Nova Trento

Nova Trento-SC
banner

Bem-vindo a Nova Trento!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Nova Trento e muitas outras opções de hospedagem na cidade Nova Trento. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Nova Trento.

A cidade de Nova Trento, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1892. A localidade está em uma altitude de 30m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.641 habitantes. A área total de Nova Trento é de 398,9km², e sua densidade demográfica é de 24,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Trento-SC é 88270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Com menos de 15 mil habitantes, a cidade de Nova Trento, localizada em Santa Catarina, é um destino que atrai muitos devotos católicos, afinal, mesmo sendo um município pequeno, reúne mais de 40 capelas e oratórios. Quando Madre Paulina foi canonizada como santa, em 2002, a cidade começou a crescer vertiginosamente e, hoje, oferece muitas atrações para os turistas.

O maior ponto turístico de Nova Trento, sem dúvida alguma, é o Santuário de Madre Paulina, uma igreja belíssima que fica um pouco afastada do centro da cidade e é rodeada por uma paisagem verde que torna o cenário ainda mais propício para a reflexão. Além da igreja em si, onde acontecem celebrações religiosas, no complexo há uma sala dedicada à biografia mecanizada da santa. Se for durante a semana, o movimento será menos intenso e você poderá aproveitar melhor.

Madre Paulina passou a sua vida em Nova Trento, tanto é que há uma espécie de vila onde o turista pode refazer os passos da santa e saber mais sobre o seu trabalho e os motivos que levaram à sua canonização.

Outra atração da cidade de Nova Trento é o Museu Madre Paulina, que dentro de sua casa reproduz a sua vida com grande fidelidade. Muitos dos museus e peças que se encontram lá são reais e de fato pertenceram a ela. O local é pequeno e muito simples, afinal, não tinha como ser de outra maneira, mas proporciona uma experiência muito rica.

O Museu da Cultura Italiana também é um excelente local para ir, com vários objetos que ilustram, de forma bastante fiel, a vida dos imigrantes italianos que ocuparam boa parte do sul do Brasil. A paisagem que fica ao lado de fora contribui para tornar a visita interessante, tem até um lago com carpas e patos!

E para conferir a vista maravilhosa que essa cidade oferece, nada melhor do que andar de teleférico. Você verá de cima a imponência do Santuário e toda a paisagem natural do município catarinense. São menos de cinco minutos para descer quase 500 metros e parar em um mirante que também oferece ponto de vista privilegiado.

Informações de Nova Trento

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Colonizada a partir de 1875 por imigrantes da Província de Trento, Itália, Nova Trento cultua as tradições, os costumes e o espírito religioso e empreendedor de seus antepassados. Aconchegante, alegre, acolhedora com os turistas, Nova Trento é um pedacinho da Itália entre vales e montanhas.

A beleza natural da região encontra seu ápice no Morro da Cruz, que, com 525 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica que alcança todo o Vale do Rio Tijucas e, em dias de boa visibilidade, encontra o mar. Não há quem não fique impressionado
 
No ano de 1899 o Padre Jesuíta Luís Maria Rossi teve a idéia da erguer cruzes nos montes mais altos de nova Trento para comemorar a passagem de século. Seu auxiliar, o Missionário Padre Alfredo Russel, prometeu levantar um monumento à Nossa Senhora do Bom Socorro junto à cruz mais alta. A sensacional passagem de século transcorreu em meio a cantos e orações, fogueiras e fogos de artifícios.

E no dia 13 de julho de 1901, sobre o Morro da Cruz, o Padre Alfredo Russel benzeu a cruz e o quadro de Nossa Senhora do Bom Socorro, no lugar onde mais tarde seria erguido um Santuário em sua homenagem.

Significado do Nome

 

Tem esse nome porque foi colonizada por imigrantes da Província de Trento, na Itália.

Aniversário da Cidade

08 de agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma terra abençoada nos Caminhos da Fé! Cidade da primeira santa brasileira Santa Paulina. Onde em Janeiro de 2006 foi inaugurada sua belissima basílica. Nova Trento cidade de 90% imigrantes italianos vindo de Trento Italia, é visivel os fortes traços destes imigrantes como na culinária com cantinas e restaurantes com comida típica, na dança, na musica e no dialeto falado pelo povo local.

