Itá

Itá-SC
banner

Bem-vindo a Itá!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itá, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itá, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 385m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.784 habitantes. A área total de Itá é de 166,1km², e sua densidade demográfica é de 40,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itá-SC é 89760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itá

 

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do município de Itá remontam de 1919, com a chegada de Theodoro Schauble, Valentin Bernardi e Ângelo Paludo. No ano de 1920 o Sr. José Sponchiado estabelecido em Gaurama, Estado do Rio Grande do Sul, veio para cá por intermédio da Empresa Colonizadora Luce Rosa logo em seguida o Sr. Pedro Paludo comprou o estabelecimento comercial. O Sr. Edmundo Rach era quem fornecia as mercadorias para o Sr. Pedro Paludo que vinham de Gaurama RS. O Sr. Guilherme Stenzler adquiriu um caminhão e começou no ramo do comercio. No ano de 1921, foi criada a primeira escola, que foi regida pelo professor João Hamester, o qual foi nomeado pelo Senhor Pedro Paludo, na época lnspetor de Quarteirão. Neste mesmo ano, aos 04 de janeiro de 1921 o Frei Atanazio Furlani rezou a primeira missa, na casa do Senhor Valentin Bernardi e a 29 de junho inaugurou-se a Capela Oficial. No ano de 1923, o Sr. Valentin Bernardi, casou-se com Josefina Paludo, concretizando assim o primeiro casamento da localidade. As disposições da Lei nº61, assinada aos 07 de Janeiro de 1924, elevaram a povoação de ltá, á categoria de Distrito. A iniciativa coube aos Senhores Pedro Paludo, ao Pastor Jorge Weidemann e ao Coronel Vitor Rauen então prefeito de Limeira, hoje Joaçaba. A instalação efetuou-se aos 28 de junho de 1924. O cargo de lntendente foi assumido pelo Senhor Alfredo Bays.
No periodo de 1927 á 1930, foram criadas a Coletoria Estadual, a Agência Postal, e a Capela Evangélica do Sinodo Rio Grandense.
A primeira Escola Estadual foi inaugurada em 10 de dezembro de 1928, regida pelo Professor João Henrique Pille. No ano de 1929, o primeiro alambique se estabelecia, começando assim o ciclo da cachaça. As famílias pioneiras nesse ramo foram: Paludo, Bais, Klein, Bianchi, Roy, Pedrucci, Sartoretto, Kolbo, Crizatto, Chegando a Ter 20 alambiques no Município. A cachaça produzida era comercializada nos Municípios de Joaçaba, Xanxerê, Erechim, Chapecó e parte dela ia para a cidade de Laranjeiras do Sul Estado do Paraná. A cada 100 carroças rendia em torno de 10 a 12 garrafões, as primeiras mudas de cana vinha de São Paulo e o corte era feito de facão e o tipo da cana era da espécie Ripa. Depois de pronta o grau de teor alcoólico ficava em torno de 18° á 210 graus. Além da confecção da cachaça era fabricados Açúcar, Rapadura, Marmelada e Melado, e o bagaço da cana na época era utilizado para fechar buracos nas estradas, colocar nas plantações como adubo ou queimadas. Em 24 de Junho de 1930, tivemos a primeira visita oficial do Senhor Governador do Estado Dr. Adolfo Konder. Em 1936, dia de São Pedro, inaugurou a Igreja Matriz, Em 1939 tomou posse o primeiro vigário desta paróquia Padre Roberto Wanke. 1947, foi criada na localidade de Passo do Uva a Cooperativa de Produção e Consumo Santo Antônio com 60 sócios. O primeiro Presidente e Fundador da Cooperativa foi o .Dr. Adoljvio Norberto Finger.
Em 1947 teve início a construção da primeira Usina, que se chamava COOPERATIVA FORÇA E LUZ ITAENSE DE REPRESENTAÇÃO LTDA, que durou em torno de 4 anos e meio de construção. A Usina entrou em operaç&atidde;o no dia 08 de Maio de 1952, e foi inaugurada oficialmente na data de 02 de outubro de 1952 com a presença do Governador Irineu Bornausen. 

Significado do Nome

Pedra na língua-Tupi- gurani 

Aniversário da Cidade:

13 de Dezembro   

Gentílico:

itaense

População:

6.427 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Usina Hidrelétrica de Itá, ou somente UHE Itá foi inaugurada em 19 de setembro de 1987. O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras, em sua maioria caracterizadas por minifúndios com área média de 17 ha, abrangendo um total de onze municípios, sete em Santa Catarina: Itá, Arabutã, Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba, Piratuba; e quatro no Rio Grande do Sul: Aratiba, Mariano Moro, Severiano de Almeida e Marcelino Ramos.

