Praia Grande

Praia Grande-SC
banner

Bem-vindo a Praia Grande!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Praia Grande, fotos, informações, os principais hotéis de Praia Grande, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Praia Grande, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.369 habitantes. A área total de Praia Grande é de 286,1km², e sua densidade demográfica é de 25,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Praia Grande-SC é 88990-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


É certo que o estado de Santa Catarina está repleto de opções bem chamativas no sul do país. Por mais que a região seja conhecida principalmente por conta de suas praias, falésias e balneários, a verdade é que Santa Catarina esconde muito mais em suas florestas, parques naturais e muito mais.

O destino de Praia Grande é um daqueles que reúnem grandes opções para os aventureiros de plantão, sendo ele localizado entre a divisa do estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.

A cidade está também aos pés de dois famosos cânions, que por sua vez, estão localizados dentro dos parques nacionais de Serra Geral e de Aparados da Serra. É exatamente por conta disso que a cidade ganhou um apelido bem carinhoso: a capital catarinense dos cânions.

A cidade de Praia Grande é bem antiga e foi povoada por muitos descentes de portugueses, italianos e também de açorianos, o que demonstra uma diversidade cultural muito grande habitando essa região.

No que diz respeito ao ecoturismo, muitos são os turistas de todo o mundo que se aventuram nas cachoeiras, trilhas e piscinas naturais que estão dispostas nesse ambiente. A prática de trekking, por sua vez, é proporcionada nas trilhas que se formaram em meio às formações rochosas do local, de forma totalmente natural.

Dessa forma, os turistas que gostam de esportes radicais e de aventura encontram um espaço bem interessante em Santa Catarina, na cidade de Praia Grande. Rapel e trekking são apenas algumas das atividades mais comuns da região, principalmente pelo fato de que a cidade está localizada na região mais “vertical” da serra. Dessa forma, muitos são os paredões que possibilitam a prática de rapel para os mais corajosos.

Na cidade de Praia Grande estão localizados os cânions de Malacara e Itaimbezinho, que são os mais famosos de todo o estado, reunindo turistas de toda Santa Catarina.

Além disso, não deixe de dar uma passada nas diferenciadas lojas que vendem doces e outros alimentos típicos da região, que também é rica em gastronomia local. Dessa forma, a visita promete muita diversão e aventura para todos os públicos.

Informações de Praia Grande

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Canyons

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da colonização deu-se, por volta de 1890, pelos portugueses; pelo ano de 1918, entre outros, habitavam em Praia Grande, Idalino Cardoso, Os irmãos Camilo João lnácio, e Ricardo João lnácio, Abel Esteves de Aguiar, Amândio Cardoso de Lima e Ildefonso Ramos da Silva. Em 31 de dezembro de 1943 foi criado o Distrito de Praia Grande que passou a categoria de Vila. Possuía no ano de 1946 aproximadamente 90 prédios..A emancipação política veio através da Lei nº 348 de 21 de junho de 1958. A instalação do município deu-se em 19 de julho do mesmo ano..Gualberto Elias foi indicado como prefeito provisório, em seguida foram escolhidos os candidatos a Prefeito do novo município, José Inácio Junior a Abel Esteves de Aguiar, saindo-se vencedor, o primeiro por pequena vantagem de votos. Por volta de 1916 a 1917, chegaram os primeiros fundadores de Praia Grande. Estas famílias que aqui chegaram, procuravam de uma forma ou de outra servir os moradores e as comunidades vizinhas.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

19 de Julho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Praia Grande, como parece à primeira vista não fica no litoral, mas no sopé da Serra Geral, no extremo sul catarinense. Não é uma praia comum, mas um imenso espraiado de seixos rolados.

Clima

Temperado

 

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Serra Geral, no extremo sul catarinense.

Limites

Torres (RS), Sombrio, Araranguá

Acesso Rodoviário

BR-101, SC-450, RS-429, RS-494

 

Distâncias

300 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Atrativos Naturais

Praia Grande tem o privilégio de estar aos pés do trecho mais abrupto da serra, onde os paredões são quase verticais e onde estão alguns dos canyons mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara, sendo por isso chamada de “Cidade dos Canyons”.

Ecoturismo

Possui um grande potencial turístico, destacando-se para o Ecoturismo, justamente por ser o lugar ideal para a prática de esportes de natureza. Praia Grande é incomparável na beleza de seus recursos naturais, apresentando características próprias que encantam e atraem, além de possuir um padrão de preservação sem igual na região.
Em Praia Grande há condições para a prática de muitas atividades ao ar livre, como rapel, canyoning, caminhadas por trilhas e bóia-cross. Quem prefere descansar ao invés de praticar atividades físicas poderá curtir o clima fresco do município em uma de suas ousadas.

Praia de Torres

Se vocês estiver de carro, poderá conhecer praias como as de Torres, que ficam a poucos quilômetros do município de Praia Grande.

A Serra do Faxinal

Fica a quatro quilômetros do centro de Praia Grande é um dos pontos turísticos mais belos de Santa Catarina.

Canyons

Mas as principais atrações de Praia Grande são os canyons de Aparados da Serra e da Serra geral. Para quem quer praticar canyoning, estará provavelmente no melhor local do Brasil. Dentre os canions da região destacam-se o Malacara e o Itaimbézinho. Outros canions visitados são os do Josafá e Faxinalzinho. Próximo a alguns deles há cachoeiras, algumas das quais apropriadas para a prática de rapel. Não deixe de fazer as trilhas que passam por entre os paredões dos canions: são uma atração exclusiva de Praia Grande!

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

- Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Bóia Cross

 Março

- Rodeio Crioulo

 Julho

- Aniversário do Município e Festa de São Cristovão 

 Setembro

– Semana Farroupilha.  

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Praia Grande

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (48) 532-0132

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.praiagrande-sc.com.br

          www.sc.gov.br

          http://aventure-se.ig.com.br

          www.sul-sc.com.br

          www.rotadoscanyons.com.br

Comentários de Praia Grande

Tem os maiores canyons que já conheci. Uma natureza muito preservada e muito roteiro de ecoturismo para fazer. VALE A PENA VISITAR!!!!!
Por: Ana

Belíisima cidade. Já morei lá e estou louca para voltar. Tem paisagens lindas para quem gosta de natureza e um pouco de cidade juntas, é a mistura perfeita.
Por: Beatriz

Conheço Praia Grande, cidade de muitas belezas naturais tais como os canyons e vales. cidade localizada ao pé da serra geral, pequena mas aconchegante! recomendo a todos visitá-la. vale a pena!
Por: aguinaldo

E UMA CIDADE MARAVILHOSA,POIS SUA HISTORIA QUE CONTAGIA!
Por: RAYANI

acho que eu conheço essa foto.ficou massa .um abraço galera!poliana.apce
Por: carlos luciano magnus de oliveira

BELA CIDADE, DE BELAS GAROTAS. O ENCANTO E A PAZ DO INTERIOR, COM LUGARES LINDOS PARA SE VISITAR
Por: FLAVIO LUIS DE MORAES RODRIGUESS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Praia Grande
Fundação:
1958
Altitude:
45m
População:
7.369 habitantes
Área:
286,1km²
Densidade Demográfica:
25,76hab/km²
CEP:
88990-000

Envie seu comentário sobre Praia Grande