São Joaquim

São Joaquim-SC
banner

Bem-vindo a São Joaquim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Joaquim e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Joaquim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Joaquim.

A cidade de São Joaquim, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1886. A localidade está em uma altitude de 1.353m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.729 habitantes. A área total de São Joaquim é de 1.888,1km², e sua densidade demográfica é de 11,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Joaquim-SC é 88600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma das cidades brasileiras capaz de registrar as menores temperaturas, com invernos muito rigorosos, durante os quais não é muito difícil ver episódios de neve. Assim é São Joaquim, município localizado em Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais procurados no sul do Brasil.

Quem vai até lá, não pode deixar de conhecer a Serra do Rio do Rastro, conhecida por ser repleta de curvas perigosas, que exigem muito cuidado, mas com paisagens naturais simplesmente fantásticas. Na Serra existem pontos para que as pessoas possam admirar e fotografar aquilo que estão vendo, são os mirantes.

A cidade tem um cenário maravilhoso, em que as construções humanas encontram-se misturadas aos campos. Para ver tudo isso, você pode ir até Belvedere, um ponto estratégico em que é possível ter uma visão panorâmica de São Joaquim. O monumento Manoel Joaquim Pinto também fica na cidade e é uma verdadeira aula de história, que conta um pouquinho das aventuras de tropeiros que andaram por São Joaquim há anos atrás.

Para quem procura vivenciar as suas próprias aventuras, o Snow Valley é constituído por uma trilha ecológica extensa, que passa por meio de uma vegetação a qual se presume que já tenha mais de 500 anos. Além disso, o mesmo circuito inclui também o passeio de tirolesa, para aqueles que forem ainda mais corajosos. Ao final de tudo isso, você pode apreciar um delicioso café colonial.

O clima frio pede um bom vinho, não é mesmo? A vinícola Villa Francioni é uma das mais tradicionais de todo o estado, permitindo visitação e degustação dos vinhos produzidos lá, com a companhia de um profissional para entender melhor como funciona os procedimentos.

O Museu Histórico Municipal de São Joaquim é montado ao ar livre, o que permite obter conhecimento enquanto se aprecia mais um pouco de natureza. São várias as exposições que contam sobre a história da cidade mais fria do Brasil. E dependendo da época em que você for, poderá participar da tradicional Festa Nacional da Maçã, já que a produção da fruta é a principal atividade econômica da cidade. Não deixe de conhecer este lugar maravilhoso!

Informações de São Joaquim

Roteiros do Brasil

Roteiro Santa Catarina, Serra e Mar

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município eram ocupadas, por volta de 1750, por grandes fazendas de gado pertencentes a paulistas e gaúchos, que formaram um povoado chamado de Costa da Serra, em 1776. Em 1873 foi elevado a Freguesia com o nome de São Joaquim do Cruzeiro e em 1887,o município, passando a denominar-se São Joaquim, desmembrando-se de Lages. 

Significado do Nome

Seu nome homenageia ao padroeiro São Joaquim.  

Aniversário da Cidade:

07 de maio  

Gentílico:


População:

24.812 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A pacata São Joaquim, com seus 24 mil habitantes, é conhecida pela maçã e pelo frio. O cultivo da fruta é a principal atividade econômica da cidade - ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores. Além da maçã, São Joaquim é famosa em todo o país comoa cidade mais fria do Brasil.

Clima:

Temperado, com baixas temperaturas no inverno  

Temperatura Média:

No inverno,os termômetros já marcaram -10ºC. No verão, a temperatura máxima é de 31,4ºC.   

hspace=0 COMO CHEGAR:

A principal via de acesso é a SC-438, que corta o município ligando-o a Lages, na Serra Catarinense e a Tubarão, no Sul do Estado. Partindo de Lages, localizada 350 km entre Curitiba e Porto Alegre, ponto central de Santa Catarina onde se cruzam a BR 116 (sentido norte-sul) e a BR 282 (leste-oeste), até São Joaquim são 76 quilômetros.

Outra alternativa saindo de Florianópolis ou de Porto Alegre, é pela BR-101 até Tubarão, seguindo em um percurso de 145km pela SC-438. Este caminho, apesar de mais longo, guarda a presença do espetacular: é o cenário da Serra do Rio do Rastro, 54 km antes de São Joaquim. São 12 km de subida por caminhos sinuosos, com tráfego seguro para veículos de transporte e passeio.

Outra opção é sair de Florianópolis e pegar a BR-282 até Bom Retiro, seguindo daí pela SC-430, passando por Urubici, em um percurso total de 80 Km.

