Riqueza

Riqueza-SC
banner

Bem-vindo a Riqueza!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Riqueza e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Riqueza.

A cidade de Riqueza, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 236m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.314 habitantes. A área total de Riqueza é de 191,6km², e sua densidade demográfica é de 27,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Riqueza-SC é 89895-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Riqueza

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização de Riqueza começou em 1930, com a chegada de imigrantes alemães e russos. Eram 300 famílias que fugiam da extinta União Soviética, então dominada pela ditadura de Stalin. O local recebeu o nome de Colônia Iraceminha, mas a exuberância das florestas inspirou a mudança para Riqueza. Três anos mais tarde, outra centena de famílias da mesma origem chegou ao local. Os colonizadores não sabiam lidar com a terra, por isso passaram a derrubar as matas para explorar a madeira. Somente em 1937, com a chegada de imigrantes italianos, é que a agropecuária começou a se desenvolver. O engenheiro Carlos Culmey, responsável pela colonização de boa parte do Extremo-Oeste, foi quem trouxe os italianos, que antes viviam no Rio Grande do Sul.  

Significado do Nome

A exuberância de suas florestas, inspirou o nome Riqueza.

Aniversário da Cidade

12 de dezembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Imigrantes russos que fugiam da ditadura de Stalin foram os colonizadores das terras de floresta exuberante do município.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

Temperatura Média

19,4 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela SC-283, a partir da rodovia BR-158.

Localização

Extremo-Oeste, na microrregião de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina 

Limites

Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Mondaí, Caibi, Palmitos, Cunha Porã.  

Acesso Rodoviário

SC-283 

Distâncias

686 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

O fim do ciclo da madeira, na década de 1970, mudou o perfil econômico do município, que passou a viver da agropecuária. Cerca de 95% dos habitantes de Riqueza moram na zona rural, espalhados em 1.600 propriedades. Planta-se fumo, milho, feijão, soja e trigo e destaca-se também a criação de aves, suínos e de gado de corte e leite. Há ainda 50 casas comerciais e 12 indústrias dos setores moveleiro, têxtil, alimentício e metalúrgico.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Riqueza

hspace=0 

hspace=0 (49) 675-0033

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Riqueza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riqueza
Fundação:
1993
Altitude:
236m
População:
5.314 habitantes
Área:
191,6km²
Densidade Demográfica:
27,73hab/km²
CEP:
89895-000

Envie seu comentário sobre Riqueza

banner