 

 

Clima

Subtropical, quente e seco no verão, frio e úmido no inverno.

 

Temperatura Média

Aproximadamente 30ºC no verão e de 10 a 15ºC no inverno.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do rio Tijucas no Estado de Santa Catarina

Limites

Ao Sul, Rio Grande do Sul; ao Norte, Paraná; ao Leste, o Oceano Atlântico e a Oeste, a Argentina.

Acesso Rodoviário

BR-101 -acesso via Tijucas

SC-411 - acesso via Brusque.

 

Distâncias

Florianópolis - 80 Km, Itajaí - 67 Km, São Paulo - 700 Km.

hspace=0 TURISMO

Abençoada por Deus também no quesito natureza, Nova Trento é pródiga em belezas naturais. O encanto começa nas estradas que levam à cidade. Uma sucessão de curvas entre a vegetação exuberante convida o visitante a diminuir a velocidade para apreciar a natureza. Com trilhas que levam a cachoeiras, córregos e cascatas, Nova Trento não pára de oferecer surpresas ao turista em busca de aventura e belas paisagens.

 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Santuário de Santa Paulina

Começou a ser pensado a partir de sua beatificação, ano de 1991. Nasceu da procura dos devotos de Santa Paulina e das pessoas que estão em busca de Paz e de mais Vida. Seu grande diferencial é a proposta de ser um espaço sagrado em contato com a natureza. Ali o romeiro pode encontrar trilhas, cascatas, lagoas, jardins, espaços para a oração, um verdadeiro Santuário Ecológico.

Igreja Matriz São Virgílio

Localizada no centro da cidade. Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro Localizado no alto do Morro da Cruz, a 525 metros de altitude, com vista panorâmica da região do Vale do Rio Tijucas. Ali encontra-se um monumento artístico em homenagem a Nossa Senhora do Bom Socorro, com 2,20 mts e 700 kg, de constituição metálica e base de bronze. Igreja e Santuário de Nossa Senhora de Lourdes Localizada no Vale de Vígolo, lugar de peregrinação e fé. A primeira capela de Vígolo, construída em 1912, foi substituída pela atual igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na qual há uma cópia da gruta existente na cidade de Lourdes, na França. Contém em seu interior pinturas de Hans Fratern. Centro de Encontros Imaculada Conceição - CEIC. Localizado no centro da cidade, onde são realizados encontros e seminários religiosos da congregação fundada por Madre Paulina. É uma edificação de 1890.

Museu de Madre Paulina

Localizado em Vígolo, é aberto diariamente das 7h30m às 19h, com ingresso gratuito. O local abriga e preserva objetos pessoais de Madre Paulina, além de maquinários e equipamentos da fábrica de seda montada pela beata para auxiliar famílias carentes do município. O museu também conserva a primeira casa da congregação, datada de 1895.

Casa Paterna de Madre Paulina

Localizada no Vale de Vígolo, com pinturas da época e gruta de água benta, onde romeiros pedem suas graças.

Moinho

Localizado em Vígolo, local onde Madre Paulina e Virgínia trabalharam na sua juventude para sustento de suas obras de caridade.

Oratório São José

Localizado na entrada para Vígolo, construído em 1876 e reconstruído em 1916. Capela Santa Ágata Localizada no bairro Bezenelo onde foram realizados os primeiros atos religiosos na sede da colônia. Monumento Amábile Visintainer Localizado na Rua Nereu Ramos – Centro.

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

- Festa da Uva – Em comemoração à colheita da uva, com atrações e gastronomia típica da região. Acontece no segundo final de semana de janeiro, na propriedade de Tridapalli.
 
Abril

- Caminhada ao Santuário do Morro da Cruz – Por ocasião das celebrações da Semana Santa.
 
Maio

- Festa da Santa Cruz e de Nossa Senhora do Bom Socorro – Festa tradicional em homenagem a Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, realizada no primeiro domingo do mês de maio.

- Celebração do Aniversário da Canonização de Madre Paulina – Realizado no bairro Vígolo, no terceiro domingo do mês de maio.
 
Junho

- Corpus Christi – Celebração realizada na segunda quinta-feira do mês de junho.

- Indaiá Fest – Festa com música e dança, desfile alegórico, jogos esportivos, muita comida e bebida, além de exposição de animais e produtos coloniais. Acontece na localidade de Indaiá.