Clima:

Mesotérmico úmido 

Temperatura Média:

18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Acesso pela rodovia SC-465 - ramificação da BR-283, entrada 18km a oeste de Concórdia, ou 18km a leste de Seara. Pela RS 420 ligando a SC 466. Utilizando avião o aeroporto utilizado e o da cidade de Chapecó que fica a 60 km de Itá.

Localização:

Oeste, no Alto Uruguai, Estado de Santa Catarina

Limites:

Norte com o município de Seara-SC, ao Sul com o município de Aratiba-RS, ao Leste com o município de Concórdia-SC, e ao Oeste com o município de Paial-SC.

Acesso Rodoviário:

SC-465 

Distâncias:

Da Capital:

536 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Itá é uma das poucas cidades brasileiras totalmente planejadas. Por ter sido colonizada por alemães e italianos, foi reerguida com as características e valores culturais dos seus fundadores. Repleta de praças, parques e clubes, a cidade oferece um bom nível de vida a moradores e visitantes. Itá foi totalmente planejada. Conta com boa infra-estrutura de lazer, turismo, rede hoteleira e gastronômica.

Principais Pontos Turísticos:

Mirante Caracol          

Com aproximadamente 649 metros de altitude, o mirante caracol nos privilegia com uma vista exuberante da maior parte da cidade, do lago formado pela água represada do rio Uruguai e da usina hidrelétrica Itá.
O mirante recebe este nome pois a estrada que dá acesso ao seu cume circula-o de forma a proporcionar ao visitante uma subida suave, de modo que hora pode-se ver a cidade e hora a usina e o lago. Assim, durante o trajeto até o ponto mais alto pode-se ter uma boa idéia do que a natureza nos reservou. Ao chegar no topo, a visão que se tem e sensação do vento tocando o rosto é uma experiência realmente prazerosa e inesquecível.
  

Parque Thermas Itá    
 
As obras do Complexo Turístico Thermas Itá tiveram início no ano de 2002,  com uma arquitetura arrojada, e uma distribuição de serviços de lazer o suficiente para agradar a todos, o Complexo Turístico  Thermas Itá conta com: área de camping, atracadouro, campo de futebol suíço, quadra de tênis, 02 tobogã, lanchonete e restaurante lanchonete na piscina, piscina para jovens, piscina infantil, piscina adultos, piscina coberta, piscina para jogo de voleibol, chuveiros, e toda a infra-estrutura de segurança, bilheteria, banheiros, consultórios.Tudo isso em uma área de 95.000 m² para você curtir  e aproveitar a mais bela paisagem do Oeste Catarinense, o Lago da Usina Hidrelétrica Itá, sem contar com o encanto do pôr-do- Sol.

Telefone: 34581919 e 34581909
  
CDA - Centro de Atendimento ao Visitante     

O Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, mantido pelo Consórcio Itá, foi criado com a finalidade de divulgar e disponibilizar as informações referentes os estudos sócioambientais, bem como informações técnicas dos processos construtivos e operativos da UHE Itá. O CDA realiza palestras, visitas a UHE Itá, Horto Florestal da UHE Itá, auxilia pesquisa e desenvolve projetos de extensão em Educação Ambiental, fornecendo subsídios para a conscientização da importância e preservação ambiental, direcionada às instituições educacionais, comunidades e visitantes em geral. Desta forma contribui para a compreensão das interações homem/ambiente e de sua dinâmica no processo de transformação da natureza. Sendo um dos programas ambientais constituintes do RIMA da UHE Itá, o CDA disponibiliza aos visitantes informações sobre a execução dos projetos ambientais realizados antes, durante e após a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. O CDA, disponibiliza aos visitantes uma estrutura com:
¤ Auditório
¤ Hall de exposição permanente das estruturas e da construção da UHE Itá
¤ Sala de exposição permanente dos estudos sócio-ambientais executados pela UHE Itá
¤ Acervo Técnico, como literaturas relacionadas aos 23 Programas Ambientais
¤ Sala de Pesquisa: micro-computador, TV e vídeo.
¤ Auditório para atendimento de palestras e projeção de filmes através de data-Show referentes aos programas e dos processos operativos da UHE Itá. Para saber mais sobre o CDA clique aqui. 
        
