Tubarão

Tubarão-SC
banner

Bem-vindo a Tubarão!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Tubarão, informações atualizadas sobre a cidade Tubarão, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Tubarão.

A cidade de Tubarão, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 9m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 86.321 habitantes. A área total de Tubarão é de 284,0km², e sua densidade demográfica é de 303,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tubarão-SC é 88700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tubarão

ROTEIROS DO BRASIL

Região 

"Cidade Azul"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Com a abertura do caminho entre Lages e Tubarão, por volta de 1773, iniciou-se o povoamento da cidade. O rio Tubarão era parte da rota Lages/Laguna, tendo como ponto de parada os portos do Poço Fundo e do Poço Grande, ambos na região da atual Tubarão. Em agosto de 1774, duas sesmarias, situadas no atual perímetro urbano, foram doadas ao capitão João da Costa Moreira e ao sargento-mor Jacinto Jaques Nicós, marcando o início efetivo do povoamento. Em 1833 já existia o distrito de Poço Grande do Rio Tubarão e em 1836 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Tubarão. Tubarão desmembrou-se de Laguna em maio de 1870. A imigração européia, a implantação da estrada-de-ferro Dona Thereza Christina e a criação da comarca de Tubarão, em 1875, foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico do município. 

Significado do Nome:

O nome da cidade deve-se ao rio Tubarão, que em tupi-guarani era chamado Tubá-Nharô,6 "pai feroz". Outra versão corrente relaciona ainda este nome com o de um cacique muito influente que habitava a região. Não se relaciona, de toda forma, ao peixe homônimo.

Aniversário da Cidade:

27 de Maio

Gentílico:

tubaronense

População:

101.284 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Entre a serra e o mar, Tubarão encanta por suas belezas. Dotada de ótima infra-estrutura urbana, seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis complexos hoteleiros.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

23ºC.

hspace=0 COMO CHEGAR:

A cidade tem um aeroporto particular de saibro - 1.100m x 40m - e conta também com o aeroporto público de Forquilhinha, distante 79km. Acesso rodoviário feito pela BR-101, para quem vem do sul ou do norte. Para quem vem do oeste, acesso pela BR-116 até Lages, seguindo pela BR-282 e SC-438. 

Localização:

-Mesorregião: Sul Catarinense

-Microrregião: Tubarão

Limites:

Mafra, Gravatal, Treze de Maio, Jaguaruna, Pedras Grandes, Laguna, Capivari de Baixo, São Ludgero, Orleans. 

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.794 km

-Florianópolis/SC 137 km

-São Paulo/SP - 811 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Tubarão tem uma excelente infra-estrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis complexos hoteleiros. Pólo de integração da região, oferece passeios turísticos semanais nas locomotivas Maria-Fumaça pela ferrovia Thereza Christina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga. O percurso liga estas cidades às praias, à subida da Serra do Rio do Rastro, aos monumentos históricos e às tradições das etnias que ajudaram a povoar a região. É mantida pela Rede Ferroviária Federal. A ferrovia, situada entre a serra e o mar, às margens do rio Tubarão, tem como um dos seus atrativos as inúmeras pontes. Conheça a Praça Dona Thereza Christina, inaugurada em 1884, por ocasião do Centenário da Ferrovia do mesmo nome, ou faça um passeio de barcaça pelo rio Tubarão, rumo à Laguna. O percurso, de 20km, reproduz o antigo roteiro dos colonizadores.

-Natureza

  -A cidade é rica em belezas naturais. Há várias lagoas na cidade, entre elas a da Manteiga, da Garopaba, do Sul, do Camacho, da Gamboa Grande, do Lino e dos Paus. Conheça também as termas de Tubarão. Nas Termas do Rio do Pouso, a alguns minutos do centro da cidade, um hotel-fazenda oferece muitas opções de lazer e de práticas esportivas, além de piscinas de água mineral. Nas Termas da Guarda, entre a Serra do Mar e o Litoral, a água termal jorra à temperatura de 36ºC, canalizada em piscinas e banheiras.

-Patrimônio Histórico

  -Visite a Casa da Cidade (centro de cultura e local de permanentes exposições de arte, artesanato, literatura, música, dança, teatro e canto coral), a Catedral Diocesana, a Igreja Matriz São José Operário, o Mausoléu de João Teixeira Nunes, o Monumento a Anita Garibaldi e o Museu Ferroviário - o primeiro do gênero em Santa Catarina. No museu, o turista encontra 23 peças, entre vagões e locomotivas, vindos da França, Japão, Bélgica, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Estados Unidos e Tchecoslováquia. O acervo tem ainda relógios, pinturas, ferramentas, telefones, telégrafos, máquinas de escrever, placas, sinos, fotografias e esculturas. Confira também os sambaquis e a cidade universitária.

-Infra-estrutura turística

  -Boa rede hoteleira, gastronômica e turística, principalmente nos hotéis de águas termais. 

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 27 - Festa de aniversário da cidade

 -Setembro

  -Dia 15 - Festa de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARÃO

E-mail:

Telefones:  (48) 621-9081

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Tubarão

Endereço:  Rua Pe. Geraldo Spetman (Humaitá), s/nº

Telefone: (48) 3626-6030 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cidades.ibge.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://wlista.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

Comentários de Tubarão

Incrivél! Fiquei muito surpresa com a beleza da cidade é mais linda do que eu imaginava. Já ouvira falar do lugar tenho quase um 'tio' de tubarão e me imagino ao ouvir suas historias vivendo emoções da nessa maravilhosa cidade. Recebir convite para conhecer o lugar e quem sabe logo em breve eu possar ter o prazer de estar ai. Beijos!
Por: Renata

Tubarão possui clima fixo de acordo com as estações, do frio e gelado inverno ao quente verão. Está localizada a 20 km de praias e a 70 de uma serra alta de cerca de 1.400 mts (rio do rastro), onde neva às vezes no inverno e o friozinho sempre acontece mesmo no verão. Em torno da cidade de cerca de 100 mil hab, existem três estações de águas termais. Então, quem quiser conhecer a região, o melhor ponto de partida é a cidade, que tem boa infra estrutura de compras e lazer, comércio forte e shopping center boa oferta de cinemas e restarantes. Vale a pena conhecer em qualquer época do ano.
Por: JOÃO DE AMORIM

Visitei Tubarão e gostei muito da cidade. O seu povo sempre prestativo e acolhedor, fazem desta cidade um ótimo local para se morar e passar as férias. Pretendo voltar e conhecer melhor as belezas desta linda cidade. Parabéns ao povo tubaronense. Evandro de Fpolis/SC.
Por: EVANDRO DE MEIRELES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tubarão
Fundação:
1870
Altitude:
9m
População:
86.321 habitantes
Área:
284,0km²
Densidade Demográfica:
303,95hab/km²
CEP:
88700-000

Envie seu comentário sobre Tubarão