Canhoba

Canhoba-SE
banner

Bem-vindo a Canhoba!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Canhoba e muitas outras opções de hospedagem na cidade Canhoba. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Canhoba.

Informações de Canhoba

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo do Velho Chico

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras canhobenses, que se situam à margem direita do Rio São Francisco, faziam parte da Capitania de Todos os Santos, que iam do Velho Chico até Itapoã, próximo a São Salvador.
Com a morte de Cristóvão de Barros, parte dessas terras passam a pertencer a seu filho, Antônio Cardoso de Barros. Os primeiros exploradores chegaram no final do século XVIII à Lagoa do Jaguaripe, hoje Lagoa de Canhoba, usando o Rio São Francisco como estrada natural.
Segundo pesquisadores, Canhoba quer dizer em língua portuguesa “folhas escondidas”, uma planta medicinal usada largamente pelos indígenas. Uma espécie de planta que produz milagre. Os primeiros habitantes de Canhoba foram os índios da tribo Cataioba. Com a chegada dos portugueses, os índios fugiram, mas no município ficaram suas marcas: os nomes de locais como Caiçara e Caraíbas. Sendo o maior registro o da existência da Baixa do Canhoba, que deu origem ao nome do lugar.
Manoel José da Rocha Torres, não resta dúvida, foi o primeiro posseiro do hoje município. As suas terras foram adquiridas através de uma Carta Régia, desde o São Francisco até o interior, na altura do Bom Nome. Ele é um descendente de portugueses. Seu filho, Antonio da Rocha Torres, também foi possuidor de terras.
Eles fundaram a povoação “Curral de Barro”, por causa dos valados que os posseiros construíram para represar as águas das lagoas, plantando nas terras alagadas o arroz. Curral era um nome comum, pois no alto sertão existia o Curral do Buraco, (hoje Porto da Folha) e o Curral de Pedras (hoje Gararu).
Construída a primeira igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, surgiram opiniões no sentido de ser mudado o nome do povoado. Alguns sugeriram a denominação Jaguaripe, nome do rio temporário que passa nas proximidades. Mas essa idéia não prevaleceu. 

Significado do Nome

A palavra “Canhoba” é a junção de duas outras. Segundo o tupinólogo, Theodoro Sampaio, em seu Dicionário da Língua Tupi, “Can” quer dizer cânhamo, e “oba” é o senhor da terra.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

canhobense

População:

3.947 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

86 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja-matriz de Canhoba

Foi inaugurada como capela, em 18 de fevereiro de 1939. Reinaugurada, pois a sua construção fora iniciada em 1889, por Manoel Paez, que tendo viajado para a Amazônia, como tantos outros do lugar, lá foram picados pelo mosquito Aedes aegypti e morreram. Porém, Manoel Paez, depois de fazer uma promessa, qual seja, se não morresse voltaria à sua terra e, pedindo esmolas, (somente com esmolas), construiria uma igreja sob a invocação do Senhor dos Pobres.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANHOBA

E-mail:

Telefones: (79) 3363-1101 / 1100 / 1102

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Bonfim S/A

Atendimento Cliente

SAC: 0800 888 0809

Atendimento ao deficiente Auditivo/Fala

SAC: 0800 880 0144

Site: http://bomfim.alfamaweb.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. Gov. Eronildes Ferreira de Carvalho, 283 - Bairro: Centro
Canhoba-SE - CEP: 49880-000
 
Telefone: (79) 3363-1127 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Canhoba.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Canhoba

canhopba cidade maravilhosa .. te amoo muito lugar onde a vida e guardada onde tudo e todos se ajudam por isso canhoba te agradeso por se4r assimm meus abrasoss ernesto
Por: ernesto vieira dos santos neto

oi gente como vai??/ queria dizer que e uma maravilha canhoba
Por: ernesto vieira dos santos neto

sou de canhoba tenho saudade dair qual quer dia eu volto pra esta cidade maravilhosa
Por: manoel messias santos

canhoba è uma cidade bela linda tem otimos adiministradores e um povo otimo com muito carinho e amor canhoba sempre canhoba nunca muda com seu jeito otimo de ser canhoba
Por: diogo salles

háa como eu conheço essa cidade maravilhosa tou com tanta saudades dessa terra querida....
Por: Clelmasio Matos

Canhoba tem as melhores cachoeiras do estado sem falar da beira do rio São Francisco que tem a paisagem do baixo São Francisco.
Por: jaélython

Olá galera de Canhoba,sou a Patrícia Mello,cantora de forró e Canhobence.Moro em São Paulo à 11 anos mas a vivo em pensamento juntpo à todos vocês.Gostaría aqui de deixar o meu forte abraço à uma das melhores diretoras q já tive em minha vida D. Fátima(na época direto do colégio Eronildes de Carvalho) com muito carinho deixo aqui o meu agradecimento a essa mulher guerreira e que todos deveriam reverênciar.Meu muito obrigado por todas as lições de vida!!BJ gente em breve estarei ai para matar a saudade de todos.
Por: Patrícia dos Santos

como minha ciddade é linda, pocas são com ela, venha-nos visitar estaremos de braços abertos pro você.
Por: carlos

meus pais nasceram em canhoba chamavaose manoel ferreira e maria do carmo bispo dos santos tenho 6 tios que moram em canhoba sou da familia ferreira um dos meus avos era conhecido como jose de cinda tenho boas recordaçoes desta linda cidade passeios melhores dias da minha infancia quando morei na ilha de ze de cinda que era do meu avo e agradeço a deus por ter vivido neste lugar com muita emoçao romildo meus
Por: romildo ferreira

Nasci e cresci nessa cidade ,gosto muito dela, e sinto saudades ,não só da cidade como de todos que nela vivem. Por favor mandem um beijo a todos.
Por: Marcia rodrigues

canhoba é uma cidade,pacata mais tem um povo muito bom. Parabens canhoba.ti amo claudemiro vieira
Por: claudemiro vieira

canhoba é cidade,que é praticamente, banhada pelo rio são francisco.Onde o pobre que não tem o dinheiro para compra a carne,ele tem a lagoa para pescar o peixe.Eu amo canhoba.um abraço.claudemiro vieira.
Por: claudemiro vieira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canhoba

Envie seu comentário sobre Canhoba

banner