Casa Camarolli      

É um dos testemunhos mais significativos da arquitetura que os descendentes dos imigrantes italianos implantaram em Itá. Foi construída por Felipe Camarolli e Guilherme Ludovico Otto Stentzler, seu sogro, entre 1945 e 1946, na rua do comércio nº 242, no centro da cidade velha de Itá. Como características importantes da casa original, construída em pinho da região, destaca-se:
A volumetria simétrica e harmoniosa; A estrutura das paredes e da cobertura em peças de madeira com encaixes; A cobertura em telha cerâmica, tipo francesa, com acentuada inclinação e com “águas Furtadas” que permitem a utilização do sótão; Os delicados e singelos adornos da varanda (guarda-corpo e arremate superior). Na sala 01 encontramos o espaço dedicado aos Pioneiros, com acervo de fotos e objetos, na sala 02 esta montado um acervo de fotos sobre a relocação da cidade de itá, no sótão encontra-se objetos como memória do cotidiano, além de peças sacras.
 
Marco Inicial       

Com a construção da Usina Hidrelétrica de Itá a sede do Município teve que ser relocada para uma nova área distante 5 km do local da antiga cidade. Em 13 de dezembro de 1981, data em que Itá comemora seu aniversário Político-Administrativo foi implantado nas novas terras o Marco Inicial da contrução da nova cidade.  
        
Torres       

O município de Itá possui uma rica história, desde sua colonização, feita por italianos e alemães, como seu processo de crescimento, passando pelo desenvolvimento da agricultura, pelo ciclo da cachaça, bem como o ciclo dos balseiros do Rio Uruguai até a construção da Usina Hidrelétrica de Itá. A notícia de que a cidade toda ficaria embaixo d’água, em virtude da construção da usina, abalou toda comunidade, causando pânico e desespero, pois a idéia que se tinha era de que tudo se perderia e desapareceria. No decorrer do processo de construção da nova cidade, discutiu-se a possibilidade das Torres da Antiga Igreja matriz São Pedro Apóstolo cuja construção é de 1936, ficassem solidificadas e aparentes, no meio do lago da Usina. Levantada esta possibilidade, a comunidade se manifestou imediatamente, tamanha era a saudade da antiga cidade e das suas referências, organizou-se desta forma um plebiscito para que elas fossem protegidas e preservadas. Hoje ocupam seu lugar original, lugar em que foi erguida e resistiu ao alagamento da cidade em função da Usina, na atualidade, é o maior símbolo de Itá, é a prova real de que naquele local existiu uma cidade, uma história, um povo.
 
Casa Alberton       

A casa Alberton é um significativo remanescente da arquitetura alemã da velha cidade de Itá, que tem como características importantes:
A volumetria imponente, abrigando térreo, 1º piso, sótão e sub-solo parcial.
A estrutura das paredes em peças de madeiras com encaixes.
A cobertura em duas águas principais, de acentuada inclinação, acrescida de dobraduras, típica das construções executadas por descendentes de imigrantes alemães.
A harmoniosa composição das fachadas
As esquadrias de madeiras com caxilharia de vidro de primoroso desenho
Na cidade velha de Itá estava localizada no centro urbano, na esquina das ruas Tiradentes e Anchieta. A casa Alberton foi construída por Césare Trevisol e Ernesto Hall para Henrique Pille, seu primeiro proprietário, provavelmente no final da década de 30. Atualmente na Casa Alberton, funciona o Departamento de Turismo e o Departamento de Cultura atuando com as oficinas de música, dança e sala de leitura. A cobertura em duas águas principais, de acentuada inclinação, acrescida de dobraduras, típica das construções executadas por descendentes de imigrantes alemães.  

Usina Hidrelétrica Itá 

Subestação de Itá, inaugurada no dia 19 de setembro de 1987, está localizada a aproximadamente 17 km da sede do Município, de propriedade da Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. – ELETROSUL, é uma unidade interligadora em alta tensão 525 KV,construída inicialmente para reforçar o abastecimento do Rio Grande do Sul e estrategicamente para realizar a transferência da geração da Usina de Itá.
A história da Usina Hidrelétrica Itá, ou UHE Itá, remonta ao início da década de 80 quando a Eletrosul - Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. começou a realizar estudos sobre a exploração energética do rio Uruguai. Em 1983, a estatal obteve concessão de 30 anos para o primeiro aproveitamento do rio. O início da operação deveria ocorrer em quatro anos. Ainda em seus movimentos iniciais, a obra entrou em ritmo lento. Apenas serviços secundários e de proteção continuaram sendo realizados. Motivo: falta de verba.
A estatal conseguiu até aquele momento otimizar o projeto do reservatório, em uma iniciativa que envolveu até a relocação da cidade de Itá para fora da área alagada. Enquanto isso, outras atividades prosseguiam, tais como a relocação de estradas e redes elétricas, como o remanejamento de famílias para fora da área alagada. Em 1993 a Eletrosul reativou o projeto e, em julho de 1994, divulgou o edsital de licitação para conclusão do empreendimento sob o regima de concessão.

