Penha

Penha-SC
banner

Bem-vindo a Penha!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Penha, informações atualizadas sobre a cidade Penha, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Penha.

A cidade de Penha, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.053 habitantes. A área total de Penha é de 60,4km², e sua densidade demográfica é de 282,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Penha-SC é 88385-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Penha é um balneário catarinense que ficou conhecido por ser o local do maior parque temático de toda a América Latina: o Beto Carreiro Word! O parque recebe visitantes de todos os lugares, isso por contar com atrações que divertem a família toda. As crianças possuem um espaço especial chamado de Kidplay, com brincadeiras próprias para elas. Já os adolescentes e adultos podem desfrutar de brinquedos radicais, como a Fire Whip, maior montanha-russa do Brasil, com 40 metros de altura e 700 de extensão.

Além dos diversos brinquedos, o parque ainda conta com vários shows de índios e cowboys, com efeitos capazes de encantar a qualquer um. O zoológico está repleto de animais de diversos países, sendo um total de 700, e 171 espécies diferentes. É por tudo isso que passear pelo parque pode ser um programa perfeito para se fazer com a família e os amigos.

No entanto, Penha não se destaca apenas pela presença do Beto Carreiro, afinal, lá é a cidade catarinense onde mais se encontram praias, são 19 no total, que podem ser aproveitadas de diversas maneiras! Algumas praias são extremamente tranquilas, por isso, ideais para um belo banho de mar. Este é o caso da praia Alegre, por exemplo. Mas quem gosta de se aventurar surfando também tem espaço, podendo optar pela praia Grande. Aos amantes da tranquilidade, a praia do Lucas, além de ser um espaço belíssimo, é praticamente deserta.

A culinária de Penha é referência nos frutos do mar, inclusive, de todo o Brasil, a cidade é uma das principais na criação dos mariscos. Pirão e banana frita são ótimos acompanhamentos servidos pelos restaurantes. Por isso, quem gosta desse tipo de gastronomia certamente se encantará, e quem ainda não conhece tem uma ótima oportunidade para experimentar! São 35 restaurantes, sem contar com os bares, lanchonetes e muitas pizzarias (afinal, nem todos apreciam os frutos do mar!).

São também diversos hotéis e pousadas, desde as estruturas mais simples até as mais luxuosas e sofisticadas. Não importa qual o seu gosto, pois Penha irá receber você com atrativos que certamente serão do seu total agrado!

Informações de Penha

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Berço nativo dos índios Carijós, o marco inicial do povoado foi a construção da Capela de São João Batista, em 1.759 no local denominado Itapocoroy (derivado do guarani Itapocorá, cujo sentido define como sendo parecido com um muro de pedra).

A região de Penha foi colonizada a partir do século XVIII com a invasão pelos espanhóis da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), por pescadores portugueses - na maioria açorianos - fugindo dos invasores e que procuravam novos locais para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocoroy tornou-se então sede, na época, de uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.

A comunidade de Itapocoroy, por ter “status” de armação baleeira e sendo, portanto, um empreendimento particular, não pode ser elevada à freguesia durante o período em funcionamento como empreendimento empresarial.

Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação por moradores deslocados de núcleos de Itapocoroy, teve progresso suficiente para ser elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoróy. No século XIX a caça da baleia entrou em crise e foi substituída pela pesca artesanal e comércio rudimentar como subsistência.

Penha assume em definitivo a liderança como a sede da comunidade.

No dia 21 de junho de 1958 foi elevada à categoria de município, efetivamente instalado em 19 de Julho do mesmo ano.

Os primeiros dados populacionais são de 1840, quando tinha 1.640 habitantes e no século atual, em 1920 tinha 4.830 habitantes.

Seu desenvolvimento turístico teve início na década de 70 e hoje sua população gira em torno de 15 mil habitantes, chegando a passar dos 100 mil durante a temporada de verão. Uma nova fase do Município começou a ser vivida com a instalação do Beto Carrero World - maior parque temático da América Latina e quinto do mundo.

Penha, em expansão, vê surgir uma infra-estrutura na parte de hotelaria e restaurantes, enquanto cresce também a maricultura - cultivo de mariscos.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

19 de Julho de 1958

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima

Ameno

 

Temperatura Média

21ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis: BR- 101

Localização

Município da Região do Vale da Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites

Piçarras, Navegantes e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário

Estação Rodoviária- Av. Itapocorói, 2.340- Tel: 345- 0848

 

Distâncias

116Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Capela de São João Batista

Construída em 1759, mantém sua estrutura original. A imagem do padroeiro, primeira e única , é venerada em seu altar há quase 240 anos. Em estilo barroco, veio de Portugal, juntamente com outra, de Nossa Senhora da Piedade, que ali se encontra.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Construída em 1.971 no lugar da antiga “Igrejinha” do início do século passado, em torno da qual formou-se o centro do povoado, Freguesia da Penha.

Praça da Armação e do Quilombo

Local para promoção de eventos culturais e artísticos com coreto e calçadão , ponto de encontro de veranistas e turistas durante a alta temporada.

