Sombrio

Sombrio-SC
banner

Bem-vindo a Sombrio!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Sombrio, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Sombrio, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.336 habitantes. A área total de Sombrio é de 151,3km², e sua densidade demográfica é de 154,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sombrio-SC é 88960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sombrio

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Canyons

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1723, os tropeiros que saíam de Laguna com destino a Viamão, no Rio Grande do Sul, buscavam descanso sob as imensas figueiras do litoral catarinense, ainda habitado pelos índios carijós. Na época, esse era o único caminho até Viamão e, apesar de muitos viajantes pararem à sombra das árvores para descansar – daí o nome da cidade –, somente em 1820 surgiu o vilarejo que deu origem a Sombrio. O primeiro a se interessar pelas terras da região foi o historiador francês Saint-Hilaire, que estudou a origem dos primeiros habitantes de Araranguá. Pesquisou solo, fauna, flora e a cultura dos índios carijós. Sua expedição despertou a curiosidade de dois irmãos portugueses, os imigrantes Manoel e Luciano Rodrigues. Eles adquiriram sesmarias no lugar, mas a colonização só prosperou 10 anos depois, quando outro português, João José Guimarães, instalou-se definitivamente com a família às margens de um grande lago, a hoje denominada Lagoa Sombrio. Após a Guerra do Paraguai, imigrantes alemães e italianos chegaram de outras localidades. Em abril de 1880, Sombrio passou a pertencer a Araranguá e, em 30 de dezembro de 1953, emancipou-se.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A sombra das figueiras, que refrescava o descanso dos tropeiros, deu nome ao município, que conta com 23km de balneários.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

15° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Extremo-Sul, na microrregião de Araranguá no Estado de Santa Catarina

Limites

Araranguá, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

244 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Situada no litoral catarinense e com grande quantidade de minifúndios, a cidade de Sombrio tem na produção de fumo, arroz, banana, mandioca e milho parte expressiva de sua receita. Dedica-se também à eqüinocultura, bovinocultura, avicultura e suinocultura. O município, porém, é mais lembrado por sua extensa faixa litorânea – são 23km de balneários. A Praia de Gaivotas é a mais procurada pelos turistas devido à boa infra-estrutura, com campings, pousadas, restaurantes, bares e boates. Própria para competições de motonáutica, a Lagoa Sombrio tem 54km2. Outro atrativo para os turistas são as Furnas de Sombrio, cinco grutas localizadas às margens da BR-101 e que contam com restaurante, banheiros e bares. Na entrada das grutas há orquídeas, bromélias e lianas. Os desenhos nas paredes das imensas cavernas (em uma delas cabem até 30 automóveis) dão ao local uma atmosfera mágica.

Principais Pontos Turísticos

 

Furnas de Sombrio e Praia das Gaivotas

hspace=0 EVENTOS

 Junho

13 - Festa do Padroeiro

 Julho

- Último fim de semana - Arraialfest, que acontece de dois em dois anos.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Sombrio.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (48) 3533-0333

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.sombrio.sc.gov.br

Comentários de Sombrio

Estive ai no início de outubro pra conhecer minha namorada na época e gostei muito da cidade. Tem belas praças e um desenho arquitetônico muito parecido com os estilos praianos dos Estados Unidos. Quando voltar ai novamente, vou querer tirar algumas fotos pra chamar atenção de turístas e reportêres. Tem muito material e oportunidades ai que podem ser aproveitadas. Ok!
Por: Walter

adoro sombriiiiiiooooooo.moro em Nova Petrópolis,com um sombriense.sempre vamos nas férias de verão na praia das gaivotas.È muito lugar pra visitar em tão pouco tempo aí em sombrio.Este fim de semana na pascoa estamos indo aí!CONTINUEM CUIDANDO DESTA CIDADE PARA FICAR CADA VEZ MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: vanessa

AmOooOoO Sombrio!!! Minha cidade Natal! cada dia mais bela, Parabéns pela administração..
Por: Rosane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sombrio
Fundação:
1953
Altitude:
15m
População:
23.336 habitantes
Área:
151,3km²
Densidade Demográfica:
154,24hab/km²
CEP:
88960-000

Envie seu comentário sobre Sombrio

banner