Aeroporto mais próximo - Lages-SC

Telefone: (49) 3221-3900

Localização:

Planalto Serrano, Estado de Santa Catarina  

Limites:

Lages, Painel, Urubici, Urupema, Orleans, Lauro Müller, Bom Retiro.  

Acesso Rodoviário:

SC-438  

Distâncias:

Da Capital:

276 km  

Outras:

Florianópolis, SC 228 km

Porto Alegre, RS 276 km

Curitiba, PR 445 km

São Paulo, SP 848 km

Brasília, DF 1820 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São Joaquim é a cidade mais fria do Brasil - no inverno seus termômetros podem marcar –10°C e até –15°. As cachoeiras ficam congeladas e os campos cobertos de neve. É o único lugar no País onde, invariavelmente, neva a cada inverno. Grande produtora de maçã, promove a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã, atraindo milhares de turistas. Destaque também para o Parque Nacional de São Joaquim, a beleza da Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras... Opções de lazer não faltam em São Joaquim. É obrigatória uma parada no Mirante antes de entrar na zona urbana da cidade. De onde se avista grande parte da região, destacando-se os campos divididos por taipas (muros de pedras). Nos dias claros é possível ver o mar, a mais de 100km de distância e 1.400m abaixo. Na cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazida em carros de boi.

Principais Pontos Turísticos:

Belvedere

Escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam, a uma altitude de 1.450m. Acesso pela rua Major Jacinto Goulart;

Casa da Cultura

Na Praça Cesário Amarante. Acervo doado pelo historiador Joaquim Galéte da Silva;

Cascata do Pirata

Cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho. Distante 17 Km do entro, sendo 12 Km de asfalto. Acesso pela SC-438 em direção a Bom Jardim da Serra. Localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata.

Exponeve

Feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã; Aberto diariamente para visitação e comercialização dos produtos, a partir das 09:00 horas;

Igreja Matriz

Localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazida de carros-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1953. Apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da Igreja;

Monumento Manoel Joaquim Pinto

Obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, onde destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os tempos atuais. Localizado na Praça João Ribeiro, anexo a Prefeitura Municipal;

Museu de Artes de São Joaquim

Acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros;

Museu Histórico Municipal

 Espaço de Assis Chateaubriand. Retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico. Museu ao ar livre; ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo. Exposições temáticas de resgate da memória do município. Rua Major Jacinto Goulart, 168;

Parque Nacional da Maçã

Com 214 mil m², localiza-se a 2Km do Centro. Possui áreas para camping, canha de laço e pavilhões de exposições. No local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã.

Snow Valley

Com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora. Possui cascatas de até 6 andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro. Às margens da SC-438, distante 10 Km da cidade em direção à Serra do Rio do Rastro.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3233-0411

Sites: http://www.saojoaquim.sc.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3233-0411

Terminal Rodoviário:

Rua Domingos Marturano
Telefone: (49) 3233-0358

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS SÃO JOAQUIM:

R Manoel Joaquim Pinto 62 - Centro
São Joaquim, SC | CEP: 88600-000
Telefone: (49) 3233-0857
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

Disque-Denúncia: 181

Polícia Militar: 190

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Emergência Elétrica: 0800 480 196

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http//pt:www.sc.gov.br

http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Joaquim

SÓ PRA INFORMAR QUE SÃO JOAQUIM É 220W,e não 110 como está na página inicial ok
Por: LUCIA

ja morei nesta cidade morava na fazenta sao francisco xavier de pedro flores de suza eu moro en passo fundo rs tenho mumta saudade de todos da dona lurdes paulo erigue pedro flores de souza filio meu tl 99139398
Por: valdir flores dos santos

SÃO JOAQUIM É LINDA!!!!!!!! DEVE SER MARAVILHOSO PASSAR AS FERIAS LÁ!!!! É SUREAL PARECE OUTRO PAIS.
Por: ADÉLIA COSTA

Amei a cidade. Para mim é uma das mlhores cidades do país para se morar.Tem um clima maravilhoso e um inverno ótimo.
Por: Sérgio Reis

a festa maça muito massaa eu quero conhecer o centro
Por: Fábio Gomes

sou de bonito de santa fé paraiba, vi as fotos de sao joaquim e fiquei encantado é de uma beleza de encher os olhos,moro numa regiao muito quente e eu acho que é maravilhoso esse clima de vocês, gostaria muito de conhecer esta bela regiao.
Por: domingos savio neves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Joaquim
Fundação:
1886
Altitude:
1.353m
População:
21.729 habitantes
Área:
1.888,1km²
Densidade Demográfica:
11,51hab/km²
CEP:
88600-000

Envie seu comentário sobre São Joaquim

banner