Tunápolis

Tunápolis-SC
banner

Bem-vindo a Tunápolis!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Tunápolis, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Tunápolis. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Tunápolis para programar a sua viagem.

A cidade de Tunápolis, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 430m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.949 habitantes. A área total de Tunápolis é de 133,8km², e sua densidade demográfica é de 36,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tunápolis-SC é 89898-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tunápolis

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início da década de 1950, a Companhia Colonizadora Sociedade União Popular tinha terras para oferecer, com a condição de que as famílias de imigrantes tivessem origem germânica e religião católica. Os grupos vieram do Rio Grande do Sul e ocuparam lotes no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O primeiro nome da vila foi Tunas, devido ao grande número de cactus encontrados na região. Em 1989, um plebiscito mudou o nome do município para Tunápolis. O distrito foi criado em 1961 e se emancipou de Itapiranga em 26 de abril de 1989. O movimento de emancipação foi liderado pelos próprios moradores.  

Significado do Nome

Devido ao grande número de cactus encontrados na região 

Aniversário da Cidade

 26 de abril  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O espírito festivo dos habitantes do município se manifesta durante todo o ano em festas, festivais e competições esportivas.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente 

Temperatura Média

19,4 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela SC-493, onde é possível chegar pelas rodovias BR-163 e BR-282.

Localização

Extremo-Oeste, na microrregião de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina 

Limites

Santa Helena, Belmonte, Descanso, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste.  

Acesso Rodoviário

SC-493 

Distâncias

711 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

A produção agropecuária de Tunápolis é diversificada: planta-se milho, fumo, feijão, arroz, limão, laranja, soja e mandioca. Destaque também para a criação de suínos, bovinos, aves e gado de leite. A indústria e o comércio contribuem com 15% da renda do município. Entre as principais empresas de beneficiamento está a Citrus Tunas S/A, que retira o óleo da casca do limão-siciliano e revende para a indústria de perfumes. Pacato, sem analfabetismo nem criminalidade, o município caracteriza-se pelo espírito festivo de seus habitantes. Há grupos folclóricos de dança, corais comunitários, grupos de teatro, escolas de balé e de patinação e festas regadas a muito chope, como a Kerb Chopp Ball e a Einwanderungsfest – a Festa da Imigração. O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação promove anualmente – sem data fixa – o Festival da Canção Alemã. O esporte tem sua vez nos Jogos Abertos do Município, que duram um mês e terminam com distribuição de troféus e medalhas. Todos os habitantes falam alemão, um hábito que começa em casa e é mantido em todas as festividades locais.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Abril

26 - Aniversário da Cidade

Julho

- Einwanderungsfest – Festa da Imigração

Outubro

- Kerb Chopp Ball
 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Tunápolis

hspace=0 

hspace=0 (49) 632-1122

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Tunápolis

Olá querida cidade! a muito tempo não passo por ai, mas conheço bem. A titulo de curiosidade fui batizado ai. Portanto tenho algumas raizes do nosso lindo Oeste Catarinense... abços!!!
Por: Leandro de Lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tunápolis
Fundação:
1990
Altitude:
430m
População:
4.949 habitantes
Área:
133,8km²
Densidade Demográfica:
36,99hab/km²
CEP:
89898-000

Envie seu comentário sobre Tunápolis

banner