São José

São José-SC
banner

Bem-vindo a São José!

banner

Comece planejando a sua viagem para São José utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São José e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São José.

A cidade de São José, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 155.105 habitantes. A área total de São José é de 114,9km², e sua densidade demográfica é de 1.349,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São José-SC é 88100-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


São José é uma cidade tipicamente industrial. Sua proximidade com a capital do estado onde está localizada (Florianópolis, estado de Santa Catarina) faz com que sua dependência em relação a capital seja notável. Industrialmente falando, São José é uma cidade bem desenvolvida e independente. Sede de grandes empresas de vários ramos, o município tem sua vocação turística toda voltada para o turismo de negócio.

São José faz divisa com a capital Florianópolis e faz parte da região metropolitana mais populosa de Santa Catarina. Com pouco mais de 228 mil habitantes, a cidade conta com um IDH realmente elevado para os padrões brasileiros, ficando em quinquagésimo lugar no ranking nacional (IDH-M de 0,809). Isso faz de São José um importante polo educacional no estado de Santa Catarina.

O turismo na cidade

São José não possui atrativos turísticos notáveis, uma vez que está localizada ao lado de Florianópolis, que é um dos principais destinos turísticos brasileiros. No entanto, sua proximidade com a Ilha da Magia também favorece os negócios, já que todas as pessoas que chegam em Florianópolis por terra precisam passar por São José.

Por estar próxima a Florianópolis, São José também pode usufruir do aeroporto internacional da cidade. Assim, todos os executivos ou funcionários das empresas localizadas no polo industrial da cidade tem um meio de transporte rápido e de fácil acesso, não precisando depender de aeroportos de outras cidades muito distantes.

O comércio na cidade é bem desenvolvido. Por isso, todos que passam por ela usufruem bastante de sua infraestrutura. Graças ao fato de ser cortada praticamente ao meio pela BR-101, São José arrecada bastante com as atividades comerciais, uma vez que esta é uma importante via de acesso aos estados do Sudeste brasileiro e, consequentemente do resto do País para quem sai do Rio Grande do Sul.

O comércio na cidade é aquecido devido à presença de vários shoppings. Esses empreendimentos estão entre os maiores do estado, maiores inclusive do que os shoppings de Florianópolis, fato que faz com que vários habitantes da ilha e de outras cidades da região metropolitana se dirijam até São José para fazer compras.

Informações de São José

Roteiros do Brasil

Região Grande Florianópolis

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São José foi a quarta localidade fundada em Santa Catarina. Foi colonizada por 180 casais de açorianos, que chegaram em 19 de março de 1750, oriundos das ilhas de São Miguel e São Jorge, nos Açores. Graças a seu rápido desenvolvimento, em 1756 foi elevada à categoria de freguesia. Importante centro de comércio, a localidade foi emancipada em 04 de maio de 1833. No ano de 1845, quando recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e de Dona Thereza Cristina – que estavam a caminho de Caldas do Cubatão, hoje Caldas da Imperatriz –, São José já possuía 21.000 habitantes.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

1° de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O desenvolvimento de São José foi incrementado a partir da década de 1970, com a instalação de conjuntos habitacionais e a expansão da indústria e do comércio. Enquanto o centro da cidade preserva as características arquitetônicas do passado e oferece a tranqüilidade de uma cidade do Interior, o Kobrasol surge como o bairro de maior movimento, onde se concentram um terço da população e inúmeras empresas comerciais e de serviço.      

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

20,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Na Grande Florianópolis no Estado de Santa Catarina

Limites

Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

08 km da Capital 

hspace=0 TURISMO 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Solar da Guarda Municipal

Único intacto em sua construção original e que abriga o Museu Histórico, o Museu das Escolas Técnicas do Brasil e a Biblioteca Pública.

Turismo Religioso

Não deixe de conhecer as igrejas, como a Matriz de São Pedro de Alcântara, com bela arquitetura e lindas imagens, cúpula de concreto e torre de 40m de altura, e a Matriz da Sede, construída no mesmo local em que os colonizadores ergueram a primeira capela do lugar.

Theatro Adolpho Mello

De 1854, foi totalmente restaurado. Entre as tradições mantidas ao longo dos tempos está a arte de confeccionar artefatos artesanais de barro. As peças são muito apreciadas pelos turistas, que as procuram nas próprias olarias.

Artesanato

Às margens da BR-101 destacam-se fábricas e indústrias das mais variadas, que produzem de móveis a artigos de matéria plástica.

Ponte de Baixo

Muito procurada por quem gosta de curtir a noite.

hspace=0 EVENTOS

 Março

- Festa do Divino Espírito Santo e Aniversário da Cidade

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São José.

hspace=0 

hspace=0 (48) 247-1000

Serviço de informação ao Turista: Fone/Fax: (48) 3381-0268
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL
RUA ADOLFO DONATO DA SILVA - PR COMPRIDA
SAO JOSÉ - Santa Catarina
Telefone : (48) 3247-0980

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.pmsj.sc.gov.br

            www.sc.gov.br

Comentários de São José

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José
Fundação:
1833
Altitude:
8m
População:
155.105 habitantes
Área:
114,9km²
Densidade Demográfica:
1.349,91hab/km²
CEP:
88100-000

Envie seu comentário sobre São José