Iomerê

Iomerê-SC
banner

Bem-vindo a Iomerê!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Iomerê, informações atualizadas sobre a cidade Iomerê, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Iomerê.

A cidade de Iomerê, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 847m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.829 habitantes. A área total de Iomerê é de 111,8km², e sua densidade demográfica é de 25,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iomerê-SC é 89558-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iomerê

Roteiros do Brasil

Região Vale do Cotestado

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização da região de Iomerê começou por volta de 1900 – até então, suas matas eram habitadas por índios. Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que chegaram inicialmente das cidades gaúchas de Erechim, Carlos Barbosa, Santa Maria, Bento Gonçalves, Garibaldi e Guaporé. Plantar uvas e criar porcos eram suas principais atividades, herança econômica que se mantém até hoje. O nome Iomerê, que em tupi-guarani significa “clareira branca”, vem da paina, a “penugem” branca da paineira, árvore abundante na região e que, quando vista de longe entre a vegetação verde, se assemelhava a uma clareira aberta na mata. Iomerê emancipou-se de Videira em 20 de julho de 1995. 

Significado do Nome

Foi a paina de cor esbranquiçada, vista por entre o verde da vegetação, que fez imaginar grandes clareiras e deu nome ao município.  

Aniversário da Cidade

20 de julho  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco  

Temperatura Média

16,9 °C. 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pelas rodovias SC-451 e SC-453, a partir da BR-470.

Localização

Meio-Oeste, na microrregião de Videira, no Estado de Santa Catarina 

Limites

Videira, Pinheiro Preto, Ibicaré, Arroio Trinta.  

Acesso Rodoviário

SC-451 e SC-453 

Distâncias

418km de Florianópolis. 

hspace=0 TURISMO

A economia do município de Iomerê tem base na agropecuária. Nas pequenas propriedades rurais os agricultores plantam milho, uva, feijão, tomate e mandioca e criam suínos e aves. O trabalho integrado com as agroindústrias é fundamental para a permanência do homem no campo. A tradição dos imigrantes italianos de plantar uvas e produzir vinho é mantida nas pequenas vinícolas da região. Nos fins de semana, a única programação são as missas dominicais. Quem quiser um pouco mais de movimento e alguma diversão costuma ir até Videira, que fica a 10km de Iomerê.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Iomerê

hspace=0 

hspace=0 (49) 539-1210

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.iomere.sc.gov.br

            www.sc.gov.br

Comentários de Iomerê

É uma cidade bem cauma e tranquila , e não tei tanta violencia na escola e um lugar muito bom de morar .
Por: Marcelo

Morei um tempo em Iomere essa cidade é maravilhosa tem muita gente bonita e simpatica um dia ainda quero voltar a morar ai parabens pela iniciativa obrigado abraçosssss..................
Por: Adriano Jose de Camargo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iomerê
Fundação:
1997
Altitude:
847m
População:
2.829 habitantes
Área:
111,8km²
Densidade Demográfica:
25,30hab/km²
CEP:
89558-000

Envie seu comentário sobre Iomerê

banner