Piçarras

Piçarras-SC
banner

Bem-vindo a Piçarras!

banner

As melhores pousadas em Piçarras podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Piçarras, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 18m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.424 habitantes. A área total de Piçarras é de 85,7km², e sua densidade demográfica é de 121,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piçarras-SC é 88380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma cidade que tem o privilégio de ser carinhosamente apelidada de “Namorada do Atlântico” e que também já teve a honra de ter sido considerada como a “Capital Brasileira do Jet Ski”. Sabe qual é? Estamos falando de Piçarras, localizada no litoral catarinense. Desde 2005, é conhecida como Balneário Piçarras, um paraíso para quem gosta de praticar esportes nesse ambiente ou que quer uma cidade litorânea bem estruturada.

A Praia Piçarras, é claro, é um local que quem vai até lá precisa visitar, afinal, é o que dá nome à cidade. É caracterizada por ser bem limpa e tranquila, ideal para quem quer passear com a família sem grandes agitações. Mas é claro que uma cervejinha não pode faltar, e ela é vendida nos quiosques que ficam por lá. A Praia Ponta do Jacques também é muito calma e bonita, mas por ser mais afastada, a infraestrutura é um pouco reduzida.

Um pouco mais distante da região central da cidade, a Praia das Palmeiras é perfeita para a prática de esportes como o surfe, porque venta mais. Apesar disso, não é tão violenta, por isso, pode ser ótima para os principiantes, sempre com todo o cuidado necessário, é claro.

A Ilha Feia, de feia realmente só tem o nome! É possível chegar até lá por meio de embarcações motorizadas e, depois de estar no local, se divertir mergulhando, pescando e visitando a “Caverna do Diabo”, uma gruta muito conhecida em toda a região. As Ilhas Itacolomi são outra opção para quem gosta desse tipo de passeio.

O Museu Oceanográfico Univali é perfeito principalmente para quem vai até Balneário Piçarras com as crianças. O local reúne uma mostra de aves aquáticas empalhadas e várias outras peças que mostram como funcionam os ecossistemas que regem o fundo do mar. Ótimo para quem quer conhecer mais sobre a vida aquática de uma forma interessante e dinâmica.

Se você for até o litoral de Santa Catarina, não deixe de reservar um tempo para passar em Balneário Piçarras. Na certa, você vai poder descansar e recarregar as energias no meio de cenários paradisíacos tão tranquilos.

Informações de Piçarras

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

A Namorada do Atlântico

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Na segunda metade do século XVIII, pescadores portugueses vindos de São Francisco do Sul desceram a costa em busca de baleias, na época, matéria prima da principal atividade econômica da região. Alguns desses desbravadores se fixaram no pedaço de terra do litoral catarinense que mais avança pelo mar, ao qual chamaram de Ponta do Itapocorói, região habitada pelos índios Carijó. A fartura de baleias e as condições marítimas e geográficas ideiais foram decisivas para que fundassem ali um povoado. Em 1777 nasce Armação do Itapocorói, núcleo inicial dos municípios de Penha e Piçarras. Vale esclarecer que armação era o nome que os portugueses davam para o local onde erguiam estruturas próprias para o manuseio da baleia.

A partir daí, os poucos moradores que já se espalhavam ao longo da costa passaram a ser visitados com mais freqüência por comerciantes que vinham do porto do Rio de Janeiro e retornavam com seus navios carregados de azeite, barbatanas e outros derivados da baleia, negociados em Armação. Essa efervecência econômica atraiu muitas famílias e em fins do século XVIII e início do século XIX os Vieira, SantAnna, Macedo, Silva Lima, Quadros, Pinto e Figueredo já configuravam o povoado de Piçarras.

Em 1820, passa por Piçarras o historiador francês August de Saint Hilaire, que registra suas impressões do lugar no livro Viagem pela Provincia de Santa Catarina: Percorrendo a prais, descreve, avistam-se casas, de distância em distância, simples choças, e toda a zona fronteira ao mar é muito povoada, enquanto que para o interior há unicamente floresta. O território antes habitado por indígenas cede espaço ao colonizador açoriano.

Com a extinção progressiva da baleia, Armação perde espaço econômico e político para Penha. A região hoje compreendida pelo município de Piçarras passa, em 1839, a integrar a freguesia da Penha, subordinada a São Francisco do Sul. Mais tarde, em 1860, Itajaí assume o distrito de Penha e, portanto, Piçarras.

A emancipação política de Penha vem em 1958 e na mesma época Piçarras inicia um movimento para emancipar-se também, o que consegue cinco anos depois. A instalação da sede do novo município acontece em 14 de dezembro de 1963.

Significado do Nome

Vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município: trata-se do piçarro, ou piçarra, também comum no nordeste do Brasil.

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Balneário-vedete dos anos 70, Piçarras hoje é chamada praia de elite. O carinhoso título de Namorada do Atlântico também ajuda a provar que não é por acaso. Também considerada em 2001 a Capital Brasileira do Jet Ski, a Praia de Piçarras é uma grande baía que aguarda a todos para um delicioso e refrescante banho, em suas águas calmas e cristalinas. Destaque para os eventos culturais – a Feira Arte da Terra, a Feira Livre Rural, a Cantata de Natal, o Reveillon Luminoso, o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski (fevereiro) e a Travessia a Nado de Piçarras.