Ponta da Vigia

Tem este nome por ter sido usada inicialmente pelos baleeiros que colonizaram a região para avistar a chegada das baleias . É excelente ponto para avistar grande parte da costa de Penha, sendo local preferido dos fotógrafos.

Beto Carrero World

O maior centro de lazer da América latina e o quinto do mundo, o Parque é um dos roteiros turísticos mais procurados no Brasil e América do Sul. Com grandes investimentos em diversões eletrônicas, shows ao vivo, ambientações, zoológico e inúmeros outros atrativos, já foram aplicados mais de US$ 125 milhões em sua estrutura. Desde a abertura do parque, em 28 de dezembro de 1.991, mais de quatro milhões de pessoas já o visitaram, o que apresenta uma média de freqüência/dia de 7 mil pessoas, número que chega ao pico de 25 mil durante a temporada de verão/férias. Beto Carrero World está instalado na Praia de Armação, Município de Penha, em uma área de 14 milhões de metros quadrados, com área urbanizada prevista que se aproxima dos 2 milhões de metros quadrados.

Principais Ilhas

Ilha Feia

A vinte minutos de barco da costa, na divisa com Piçarras, a Ilha não condiz com o nome. É privilegiada pelas suas belezas naturais e abriga a Gruta do Diabo, pequena caverna, quase inexplorada.

Praias

Com inúmeras belezas naturais, Penha tem em suas praias o grande atrativo que faz com que a região se encontre entre as mais belas do Estado e do País. Entre suas praias destacam-se a Praia Alegre, Praias da Saudade, do Quilombo, da Fortaleza, do Manguinho, da Cancela e Praia da Armação do Itapocoroy, berço da colonização da região. Existem ainda as praias da Paciência, a Ponta da Vigia, Praia Grande, do Poá, São Roque, do Monge, do Caminho, Vermelha, do Lucas, de São Miguel e a Bacia da Vovó.

Praia Alegre

Dentre todas, a mais calma. Por sua localização geográfica, a Praia Alegre não sofre interferência das correntes marítimas, impedindo a forte ação das ressacadas. Sua orla, com larga faixa de areia, árvores centenárias e uma iluminação decorativa à beira-mar, favorece aqueles que procuram beleza e descanso.

Praia da Armação

Com uma extensão aproximada de 6km, a Praia de Armação encanta os turistas pelas suas águas límpidas. é uma das praias nobres de Penha e de alto conceito no mercado imobiliário.

Praia da Cancela

De pequena extensão, é ladeada por pedras e pelo trapiche da praia de Armação do Itapocoroy. É muito procurada pela excelente visão que proporciona dos barcos ancorados na baía de Armação e pela sensação de conforto e aconchego. Ótima para banho comparada por muitos uma piscina natural.

Praia de São Miguel

A Praia de São Miguel tem o mar calmo ideal para o banho e boa para acampar sua estrutura é relativa.

Praia Grande

Com muita ondulação, a Praia Grande é favorável à prática do surf e ao banho de mar. Com completa infra-estrutura, oferece serviços de restaurante e bar.

Da Praia Grande pode-se avistar belos pontos turísticos como a Ponta da Vigia, O Farol, bem como acompanhar o fluxo de pescadores pelos costões, com seus apetrechos de pesca ou apenas catando mariscos nas pedras.

As embarcações arrastando camarões, também podem ser vistas a uma distância de 500 metros da praia. Com areias cristalinas é um convite a mais para uma caminhada relaxante.

Praia do Quilombo

Com 1.000 metros de extensão, fortes ondas e areias monazíticas, a Praia do Quilombo é uma das prefeiridas pelos surfistas e por aqueles que buscam um remédio natural contra doenças de pele e reumatismo.

Praia da Saudade

Também conhecida como a Prainha, a Praia da Saudade, de águas claras e ondas fortes, é dividida pelos penedos em outras três: Praia do Norte, onde encontra-se a Bacia da Vovó, ideal para o banho de crianças e idosos; a Praia do Meio e a Praia da Lola.

Praia Vermelha

 

Andando entre praia e o costão no lado direito, depois de quase uma hora de caminhada, o presente é a cachoeira da Praia Vermelha, com águas transparentes em um reduto totalmente agreste. Já que é uma área de preservação ecológica, recomenda-se muita cautela e respeito ao meio-ambiente durante o passeio.

BACIA DA VOVÓ

Fica entre a Praia Alegre e a Praia da Saudade e conta com um diferencial que encanta seus visitantes. Trata-se de uma área protegida por rochas que forma piscinas naturais de águas cristalinas, ideal para banhos refrescantes em meio à natureza preservada. Conta com calçadão à beira mar. No canto esquerdo da praia, no costão, seguindo pelas pedras, é possível ter acesso a um reduto natural ? imperdível para belas imagens fotográficas. Seus costões também são excelentes postos para a pesca de arremesso.

Aos amantes do turismo a bordo de uma bicicleta, Penha conta com um roteiro especialmente desenvolvido para esse público e faz parte do circuito de cicloturismo da Costa Verde e Mar, que abrange 11 municípios da região e foi desenvolvido aos moldes dos circuitos europeus.

