Ipuaçu

Ipuaçu-SC
banner

Bem-vindo a Ipuaçu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ipuaçu, informações e fotos da maravilhosa Ipuaçu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ipuaçu, recomendadas por internautas.

A cidade de Ipuaçu, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 720m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.593 habitantes. A área total de Ipuaçu é de 259,1km², e sua densidade demográfica é de 21,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipuaçu-SC é 89832-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipuaçu

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento da região de Ipuaçu começou por volta de 1940, quando descendentes de italianos, alemães e poloneses deixaram o Rio Grande do Sul e o Paraná em busca de prosperidade e melhores condições de subsistência. As matas de araucária eram o grande atrativo, enquanto a agricultura era praticada apenas para subsistência das famílias. Mas a derrubada desordenada das árvores acabou provocando uma crise no setor madeireiro e a agricultura passou a ser a única alternativa econômica viável. Ipuaçu, em tupi-guarani, significa “lajeado grande”, uma característica do leito do Rio Chapecó.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de janeiro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As línguas indígenas são ensinadas nas escolas do município, que tem boa parte de suas terras ocupadas por Kaingangs e Guaranis. 

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

Temperatura Média

18,7 °C  

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela rodovia SC-480, a partir da BR-282.

Localização

Oeste, no Estado de Santa Catarina 

Limites

São Domingos, Bom Jesus, Ouro Verde, Abelardo Luz, Entre Rios, Xanxerê.  

Acesso Rodoviário

SC-480 

Distâncias

580 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

Cerca de 15.623 hectares da área de Ipuaçu são ocupados por índios kaingangs e guaranis – ao todo, 760 famílias, que vivem no Posto Indígena Xapecó. Os índios têm roças de feijão, soja e milho, mas também se dedicam à caça, à pesca e à fabricação de balaios, que vendem para os viajantes que passam pela estrada. Nas escolas, as crianças aprendem a língua indígena juntamente com o português. Na reserva, as leis são rígidas: se um índio se casa com uma branca, ela pode viver com ele na reserva, mas, se uma índia se casa com um branco, deve deixar a aldeia. Em 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio, eles realizam a cerimônia do “kiki” – pintam os rostos com uma resina preta e dançam, pedindo proteção aos deuses em torno de uma fogueira. Na festa é servida uma bebida fermentada, com mel e cana-de-açúcar, preparada no tronco de um pinheiro. A indústria local, ainda em desenvolvimento, destaca-se na produção de laticínios e na olaria.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ipuaçu

hspace=0 

hspace=0 (49) 449-0045

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Ipuaçu

Eu moro em Abelardo Luz,mas trabalho em Ipuaçu na Escola E.B.Padre Antonio Maria,como professora de Portugues. A cidade é muito bonita, e tambem bem limpa onde deixa ainda mais bela. As pessoas de la são muito cativantes. A cidade esta de Parabens!
Por: REJANE APARECIDA DE ALMEIDA

nasci em ipuaçu, tive o prazer de estudar nesse munipio acolhedor, sempre que posso, visito os amigos e familia que la estão, hoje moro em mato grosso mas tenho um apresso enorme por ipuaçu tudo de bom feliz aniversário de todo coração.
Por: luzitani b. hentges

euuu amo essa cidade de paixao ja morei la saudades de tds os migux e familia
Por: raquel brandelero

e a minha cidade que esta em face de crescimento porem tem muito a oferecer para os turista e pricipalmente para o oeste
Por: val

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipuaçu
Fundação:
1993
Altitude:
720m
População:
5.593 habitantes
Área:
259,1km²
Densidade Demográfica:
21,59hab/km²
CEP:
89832-000

Envie seu comentário sobre Ipuaçu

banner