hspace=0 EVENTOS:

 

No tocante à cultura, esporte e lazer, o município de Itá caracteriza-se por possuir duas origens étnicas: italiana e alemã, as quais determinam a base da cultura. Devido a proximidade com o Rio Grande do Sul, conta também com o Centro de Tradições gaúchas. A nível rural, a religiosidade, os grupos de terceira idade, clube de mães, organizações esportivas, com suas tradicionais festas anuais nas comunidades, funcionam com um meio de   integração comunitária e constituem a principal forma de lazer. As manifestações culturais possuem uma forte influência sobre a comunidade itaense. Suas raízes e tradições são guardadas através de grupos folclóricos, suas danças e representações. O município de Itá, possui uma tendência a desenvolver expressões culturais objetivando o desenvolvimento e aprimoramento cultural, como fonte de aprendizado e sobretudo visando a preservação da qualidade de vida nos aspectos culturais e educacionais.
Desta forma, entende-se como primordial a implantação desse projeto. Danças folclóricas, atende a população preservando a identidade cultural da comunidade.  

 

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- 8º CARNAVAL NÁUTICO - A Prefeitura Municipal de Itá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, estará realizando nos dias 05, 06, 07 e 08 de março, as festividades referentes à 8ª edição do Carnaval Náutico de Itá. O evento será animado pela Banda Zater. 
Local: Av. Tancredo Neves, junto à Concha Acústica
Data: 05/03/2011

- 6ª TRAVESSIA AQUÁTICA - No dia 26 de março, será realizada em Itá, a 6ª travessia do lago e 3ª travessia kids no lago de Itá.
Local: LAGO DE ITÁ
Data: 26/03/2011

- II FESTIVAL DA CANÇÃO - Nos dias 27 e 28 de maio do ano corrente será realizado o II Festival da Canção neste município. No dia 27, durante a tarde, o clube estará aberto para ensaio dos candidatos e, à noite, eliminatória dos mesmos. No dia 28 será a final, premiando os cinco primeiros colocados.
Local: CLUBE CRUZEIRO
Data: 27/05/2011
 
- II BAILE DE INVERNO - O II Baile de Inverno terá início as 20:00 horas no Clube Cruzeiro e, término, as 04:00 horas do dia 10/07 do ano corrente.
Local: CLUBE CRUZEIRO
Data: 09/07/2011

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁ

E-mail: [email protected]

Telefones:  (49) 3458-9500 - Fax: (49) 3458-1198

Sites: http://www.ita.sc.gov.br/home/index.php?

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3458-1919

Terminal Rodoviário Alfredo Sartoretto:
 
Telefone:
(49) 3458-1748

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA 5 CJ 21 - CENTRO
ITÁ-SC
Telefone : (49) 3458-1108

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.nutep.adm.ufrgs.br

www.thermasita.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

http://www.turismoita.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

Comentários de Itá

Bons hotéis (Itá Park, Itá Thermas Resort & Spa), e parque publico termal, todos com vista deslumbrante pra o rio Uruguai. Interesante passeio de barco no final da tarde, mas com pessimo transporte de onibus. Bom clima, uitos pássaros. Cidade com infra-estrutura incipiente.
Por: eduardo ribeiro

moro em mato grosso do sul mas minha cidade natal é itá esaa cidade maravilhosa.beijos pra todos itaenses.
Por: marilei

Não é Rio de Janeiro, mas é uma cidade maravilhoza.
Por: San.

