Jaborá

Jaborá-SC
banner

Bem-vindo a Jaborá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jaborá, fotos, informações, os principais hotéis de Jaborá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jaborá, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 689m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.168 habitantes. A área total de Jaborá é de 188,0km², e sua densidade demográfica é de 22,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaborá-SC é 89677-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaborá

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até 1919, quando as primeiras famílias de colonizadores chegaram ao local, Jaborá se chamava Rio Bonito e era habitada por indígenas. Colonos gaúchos de ascendência italiana trabalharam duro para abrir estradas onde antes havia apenas picadas e enfrentaram até onças enquanto roçavam as terras férteis e exploravam os pinheirais da região. A primeira vila chamou-se Romere, mas o fervor religioso dos primeiros moradores deu nome de santo ao povoado, que passou a se chamar São Roque. Em 1920, chegaram as peças da primeira serraria hidráulica, trazidas por bois através das matas do Rancho Grande, no Rio Grande do Sul. Em 31 de dezembro de 1943 é criado o distrito de Jaborá, com sede no povoado de São Roque e, em 11 de setembro de 1963, o distrito torna-se município, sendo instalado em 29 de dezembro daquele mesmo ano.  

Significado do Nome

O nome Jaborá vem do tupi-guarani e significa “aquele que faz”.  

Aniversário da Cidade

11 de setembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O fervor religioso caracteriza os habitantes, que se orgulham da Igreja-Matriz São Roque, atração turística do município.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

Temperatura Média

17,4 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela SC-463, que pode ser acessada pelas rodovias BR-282 e BR-153.

Localização

Meio-oeste, na microrregião de Joaçaba, no Estado de Santa Catarina 

Limites

Presidente Castelo Branco, Lacerdópolis, Peritiba, Joaçaba.  

Acesso Rodoviário

SC-463 

Distâncias

460km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

A população de Jaborá sempre foi muito católica. Na primeira metade do Século XIX, a principal reivindicação dos colonizadores era uma capela e um padre que morasse no distrito para celebrar missa todos os domingos. Hoje, os católicos da cidade têm a Igreja de São Roque, verdadeiro monumento da cidade e que teve sua construção iniciada em 1925. É toda feita em blocos de pedra, entalhados um a um pelos paroquianos, sob orientação dos padres franciscanos. O forte da economia de Jaborá é a agroindústria, integrada às indústrias alimentícias. Predominam no município as pequenas propriedades rurais de até 50ha.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Jaborá

hspace=0 

hspace=0 (49) 526-1188

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.jabora.sc.gov.br

Comentários de Jaborá

cidade acolhedora povo receptativo e educado cidade calma tranquila limda,seus sitios organizados otimos para o turismo rural.
Por: gustavo

Na verdade ja morei em Jaborá e gostei muito, tenho muita vontade de voltar e rever amigos muito queridos que deixei, e faz tempo que estou tentando localizar um deles, se alguem puder me ajudar agradeceria muitíssimo. obrigada!
Por: GESIELLE MALESKI

APESAR DE SER UMA CIDADE QUE NÃO CRESCE MUITO, DISPONDE DE UM POVO TRABALHADOR E HONESTO. SOU FILHA DE JABORÁ. PASSEI 15 ANOS NESTA CIDADE. ATUALMENTE ESTOU NA BAHIA E VEJO A GRANDE DIFERENÇA DO MEU POVO, O SISTEMA DE GOVERNO. JABORÁ ESTÁ DE PARABÉNS.
Por: LEDIANI NICOLLI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaborá
Fundação:
1963
Altitude:
689m
População:
4.168 habitantes
Área:
188,0km²
Densidade Demográfica:
22,17hab/km²
CEP:
89677-000

Envie seu comentário sobre Jaborá