- Festa Junina – Com apresentações de dança e quitutes típicos (pipoca, amendoim, pinhão e quentão), na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola.

- Festa de São Virgílio – Festa popular com shows musicais, apresentações de corais e missas especiais, em homenagem ao padroeiro da cidade, na Praça Central, ao lado da Igreja Matriz.
 
Julho

- Festa Litúrgica de Santa Paulina – Romarias especiais, missas e orações, no segundo domingo do mês de julho, no bairro Vígolo.
 
Agosto

- Aniversário do Município – No dia 8 de agosto, com diversas atrações cívicas, culturais e artísticas.

- Incanto Trentino – Uma grande festa popular, com o melhor da cultura, tradição e gastronomia italiana. Nasceu em 1988, através do Circolo Trentino.

- Cavalgada Nos Caminhos de Madre Paulina. Com início em 1993. Hoje o evento é promovido pela ABRACAMP – Associação Brusquense dos Amigos e Cavaleiros de Madre Paulina e acontece todos os anos. Cerca de três mil cavaleiros partem de Brusque e percorrem 35 quilômetros até a localidade de Vígolo, no município de Nova Trento, onde encontram completa infra-estrutura para o acampamento. No trajeto os cavaleiros efetuam quatro paradas, sendo o primeiro no Vale do Azambuja e o último, no Santuário de Madre Paulina.
 
Outubro

- Celebração de Aniversário de Beatificação de Madre Paulina – Acontece no segundo domingo do mês de outubro, com missas especiais, romarias e orações no bairro Vígolo.
 
Novembro

- Festa do Pedreiro – Em homenagem ao grande número de pedreiros do setor da construção civil na cidade de Nova Trento. Festa popular com muita música, dança, gastronomia, jogos e competições, realizada no bairro de Bezenello.
 
Dezembro
 
- Festa da Virada de Ano – Acontece dia 31 de dezembro, no Santuário do Morro da Cruz, com missa e show pirotécnico.

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Nova Trento

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) - 267.0193

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Nova Trento 
End: Rua Santo Inácio, 416 
Fone: (48) 3267-0111 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 Banco do Brasil
End: Rua Santo Inácio, 400 
Fone: (48) 3267-0222   

 

hspace=0 Rodoviária Ângelo Maurici
End: Rua dos Imigrantes

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.novatrento.sc.gov.br

         www.novatrento.com
 
         www.santuariosantapaulina.org.br
 
         www.simplemercosur.com.ar
  
         www.belasantacatarina.com.br
  
         www.sc.gov.br
        

Comentários de Nova Trento

Melhor cidade para se morar eh aquiiiiiiiiii.. AMOOOOOOOOOOO ESSE LUGARR... ADOROOOOOOOO A CIDADE E AMOOOOOOO AS PESSOAS DA QUI,, SUCESSO NOVA TRENTOOOOOOOOO
Por: ana caroliniii

Eu conheço,nova Trento,,fui em romaria,pra quem tem fé é uma coisa que não dá pra explicar,é lindo! Vale a pena conhecer.Amém.Shalom.
Por: Maria Terezinha Gomes

nova trento e uma cidade encantadora e aconchegante,ja estive la e pretendo ir de novo
Por: celita goncalves

Estive em Nova Trento em 2008, fiquei fascinada com tanta beleza .Que coisa mais linda,se eu tivesse condições financeiras, voltaria em 2011.Mas Deus é maior e pode ma proporcionar essa alegria. beijos
Por: JOENIL FARIAS

Bom Dia, Acabo de iniciar viagem via Net, nas paisagens de Nova Trento. Admirado pelas informações. Permanecerei adisposiçao. Atenciosamente, Rubilar.
Por: Rubilar Correa

Estive ai e fiquei deslumbrada com a beleza do lugar; é tudo muito sagrado, um convite a Oração. organização e bom gosto prevalecem. Parbéns Irmazinhas, parabéns funcionários.
Por: Janete

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Trento
Fundação:
1892
Altitude:
30m
População:
9.641 habitantes
Área:
398,9km²
Densidade Demográfica:
24,17hab/km²
CEP:
88270-000

Envie seu comentário sobre Nova Trento