Boa noite!!!! Sou residente de São José, não conheço ainda essa cidade, mas com certeza e com o maior prazer irei junto com a minha família conhecer, minha filha, minhaesposa e eu sempre vamos para JABORÁ, pois minha esposa morou lá e temos muitos amigos lá e sempre nos falaram de Itá. Espero que em breve, possamos ir conhecer a cidade e principalmente ficar no hotel, aproveitando e se possível gostaria de ser informado das promoções de vocês (PACOTES). Obrigado pela atenção e um grande abraço a todos. ADIR BELARMINO DA SILVA JUNIOR São José - SC
Por: Adir Belarmino da Silva Junior

minha terra natal amo de paixao um ainda volto morrar ai em ita muito linda esta cidade cada ves mais!
Por: sirlei bender

através da internet fiqei maravilhada com a beleza das thermas de ita tem um sonho de um dia ir conhece-las até qualquer dia
Por: marlene camargo

já visitei ita e me apaixonei pelo lugar, cidade, hotel,picinas, e um lugar fantastico e muito romantico para viver com quem se ama, EU estive alí em uma convenção em outubro de 2008,
Por: vania biondo nissola

Deslumbrante Itá, cidade acolhedora e a estrutura de águas termais com suas 16 piscinas. Excelente.
Por: Pedro Martim Kokuszka

acho a cidade de ita uma maravilha de ,em cidade mas gostaria de morar la potque e uma maravilha pois e toda ele maravilhada e lendas a doro vc ita
Por: cesar

Olha adotei essa maravilhosa cidade como minha casa de ferias e lazer, fiz muita amizades ai, e tenho orgulho em divulgar essa cidade aqui em Getulio Vargas-RS. Abraço no coração povo de Itá.
Por: jorge luiz marafon

Ja fui visitar esta cidade e maravilhosa portanto visite vc nao vai se arepender.
Por: juciana

Parabéns Itá pelas brilhantes festas de fim de ano e carnaval 2010,continuem assim pois vale apena conhecer essa cidade, eu frequento a 5 anos já. Grande abraço e parabéns.
Por: Jorge Luiz Marafon

Oque dizer de Itá, cidade maravilhoza onde passo minhas ferias a 5 anos maravilha essa cidade, tenho bons amigos e muita alegria. VIVA ITÀ.
Por: Jorge Luiz Marafon

cidade linda, maravilhosa!!! minha querida cidade natal
Por: zeli fatima anselmini

Conheço a cidade e aconselho outros a conhecerem este paraiso................
Por: miguel lanke

sempre linda e encantadora... saudades de minha linda terra...aqui se encontra gente feliz que sabe fazer festas e levar a vida em harmonia....bjos
Por: juciele paula de oliveira

Estive visitando a cidade de itá no feriado de 1 de maio.sempre tive curiosidade pelo que comentavam sobre a cidade. Mas o que mais chamou a atenção foi a recptividade das pessoas.... muito atencios desde o hotel ao frentista do posto. Ótimo atendimento.... recomendo a todos.
Por: pedro urbano

as torres da velha igreja é linda é a maior lembraça para aquele povo querido que eu particularmente adoro.
Por: adalgisa piassson

Sempre que posso vou para esta cidade tranquila e acolhedoura. Em dezembro estou lá novamente.
Por: Alexandre Steffens

CONHEÇO E MUITO BEM ESSA CIDADE MARAVILHOSA,NASCI EM ITÁ E TENHO MUITO ORGULHO DE DIZER QUE SOU FELIZ DE PODER PERTENCER A ESSA CIDADE ENCANTADA POR BELEZAS MAIS QUE NATURAIS......TE AMO ITÁ E TODOS ESSES ENCANTOS MIL,ATUALMENTE MORO EM BRUSQUE SC .
Por: ELISANGELA

ITA e uma cidade linda para se passar as ferias venham conhecer;
Por: nicole

conheço ita desde da época da cidade velha e amo muito esse lugar é maravilhos muito lindo....
Por: Andreia

conheço ita desde da época da cidade velha e amo muito esse lugar é maravilhos muito lindo....
Por: Andreia

eu gostei muito de morar em ita . hoje moro em uberlandia mg . trabalhei 5 anos na usina hidreletrica em ita . eu me apaixonei por este lugar bonito . gostei muito mesmo. e tambem vai um abraco a todos ai .
Por: admilson

Povo de Itá, parabens pelo briliante carnaval de 2011, estive ai denovo so alegria, barabens.
Por: jorge luiz marafon

Galera, a cidade de Ita é linda. Tive o prazer de conhecer e me apaixonei pelo lugar. Seus municipes estão de parabens!!! Ita é linda, com certeza voltarei mais vezes. Adorei!!!!
Por: Taciana

Já morrei em itá e gosto de la.todos que ir para ita de la vão gostar.cidade que emcanta no olhar de cada criança, na beleza de sua grandeze,buscando nala sua natureza.
Por: janice

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itá
Fundação:
1956
Altitude:
385m
População:
6.784 habitantes
Área:
166,1km²
Densidade Demográfica:
40,84hab/km²
CEP:
89760-000

Envie seu comentário sobre Itá