Clima

Temperado.

Temperatura Média

Entre 18ºC e 30ºC.

hspace=0 COMO CHEGAR

Para chegar à cidade você pode seguir de avião até o aeroporto de Navegantes, logo após seguir pela BR-101 sentido Joinville até cidade de Piçarras.

Localização

Situada no litoral norte de Santa Catarina.

Limites

Limita-se ao norte com Barra Velha, ao sul com Penha, a oeste com Luiz Alves e Navegantes e a leste com o oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

110 quilômetros de Florianópolis e 9km ao norte de Itajaí.

hspace=0 TURISMO

Piçarras oferece tudo do bom e do melhor a seus turistas: hotéis, pousadas, chalés, ótimos restaurantes com pratos a base de frutos do mar, bares e quiosques a beira mar, tudo para proporcionar o máximo de conforto e lazer a seus visitantes.

Principais Pontos Turísticos

Praia de Piçarras

São 8 Km de areias claras e um mar límpido, boa para o banho e também para a prática de esportes náuticos e pescarias.

Barra do Rio Piçarras

Faz divisa com o município de Penha. Procurada pelos turistas e veranistas que gostam de um mar um pouco mais calmo.

Ilhas Itacolomi

As Ilhas Itacolomi estão a aproximadamente 8 km da praia de Piçarras. De origem indígina, o nome significa Pedras (Ita) Irmãs (Colomi).
 
Praia das Palmeiras

Distante 5,5 km do centro da cidade, no sentido norte, faz divisa com a Praia de Itajuba, da cidade vizinha de Barra Velha.
 
Ponta do Jaques

Localizada nas proximidades do Jardim Flamboyant, ao lado da Praia das Palmeiras.

Ilha Feia

Apenas a 20 minutos da costa, com embarcações motorizadas, a Ilha Feia não faz valer o nome que tem, em virtude de sua grande beleza. Com um pouco de cuidado e de preferência acompanhado de alguém que já a conhece, é fácil chegar até a ilha, e ter com isso, a oportunidade de pescar, mergulhar e até visitar a famosa Caverna do Diabo, uma gruta pouco explorada, mas muito bonita.

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval de Rua  - Carnaval e desfile pelas principais ruas da cidade.

Junho

- Festa Junina - Festa Junina Comunitária.

- Festa de São Pedro  - Procissão por terra, marítima e fluvial.

Julho

- Encontro de MotoClubes - O já consagrado encontro de Motoqueiros.

- FENAPI - Feira de Negócios e Atrações de Piçarras. Produtos com preços de fábrica.
 
- FEINPI - Festa de Inverno de Piçarras - Shows, cultura, folclore, StarPark e exposições.

- Festa do Colono      
 
Agosto

-  Festival do Folclore 

Dezembro

14 -Aniversário da Cidade - data comemorativa da Cidade.
 
- Cantata de Natal  - Concerto Natalino.

31 - Reveillon - A grande festa de boas vindas ao novo ano.

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Piçarras

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3347-4747

hspace=0 220 Volts

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.picarras.sc.gov.br

         www.balneariopicarras.com.br

         www.probrasil.com.br

         www.sc.gov.br/portalturismo

         www.explorevale.com.br

Comentários de Piçarras

gostaria de receber fotos e endereços de campings proximos ao mar
Por: eroni antonio girotto

Mar de águas calmas, mornas e cristalinas, uma localização privilegiada, com ricas belezas naturais. Uma cidade para não se esquecer jamais.
Por: Susan Correa

Conheço Piçarras somente pela internet,acho uma cidade Maravilhosa.Meu marido diz que quando se aposentar quer morar em Piçarras.Parabens pela linda cidade...
Por: Dalva Sueli Silva

Piçarras é uma cidade pequena litorânea entre Joiville e itajaí....calma, com praias quase sem ondas e com água mornanos fins de tarde no verão. Mais em conta do que Camburiú vc pode alugar boas casas no verão. Existem bons supermercados.
Por: Márcia

Piçarras é tudoo de bom , eu amo aquela praia, gostaeia q ela fosse sempre calma e limpa como é!! Piçarras eu te amoooo!!!
Por: Marcia Konrath de Carvalho

fique en picarras 15 dias compre un terreno na ponta do jaque lugar bonito de mas soy de argentina i si dios quisier en fines del 2010 voy comensar a construir y a morar ay picarras es un paraiso no solo de belesa natural cino de gente muito buena conosa picarras no se arrepentiran disculpa si escribi mal el teclado es en español abraso DANY
Por: daniel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piçarras
Fundação:
1963
Altitude:
18m
População:
10.424 habitantes
Área:
85,7km²
Densidade Demográfica:
121,63hab/km²
CEP:
88380-000

Envie seu comentário sobre Piçarras

banner