porque e nossa terra natal e tanbem da buchada de bode feita por Juvenilde de Laurindo esperimente.
Por: Genildo e Auxiliadora

Meus pais eram naturais de Carira-SE, chamavam-se: João Martins de Sousa e Lydia de Sousa, vieram morar em Santos-SP, lá pelos anos de 1940, não sei se tenho ainda parentes em Carira-SE, se acaso eu tiver algum parente, por favor me responda, atualmente eu resido em Cruzeiro-SP. Grato. Carlos
Por: Carlos Alberto de Sousa

hoje resido em Diadema SP nasci em carira tenho muito orgulho desta cidade, as pessoas tem uma receptividade muito grande, com quem tem o privilegio, de visita-la as sua praças, o comercio em geral faz desta cidade um ponto turistico em que suas tradiçoes treazem em suas historias o povo sergipano que se ogulha de estar morando em uma cidade onde ferias ali dura o ano inteiro visite voce tambem carira faça como eu nas ferias visite carira seja bem vindo e boas ferias silvana m. filho
Por: silvana m. filho

nasci nesta cidade, já tive oportunidade de conhece-la, tenho muitos parentes que moram aí estou com saudades espero um dia voltar lá
Por: ancelma

uma cidade bonita e trancuila de se morar,festas boas como por ex a festa de vaqueiro,e o bloco caldeirao essa e minha cidade
Por: Bruno

eu amo essa cidade ja morei nela mais ou menos tres anos cidade de pessoas simples hospitaleiras e carismaticas
Por: valcilene rafael da silva

amo a minha cidade! acho ela maravilhosa,atualmente moro em campinas sp, mais estou morrendo de saudade da minha cidade estou louca para ir viajar !!! amo tudo em carira pra mim não existe lugar melhor! beijão pessoal de carira um abraço!
Por: dj jaqueline v. de oliveira

morrei por 15 anos em carira.cidade maravilhosa em breve estarei para passear.adoro
Por: jarina de matos

sou nascido em carira mas moro em tupa sp cheguei de viagem semana passada amo a minha cidade de carira logo voltarei
Por: valdenor lourenco cavalcante

JA ESTIVE EM CARIRA TRES VEZES EM MINHAS FÉRIAS.FIQUEI NA CASA DO MEU SOGRO , Sr MANOEL. EU GOSTEI MUITO DA CIDADE,A TERCEIRA VEZ FOI A QUE EU MAIS ADOREI POIS ESTAVA MUITO BEM ACOMPANHADO DE MINHA ESPOSA.CARIRA É UMA CIDADE INTERESSANTE SUA POPULAÇÃO É SEMPRE ALEGRE E HOSPITALEIRA,APESAR DE MUITOS PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS QUE NÃO DEVERIAM EXISTIREM UMA CIDADE ACOLHEDORA . TODA VEZ QUE VOU A CARIRA NÃO POSSO DEIXAR DE VISITAR A FEIRA LOCAL(TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS),O MERCADO DE CARNES MUITO INTERESSANTE POIS NÃO TEMOS NADA CONGELADO E A LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO LUGAR É EXEMPLAR. ACHO QUE VISITAR CARIRA MAIS DE DUAS VEZES É BESTEIRA MAS SE NÃO VISITAR A BESTEIRA É MAIOR.ESTOU PROGRAMANDO A QUARTA VISITA A CARIRA EM MINHAS PRÓXIMAS FÉRIAS.
Por: jorge ribeiro p santos

OI POVO DE CARIRA ESTOU COM SAUDADE FAZ POUCO TEMPO QEU FUI PASSIAR AI SOU A MAE DA FABIANA PROFESSORA BEJOS PARA TODOS DAIR
Por: MARIA JOSE DE FREITAS

Tenho orgulho de ser carirense,nascida em Descoberto.Moro no Rio de Janeiro e todas as férias viajo para matar a saudade dos meus parentes e comer aquela fatada de carneiro e sarapatel. Te amo Carira!
Por: Maria Minervina

esta e a melhor cidade do nordeste vanham conhercer a nossa carira pois ende tem os melhores bloco fora de epoca
Por: clediton

ja visitei esta cidade por varias vezes. gosto muito de lar tenho um grande amigo e por sinal muito conhecido da cidade, aqui quero mandar tambem um forte abraço a ele. { Iran goncalves } aquele abraço amigo
Por: laércio nascimento dos santos

adoro esta cidade que pena estou longi mas amo esta cidade de coraçao espero que logo em breve estarei ai bg bj
Por: elisandra

gosto muito de carira onde passei minha infancia.
Por: GIVALDO EMIDIO DOS SANTOS

MINHA QUERIDA CIDADE DE CARIRA TERRA QUE ADORO, AMO MEU POVO DESTA CIDADE, COMO TAMBEM DO CARREIRO PONTO CHIQUE E TODOS AMIGOS E PARENTES.ESTOU AQUI EM SALVADOR MORRENDO DE SAUDADES[LIBERATO]
Por: LIBERATO F CORREIA

Moro atualmente em Carira, cidade mt calma, legal, apesar dos problemas...vivemos mt bem e sejam bem vindos todos aqueles que não conhecem ainda...!
Por: Meiby Regina

ooooo cidade maravilhosa é uma das melhores do mundo,, uma cidade calma de pessoas queridas enfim amo essa cidade de paixao bjo pra todos ai de carira
Por: jessica

eu amor essa cidade ela é maravilhosa
Por: nicolas

Como em toda cidade pequena ,todo mundo sabe da vida do outro... CARIRA É UMA OTIMA CIDADE... VENHAM CONHECER... JA VIZITEI E AMEEIII...
Por: M.R

oi adoro carira Morei nesta cidade maravilhosa por 20 anos estou com muita saudade em breve estarei de vouta beijos para todos de:edilson&eliana
Por: Edilson gomes

Eu morei em Carira por 20 anos atualmente moro em curitiba pr embreve estarei na minha cidade querida beijos para todos meus amigos De Edilson Gomes
Por: Edilson gomes

minha mae e de carira e eu gosto muito de la a minha familia mora quaze todas la no povoado bofim se possiveo quoro ver o povoado
Por: vanilza

Sou filho dessa terra, amo de coração esse povo, estou longe, mas meu coração nunca saiu dai. Um dia retornarei...... Um abraço a todos!!!!
Por: Gednildo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carira
Fundação:
1953
Altitude:
351m
População:
17.433 habitantes
Área:
634,6km²
Densidade Demográfica:
27,47hab/km²
CEP:
49550-000

Envie seu comentário sobre Carira