São João do Oeste

São João do Oeste-SC
banner

Bem-vindo a São João do Oeste!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São João do Oeste, informações e fotos da maravilhosa São João do Oeste. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São João do Oeste, recomendadas por internautas.

Informações de São João do Oeste

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de São João do Oeste se confunde com a história de Itapiranga, município de onde a cidade foi desmembrada. A Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, levou católicos descendentes de alemães para colonizar a região, no início da década de 1920. Para chegar, eles viajaram pelos rios da Várzea e Uruguai, percorrendo o trajeto em embarcações rústicas. São João do Oeste foi distrito de Itapiranga até 12 de dezembro de 1991.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O bicho-da-seda é importante fonte de renda para o município, que produz 25 toneladas de casulos por ano.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

19,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela rodovia SC-472, a partir da BR-163. Também se pode chegar à SC-472 pela SC-386, a partir da BR-158.

Localização

Extremo-Oeste, na microrregião de São Miguel do Oeste

Limites

Itapiranga, Iporã do Oeste, Mondaí, Tunápolis.

Acesso Rodoviário

SC-472, BR-163, SC-386 e BR-158

Distâncias

727 km da Capital

hspace=0 TURISMO

A agropecuária é o principal pilar econômico de São João do Oeste, com destaque para a produção de leite, criação de suínos, aves e a plantação de fumo. A criação do bicho-da-seda, que começou a se desenvolver no início da década de 1990, é hoje uma importante fonte de renda para o município. O produtor recebe o bicho-da-seda em forma de larva e, um mês depois, está formado o casulo de onde vêm os fios de seda. A produção anual é de 25 toneladas de casulos. Em São João do Oeste, as raízes germânicas são muito fortes. As tradições são mantidas através de grupos folclóricos, de patinação e de corais. As festas típicas resgatam os costumes e a gastronomia dos imigrantes, numa terra em que o alemão é o segundo idioma.

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz São João Berchmans

A primeira capela de São João do Oeste foi construída no local onde hoje está instalada a Casa Canônica, em janeiro de 1934 e inaugurada em março do mesmo ano. A construção era de madeira bruta, sem pintura e foi comandada pelo Pe. Teodoro Treis. No seu interior havia uma mesa, uma cruz, um quadro de Nossa Senhora, um quadro dos Três Mártires e muitos calendários nas paredes. Havia também 12 bancos de madeira que mediam 2,5 metros de comprimento e foram doados pela comunidade. Na época havia 12 famílias residindo em São João.
A atual Igreja, toda em madeira, foi construída em 1948, e, em 1951 São João foi elevada a categoria de Paróquia, pelo então bispo de Palmas Dom Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Melo.
O primeiro sino foi colocado em cima de uma armação de madeira ao lado da primeira capela. Com a construção da nova Igreja, o sino foi colocado dentro da torre, sendo mais tarde vendido para a comunidade de Medianeira. Em 1956, a comunidade de São João adquiriu dois novos sinos diretamente da Alemanha.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta toda em pedra, em meio à mata nativa. Atrai fiéis de toda a região. Localizada na Estrada Geral, Linha Fortaleza, próxima ao Parque de Águas Termais. 

hspace=0 EVENTOS

- Tradições Germânicas - Anualmente a Associação Folclórica Alemã juntamente com o Departamento Cultural realiza o Festival Municipal da Canção Alemã. Os intérpretes são divididos em 4 categorias: infantil, juvenil, adulto e terceira idade.
Juntamente com o Festival, ocorre o encontro de grupos folclóricos do município. São cinco grupos em atividade: Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz de Linha Macuco, Grupo Folclórico Edelweiss da sede, Grupo Folclórico TCD Holtenburg de Ervalzinho, Grupo Folclórico de Medianeira e o Grupo Folclórico de Linha Beato Roque
.

 Maio

- Erntedankfest - Festa da Colheita, realizada na Paróquia do município, no primeiro domingo do mês. A Erntedankfest é a maior festa do município de São João do Oeste, sendo organizada pela Paróquia São João Berchmans. Tanto a sede como todas as comunidades do interior participam da sua organização e marcam presença na festa.

- Festioeste - Festival da Canção, realizado no Clube Aliança, no último final de semana do mês.
O Festioeste é um dos maiores festivais da canção da música popular, sertaneja e gauchesca do sul do país. O alto nível dos calouros provenientes dos mais diversos estados garantem um espetáculo de interpretação a cada edição do evento. 
 
 Agosto

- Festa do Leitão - Realizada na comunidade de Linha Jaboticaba, a 5 km do centro. 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São João do Oeste.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3636-1122

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.flickr.com.br

Comentários de São João do Oeste

Adoro esse lugar! Tem ar puro, belezas naturais, lugar tranquilo; Lugar ótimo de se veranear (piscina clube);as pessoas são acolhedoras. A infra estrutura é bem interessante. A educação se destaca. Cidade limpa e organizada. A saúde é de qualidade!
Por: Antônia Kipper Cândido

Lugar abençoado por Deus e bonito por natureza!!! São João é tudo de bom, principalmente no inverno para quem procura descanso.
Por: Deise

Muito legal, Cidade pequena, gostosa de se visitar, principalmente pelo complexo de águas termais, contando com piscinas aquecidas naturalmente, e outras variedades, lugar bom para se conhecer e desfrutar.
Por: Loivinho A. Martins França

eu gostei da cidade de sao joao do oeste e um lugar calmo e muito bonito de si morar
Por: josias

cidade pequena,mais muito agradavel linda.... amo são joão do oeste.
Por: Dulce Schneider

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João do Oeste

Envie seu comentário sobre São João do Oeste

banner