Em Penha, o roteiro passa pela Praia Vermelha e mirante, seguindo pela Praia Grande para conhecerem a Ponta da Vigia, passando pela Praia de Armação de Itapocorói e continuando até a Praia Alegre com destino ao Balneário de Piçarras.

SOBRE O CICLOTURISMO

O circuito foi planejado e desenvolvido para viabilizar um roteiro integrado entre os 11 municípios litorâneos que fazem parte da Costa Verde e Mar, iniciando em Bombinhas e terminando no Balneário de Piçarras. É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região principalmente focada no litoral. Num total de 270 km, o circuito possui seis trechos e dá preferência por estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas, visando a segurança e tranqüilidade do cicloturista.

O Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. A paixão pelas pedaladas e por lugares agrestes e de natureza exuberante é o lema dos cicloturistas que utilizam o esporte para despertar o espírito aventureiro dos participantes, independentemente de competição ou hobby.

PARTICIPE DESSA AVENTURA.

ENTRE EM CONTATO COM A CITIMAR (Consórcio Intermunicipal de Turismo) e garanta todas as informações e seu GUIA DE CICLOTURISTA. (47) 3404-8000

FESTA NACIONAL DO MARISCO

Surgiu para comemorar o crescimento da maricultura e divulgar esse molusco como uma opção culinária. A Prefeitura, a AMAP (Associação dos Maricultores de Penha) e UNIVALI, criaram a Festa do Marisco em 1.996. O sucesso da festa foi tão grande, que se transformou em Festa Nacional do Marisco, com programação extensa, que vai desde a gastronomia à base de marisco e frutos do mar, como também shows Nacionais, Shows com bandas Regionais, Concurso da Rainha, apresentações folclóricas e culturais de Penha e Região.

ACONTECE NO FINAL DO MÊS DE FEVEREIRO, GERALMENTE NO FERIADO DO CARNAVAL.

GASTRONOMIA AÇORIANA

No Município de Penha pode-se encontrar a gastronomia típica açoriana e influências da gastronomia italiana e germânica, além dos tradicionais frutos do mar. Nas colônias de pescadores ainda é muito comum servirem marisco com pirão d?água, cação galhudo na grelha, cação cambeva ensopado, berbigão cozido na palha do milho para retirar o ?sarro? (fortidão), e a tradicional farinha de mandioca acompanhando qualquer prato.

As receitas baseadas na Maricultura estão sendo difundidas em várias parte do país através de concursos do gênero e da própria Festa do Marisco.

Geléias caseiras podem ser encontradas no interior do município, com base em frutos típicos e temperos da culinária germânica.

A cidade conta com conceituados restaurantes preparados para receber os visitantes.

 

hspace=0 EVENTOS

Mariscada

Festa do marisco, com pratos à base de frutos do mar e culinária regional, concursos e shows. Acontece no decorrer do mês de fevereiro até o carnaval.
 
Carnaval

A busca da integração entre todos os setores da comunidade é uma realidade em Penha durante os dias de Carnaval. Com o Reinado de Momo sendo festejado de forma itinerante, a festa atinge todas a regiões do Município e, conseqüentemente, envolve um grande número de populares. Turistas procuram a região nessa época para vivenciar esta grande festa popular.
 
Festa do Divino

É realizada na Penha há mais de 160 anos. De origem portuguesa, e que consiste no sorteio entre os candidatos a imperador que organiza e banca a festa. Uma procissão leva os fiéis até a Igreja Matriz, onde o Imperador é coroado e a festa culmina com grande refeição para os empregados da festa e convidados do Imperador. É realizada de acordo com a data de Pentecostes (maio)
 
Festa de São João e São Pedro

Entre os dias 24 e 29 de junho. De tradição açoriana, é a mais antiga festa da Penha com mais de 250 anos. No decorrer das festividades, há queima de fogueiras, apresentações folclóricas, shows, comida típica e bebida. O destaque fica para as procissões de São João, por terra ,e de São Pedro (padroeiro dos pescadores) por mar, encerrando na Capela centenária.

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Penha

  • Av. Nereu Ramos, n° 190 - Centro - Penha/SC - Centro
  • CEP: 88385000
  • CNPJ: 83.102.327/0001-00
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: 47-3345-0200
  • Fax: 47-3345-0200

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3345-0200

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Penha
Avenida Antonio Joaquim Tavares, 232 - Centro

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.penha.sc.com.br

         www.citybrazil.com.br

         www.guidobrasil.com.br

Comentários de Penha

Naum troco esse paraiso por nada desse MUNDO,ainda mais com o Beto Carrero e as praias mais lindas que existem estão aki!!
Por: Zeca Verissimo

A PENHA É UM PARAISO AO ALCANCE DE TODOS,AS PRAIAS SÃO LINDAS E BELAS!!!
Por: Zeca Verissimo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Penha
Fundação:
1958
Altitude:
20m
População:
17.053 habitantes
Área:
60,4km²
Densidade Demográfica:
282,33hab/km²
CEP:
88385-000

Envie seu comentário sobre Penha

banner