Ibirama

Ibirama-SC
banner

Bem-vindo a Ibirama!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Ibirama, informações atualizadas sobre a cidade Ibirama, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Ibirama.

A cidade de Ibirama, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1934. A localidade está em uma altitude de 150m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.232 habitantes. A área total de Ibirama é de 268,5km², e sua densidade demográfica é de 49,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibirama-SC é 89140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibirama

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização de Ibirama começou em 08 de dezembro de 1897, com a chegada da primeira leva de imigrantes alemães. A ocupação do território ficou a cargo da Sociedade Colonizadora Hanseática, criada na Alemanha para supervisionar as migrações para o Brasil. Uma expedição chefiada pelo diretor da Sociedade, Alfred Sellin, fundou a sede da colônia, que foi batizada Hamônia. A emancipação da colônia ocorreu em 11 de março de 1934. O nome foi trocado para Dalbérgia. Em 1943, trocou de nome novamente e passou a chamar-se Ibirama, que na linguagem indígena significa “Terra da Fartura”. Ibirama já teve a base de sua economia na extração vegetal e na agropecuária de subsistência. Considerada por muitos como a Suíça Catarinense, atualmente trabalha para atrair novos investimentos. Em 1997, ao completar 100 anos, Ibirama ergueu o Monumento ao Centenário, em homenagem às pessoas que ajudaram a construir a cidade. Nele estão esculpidas as figuras do índio, do imigrante desbravador, do agricultor e do operário. Ibirama foi sede da primeira reserva indígena do País - a reserva de Duque de Caxias, que inclui hoje os municípios de José Boiteux e Victor Meirelles, abrigando 1.300 índios das etnias kaingang, xokleng e guarani - e é sede da maior fábrica de brinquedos do Estado, a Saxônia, fundada em 1949 e que produz 45.000 peças mensais.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Rios com ótimas corredeiras para praticar o rafting, cultura indígena e alemã, fábrica de brinquedos educativos de madeira, trilhas ecológicas, paisagens exuberantes e hospedagem com atendimento personalizado... Opções de turismo não faltam em Ibirama.

Clima

Temperado

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Alto Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites

Blumenau, Rio do Sul, Apiúna, Lontras.

Acesso Rodoviário 

SC-421 - BR-470

Distâncias

200 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Esportes Radicais

Ibirama atrai esportistas e amantes de aventura de todo o Brasil com as corredeiras dos rios Hercílio e Itajaí-Açu, onde se pode praticar rafting em meio a muitas belezas naturais. Destaque também para a prática do rappel e as caminhadas ecológicas.

Atrativos Naturais

Conheça as ilhas fluviais da Hering, das Cutias e Wagner, as montanhas, matas nativas, piscinas naturais, cachoeiras e a Cascata do Cocho... Visite o sambaqui de Dalbérgia, no Caminho do Leste, distante 8 km do centro; a localidade de Sellin, bairro tipicamente germânico com casas enxaimel, roda dágua e alambique, e o Cemitério dos Imigrantes.

Igreja Evangélica Luterana Martin Luther

Construída em 1917, com detalhes da arquitetura germânica.

Centro Cultural

Principal cartão-postal da cidade

Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhan e o Weihnachtsmarkt

Mercado Batalino

Aberto apenas no mês de Dezembro.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ibirama.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 357-2180

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.ibirama.sc.gov.br

            www.sc.gov.br

Comentários de Ibirama

Linda cidade de belas cachoeiras e magníficos panoramas. O rio Itajaí Açú que corta a cidade proporciona as corredeiras que são consideradas as melhores do país para a prática do rafting. A cidade é ainda destaque em outras modalidades de esportes radicais. Se vc quiser sentir a natureza mais de perto, entre em contato com a empresa Ibirama Rafting e agende pelo fone: (47) 3357-2130 ou ainda 8817-2913. www.ibiramarafting.com.br
Por: Priscila

Não conheçemos Ibirama, mas pretendemos visitá-la apartir do dia 20 de janeiro do corrente ano. Somos de Santa Maria RS. Até já Ibirama!
Por: luis antonio prates menezes

gosto muito de ibirama por ter lindas paisagens.moro em navegantes mas sempre gosto de passear nessa cidade linda.
Por: leandro manoel teixeira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibirama
Fundação:
1934
Altitude:
150m
População:
13.232 habitantes
Área:
268,5km²
Densidade Demográfica:
49,28hab/km²
CEP:
89140-000

Envie seu comentário sobre Ibirama

banner